O sol e o peixe

O sol e o peixe Virginia Woolf

Resenhas - O Sol e o Peixe

clara3679 01/04/2024

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

johnnys 18/02/2024

Poético
Foi uma leitura bastante arrastada e foram poucos os contos (vou chamar eles assim pq é um mix de coisas e fica mais fácil) que me chamaram atenção e me prenderam a sua história, sua escrita é brilhante e sua percepção bastante aguda sobre diversos aspectos que são muito discutidos ainda nos dias de hj, não tenho muito contato com as obras da autora mas pretendo ler esse novamente em algum outro momento.

v de vanisse 07/02/2024

O sol e o peixe
Eu não consigo pensar em qualquer outro autor que escreva de forma mais bonita que a Virginia Woolf, sério.

vini 25/01/2024

é meu livro preferido da vida acabei de reler ele é mt lindo senhor j.c eu amooo a virginia primeira das sapatonas

Gabi 20/01/2024

É sempre um prazer imensurável ter acesso aos pensamentos dessa mulher tão maravilhosa. Em O sol e o Peixe, Virginia Woolf nos convida a pensar sobre literatura, arte, cinema e tantas outras nuances que deixam nossa vida mais acalentada. Amei passar minhas tardes lendo esse livro!!

Emanuelle 11/12/2023

Interesses
É difícil quando a poesia se distingue em torno de um conto quase complementar, seguir uma linha de raciocínio fica difícil quando não se tem costume com a escrita, mas me surpreendo sempre com a forma que ela aborda os conflitos internos como cotidiano.

Mion 27/10/2023

Apesar de classificado como contos e cronicas, cheguei a ele como livro de Ensaios da autora e gostei da viagem.
Le-lo como Ensaios me fez entrar melhor na escrita da autora. Assim como me fez olhar pra obra com uma firmeza maior nos acontecimentos como se esses fossem reais (e tanto a ficção como não - ficção precisam dessa parceria do leitor, como a autora mesma coloca quando fala sobre a leitura, que foi o ensaio/conto/crônica que me puxou para esse livro).

Além do mais, consegui compreender um pouquinho melhor e observar as referencias da autora para as outras obras que li ("Orlando" e "Mrs Dalloway").

É interessante ler um autor em diferentes porque é como se seus detalhes fossem se encaixando. E nessa obra, os encaixes entre si e com as outras obras de uma maneira que preenchem uma parede enorme dia te dos olhos e muito se vê.

Uma baita de uma obra!
Um baita de um passeio e viagem.

pirocadeperuca 25/09/2023

Foi um sufoco terminar pois todas as histórias pareciam mais uma ladainha sem fim, poucas partes de algumas delas me prenderam. reconheço que os contos possuem grande significado, etc, mas muito, muito chato

RobsBia 13/09/2023

Ler uma passagem e refletir por 10h. É isso que pode acontecer nesse livro da Virgínia onde tudo parece lúdico e imaginativo mas que atravessa o leitor.

Luci_books 21/08/2023

Poético.
Meu segundo contato com a autora e só reforçou para mim o quanto a escrita de Woolf é bela e poética. Acontecimentos correlatos ao nosso cotidiano se torna belíssimo em suas mãos. Alguns contos (vou chamar assim esse grande mix que possui este livro) me ganhou mais que outros, em suma, recomendo para todos que tem curiosidade e gostam da autora.

jade 18/07/2023

Releitura com mozão ?? uma delícia poder compartilhar uma das minhas leituras favoritas, e que significou muito pra mim, com alguém importante e poder debater sobre cada conto!

Thai 28/06/2023

Uma leitura leve
Gostei muito de ler esse livro e ter o meu primeiro contato com a autora. Em seus contos consegui visualizar e sentir o seu gosto por escrever e pela arte de se construir uma história e todas as anedotas que a literatura conta em suas entre linhas o que é diferente de outras artes!

Fernanda1893 15/04/2023

Me falta a sensibilidade
Esse livro me conquistou pela capa e estava namorando ele por um bom tempo na amazon quando vi que tinha na biblioteca do meu bairro.
É meu primeiro livro da Virgínia e a única coisa que eu esperava é certa semelhança com a Clarice Lispector (alguns livros da Clarice tem textos de apresentação que apontam similaridade na escrita das duas), o que me causou um pouco de pânico pois tenho dificuldade em entender a Clarice. Acho que me falta sensibilidade pra perceber certas nuances. Perco muita coisa. Gosto de abstração, mas como tenho dificuldade em me concentrar, quando começam a abstrair demais, um assunto entrando em outro e desembocando em um pensamento diferente, me perco da linha de pensamento. Dito isso isso, tem textos bem legais. Meus favoritos foram o sobre o pai dela, sobre o prazer da vida e sobre o corpo quando se está de cama doente. A escrita é um pouquinho mais compreensível que a da Clarice kk mas alguns textos me perderam. Acho que só não tenho bagagem mesmo.

layhnrqs 03/04/2023

Não sei se prosa é minha praia...
Virginia Woolf é aquela leitura que nos faz refletir, mesmo após o término dela. Algumas de suas palavras despertaram e mim grande reflexão, já outras me senti perdida. Mas é um bom livro.

CAcera3 26/01/2023

Joia rara de não ficção
Nesse pequeno livro temos narrativas não ficcionais que Virgínia escreveu de forma bastante poética. Ela aborda temas diversos aqui dentre os quais:
Sobre a dificuldade de ser
Sobre arte de escrever
Sobre Londres
Sobre estar doente
Sobre a pequenez humana
Sobre a passagem do tempo.
Dos textos presentes aqui três se destacaram para mim:

??Montaigne

Nesse a Virgínia explorar autenticidade, a dificuldade de ser verdadeiro com os outros e com si mesma, a consciência de si e as aparências. É um texto bem amplo repleto de pérolas da autora.

?Pois, para além da dificuldade de comunicar aquilo que se é, há a suprema dificuldade de ser aquilo que se é. Esta alma, ou a vida dentro de nós, não combina absolutamente com a vida fora de nós.?

??Memórias de uma filha: Leslie Stephen, o filósofo em casa

Nesta prosa ela fala um pouco sobre o pai de uma forma que até então se mostrou uma perspectiva diferente de outros momentos em que o cita. Aqui a figura paterna é heróica e terna. Há reflexões lindas e um tom muito doce nas palavras.

?Mas se liberdade significa o direito de ter seus próprios pensamentos e seguir suas próprias metas, então ninguém respeitava a liberdade - na verdade, insistia nela - mais completamente do que ele.?

?? Sobre estar doente

Aqui a Virgínia discorre sobre a ausência do tema doença nas produções artísticas e principalmente literárias. É algo real então porque não deveria estar presente na arte que imita a vida?

?a literatura faz o possível para sustentar que ela se preocupa com a mente; que o corpo é simplesmente uma lâmina de vidro através da qual a alma olha direta e claramente, e, salvo por uma ou duas paixões tais como o desejo e a cobiça, é nada, desprezível e inexistente. Pelo contrário, justamente o oposto é verdadeiro.?

Uma menção honrosa ao último texto que é o que dá título ao livro; ?O sol e o peixe? é um texto lindo e poético que vale a pena a leitura pela sua perspectiva tão singular.

Instagram @maecomlivros