O sol e o peixe

O sol e o peixe Virginia Woolf

Resenhas - O Sol e o Peixe

Eliana158 20/09/2020

Ensaios da Woolf
Além de a edição da Objetiva ser belíssima, os textos reunidos aqui são imperdíveis. Perfeito

Maitê 19/05/2021

A escrita de Virginia Woolf para mim tem seu ponto alta na não ficção; fica bem claro aqui quando ela até em resenhas é extremamente poética. E seus ensaios são além de belos, pontuais, relevantes até hoje. Especialmente o sobre o adoecer na literatura, e o cinema.

Milena 17/09/2022

Sinto que só poderia gostar desses contos se fosse, tal como Virgínia Woolf, uma londrina burguesa. Só assim para conseguir compreender minimamente as sensações e pensamentos que ela descreve.

just.elis 01/10/2022

Particularmente inspirador
Esse é o meu primeiro contato com a escrita de Virginia e me identifiquei muito.
Não por compartilhar das mesmas visões (como com Clarice Lispector, cuja qual farei menção logo), mas porque tudo o que ela escreveu nesse livro de contos me encantou de forma que apreciei a leitura do início ao fim.
Não achei cansativo, mesmo que, por vezes, confuso. Achei o fluxo de pensamentos dela muito semelhantes aos de Clarice em algumas obras, e muitas vezes lembrei dela enquanto lia o livro. É o tipo de fluxo que me faz sentir vontade de escrever e me faz imaginar perfeitamente tudo o que é lido, como se eu estivesse vivendo o que o eu-lírico descreve.
Espero gostar de outras obras dela como gostei dessa. Porém, realmente não é um livro para todos: tem que ter paciência e um pouco de compreensão para levar a leitura de forma leve.

Jessica 15/11/2022

Não é minha praia.
O livro basicamente é uma junção de ensaios da autora Virgínia. Esses ensaios são como contos, de história cotidianas, que é contada de forma bem detalhada e sentimental. Como uma simples compra de um lápis, pode ter conexões com diversas histórias e vários personagens.

Mas, não consegui ter conexão com o livro, talvez não seja um estilo que eu goste. Consigo perceber o quanto a autora é brilhante, mas nao foi uma boa experiência para mim, mesmo sendo o primeiro livro da Virginia espero compreender o poder das palavras que ela tem e ler outros títulos.

Sofi 13/04/2020

Um abraço amigo
?"O nosso eu o maior dos monstros e o maior dos milagres do mundo."?? O livro é uma coletânea de ensaios que são tão profundos que foram considerados pelo organizador como prosas poéticas: a autora usa o coração e os sentimentos mais rebuscados para transformar lembranças e acontecimentos cotidianos em belas junções de palavras melodiosas e líricas. Eu me senti abraçada, reconfortada e de mãos dadas com minha melhor amiga durante toda a leitura. Abordando assuntos que vão desde seu relacionamento com seu pai até os prazeres e perrengues de ser leitor, Virginia nos leva em uma jornada que transborda paz e uma brisa leve, em que podemos ouvir os pássaros e sentir caindo as folhas de outono na Londres do fim da tarde. ?

Felipe Assunção 02/05/2020

Meu primeiro contato com a autora. Escrita inteligente, do tipo que você precisa ler com atenção pra não perder nada. Alguns ensaios são ótimos, outros nem tanto, em minha opinião. Mas no geral, bom. Os bons se sobressaem facilmente pela inteligente escrita.

nalu 07/04/2021

A prosa mais poética que já vi
Foi a primeira obra de Virginia Woolf que eu tive contato e posso dizer sem nem pensar duas vezes que foi uma das leituras mais prazeirosas que já tive. O modo como ela enxerga o mundo e coloca tudo em palavras é, simplesmente, uma das coisas mais belas que já li. Sinceramente.

É um ótimo livro para você tentar entrar no universo da autora, porque a linguagem simples lhe ambienta à mente dela e faz tudo parecer incrível. Super recomendo!

Clara Xavier @araclana 23/04/2020

Meu primeiro contato com Virgínia Woolf foi muito valioso graças à ótima seleção de contos de "O Sol e o Peixe".

Super recomendo para quem quer conhecer a autora. Por ser bem rápido e com temáticas leves, ela divide o seu olhar sobre experiências que nutrem a alma.

Julia Dutra @abibliotecadebabel 23/04/2020

eu amo uma mulher

Beto Bavutti 12/02/2019

Não gostei.
É um livro que não me prendeu, é arrastado. Sei que a maioria vai querer me xingar, mas a escrita filosófica foi maçante pra mim.
Os ensaios presentes nas páginas desse livro divagam sobre vários assuntos, e eu realmente gostaria de ter gostado mais dessa experiência.
Cheguei a conclusão que Virginia Woolf não é pra mim. O problema certamente é meu.
Nanda 26/03/2020minha estante
O mesmo aconteceu comigo :/

umtetoparaana 26/11/2021

Mais uma excelente coleção de textos!
Minha segunda coleção de prosas da Virginia lida nesse ano. Simplesmente sigo apaixonada e ainda pensando muito sobre o texto do Montaigne que abre o livro, o "A paixão da leitura" e o texto "O cinema". Não canso de admirar e dizer que brilhante escritora Virginia é, suas palavras penetram o nosso cerebro e nos introduz a percepção de um mundo totalmente diferente do que imaginavamos. Sempre me sinto diferente a cada livro dela que termino.

deehsilvaf 28/04/2020

O imprevisível
Quando comecei este livro, achei que seria só mais um de conto básico (não tinha conhecimento da autoria ainda). Porém, nos primeiros parágrafos já alterei todo meu pré julgamento.

Assim, vale a pena, ler ao por do sol essas palavras, que parecem que foram escritas ontem.

Marcos Nandi 10/09/2021

Amei
Não esperem encontrar sentido nesses escritos. Virgínia vai além do que podemos compreender. Muito mais que prosa poética e fluxo de consciência. É algo frenético e íntimo. Mesmo que você não entenda, você vai se emocionar.

A presente obra é uma coletânea de crônicas. Farei uma pequena resenha de cada crônica, sem spoiler, avaliando com uma nota de 1 a 5.
Não tenho pretensão de contar a história, já que às vezes não tem uma.

Montaigne - Um ensaio sobre o filósofo. Não o conheço e nem conheço sua obra, então é distante de mim. Mas é uma bela dissertação sobre entre outras coisas, a velhice e a memória. Nota 2.5/5

Memórias de uma filha: Leslie Stephen, o filósofo em casa - memórias sobre o pai da autora. Um texto belo que mostra o fascínio, admiração e o temor que a Virgínia tinha pelo pai. Um texto distante igual o anterior. Um retrato de um homem na época, que para os padrões desta, era até liberal quanto ao direito das mulheres. Nota 5/5

A paixão da leitura - Essa crônica, a autora, vai comentar sobre a paixão da leitura. Óbvio que de uma forma... digamos..complexa. Para a autora, temos que ler um livro como se estivéssemos o escrevendo, como réu. E depois como juiz. E ler críticas e resenhas, depois de formada a opinião do leitor (isso eu faço hahaha), assim, estaremos ajudando bons livros e prejudicando livros ruins. Nota 3.5/5.

Flanando por Londres - Texto excelente, porém, muito longo. A autora usa do artifício de comprar um lápis e começa a andar por Londres, nota os detalhes das pessoas, dos locais. E como Londres, até certo ponto, é uma cidade como qualquer outra. Numa parte do texto eu me perdi e tive que reler hahahahah. O texto não aparece um ensaio, mas uma crônica. Nota 4.5/5

Anoitecer sobre Sussex - Reflexões no interior de um automóvel - Um texto como o título já diz de reflexão. A autora reflete sobre como será o futuro de Sussex (entre outras análises). Nota 2/5

Sobre estar doente - A autora discorre sobre a doença. E como seria interessante ter livros em que o foco seja a doença. Por exemplo, um romance sobre a gripe! Genial. Nota máxima. Nota 5/5.

A pintura - A autora disserta sobre a paixão das artes e como uma arte influenciou a outra. E que atualmente estamos sob o domínio da pintura, o que antes, estávamos sobre o domínio da música, arquitetura etc. E como a pintura está intrínsecamente ligada a literatura (ela menciona ao longo livro muitas vezes Proust). Talvez o melhor ensaio até então, pois, realmente analisa o trabalho do autor como pintor ao descrever jardins, árvores, etc. Nota 5/5

O cinema - O texto é ótimo, porém, acho que não concordo haha. A autora faz um paralelo entre o cinema e a literatura, com base no livro Ana Karenina. No início, aduz que o cinema é simples e até estúpido. Mas ao mesmo tempo, alerta da dificuldade de expressar o que está escrito para as telonas, como vai expressar sentimento? O cineasta, acaba assim, tentando inventar a roda e formas de expressar esses ditos sentimentos. Diz também, que a habilidade mecânica está mais adiantada, que a arte a ser expressada. Nota 4.5/5

O sol e o peixe - Último ensaio e ensaio que dá nome ao livro,fala sobre um pôr do sol. Nota 3.5/5

Mattson 06/05/2020

Livro leve
Eu encontrei uma leveza muito boa nos ensaios / contos / crônicas desta edição, eu nunca havia lido Virginia Woolf, decidi começar pela obra mais próxima, que eu tinha acesso, por sorte uma boa iniciação. Vou manter minha leitura com Virginia.
Jan Cortez 07/05/2020minha estante
Ahhh adorei saber. Não li ainda... mas com uma indicação sua... então já vouuuu add por aqui.