Psicanálise do Adolescente

Psicanálise do Adolescente Patrick Delaroche

Resenhas - Psicanálise do Adolescente

Jorge 17/01/2020

Psiquiatria Vs Psicoterapia.
O paralelo que o francês, Patrick Deraloche, traça entre psicologia e psiquiatria é sem dúvidas o ponto mais alto do livro. Portanto, será esse o foque da minha resenha.

É quase como um alerta: Nos dias de hoje, a “psiquiatrização” das dificuldades do adolescente é um tanto quanto preocupante. Uma psiquiatrização acompanhada de uma desafeição pela psicoterapia, como se não fosse igualmente importante conhecer a fundo a estrutura mental dos adolescentes diagnosticados psicóticos. Ou seja, em muitos casos, pouco importam os distúrbios que levaram o adolescente até suas neuroses. As psicoterapias são dispensadas e em troca o que se tem é um receituário com um neuroléptico associado a um antidepressivo, pilulas e mais pilulas, comprimidos e mais comprimidos, novidades farmacológicas quentíssimas! Um caminho mais fácil, um suplemento para alma na receita médica, como se o adolescente fosse incapaz de superar seus traumas sem uso de componentes químicos.

O que Patrick Deraloche vai elaborar nesse livro é uma espécie de dossiê, defendendo a importância e o papel da psicoterapia, citando inúmeros exemplos de casos reais cujo diagnostico correto só foi possível após muitos diálogos entre psicanalista e paciente.

No geral, é um bom livro. O título faz parte de uma coleção famosa da editora Martins Fontes, chamada Psicologia e Pedagogia, bastante recomendada. Aqui, Patrick Delaroche faz uso de sua experiência profissional na área para fazer um apanhado histórico sobre o estudo da adolescência, dos tempos mais remotos até os dias atuais, o que de fato é bastante interessante. Contudo, e essa é a minha opinião, a maneira abstrata dele explicar assuntos técnicos torna o entendimento, muitas vezes, bastante difícil. Recomendo para todos que têm interesse em entender a adolescência psicanaliticamente.
Jim 20/01/2020minha estante
Muito boa resenha,Jorge!