Socorro para a Terra

Socorro para a Terra W. W. Shols

Resenhas - Socorro para a Terra

Tiago 06/04/2023

Ótimo livro, trás bons elementos de intriga e planejamento, infelizmente o livro é cortado no clímax, tem muito cara do escritor ter q limitar o tamanho e resumiu excessivamente o último arco

Davenir - Diário de Anarres 28/02/2023

Nova investida dos DIs
"Socorro para a Terra" é o nono livro da série Perry Rhodan. Após as a exploração planetária e as descobertas em Vênus, retornam para o derradeiro confronto contra os DIs (Deformadores Individuais). Temos várias sequências interessantes. A primeira mostra os pilotos americanos servindo como pilotos de uma flotilha de caças que consegue abater uma nave dos DIs mas os problemas que enfrentam na Terra. Pausa para uma curiosidade sobre como funciona a produção de alimentos na Terceira Potência, usando as áreas circundantes e agricultores mongóis arando terras revitalizadas com a tecnologia arcônida.

Voltando aos DIs, temos uma sequencia que temos Marshall, o telepata, infiltrando-se na fortaleza superprotegida do gangster Clive Cannon, sobre o qual cai a acusação de ser um DI. No entanto, Rhodan não tem ainda a tecnologia para detectar com segurança dos invasores e precisa capturar Cannon vivo. Seguiu-se assim um plano de fato perigoso e teve de enfrentar os interesses das potências terrenas e necessitou de muita astúcia para dar certo. O plano termina com uma tensa negociação entre Rhodan e a mente coletiva dos invasores. Contudo ainda restava a invasão de fato, concentrada na cidade de Nova Iorque. Lá a ausência de um método de identificar os DIs causou pânico na população e quase destruiu a cidade até que se encontrassem os meios de separar os tomados pelos DIs das pessoas normais. Foi muito interessante ver os duelos mentais entre os membros da Terceira Potência. Marshall sobrevivendo a uma assimilação de um DI e Rhodan quando consegue caputrar e negociar diretamente com um DI.

O episódio termina com, obviamente, uma vitória da Terceira Potência. A invasão em maior escala dos DIs foi a última tentativa desta raça, mas a incerteza da segurança da Terra ainda mais ameaças de invasão podem acontecer. Também, o sucesso na invasão não acabou com as desconfianças entre as potências terrenas. Essa nova história de invasão, deu a complexidade que falou para situação anterior. Isso é algo que é muito bacana na série.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2023/02/resenha-274-socorro-para-terra-perry.html

Fabio Shiva 17/04/2022

A paranoia da Guerra Fria assombra histórias do futuro escritas no passado
Depois de tomar posse da antiquíssima base que os arcônidas abandonaram em Vênus, Perry Rhodan estabelece o seu domínio sobre o gigantesco e poderoso cérebro positrônico que manteve a base operacioal durante milhares de anos. E aqui temos um dos ingredientes mais fascinantes da extremamente bem-sucedida série de ficção científica “Perry Rhodan”, que é o acesso a tecnologias avançadas possibilitando aos homens de coragem e boa vontade vencerem desafios cada vez mais assustadores.

Dessa vez, o perigo surge na forma dos temíveis DI ou Deformadores Individuais, que contam com uma sinistra vantagem em seu plano de invasão da Terra: são capazes de se apossar das mentes dos terráqueos, trocando de corpos com eles. Tudo o que os DI precisam fazer é dominar os humanos em posições de comando para conquistar cidades inteiras. E é assim que a cidade de Nova Iorque sucumbe ao ardiloso plano dos Deformadores Individuais.

A trama é semelhante à de “Invasores de Corpos”, história de ficção científica e horror de Jack Finney publicada em 1954, que em 1978 foi transformada em um filme de grande sucesso (https://youtu.be/vc_0dlmSq7I). Uma vez que a saga de Perry Rhodan começou a ser escrita no início da década de 1960, esse “Socorro para a Terra” foi concebido depois que o livro de Finney foi publicado, mas bem antes do filme. Considerando outras coincidências interessantes (como o exército de mutantes de Perry Rhodan, que surgiu antes dos X-Men da Marvel), tenho para mim que esse também foi o caso quanto às semelhanças entre os Deformadores Individuais e os Invasores de Corpos: tudo não passou de simples coincidência.

Até porque esses são temas muito presentes no imaginário coletivo, inspirando continuamente o Zeitgeist (“espírito da época”). Assim como a bomba nuclear trouxe a pavorosa possibilidade das mutações radioativas, a Guerra Fria subsequente trouxe a constante ameaça dos espiões infiltrados de um lado e de outro da Cortina de Ferro. Em ambos os casos, é a prodigiosa imaginação dos escritores que fornece o alívio dramático para as tensões da vida real.

É digno de nota que a série Perry Rhodan tenha se originado na Alemanha, país que vivenciou intensamente os conflitos da Guerra Fria. Os alienígenas disfarçados são a perfeita tradução desse “inimigo oculto”, que pode ser qualquer um e estar em qualquer lugar, suscitando a paranoia generalizada. Algo que fica mais do que evidente no chavão máximo da intolerância do “nós” contra “eles”:

“Um DI morto era um DI bom.”

Bem significativa é a construção simbólica desse “outro” vilanesco: os Deformadores Individuais são fisicamente parecidos com gigantescas vespas, sendo maiores e mais pesados que os humanos. Contudo, apesar de sua aparência tão intimidante (a vespa é considerada um dos insetos mais agressivos), os DI são muito covardes, evitando qualquer possibilidade de confronto físico, preferindo agir nas sombras e à traição.

Esse outro trecho também é marcante por expressar essa que é uma das tônicas da série, a tecnologia possibilitando a superação dos medos:

“— Por que iriam suspeitar justamente de mim?
— A palavra justamente está fora de lugar. Hoje em dia suspeitam de qualquer pessoa. Basta, por exemplo, que ela tenha aparecido num sonho mau. Parece que todo mundo perdeu a razão. Só nos resta um consolo: dentro de pouco tempo nossa tecnologia nos ajudará a vencer tudo isso. Estão iniciando a construção de aparelhos que permitem a identificação de qualquer pessoa possuída pelos DI.”

A síntese final da aventura, com um laivo pessimista, antecipa as reflexões de cientistas como Stephen Hawking:

“Não estamos sós no mundo. Nós, os terráqueos, não somos os únicos. Outros seres existem. E alguns deles não são nossos amigos.”

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Alexandre 29/11/2020

Como toda a série, uma leitura rápida e agradável, porém esse volume em particular me pareceu em alguns momentos um pouco confuso, talvez por causa da tradução, mas ainda assim é recomendável.

Aécio de Paula 21/03/2019

Perry rhodan#9
Os personagens não me parecem atrativos. A história é legal. Os Di continuam a manipular os humanos.