Olhos d

Resenhas - Olhos d'água

Prim 17/05/2024

Dor e esperança
Versão chata:

São contos que narram experiências do mundo com muita sensibilidade, mas sem deixar escapar a dor e a crueza das vidas reais ali representadas.

Versão mais real:

C@ral#o, o que foi isso que eu li?
Sinto que a minha redoma de privilégios sofreu avarias irreparáveis. Não dá para ler e não sentir alguma coisa quebrar aqui dentro do peito.

Ter a consciência de que o que eu considero dor não pode ser comparado com a dor em algumas realidades é até simples. Porém, perceber que a esperança é um privilégio, isso é bem diferente.

Para mim, e para a maior parte das pessoas que conheço provavelmente, pensar em uma solução para um problema, ou desejar algo que vá além da mudança da situação atual, ou mesmo esperar algo diferente da vida, são coisas normais. Isso envolve esperança e o "poder fazer escolhas".

Mas, e se essas coisas lhe são tolhidas?

Ninguém entende como se sobrevive, dia após dia, sem esperança, porém, milhares de pessoas são forçadas(!) a isso.

E aqueles que são privilegiados, na maioria das vezes, nem sequer têm noção de que isso acontece. Dizer que alguém tem uma vida difícil é um entendimento, mas ter consciência da dimensão dessa dificuldade... isso dá bem mais trabalho.

Todos os contos desse livro trabalham muito bem essas questões. A realidade não só é dolorosa, como, muitas vezes, não se tem sequer o privilégio de esperar um final... diferente do imposto pela sociedade, quiçá um final feliz.

Valeu muito a leitura.

Maria 17/05/2024

OLHOS D'ÁGUA
Eu estava com bastante expectativa sobre esse livro, muito indicando, dizendo que choraram horrores (como uma boa leitora, corri pra ler), que tinham muitos aprendizados, críticas e vivências.

Tiveram muitos contos que eu gostei, principalmente os primeiros: Olhos d'água, Ana Davenga, Lumbiá e Maria, mas depois desses a leitura ficou difícil, cansativa e arrastada

Demorei bastante para finalizar a leitura, embora o livro seja pequeno. Foi uma leitura boa, mas não extraordinária, como minhas expectativas apontaram.

svtdrivers 17/05/2024

Conceição Evaristo é considerada um expoente da literatura contemporânea brasileira pelos motivos certos: é capaz de trazer em um livro com quinze narrativas distintas, mas que ao mesmo tempo se completam mutuamente, a vida é retratada em sua vertente mais dolorosa e real. Apesar disso, homens e mulheres dentro das páginas, se tornam capazes de mudar o rumo de suas vidas.

Olhos d?água é duro e certeiro em sua crítica, não poupando detalhes ao mostrar a realidade diária da população afro-brasileira. O racismo, a imposição excessiva de trabalho, às críticas ao gênero das personagens e principalmente a violência retratada em todos os seus aspectos, compõem uma obra mais do que necessária no corre que a vida nos ensina desde cedo.

A cada capítulo, somos convidados a conhecer a história de uma pessoa negra, que desde que se entende por gente, conviveu à sombra de uma realidade que na maioria das vezes, vem de antes mesmo de nascerem. As adversidades assombram até mesmo os momentos destinados a serem apenas, mães, irmãs, filhas e filhos, esposas, maridos, ou apenas pessoas comuns.

Os cenários se misturam entre si, desde cidades grandes até o interior dos corações abandonados. O pano de fundo é sempre o mesmo: cada uma das pessoas sofre com os problemas cotidianos que a sociedade insiste em fechar os olhos para resolver. Acontece que tem gente extremamente cansada de lutar o dobro para alcançar o mesmo lugar ao sol que todo o resto.

Apesar de todos os empecilhos que cada uma dessas pessoas vive, o olhar afetuoso de uma autora que entendeu seu papel de resistência por meio da escrita, o ar determinante passa, de certa forma, pelo caminho de todos eles. Grandes fatalidades e batalhas vieram a ocorrer, afinal, a vida não é um conto de fadas com um lindo final feliz todas as vezes. Mas dizer que tudo deu errado no final, é um eufemismo exagerado.

Olhos d?água é sobre saber aprender com cada tropeço que a vida nos faz dar. É sobre aprender o que a palavra resiliência realmente significa, e sobre como cada pessoa, por mais comum que seja, tem o poder de nos ensinar como nos tornarmos melhores.

Caroline.Rodrigues 17/05/2024

Avassalador
Sem palavras, vi tantas faces nesse livro, tantas mulheres exercendo suas vivências dentro dos seus mundos possíveis, vi histórias que facilmente se encaixariam na vida de milhares de brasileiras, ao mesmo tempo que são esquecidas de sua existência.

Eu fico sem palavras pra Conceição, tão delicada em expor tantas injustiças, preconceitos e dores da vida de pessoas pobres, pretas e com foco nas mulheres.

Eu confesso que prefiro livros de história corrida, mas mesmo sendo divido em contos amei este livro

Gabriel1994 16/05/2024

Meus olhos se enchem de água ?
Nunca tinha lido contos como esses, contos que doem, machucam e fazem pensar sobre coisas tão cruéis que parecem absurdos, entretanto , estão presentes na sociedade em que vivemos.
A prosa da Conceição Evaristo se destaca por entrelaçar oralidade e literatura, proporcionando uma leitura abrangente, uma característica dessa obra se dar pelo fato da autora não usar meias palavras, não amolece as histórias, pelo contrário, mostra de forma crua e direta a realidade da população negra e uma crítica forte a exclusão, violência e desigualdade social. Nesse viés, uma coletânea de histórias fortes, potentes, dolorosas e necessárias, simplesmente um livro incrível.

Isabelly.Godoy 16/05/2024

Impactante e delicado
Mais uma leitura para o clube do livro. Estou muito feliz de participar do clube e ter a oportunidade de ler, refletir e discutir obras tão incríveis como Olhos D'água.

Conceição Evaristo tem um jeito com as palavras que é invejável, as histórias e personagens são marcantes ainda que os contos sejam de poucas páginas cada um. As palavras compostas que guardam tanto significado em apenas uma junção de dois vocábulos com um hífen. Quando chegava ao fim de uma história, a surpresa da tragédia era doída, repentina como são as tragédias reais. Impossível não se emocionar.

Ansiosa para ler muito mais dessa autora pela qual me apaixonei já nas primeiras páginas.

cristina117 16/05/2024

Incrível como a escritora escreveu algo tão árdego de uma forma tão sensível e delicada, chega a ser invejável. pretendo ler mais obras da Conceição!

Lua 16/05/2024

Um livro muito emocionante e impactante.
Machucou muito e não consigo parar de pensar nessas histórias e o quanto elas são reais e ninguém comenta!!!
Recomendo demais.

Bianca 16/05/2024

Sensível e impactante
A Conceição Evaristo nos faz olhar para algo que muita vezes é esquecido na sociedade brasileira, que é a dura realidade vivida por pessoas negras, pobres e faveladas.
O livro apresenta 15 contos extremamente sensíveis e impactantes, impossível não se emocinar ou sentir pontadas no estômago.

gabcalore25 15/05/2024

Li para uma prova na escola e não me arrependo
a autora consegue escrever histórias que são tristes e desafiadoras de uma maneira LINDA

Ricc 15/05/2024

Contos que relatam o cotidiano do brasileiro, um retrato da vida urbana, das favelas, das vidas negras. A alusão às origens de um país tão rico em cultura, religião e conhecimento.

Uma escrita poderosa e contundente!

Bluesrings 15/05/2024

Primeiro livro de Conceição Evaristo que li e cada história percebe-se como ele transmite a realidade da sociedade brasileira, seus contos são impactantes e duros que envolvem os leitores de tal forma que parece que vi aquilo acontecer.

Vivi 14/05/2024

é um livro de contos mas eu leria facilmente por completo todas as histórias que conceição escreveu aqui!!!!!!

Mayy Matias 14/05/2024

É um livro que fala sobre a realidade de muita gente, nesse sentido é um ótimo livro. Só não me identifiquei com a escrita. Era um livro curto de contos e foi uma leitura cansativa para mim