Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

Telless 25/04/2024

Avassalador e doloroso
Olhos d'água é um livro para se refletir, na minha pespectiva todo mundo deveria ler esse livro. Ele tem na sua forma diversos contos pequenos que contam histórias de pessoas negras marginalizadas pela sociedade. O livro é doloroso por tocar em temas sensíveis, mas é bom para estarmos a par do que realmente acontece no mundo.

Rebeka 25/04/2024

Olhos d'água
Primeiro livro que li de Conceição Evaristo. Este é uma coletânea de contos, em sua maioria viscerais, realistas e angustiantes, que trazem reflexões e vivências de pessoas negras, onde os protagonistas da maioria dos contos, são mulheres.
Achei interessante a retórica da autora, que ao não encontrar uma palavra que sozinha expresse a sua idéia, forma jogos de palavras, como eu-mulher, fêmea-matriz, coração-menino...que enfatizam a alma-poema da autora.
Foi uma boa experiência, pretendo ler mais livros dela.

oicintia_ 25/04/2024

Leitura muito fluida e completamente carregada de sentimentos pesados e complexos. o livro é de contos super rápidos, mas não dá pra ler de uma só vez pois são histórias com muita carga emocional

Breno 25/04/2024

Olhos D'água
Sempre quis ler Conceição Evaristo e nunca havia começado. Foi uma surpresa boa ler Olhos D'água. Cada conto foi escrito com um significado muito único e próprio, e sobre uma realidade vivida no país.

A autora foi extremamente perspicaz na forma de passar a mensagem, especialmente no que diz respeito aos povos que ainda são marginalizados em nossa sociedade.

De todos os contos, o sobre Zaíta foi o que mais mexeu comigo. Especialmente porque se vê com muita frequência notícias que abordam exatamente o que está escrito no conto.

Uma ótima leitura. Recomendo!

lollytls 25/04/2024

Perfeito!
Que grande acerto da Conceição Evaristo. um dos livros mais sensíveis e cativantes que já li. é uma leitura para a vida, para ser panfletada pois merece. a escrita, a história e os personagens... tudo prende do início ao fim e as únicas pausas possíveis são para permitir o choro chegar. mesmo dias após a leitura ainda me sinto imensamente afetada pelo livro; desejo que todo mundo tenha acesso a Conceição um dia!

Alexandra 24/04/2024

Olhos d?água
O livro reúne contos que deixam evidenciadas uma crítica à realidade: violência, desigualdade e exclusão social. Fatos narrados inseridos principalmente no cotidiano de mulheres negras (a violência de classe e gênero também estão presentes na obra).
Infelizmente nos deparamos com diversos absurdos socialmente aceitos, por isso a importância da escrita de autoras com Conceição Evaristo para cada vez mais tomarmos consciência das dores e realizamos mudanças, sejam pessoais, sociais e políticas.

Flá 24/04/2024

?A vida é capim, mato, lixo, é pele e cabelo. É e não é?.
O lado negativo desse livro é que ele é curto! Cada conto tem uma riqueza gigantesca. Uma riqueza triste, uma riqueza de tragédias, nossas tragédias. Contos íntimos de mulheres negras fortes, mulheres que são o reflexo de milhões de brasileiras. Tem beleza nesses contos também, tem amor, muito amor. Amor de mãe, amor de amantes, amor de amigos, amores íntimos e profundos. Recomendo a leitura, são contos para serem lidos, absorvidos e sentidos profundamente!

Laura3411 24/04/2024

Perfeição
Um livro que faz doer o coração, mas é incrível a escrita é sensacional e a história mais ainda.
Meu conto predileto foi o da ?Maria?, apesar de ser extremamente triste é muito tocante

Dan Carvalho 24/04/2024

Maravilhoso! Na minha opinião, a leitura de contos é sempre uma ótima experiência. E o que falar desse livro? Não são contos pra passar batido não? São textos de tirarem o fôlego! livro disponível no aplicativo Aya Books (possuo descontos por ser cliente Tim)

Thah.Oliveira 23/04/2024

Olhos d'água é a umidade de quem lê
Um livro que li pela escola e não imaginava a proporção que ele teria na minha vida, entre 15 contos, há aqueles de maior destaque para mim. Sendo eles:
Zaíta, você esqueceu de guardar os brinquedos
O Cooper de Cida
Olhos d'água
Quantos filhos natalina teve
O da menina da esperança (não lembro o nome exato)
E esses são os que mais gostei e senti no coração.
Acredito que é un livro que faz com que você entenda uma realidade vista de um microscópio. O julgamento só existe por que as pessoal não amam e isso fica claro pra mim.

heloisa61 23/04/2024

Para UNICAMP
Acabeiii!!!! Gostei muito do livro, toda história trouxe uma enorme angústia e dor que, infelizmente, reflete o cotidiano de muitos brasileiros. Uma boa escolha para um vestibular, e um bom repertório para a vida

Andre 23/04/2024

A vida do povo brasileiro como ela é
Já havia visto falas e palestras da Conceição Evaristo em vários momentos, mas ainda não tinha lido nenhum de seus livros. Sabia da sua imensa capacidade de retratar a vida do povo brasileiro, mas não aquele povo das novelas do Manoel Carlos, que vive na Zona Sul do Rio de Janeiro e que até os pobres, como empregadas domésticas e porteiros, vivem uma vida fora da realidade.
Ler Olhos D'água foi como levar um soco no estômago, mesmo que eu tenha vindo da pobreza e tenha visto como sofre o nosso povo. Mas Conceição Evaristo mostra, com palavras brincadas e espremidas, às vezes amargas, a vida sofrida e dura do povo preto e pobre de nosso país.
Recomendo, fortemente, que todos leiam Olhos D'água. Sua leitura pode mudar os paradigmas sobre a realidade que muitos de nós guardam em seus corações e mentes.

brunascmento 23/04/2024

Hoje pude vir atualizar as leituras, apesar de ter finalizado há dias. Aqui vai algumas das narrativas que mais me tocaram desta linda e forte obra de Conceição: Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos; Quantos filhos Natalina teve?; Maria; Duzu-Querença; A gente combinamos de não morrer.