O Dossie Odessa

O Dossie Odessa Frederick Forsyth

Resenhas - O Dossiê Odessa

Daniel1503 05/02/2024

"O Dossiê Odessa" é um thriller histórico escrito pelo renomado autor Frederick Forsyth, publicado pela primeira vez em 1972. A trama intricada e cheia de reviravoltas é ambientada no pós-Segunda Guerra Mundial, explorando os resquícios do nazismo e os esforços para levar os criminosos de guerra à justiça.

A história gira em torno de Peter Miller, um jornalista freelance alemão, que se vê envolvido em uma busca perigosa e implacável para desmascarar uma organização secreta chamada Odessa. Essa organização é composta por ex-membros da SS e outros nazistas fugitivos, que trabalham clandestinamente para proteger uns aos outros e garantir a continuidade de suas ideologias nefastas.

O enredo se desenrola quando Miller investiga o destino de um sobrevivente judeu, vítima dos horrores dos campos de concentração nazistas, e acaba descobrindo um esquema complexo liderado pela Odessa para oferecer novas identidades e vidas confortáveis aos criminosos de guerra nazistas na América do Sul. A narrativa é repleta de suspense, mistério e intriga, à medida que Miller enfrenta desafios crescentes e perigos iminentes.

Forsyth apresenta uma pesquisa profunda sobre a história do pós-guerra, fornecendo detalhes realistas e vívidos que dão autenticidade à trama. Seu estilo de escrita é envolvente, combinando habilmente elementos de ficção e fatos históricos para criar uma narrativa cativante. O autor também explora temas éticos e morais, questionando até que ponto as nações aliadas estavam dispostas a ir para garantir a estabilidade geopolítica após o conflito.

Os personagens são bem desenvolvidos, com Miller sendo retratado como um protagonista complexo e muitas vezes vulnerável, cuja jornada de descoberta é repleta de desafios emocionais. Os vilões, membros da Odessa, são apresentados de forma convincente, destacando a persistência do nazismo mesmo após a derrota militar alemã.

"O Dossiê Odessa" é uma obra-prima do gênero, proporcionando uma leitura emocionante e provocante. Ao explorar os aspectos menos conhecidos do pós-guerra, Forsyth oferece uma visão penetrante das consequências do nazismo e dos dilemas morais enfrentados na busca por justiça. A narrativa é habilmente construída, mantendo o leitor ansioso para desvendar os mistérios até o surpreendente desfecho. Este livro continua a ser uma referência na literatura de espionagem e suspense, destacando-se pela combinação de história, intriga e personagens envolventes.

Karolyneee 16/01/2024

No início o livro é bem lento, mas no decorrer vai ficando interessante, me prendeu bastante eu não esperava pelo plot, mas o final em si não me agradou, esperava bem mais, mas foi uma ótima leitura:)

Wagneroliveirrah 13/12/2023

Leitura Indicada
Todos nós estamos cansados de saber os horrores que os judeus sofreram nas mãos dos nazistas, mas quando os detalhes são tão rigorosos, isso torna essa tragédia ainda maior. É o que acontece nestes livro, em que um diário de um ex prisioneiro de um campo de concentração em Riga, capital da Letônia, cai nas mãos de um jornalista alemão em 1963, Estamos habituados a ouvir sobre o Gueto de Varsóvia, talvez o mais famoso deles, mas Riga também teve um gueto, assim como várias outras cidades que caíram nas mãos dos nazistas. Quando as maldades e covardias perpetradas contra os judeus assumem a forma de uma pessoa, como neste livro, aí a revolta fica maior. Como de costume, o mestre Frederick Forsith nos apresenta uma obra repleta de tensão e pormenores históricos, geográficos, políticos e sociais que nos fazem permanecer focados na leitura. Indico fortemente a leitura.

Haddie 14/06/2023

Bom livro
Para quem gosta de livros com temática de guerra, é um excelente livro .
Confesso q no início achei q demorava mto para ter alguma ação , mas por fim foi incrível e instigante

DouglasCruz 02/04/2023

Outra fantastica obra de Forsyth
Dossiê Odessa é um livro incrível que recomendo fortemente. Frederick Forsyth conta a história (real?) de um grupo de nazistas que fugiram da Europa após a Segunda Guerra Mundial e se estabeleceram na América do Sul.

O livro é muito bem escrito e mantém o leitor interessado do começo ao fim. Forsyth é habilidoso em misturar fatos históricos com elementos de ficção para criar uma narrativa envolvente e emocionante. Ele lança luz sobre um aspecto pouco conhecido da história da Segunda Guerra Mundial e suas consequências. O livro oferece uma perspectiva fascinante sobre as complexidades da política internacional e as decisões tomadas pelos países envolvidos no conflito.

Em resumo, se você gosta de história e de um bom livro de suspense, este livro é definitivamente uma ótima escolha.

Marcos Tito 29/11/2022

O Dossiê Odessa é uma obra do gênero ficção política, sobre espionagem e nazismo. Seus personagens maravilhosamente construídos e fatos históricos inseridos por toda a história nos prende completamente do início ao fim.

Wanessa_Gabriela 03/11/2022

Que jóia!!
Nem acredito que achei essa jóia ao acaso. Que livro bom!! Que narrativa interessante, misturando realidade e ficção! Realismo fantástico se tornou meu segundo gênero favorito! Acho que a segunda guerra é um cenário que mexe muito com o imaginário humano para saber tudo o que aconteceu. Cada narrativa traz mais uma nova perspectiva.

Leandro423 11/10/2022minha estante
um detalhe que nao falei em minha breve resenha. o episódio em que o jornalista encontra e le o diário do ex preso judeu sobre os dias passados em um campo de concentração e tao detalhado que vai chocar ate o mais valente dos leitores. principalmente quando ele e obrigado a matar a própria esposa para continuar vivo com os demais soldados rindo da situação dele.

Menezes Torres 30/03/2022

Primeira obra que leio do autor. Livro me prendeu do início ao fim. Às vezes eu pensava: que personagem "burro"! Mas vi que essa realmente era a intenção do autor, de me deixar mais atento ao desenrolar da história.

Caesar 18/02/2021

Busca incessante
O que acontece quando um testemunho brutal de um campo de concentração de Riga chega a um repórter alemão 18 anos após o fim da Segunda Guerra ? Inicia-se uma busca implacável para expor os responsáveis que não responderam pelos crimes de guerra e contra a humanidade cometidos.

Nayonara 04/01/2021

O começo é muito lento e um pouco chato, só fica bom pela metade quando as coisas finalmente começam a acontecer e surge a ansiedade pra saber o que vai acontecer, o protagonista as vezes é bem burro e irresponsável nas decisões que toma mas tem muita sorte. O livro tem muitas informações interessantes.
Wagneroliveirrah 13/12/2023minha estante
De fato, dá vontade de dar uns safanões no protagonista por causa da temeridade de suas ações

Lorena 21/09/2020

Envolvente do início ao fim
O livro discorre sobre a Odessa uma "suposta" organização que tinha como objetivo facilitar a fuga de Ex- nazistas para a América do sul e Oriente Médio.
Tem como protagonista PETER MULLER, um jornalista alemão, que após ter em mãos o diário de um Tauber (judeu que cometeu suicídio), passa a investigar a Odessa a fim de infiltrar-se na organização e acessar Eduard Rochamann (o açougueiro de Riga).
O livro mescla ficção e realidade. A escrita do autor é super fluida..
Passei horas na internet pesquisando o que era realidade e ficção.
Para quem ama Trilogia Millennium, vai amar essa obra.
Não gostei muito do desfecho da história... Mas não vou explicar o por quê para não dar spoiler.
Vale muito a pena ler !

douglaseralldo 18/06/2020

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O DOSSIÊ ODESSA, DE FREDERICK FORSYTH OU SOBRE MONSTROS NÃO DEVEM NUNCA SER ESQUECIDOS
1 - O Dossiê Odessa é um primor aos fãs do gênero espionagem. Forsyth te submerge numa Alemanha pós-guerra de tal modo e consistência que sua fusão entre história e ficção não te permite muitas vezes dizer onde está uma e onde está outra. Para coroar todas as virtudes e valores de sua narrativa, soma-se a está "união" entre ficção e história, personagens verossímeis e permanentes e um enredo dinâmico carregado de adrenalina;

2 - No romance, Peter Miller, um jovem alemão da nova geração, filhos e órfãos da Segunda Guerra, é um repórter ambicioso e um tanto idealista, que a partir de um diário que lhe cai às mãos começa uma espécie de desnovelar, tal como Ariadne, um novelo de teia labirintítica e por demais perigoso, de tal modo que pode trazer à tona uma rede de proteção a ex-membros da mais monstruosa e terrível organização de Hitler, a SS;

3 - E aqui temos de fazer uma observação. Há diferentes formas de pensarmos os contextos históricos deste livro. Publicado originalmente em 1972, por si só é narrativa que já nos escapa algumas décadas na história. Na obra, temos a informação de sua contemporaneidade dos anos 70, contudo, sua ambientação dá-se nos anos sessenta, entre 1963 tendo a morte de Kennedy enquanto fundo e o ano de 64 por qual se avança a investigação de Miller. Já para sua época de publicação, a história de que trata a obra enquanto romance histórico está o recuperar das monstruosidades da Segunda Guerra Mundial, em especial a atuação da SS. Com isso, podemos dizer que para além da história intencional abordada por Forsyth, temos ainda acesso ao contexto histórico em que ambienta o romance, numa Alemanha dividida por muros e pela ameaça de guerra correndo por todos os lugares, em especial as bases do conflito entre Egito e Israel ;

site: http://www.listasliterarias.com/2020/06/10-consideracoes-sobre-o-dossie-odessa.html