The Revised Fundamentals of Caregiving

The Revised Fundamentals of Caregiving Jonathan Evison

Resenhas - The Revised Fundamentals of Caregiving

Maria Fernanda 27/07/2016

Just keep driving.
Acho que muita gente já viu o filme The Fundamentals of Caring na Netflix, né? Eu assisti e achei tão chatinho que senti a necessidade de ler o livro. Resultado: o livro também é chatinho, mas é EXTREMAMENTE mais complexo.

Já de cara adorei a escrita do Jonathan Evison, que é agradável e dá uma sensação de familiaridade. O narrador, Ben, é profundamente humano e real. Mesmo após perder os dois filhos e ser deixado pela esposa, ele não quer saber de relacionamentos superficiais. Ele quer se conectar com outra pessoa, quer uma âncora. Ben é alguém que teve seu coração destroçado e ainda assim não tem medo de amar. Ou, é apenas alguém bastante carente e desesperado por laços afetivos.

Eu pude dividir a narrativa em duas partes: a primeira, em que acompanhamos a rotina do Ben como cuidador do Trevor, um adolescente com distrofia muscular, e tomamos conhecimento da sua instabilidade emocional. E a segunda, quando os dois saem em uma roadtrip com o objetivo de fazer uma visita ao pai do Trevor, que sofreu um acidente. E, no meio disso, o autor enfiou vários flashbacks, graças aos quais podemos saber o que aconteceu com Ben anos antes.

Contudo, o fato é que The Revised Fundamentals of Caregiving é um livro maçante. Gente, não acontece nada o livro inteiro! Eu confesso que cogitei abandonar a leitura várias vezes, mas segui firme porque queria saber o que realmente aconteceu com os filhos do Ben. E porque é muito interessante como as pessoas que vão surgindo ao longo da narrativa são reflexos da amargura que ele leva no peito. Aliás, a mensagem que o autor quer passar é esta: não espere perder para dar valor.

Parafraseando Evison, esse romance é sobre a inevitabilidade de cair na estrada da vida, porque você não tem outra escolha além de se forçar a ir em frente e seguir dirigindo em face das terríveis surpresas que o futuro reserva. É sobre as pessoas e as coisas que você reúne ao longo do caminho de volta à humanidade.

P.s. Não deixem de ler as considerações finais do autor. :'(

site: http://instagram.com/_bookhunter