Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo

Resenhas - Olhos d'água

Jaque.Reis 03/05/2024

Sobre o que não falam
Esse livro vem apresentando pessoas e situações sobre as quais não se falam, com palavras simples e diretas.
Há quem enxergue apenas seres rendidos, mas quem tiver a delicadeza no olhar perceberá lugares, situações e ocorrências que moldam pessoas e as faz viver situações cruéis, faz acostumarem-se a está vida sem perceber as correntes que as prende.
Um livro muito bom e reflexivo.

gabe 02/05/2024

Olhos D'água de Conceição deveria ser leitura obrigatória em todo Brasil, não apenas porque fala, de forma contundente, das feridas mais profundas do nosso país e do racismo estrutural; mas também por nos conduzir por um mergulho profundo nas realidades cruas (e por vezes cruéis) e muitas vezes invisíveis das comunidades marginalizadas que alguns insistem em esconder. A escrita ímpar de Conceição sobre os retratos das múltiplas realidades despertam, com certa brutalidade, um incômodo reflexivo. Evaristo dá voz aos silenciados, revelando suas lutas diárias, suas cicatrizes emocionais e suas esperanças tênues. Suas histórias são como espelhos que refletem as injustiças estruturais e o racismo enraizado que persistem em nossa sociedade.
Essa obra magistral é um mergulho na complexidade da vida e na experiência humana, em que a escritora retrata a vida de pessoas silenciadas com uma narrativa impactante daqueles que habitam as margens da sociedade. Os contos desse livro transcendem as fronteiras e barreiras do cotidiano, trazendo à tona as vozes que há muito tempo são suprimidas. A escrita é sensível, poética e crua, levando o leitor a mergulhar nas emoções e experiências dos personagens, permitindo que se identifique e conecte profundamente com os relatos.
Cada conto é um fragmento vívido e autêntico da vida de pessoas negras e de suas lutas para encontrar significado e identidade em meio às adversidades. Os contos abordam temas como racismo, pobreza, violência doméstica e desigualdade de gênero, mas também celebram a resiliência, a conexão entre as pessoas e a capacidade de superar obstáculos aparentemente intransponíveis. Todos os contos desafiam os estereótipos e preconceitos da sociedade, ao dar voz aos protagonistas, os apresentando como seres completos e multifacetados, e não apenas como vítimas de suas circunstâncias.
Os contos são curtos e impactantes, como um susto que estoura na noite feito tiroteio. É um livro que traz também muitas sensações e emoções - raiva, medo, dor, doçura, ódio... Sim, ódio da vida narrada, da palavra-verdade escrita e dos sentimentos trazidos à tona. Apresentado a realidades que desconheço em minhas vivências, em muitos momentos me senti incomodado pela leitura; noutros, tenho certeza que sequer alcancei a dimensão de tudo que era exposto ali.
A escrita de Evaristo é poética e visceral, permeada por uma sensibilidade que nos faz sentir a dor de cada personagem de forma tangível. Através de suas narrativas, somos levados a mergulhar nas profundezas da alma negra, a sentir suas alegrias efêmeras, seus sonhos desfeitos e suas lutas incessantes por dignidade e reconhecimento. Este livro é uma luz sobre a invisibilidade e o silenciamento das vozes marginalizadas, revisitando questões fundamentais sobre justiça social, identidade e pertencimento. Recomendo a todos que gostam de leituras humanizadas.

Malu Alves 01/05/2024

Sem palavras.
Esse livro de contos retrata diversos temas, como: Machismo, racismo, violência, pobreza, vida na periferia e por aí vai...
São temas importantes, muito próximo da realidade do brasileiro infelizmente.
A autora usa da linguagem poética para trazer histórias e acontecimentos super pesados de uma maneira muito leve na leitura (não diminuindo o peso do acontecimento)
São contos curtinhos mas que ficam no seu pensamento durante um bom tempo.
Todos deveriam ler para refletir sobre a nossa sociedade, nosso país e as dores do nosso povo.

Sr. Jorge 30/04/2024

Contos que fiquei perplexo
Desde a Olhos D'água onde a filha questionava de que cor eram os olhos da mãe dela. E teve uma frase que me tocou onde ela dizia:
"Eu sabia, desde aquela época, que a mãe inventava esse e outros jogos para distrair a nossa fome. E a nossa fome se distraía."

Em Ana Davenga que tinha o medo encolhido dentro de si e sabia dos riscos que corria ao lado do marido "Mas achava também que qualquer vida era um risco e o risco maior era o de não tentar viver."

Nos contos de Maria, Di Lixão, Luamanda, Lumbiá, Ei, Ardoca e Duzu-Querença me espantava toda vez que me aproximava do final, Conceição Evaristo conseguiu trazer em mim a emoção de ter um aperto no peito por pessoas que eu nunca conheci e nem sei se são reais ou ficcionais.

Larissa Silva 30/04/2024

Livro de contos. Histórias das mais diversas, abordando os mais diversos assuntos e dificuldades da vida. Confesso que muitos contos não prenderam minha atenção, não me envolveram. Não espera que a experiência fosse essa, mas teve seus momentos proveitosos.

Destaque para o último conto, que história bonita e as palavras a cada linha simplesmente pura poesia, realmente um texto como um todo muito belo.

Ana (: 30/04/2024

Chorei!!!
"Deve haver uma maneira de não morrer tão cedo e de viver uma vida menos cruel"

"Às vezes a morte é leve como a poeira. E a vida se confunde com um pó branco qualquer"

EU PRECISO DE UMA TERAPIA URGENTE!!!

gabi.3 29/04/2024

Comovente, triste, profundo e extremamente real. com contos curtos e sucintos conceição evaristo consegue ao mesmo tempo emocionar e trazer um choque de realidade ao leitor. extremamente bem escrito, aborda temas importantissimos que por muitas vezes são tratados de maneira ignorante pela sociedade. uma leitura necessária, deveria ser obrigatória para todos.

Aninha508 29/04/2024

Eu precisava ler isso
Esse livro é uma coletânea de contos, mas, de algum jeito eles se conectam, pode ser pelas dificuldades reais que cada personagem enfrenta ou pela difícil trajetória de vida. Todos os contos retratam a realidade de pessoas pretas em diversos esferas. Não consigo transmitir a grandiosidade dessa obra de Conceição Evaristo, só lendo para entender o embate entre os temas e a forma de escrita. Meu conto favorito, mesmo sendo muito difícil escolher, foi "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos". Recomendo demais a leitura e com certeza pretendo ler mais livros da autora.

Sophia.Shinohara 29/04/2024

Olhos d?água
Simplesmente um livro magnífico, uma das melhores leituras que tive direcionada para o vestibular. Linguagem de fácil entendimento, as histórias de cada conto te prendem e te instigam, temas muito importantes são abordados de maneira direta e clara, alguns até de maneira chocante. Terminei em apenas dois dias e leria novamente, mas com mais atenção para entender cada camada do conteúdo abordado no livro.

?Mas achava também que qualquer vida era um risco e o risco maior era o de não tentar viver.?

Leticia 28/04/2024

Um retrato cru da realidade de muitos...
Apesar de não estar muito habituada a ler livros nesse estilo, gostei muito desse!
Alguns dos contos me prenderam mais que outros, porém de modo geral todos são muito bons e mostram uma realidade, que infelizmente, ainda é real.
( Chorei bastante lendo "Maria", nossa?)

julia.casaccia 28/04/2024

Um tapa na cara daqueles que te deixa triste e pensativa
Esse livro é a realidade colocada à nossa frente, com algumas belezas e grandes tragédias, narradas de forma sutil, quase que conformadas. É dramático mas não é, pois é real demais pra isso.

Isabela.L 28/04/2024

Contos
Não sou muito de contos, só por isso o livro não foi 5 estrelas. Mas confesso que a escrita da autora nos leva a emocionar, a entrar nesse mundo real e muitas vezes tristes. Gostei bastante, e espero que se torne um clássico daqui uns anos!

Zilmara Pinheiro 27/04/2024

"Minha mãe sempre costurou a vida com fios de ferro "
Histórias com finais tão tristes,de realidades duras e até precárias.

Contos que se misturam com a realidade de muitos brasileiros, nos fazendo pensar...será que minha vida é tão ruim assim?