Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

Nathi 19/04/2024

Eu esperava muito mais desse livro, li muitas resenhas sobre ele e fiquei curiosa pois pensei que fosse incrível, no fim retratou apenas o lado ruim da pobreza, da negritude e da vida na favela. Sei que essa realidade de fato existe, mas contar a história apenas do ponto de vista negativo acaba diminuindo tantas outras pessoas que representam a força do povo

Carlos 19/04/2024

"Lágrimas negras,caem,doem".
Voltando com o hábito da leitura,depois de 1 mês,acredito que não tinha livro melhor pra escolher. É um livro cru,de contos que retratam a violência urbana,desigualdade social, e racismo estrutural, presente no nosso país. É o primeiro livro escrito pela Conceição Evaristo que leio,e confesso que é uma prosa poética, e até mesmo viciante,mesmo tratando de temas tão pesados.
Os contos que mais gostei foram: "Olhos d'água,"Maria"(que me causou repulsa e raiva pois sei que já deve ter acontecido),"O cooper de Cida","Dilixão" e "Ei,Ardoca". Esse livro é um clássico literário contemporâneo, acho que todos deveriam ler,pois faz pensar fora da caixa,mesmo que seja extremamente doloroso é extremante necessário.

Trechos que mais gostei:
"E quando a dor vem encostar-se a nós,enquanto um olho chora,o outro espia o tempo procurando a solução".
"Escrever é uma maneira de sangrar". Acrescento:e de muito sangrar,muito e muito(página 109)

Tamy789 19/04/2024

Muito forte mas muito necessário! Livro de contos pra gente sair de fora da bolha e começar a enxergar fora da nossa realidade.

Flavia1101 19/04/2024

Olhos d'Água reúne alguns contos escritos por Conceição Evaristo.
É impressionante como cada um deles escancara a condição marginal da população negra no Brasil, sobretudo a feminina.
Os contos trazem situações cotidianas e de forma poética apontam a desigualdade que assola a população negra. Para mim, o mais marcante é como potencializa e valoriza a resiliência de um povo que precisa lidar diariamente com o preconceito e a tentativa de exclusão social.
A verdade é que livros como esse deveriam ser lidos por todos, ser recomendado nas escolas, a fim de indicar o quanto ficção e realidade se aproximam.
Vale muito a leitura!

thewayilovedmila 19/04/2024

Calma aí lele
Li esse livro com a escola, e só era obrigatório a leitura de uma das crônicas, então teoricamente não li ele 100%, mas quem liga?

Li as duas primeiras cronicas, Olhos d?água e Ana Davenga, e mais uma que se chama Maria. Tudo que eu li foi perfeito, e planejo ler todas as outras cronicas quando tiver tempo, por isso nao dei 5 estrelas ?

Gossip_Cherry 19/04/2024

O livro é muito bom, e não é cansativo. Eu gosto do modo como a autora usa poesia, pra falar de assuntos tão pesados, e que quase nunca são discutidos.

Léo 19/04/2024

Contos
Conceição Evaristo mais uma vez foi genial. Contos fortes, cheios de marcas de violência e de vidas sofridas

Katielly5 18/04/2024

Realidade nua e crua
Meu primeiro livro da conceição e admito que às vezes me identificava com alguns dos contos, uma escrita muito fluida e que te faz se apegar a cada personagem!
Merece todo o reconhecimento que tem como escritora.

Júlia Toillier 18/04/2024

Excelente repertório
Olhos-d?água retrata diversos cenários por mais distantes que seja, com aspectos em comum de mulheres, jovens e crianças pretas no contexto de macrocefalia urbana e situações cotidianas realistas. Ao longo da leitura, as diferentes visões sobre diversas personalidades refletem o resultado de uma sociedade hierarquizada de preconceitos étnicos, que resultaram em tristes enredos para cada um dos personagens. O livro é ótimo e necessário para quem deseja ampliar suas visões sobre a vida, e reconhecer as diferentes realidades presentes no Brasil que, apesar de desejar serem fictícias, acontecem repetidamente todos os dias.

Thiala.Viana 18/04/2024

Vi só lágrimas e lágrimas. Entretanto ela sorria feliz. Mas eram tantas lágrimas que eu me perguntei se minha mãe tinha olhos ou rio caudalosos sobre a face. E só então compreendi. Minha mãe trazia, serenamente em si, águas correntezas. Por isso, prantos e prantos a enfeitar o seu rosto. A cor dos olhos de minha mãe era cor de olhos d'água. Águas de Mamãe Oxum! Rios calmos, mas profundos e enganosos para quem contempla a vida apenas pela superfície. Sim águas de Mamãe Oxum.

Nanda686 18/04/2024

Essencial
O livro trás contos trazendo realidades que por muitas vezes não enxergamos. Cru, verdadeiro e reflexivo, Conceição Evaristo maestra bem com as palavras trazendo um verdadeiro clássico contemporâneo.

mthsthn 18/04/2024

"Lata d'água na cabeça"
Olhos D'água de Conceição deveria ser leitura obrigatória em todo Brasil, não apenas porque fala, de forma contundente, das feridas mais profundas do nosso país e do racismo estrutural; mas também por retratar um Brasil muitas das vezes esquecido e sublimado que alguns insistem em esconder.

A cada conto Dona Conceição nos traz um relato pungente da comunidade negra na periferia e nos subúrbios dos grandes centros urbanos.

É um livro que traz também muitas sensações e emoções - raiva, medo, dor, doçura, ódio... Sim, ódio da vida narrada, da palavra-verdade escrita e dos sentimentos trazidos à tona.

Karen Baltazar 18/04/2024

Profundo
Livro de contos

Um conto mais triste que o outro

Super recomendo mas com cautela pois as histórias são bem fortes

Iannyas10 17/04/2024

Um tapa na minha cara branca
Esse livro foi o primeiro que li da autora. Não esperava a bofetada que ele daria em mim. Leitura impactante e necessária a todos.