The Yellow Wallpaper

The Yellow Wallpaper Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - The Yellow Wallpaper

Andrea340 14/02/2024

The yellow wallpaper
Este livro pode ser resumido em uma palavra: intrigante.
É um livro curto e isso pode fazer pensar em um livro de criança porém esse livro é tudo menos isso. Recomendo bastante, não doe ler e realmente foi muito bem pensado quando escreveram

. ⪠01/06/2023

"If a physician of high standing, and one's own husband, assures friends and relatives that there is really nothing the matter with one but temporary nervous depression-a slight hysterical tendency- what is one to do?"
FRUSTRATING AF !
women's mental problems have always been dismissed as hysteria from the beginning of humanity. it is very upsetting just how much control john had over her, and how she tried to tell him multiple times that she wanted to simply !breathe! it makes u wonder how many women never got the help that they needed
she shoulda beat his ass tbh !
^loved the ending tho^

Matheus Lopes 20/01/2023

Bizarro
Extremamente bizarro e assustador. A narrativa é incrível, e o que as poucas páginas conseguem entregar é impressionante.

annikav.a 30/12/2022

" Isso é de se esperar num casamento"
O conto é uma demonstração em prosa, autobiográfica, da misoginia existente na sociedade há séculos, mais recentemente desafiada, mas não superada. Além da prisão física determinada por duas autoridades masculinas, através da metáfora não tão sublime do papel de parede, aborda-se a prisão mental a qual as mulheres são submetidas pelo patriarcado. A narrativa de "histeria" feminina para invalidar nossos sentimentos e necessidades não nos é alheia hoje. A personagem se sente completamente sem esperanças de ser ouvida.
Também é uma exploração das origens e/ou da agravação das doenças mentais, da infantilização de uma pessoa nessa condição, e do gaslighting.
É um clássico feminista que ajudou, inclusive, a autora a se livrar da mesma recomendação médica de total isolamento na vida real. Essas são as qualidades.
Porém, não posso ignorar que a autora compartilhava das ideias eugenistas da época; mesmo sendo vanguardista no feminismo branco e propondo coisas muito interessantes como a socialização coletiva das crianças, não era capaz de observar as semelhanças da luta das mulheres, dos povos racializados, das PCD's, isso numa época em que o movimento feminista já se unia ao abolicionismo. Era indubitavelmente racista. Uma parte da crítica literária aponta que a escolha do amarelo "desagradável" para o papel de parede não foi em vão: refletia o medo da imigração asiática (a denominação racista dos mais diversos povos asiáticos era "amarelo"). Pessoalmente, não vi indícios disso no texto, mas tendo em vista o histórico da autora, não rejeito totalmente a possibilidade.

ana 26/08/2022

O conto ?The Yellow Wallpaper?, terror psicológico de Charlotte Perkins Gilman, é considerado um dos precursores da literatura feminista nos Estados Unidos. Inspirado na vida da própria autora, a obra por mais que curta, apresenta uma crítica social riquíssima, principalmente à visão psiquiátrica sobre a mulher no século XIX. A repressão e o controle exercido pela sociedade patriarcal é bem representado no livro a partir do comportamento controlador do marido da protagonista, médico, que procura tratar sua ?loucura? e ?insanidade? por meio do isolamento. Ilhada majoritariamente num cômodo, a presença do papel de parede amarelo provoca uma inquietação na narradora, e posteriormente é possível perceber um simbolismo entre a mulher e o papel. Recomendo muito a leitura!!

lumybea 14/06/2022

The Yellow Wallpaper
É tão subliminar e metafórico, e do mesmo jeito é tão fácil de entender do que o conto se trata. As explicações da personagem tanto sobre o papel de parede mesmo quanto sobre todos os outros aspectos da sua vida tem um tom infantil e delirante, tanto que às vezes passa a sensação de se tratar de uma criança narrando, não uma mulher.

iara 19/04/2022

Por que amarelo?
A cor amarela sempre esteve atrelada a transtornos psicológicos. É uma cor naturalmente vívida e alegre, mas que, na história, é descrita em um tom sombrio, estranho, morto. ?Cheiro amarelo? era um cheiro indescritivelmente ruim.
O livro trata, em especial, de relacionamentos abusivos e saúde mental. As coisas se desenrolam gradualmente até a beira do absurdo, e a história vai se tornando mais e mais macabra a cada página. O papel de parede é uma ótima metáfora para o que a protagonista estava vivendo.
Recomendo essa pequena leitura para todo mundo.

bmeetsevil 23/12/2021

O que que aconteceu aqui
Brincadeira, achei um conto ótimo. Adorei a forma como a autora retratou as consequências de um relacionamento abusivo e depressão pós parto de um jeito sutil.

Mariele 24/04/2021

Psicose
Uma mulher presa em sua próproa mente obcecada pelo wallpaper amarelo na parede de seu quarto

Gui 15/02/2021

Não foi pra mim...
Não me prendeu essa pequena história e coisas muito vagas. È uma história bem curta porem de deixa confuso oque realmente está acontecendo, e te deixa com varioas perguntas... apenas não foi pra mim