Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

Leticia 28/04/2024

Um retrato cru da realidade de muitos...
Apesar de não estar muito habituada a ler livros nesse estilo, gostei muito desse!
Alguns dos contos me prenderam mais que outros, porém de modo geral todos são muito bons e mostram uma realidade, que infelizmente, ainda é real.
( Chorei bastante lendo "Maria", nossa?)

julia.casaccia 28/04/2024

Um tapa na cara daqueles que te deixa triste e pensativa
Esse livro é a realidade colocada à nossa frente, com algumas belezas e grandes tragédias, narradas de forma sutil, quase que conformadas. É dramático mas não é, pois é real demais pra isso.

Isabela.L 28/04/2024

Contos
Não sou muito de contos, só por isso o livro não foi 5 estrelas. Mas confesso que a escrita da autora nos leva a emocionar, a entrar nesse mundo real e muitas vezes tristes. Gostei bastante, e espero que se torne um clássico daqui uns anos!

Zilmara Pinheiro 27/04/2024

"Minha mãe sempre costurou a vida com fios de ferro "
Histórias com finais tão tristes,de realidades duras e até precárias.

Contos que se misturam com a realidade de muitos brasileiros, nos fazendo pensar...será que minha vida é tão ruim assim?

nic 27/04/2024

Olhos d'agua
Que livro interessante!
Li para uma tarefa que eu tinha um prazo minúsculo, e li em uma noite!
São contos em sua maioria curtos porém densos e realmente reflexivos.
Esse livro me fez repensar sobre minha vida, e o quão privilegiada sou.

Olhos d'água mostra a vida, de pessoas que estão na margem da sociedade, como a própria autora destaca.
Tiveram óbvio histórias que não prenderam tanto minha atenção mas, em compensação outras me fizeram pensar e repensar muitos valores.

Lumbiá foi o que mais me chamou atenção, a história de um menino que por conta do racismo estruturado em sua vida, trabalho infantil, e tantos outros fatores que impediram sua infância... teve brutalmente todos seus sonhos apagados.

Recomendo a leitura, sou uma leitora de romance na maior parte do meu tempo, mas mesmo que eu extremamente fora da minha zona de conforto, é um livro espetacular!

E melhor ainda, escrito por uma mulher, negra.

Vale a pena conhecer as histórias!

babi 27/04/2024

Olhos d'água é uma obra poderosa que mergulha nas profundezas das realidades vividas por pessoas negras e periféricas no brasil, especialmente em minas gerais. os contos são como golpes diretos que nos tiram do conforto e nos levam a uma jornada visceral e dolorosa, mas ao mesmo tempo extremamente necessária para entendermos as nuances da vida dessas comunidades.

a escrita de conceição é uma mistura de toques líricos e uma sinceridade que corta como faca, sem rodeios, mas com uma capacidade incrível de tocar o coração do leitor. cada história é uma porta para um mundo de experiências, dores e alegrias que são muitas vezes invisíveis para quem não vive essas realidades.

Paulo 27/04/2024

Contos que revelam muito
Trata-se de um livro com 15 contos de personagens negras e perifericos que vivem um mundo onde a morte e a violência estao à espreita e levam para a narração a naturalidade como a sociedade se acostumou com isso.
Muito bom. Conceição Evaristo é uma escritora necessária.

Ina 26/04/2024

Comecei a ler esse livro por causa da escola e não esperava que ia gostar tanto dele. Esse livro é dividido em vários contos, cada um mais trágico que o outro, achei alguns bem pesados, mas que faz você pensar na realidade na vida de muitas pessoas, se você quer um livro para falar em algum repertório de ENEM, esse é o indicado. Muito bom

kito 26/04/2024

água
A gente combinamos de não morrer

voltando pra casa no ônibus chorando esperando que ninguém fique curioso de olhar

Juliana2496 26/04/2024

Obra tocante e significativa
São contos que doem, tiram a gente desse ponto de privilégio e nos leva pela jornada particular e mesmo assim, infelizmente, comum de muitas pessoas que estão nas periferias do Brasil, nesse caso aqui, em Minas Gerais. Não dá pra parar de ler, a escrita tem toques líricos, mas nada difícil ou confuso. Conceição diz o que sente sem rodeios e ainda sim de forma tocante.

mily 26/04/2024

Olhos d'agua
O nome do livro é assim, e é exatamente como nossos olhos ficam após as leituras.
Cara história, misturada com uma melancolia e poesia, te faz sentir diversas emoções, e adquirir muito aprendizado.
A escrita é perfeita, mesmo sendo culta, te prende.

Ótima leitura!

Ariella11 26/04/2024

Necessário e urgente!
Acredito que Olhos d?água é uma peça indispensável na estande de qualquer pessoa minimamente preocupada com as relações de classe, raça, gênero e sexualidade no Brasil.

Conceição Evaristo consegue com uma beleza sagaz verbalizar uma série de complexos sentimentos entre o prazer e a dor com as palavras que constituem histórias, que mais se confundem com a realidade do que com a ficção, expressas na obra.

Um livro-poesia que traz com alegrias e tristezas contos à luz de um debate que coloca o povo negro como narradores das próprias histórias. Essa perspectiva permite a oportunidade de um mergulho nas profundezas de realidades experimentadas através da vida de cada protagonista abordado: os Davenga, os Querença, Cida, Natalina?

Em particular, gostaria de destacar os contos que para mim foram os mais marcantes e, nesse sentido, seriam na ordem do livro: Maria, Beijo na face e A gente combinamos de não morrer. O primeiro, foi o que mais me dilacerou o peito. O segundo, o que mais me envolveu. Por fim, o terceiro é aquele que dá a sensação de resumo da ópera, pois tive a impressão de que foi capaz de sintetizar em si uma gama de contos embutidas no livro, além de contar com inúmeras reflexões tão comoventes quanto intensas.

E de cada um dos meus contos favoritos, evidencio aquele destaque que considero mais significativo:

?A sacola havia arrebentado e as frutas rolavam pelo chão. Será que os meninos iriam gostar de melão??

?E o que parecia pouco, muito se tornava. O que finito era, se eternizava.?

?A desgraça vaza dos poros da terra. O mundo explode. Seres de mil mãos agarram tudo. Nada escapa.?

r.afa 25/04/2024

"A vida é capim, mato, lixo, é pele e cabelo. É e não é."
Comecei esse por uma lista de livro para vestibular, só pelo nome já sabia que ia ser um dos melhores do meu ano. O livro retrata diversos contos, na visão de diferentes pessoas com vivências não muito distantes, principalmente, com uma escrita clara e de fácil entendimento, as mazelas sociais que estamos inseridos ou que presenciamos e muitas vezes é ignorado. Com certeza vai ficar marcado na lista dos melhores!!!

allenylson.ferreir 25/04/2024

Os contos reunidos neste livro são, em sua maioria, de uma tristeza profunda e que narra uma tão difícil realidade vivida dia a dia em nosso país ? país este que segrega, violenta e mata pessoas negras desde sempre. a escrita de conceição evaristo é viva, impetuosa, dolorosa e, também, esperançosa, como o conto que encerra o livro.