Macapacarana

Macapacarana Giselda Laporta Nicolelis

Resenhas - Macapacarana

rebecca209 05/11/2023

Macapacarana
Macapacarana fala sobre Gerson Luiz que está prestes a se mudar para Macapá ? e não está nada feliz com isso.
seu pai passou 12 anos fora de sua família, descobrindo lugares para morar e quando se estabiliza... se mudam novamente, porém Gerson já estava irritado com isso e não queria se mudar de SP, onde teve que largar sua namorada e seus amigos, agora em Macapá ele teria que se acostumar com o ambiente novo, ficará por lá 1 ano e meio e muita coisa aconteceu.. fez ótimos amigos como Ana, Camarão, Tocha, Índio e quando se deu conta, ele já estava feliz e seria difícil de deixar Macapá

Edneia.Monteiro 05/04/2023

MACAPACARANA
Gostei da história, Macapacarana, de Giselda Laporta Nicolelis. Bem fluída, de fácil leitura. Recomendo para o público infanto- juvenil.

Ana 17/04/2018

Vida nova no Amapá
Muito bacana esse livro escrito por Giselda Laporta Nicolélis, que eu só vim a ler em 2016. A história nos repassa a sensação de choque cultural que o protagonista do livro, e também narrador Gerson, sofre ao sair de São Paulo para morar com o pai no Amapá. Os primeiros tempos no Amapá são muito sofridos para Gerson, que sente falta da namorada, da escola em São Paulo, etc. Mas aos poucos o Norte do Brasil o enfeitiça, e dentro em pouco tempo ele fica com um sentimento de pertencimento a sua nova terra.
Ah e quanto ao título, que pode causar estranheza, é a junção das palavras Macapá, a cidade, e Pacarana, o nome de um adorável bichinho amazônico que faz companhia a Gerson em seu novo lar. Belas ilustrações de Edu, que também já ilustrou outros livros de Giselda. Recomendo!

><'',º> 17/12/2015

Choque cultural. É o que vive Gerson, um garoto que sai de São Paulo para morar com o pai no Amapá. Ali ele descobre outro Brasil; o dos rios, das matas, dos garimpos e dos animais em extinção. É com o índio José que Gerson aprende a amar e entender esse "outro país".
O livro propõem o contraste entre as regiões Norte e Sudeste; a visão da Amazônia em suas riquezas, folclore, devastação, o cotidiano do garimpo e a invasão de terras indígenas.

SINOPSE no site da Livraria da Travessa

Prof. Edivaldo 24/01/2015

Ótimo
Depois de ler "O portão do paraíso", da mesma autora, me surpreendi com Macapacarana. Livro bem escrito, com vocabulário que torna a leitura fluente e agradável. Macapacarana, além de contar um pouco da história do jovem Gerson Luiz (o Bolanga, como ele mesmo prefere) e suas aventuras nos garimpos da região amazônica, também tem um caráter de denúncia contra aqueles que tomaram e devastaram as terras indígenas com a finalidade de enriquecimento nos garimpos. Vale a pena lê-lo.

z..... 27/02/2014

A obra despertou minha atenção por ter sido publicada na década de oitenta por uma escritora paulista. Não se propõem a ser um livro histórico, tecnicamente é uma literatura infanto-juvenil, mas em muitos aspectos retrata a Macapá dos tempos do Território Amapaense.
Há alguns exageros, as impressões de quem visita a terra pela primeira vez, e, em certas particularidades, não gostei de algumas referências (como o Curiaú sendo lugar de miséria e tristeza, e uma tal hora da sesta, em que todo mundo larga tudo para dormir e a cidade assim para). Faltou mesmo, indispensável, citar a linha do Equador e o nosso famigerado açaí, tão presentes na identidade amapaense.
Na obra vemos o choque cultural de um garoto migrante do sul, com seu processo de descobertas e familiarização, logicamente, acostumado com outra rotina e tendo uma visão estereotipada do Norte, como permanece hoje. A mudança para Macapá ocorreu para acompanhar os pais, que eram donos de um garimpo, e a estória, narrada em primeira pessoa, é recheada de observações e contrastes, fazendo com que o garoto descubra e valorize coisas que até então sequer supunha. A realidade do garimpo, a busca por riqueza a todo custo, a desvalorização do indígena enquanto cidadão e dono da terra, são pontos apresentados e dissertados em conversas que trava com personagens que encontra.
Referindo-se ao título, "Macapacarana" é uma mistura de Macapá com Pacarana (roedor parecido com a paca, porém, mais robusto e com cauda). Uma alusão a uma localidade fortemente marcada pela presença da natureza em suas impressões.
Um bom livro, gostei bastante, que proporciona uma interessante e agradável leitura. Assim foi a minha.