Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

morfeu_ 17/06/2024

Olhos D'gua
É uma narrativa muito pesada e muito verdadeira sobre a realidade nas comunidades. Em grande parte dos quinze contos escritos por Conceição Evaristo, ela retrata as diferentes adversidades de mulheres negras na periferia, situações de extrema violência e miséria como estupr@, criminalidade, péssimas condições de trabalho e moradia, além de precisarem lidar com a pressão social imposta sobre os corpos femininos e suas decisões. Outros falam também sobre a vivência masculina com a pobreza e criminalidade, ambos nem um pouco fantasiosos, bastante reais e sem eufemismo, como uma pedrada na cabeça do leitor. Ela ainda escrever alguns contos que vão demonstrar uma espécie de esperança apesar das adversidades e nos deixa com um quase conforto de que a vida pode ser melhor.
Evaristo escreve de uma forma muito fluída e poética em muitos momentos, criando assim esse livro extremamente necessário e indispensável

Pedro3880 17/06/2024

"De que cor eram os olhos de minha mãe?"
Esse livro é muito bom, recomendo demais. Ele traz diversas reflexões acerca dos diversos problemas sociais presentes nas regiões marginalizadas do país.

thamirespinho 17/06/2024

Olhos d?água
Uma das minhas melhores leituras do ano!

Meu primeiro contato com a autora, Conceição Evaristo, foi por meio desse livro de contos.

Cada conto me fez parar e refletir aspectos relevantes e atuais acerca da desigualdade racial, social, questões relativas à mulher. Frutos das construções históricas e culturais que desencadearam relações de poder, desigualdade e opressão.

O conto que mais me impactou foi: ?Maria?. E, o que mais me emocionou foi ?Olhos d?água? que dá nome à obra.

sachasenger 16/06/2024

Um soco bem na sua cara. Principalmente se você é uma pessoa que desconhece a realidade das favelas brasileiras. Considero a leitura necessária, no entanto, não era o que eu esperava.

É um livro de contos, sempre narrando a vida de um personagem que vive às margens da sociedade. Alguns mais poéticos, outros curtos e com cortes secos, como de fato é a vida dessas pessoas. Depois de ler alguns, você já espera o pior inevitável. Nem dá tempo de se apegar aos personagens, porque ali a vida não vale nada mesmo.

Lara.Shinaider 16/06/2024

Forte, cru e poético.
Já faz um tempo que li. Retornei para reler alguns contos e demorei para digerir outros. Quão poética é Conceição Evaristo ao escrever narrativas reais. Longe de um ideal de moralidade, próxima à complexidade das experiências negras, Conceição nos toca e nos leva a observar histórias que não são contadas. A autora volta-se para os indivíduos invisíveis, aqueles que não se encaixam no ideal imbricado na sociedade, aqueles que estão na zona do 'não viver'. É um livro composto por histórias curtas que carregam, em poucas páginas, narrativas densas e profundas que, por vezes, se revelam nas entrelinhas. As palavras transformam-se em sentimentos, dores, realidades...
Algumas narrativas são difíceis de digerir, por isso não considero uma leitura fácil ou rápida de fazer. Por vezes me senti drenada durante a leitura.
Outras já foram acalanto para a alma, em especial cito o conto ?O cooper de Cida? e ?Olhos d?água?. Enfim, é um livro forte, cru e poético.

bbrubomfim 16/06/2024

Olhos d'Água" mergulha profundamente na realidade ? vezes dolorosa, vezes otimista ? por meio de quinze contos protagonizados por pessoas marginalizadas e oprimidas com personalidades complexas. Conceição Evaristo nos tira da zona de conforto e abre nossos olhos para problemas sociais que acontecem diariamente no nosso próprio país. A dor presente na escrita a torna difícil de ser lida por conta dos temas brutais e sensíveis e, tantas vezes, invisibilizados e esquecidos. Mesmo sendo tão verdadeira, é inegável que a real dor e angústia da hediondez do livro só pode ser de fato entendida por àqueles que sentem na pele. Apesar de ter personagens distintos, em muitos momentos é possível traçar uma linha de semelhança entre as narrativas. Ademais, Evaristo constrói os personagens de modo que possamos vê-los além de suas ações, como é o caso do assaltante no conto Maria. A obra tem tamanha força de humanizar pessoas que são desumanizadas cotidianamente na nossa sociedade desde os primórdios. Contudo, a narrativa também mostra a esperança em alguns casos e a resistência e força que as pessoas são obrigadas a ter diante das adversidades enfrentadas. Alguns contos oferecem vislumbres de esperança, onde as personagens encontram pequenos momentos de alegria, amor e autoaceitação.

Arlete.Miranda 15/06/2024

Os contos têm histórias necessárias, da vida real, que transparecem a dor que é viver muitas vezes.
Alguns dos contos deveriam ser livros de tão envolventes que são.

Mimaria 15/06/2024

? A escrita potente e poética de Conceição Evaristo nos transporta do lugar comum, nos tira de nossos confortos, nos leva para experienciar vivências atravessadas pela pobreza e pelas violências institucionais, raciais, de gênero e urbana. Alguns conto estórias foram muito difíceis de ler, pela beleza dor da oralidade tão nua e crua de muitas realidades violadas.

Conceição é daquelas escritoras que tem o dom de se entregar a palavra escrita (escrevivência como ela mesma diz), e nos entrega uma narrativa viva que pulsa verdades sensíveis e brutas, com a intencionalidade de nos colocar no lugar do outro, de ver o outro fora da bolha do inimigo, do julgamento. A construção do arco dramático dos personagens dos contos nos faz vê-los para além de suas ações, por piores que estas sejam. A obra de Conceição tem essa força de humanizar personagens sociais que cotidianamente são desumanizados. É um livro para muitas reflexões e releituras.

Danielle Bambace 14/06/2024

Verdades e palavras brutas
Um livro importante na luta antirracista, mas que pouco me cativou em sua escrita . Desafiador por suas histórias tão reais e, ao mesmo tempo, tão atemporais.

Gaby Kolano 13/06/2024

Não tinha colocado tantas expectativas nesse livro, mas assim q comecei a ler, foi como uma tapa na cara.
A autora escreveu a verdade nua e crua de pensamento, corpo e alma, e essa verdade dói.
É um livro simples, mas que traz um pesar enorme.

Nina Pina 13/06/2024

Me conte um conto
Olhos d'Água é um livro de contos.
Neste livro possui pequenos contos sobre a vida triste das pessoas que vivem nas comunidades, a pobreza, a falta de oportunidade, a falta de tudo, amor, esperança, quase todos os contos são tristes, não vi nenhum conto que alguém saísse vitorioso. É uma pena, só tristeza.
Mas, no fundo, é a realidade dos Morros, das comunidades.

Nayara 12/06/2024

Olhos D?Água
Seguindo minha meta literária de Literatura Brasileira, Olhos D?água não foi nenhuma supresa para mim. A poética de Conceição Evaristo é perfeita. Este é um livro de contos e o meu preferido depois do que dá nome a obra é O cooper de Cida, talvez pelo momento pelo qual estou passando na vida. Estou a contemplar o mar.

.marie 12/06/2024

?morremos nós? a gente que combinamos de não morrer?
uma coleção de histórias duras, reais e viscerais.

conceição do evaristo apresenta aqui, em olhos d?água, contos sobre a vivência de tanta gente que o sistema tenta, a todo momento, aniquilar. por isso os contos em sua maioria são tristes (e previsíveis). alguns são mais dolorosos que outros, mais desenvolvidos e me deixaram pensando por muito tempo. outros são um pouco mais fracos.

mas, no geral, é um ótimo livro. doloroso, também.

li o último conto para um debate na faculdade, no ano passado, e nem lembrava que ele era desse livro. foi uma boa ?surpresa? e eu gostei de reler ele mais uma vez.

pensando muito sobre:

?O amor dói?
O amor terra morta?
O amor é terremoto ?
O amor é um poço misterioso onde se acumulam águas-lagrimas?
O amor se guarda so na ponta de um falo, ou nasce também dos labios vaginais de um coração de uma mulher para outra ?
O amor não cabe em um corpo?
O amor é um tempo de paciência?
O amor comporta variantes de sentimentos??

lindo!

Pri 12/06/2024

Por ser um livro de contos, acaba sendo histórias mais rápidas e acho que por ser histórias mais pesadas e com assuntos muito sérios e importantes foi aí que eu fiquei querendo mais. Tudo acontecia muito rápido e as vezes até fiquei perdida na leitura.

eliza.strege 12/06/2024

Eu gostei desse, porem tem alguns elementos q n me agradam, o primeiro e ser composto por historias curtas cada cap uma historia, eu prefiro quando a historia e mais longa para q eu possa me apegar mais aos personagens, e segundo e que todos os contos sao mto tristes, é bom sentir tristeza, é importante entender os sofrimentos do brasil, mas senti falta de alguns contos q poderiam ser felizes renovar a esperança pra mim era preferivel