O Dossie Odessa

O Dossie Odessa Frederick Forsyth

Resenhas - O Dossiê Odessa

Leandro423 11/10/2022minha estante
um detalhe que nao falei em minha breve resenha. o episódio em que o jornalista encontra e le o diário do ex preso judeu sobre os dias passados em um campo de concentração e tao detalhado que vai chocar ate o mais valente dos leitores. principalmente quando ele e obrigado a matar a própria esposa para continuar vivo com os demais soldados rindo da situação dele.

Luis 09/02/2010

O melhor autor de espionagem.
Tem muita gente que tem um pé atrás com o Forsyth : como ele é assu- midamente um ecritor de trillers de espionagem e que vende muito, não raro sai publicada uma crítica reduzindo-o a um mero autor superficial de "entretenimento", quando na verdade, uma análise um pouco mais cuidadosa, nos revelará um narrador vibrante, verossímil fruto de sua larga experiência como jornalista, especializado em política internacional. E por falar nisso, o personagem principal de "O Dossiê Odessa" é justamente um jornalista alemão, que ao cobrir um aparente caso de suicídio, já nos anos 60, acaba por desbaratar uma rede de nazistas foragidos. Todo o engenho da trama, adicionada à riqueza de detalhes do texto de Forsyth, fazem a leitura correr livre como um bom filme de ação (aliás a obra, assim como o "O Dia de Chacal", outro best seller do autor, foram filmados nos anos 70). Para acabar com qualquer preconceito contra autores de romances de "entretenimento".
Lorena 21/09/2020minha estante
Acabei de Ler o Dossiê Odessa, estou impressionada com o autor. Que livro fantástico, fiquei envolvida do inicio ao fim.

Marta Skoober 28/09/2021minha estante
Quando meu pai lia ficção, lia muito Frederick Forsyth, depois abandonouva ficção...

Nayonara 04/01/2021

O começo é muito lento e um pouco chato, só fica bom pela metade quando as coisas finalmente começam a acontecer e surge a ansiedade pra saber o que vai acontecer, o protagonista as vezes é bem burro e irresponsável nas decisões que toma mas tem muita sorte. O livro tem muitas informações interessantes.
Wagneroliveirrah 13/12/2023minha estante
De fato, dá vontade de dar uns safanões no protagonista por causa da temeridade de suas ações

Wanessa_Gabriela 03/11/2022

Que jóia!!
Nem acredito que achei essa jóia ao acaso. Que livro bom!! Que narrativa interessante, misturando realidade e ficção! Realismo fantástico se tornou meu segundo gênero favorito! Acho que a segunda guerra é um cenário que mexe muito com o imaginário humano para saber tudo o que aconteceu. Cada narrativa traz mais uma nova perspectiva.

Lorena 21/09/2020

Envolvente do início ao fim
O livro discorre sobre a Odessa uma "suposta" organização que tinha como objetivo facilitar a fuga de Ex- nazistas para a América do sul e Oriente Médio.
Tem como protagonista PETER MULLER, um jornalista alemão, que após ter em mãos o diário de um Tauber (judeu que cometeu suicídio), passa a investigar a Odessa a fim de infiltrar-se na organização e acessar Eduard Rochamann (o açougueiro de Riga).
O livro mescla ficção e realidade. A escrita do autor é super fluida..
Passei horas na internet pesquisando o que era realidade e ficção.
Para quem ama Trilogia Millennium, vai amar essa obra.
Não gostei muito do desfecho da história... Mas não vou explicar o por quê para não dar spoiler.
Vale muito a pena ler !

Ciro 20/05/2011

Não é só mais uma história sobre o nazismo
A narrativa é fluente, e muito agradável de ler.
O leitor entra na história, recheada com doses equilibradas de suspense, e se sente na pele do protagonista.
O autor exagera um pouco na dose de sorte do protagonista no final, mas nada que prejudique a excelência do livro.
O grande mérito do livro, no entanto, não é só o inegável interesse que o assunto -- nazismo/SS -- desperta, mas principalmente a tentativa do Autor de apresentá-lo sob a perspectiva de um alemão educado no pós-guerra em momento em que o assunto era um tabu, e muito jovem à época da guerra, para ponderar o impacto casuado pela SS.
Talvez ajude o leitor a entender um pouco mais acerca do impacto causado pelo nazismo nas gerações alemãs futuras.
Por outro lado, em um momento em que o mundo ainda luta para vencer os preconceitos (étnicos, de orientação sexual, de poder aquisitivo, etc.), e que o debate vem ganhando força em todas as mídias, é sempre bom relembrar o resultado desastroso das políticas de "limpeza" genéticas (valendo lembrar que a SS não apenas aniquilou milhões de judeus, mas também centenas de milhares de outras pessoas em seus campos de concentração), verdadeira mancha na história da humanidade.

Menezes Torres 30/03/2022

Primeira obra que leio do autor. Livro me prendeu do início ao fim. Às vezes eu pensava: que personagem "burro"! Mas vi que essa realmente era a intenção do autor, de me deixar mais atento ao desenrolar da história.

Vânia 19/03/2009

Guerra fria
O autor é mais conhecido por seus livros de espiões do tempo da guerra fria. Seus enredos são maravilhosos. Qqr livro dele vale a pena ser lido.

DouglasCruz 02/04/2023

Outra fantastica obra de Forsyth
Dossiê Odessa é um livro incrível que recomendo fortemente. Frederick Forsyth conta a história (real?) de um grupo de nazistas que fugiram da Europa após a Segunda Guerra Mundial e se estabeleceram na América do Sul.

O livro é muito bem escrito e mantém o leitor interessado do começo ao fim. Forsyth é habilidoso em misturar fatos históricos com elementos de ficção para criar uma narrativa envolvente e emocionante. Ele lança luz sobre um aspecto pouco conhecido da história da Segunda Guerra Mundial e suas consequências. O livro oferece uma perspectiva fascinante sobre as complexidades da política internacional e as decisões tomadas pelos países envolvidos no conflito.

Em resumo, se você gosta de história e de um bom livro de suspense, este livro é definitivamente uma ótima escolha.

Ruth 14/04/2015

Um dos livros mais inteligente sobre o Nazismo que eu já li.
O dossie Odessa é um dos livros mais inteligentes e bem elaborados que eu já tive o privilégio de ler. E olha que eu iria devolvê-lo a biblioteca sem ao menos ler o Primeiro capitulo. Para a minha sorte ( Ainda bem que existe o Skoob.). Eu fui pesquisar sobre esse livro e vi que as 8 resenhas falavam que era um livro intenso e que você não conseguia parar de ler.( Bem achei um pouco exagerado mais optei por lê-lo. Já que odeio pegar um livro e não o ler).
Dando continuidade O dossie Odessa de Frederick Forsyth é uma obra prima. Conta a Historia de Peter Miller um Jornalistazinho intrometido que se mete nessa aventura aparentemente por um furo jornalistico que lhe renderia uma boa grana, A escrita de Frederick não é nem um pouco cansativa. E sim, quando você pega o livro você não tem vontate de largá-lo mais. Em minha opinião o livro fica interessante a partir do momento em que Miller tem em suas mãos o diário de um judeu que sobreviveu ao campo de concentração e que tantos anos depois cometeu suicidio. Mas do que uma história sobre aquele fátidico episódio da 2 guerra mundial que matou milhares de dezenas de Judeus. É a sede de viangança contra um dos mais crueis comodantes do campo de concentração de Riga. Miller ver toda a sua vida mudar drasticamente. Quando todos lhe fecham as portas por esta entrando em assuntos indevidos, Miller conhece pessoas que querem pessoalmente matar Eduard Roschmann comadante da SS. Conhecido como
açougueiro dos judeus. Que ainda está vivo e livre com uma identidade falsa.
Frederick Forsyth é um escritor fabuloso. Conta fatos veridicos e ficticios que te levam a duvidar qual é verdadeiro e qual é criado por essa mente tão brilhante. Um Thriller de muita ação com pequenas dosagens de suspense que faz você devorar o livro sem se dá conta. Eu particularmente matei a charada de Frederick. Recomendo mil vezes esse livro. Muito bom. Um dos melhores livros sobre a 2 guerra mundial em que eu já li em anos.
Leandro423 11/10/2022minha estante
Realmente, a parte que descreve todo o ocorrido no campo de concentração e perturbadora, muito bem detalhada, principalmente na parte que ele e obrigado a matar a própria esposa para sobreviver e fica vendo todos ao seu redor rindo da situação...

Marcos Tito 29/11/2022

O Dossiê Odessa é uma obra do gênero ficção política, sobre espionagem e nazismo. Seus personagens maravilhosamente construídos e fatos históricos inseridos por toda a história nos prende completamente do início ao fim.

Silvio 20/04/2016

O livro retrata uma Alemanha pós-guerra; a reconstrução, a economia crescente, o domínio de estrangeiros, caça aos ex-nazistas, já enfraquecida nessa época. Mostra como vivem os ex-nazistas que conseguiram escapar da justiça e a dificuldade de encontrá-los. Um jornalista parte em uma busca frenética por um deles em especial; encontra muitos obstáculos, pouca ajuda e conta um pouco com a sorte; ele tem quase tudo para desistir, mas não desiste. O motivo de tal persistência só é revelado no final, aliás muito inesperado. Muita criatividade e imaginação.

Matheus Barbosa 07/02/2018

História muito boa mas final deixa um pouco a desejar
A história por trás desse livro é realmente fantástica. Cheia de referências históricas e tudo mais. Um presente para quem, como eu, curte uma história militar de qualidade.

Entretanto, o final é um pouco politicamente incorreto e, talvez, o leitor poderá acabar a leitura com um sentimento de injustiça.