Grandes epopeias da antiguidade e do medievo

Grandes epopeias da antiguidade e do medievo Dominique Santos (Org.)




Resenhas - Grandes epopeias da antiguidade e do medievo


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Procyon 14/05/2022

Grandes epopeias da Antiguidade e do Medievo ? comentário
É um livro riquíssimo. Um trabalho coletivo que envolveu diversos pesquisadores de diferentes países, incluindo o Brasil. As reflexões aqui contidas são bem pertinentes ? passando por críticas e possibilidades interpretativas, até em reflexões sobre a temática das fronteiras, das identidades, dos nacionalismos e outros povos que se entrecruzaram com o campo das epopeias.

Os autores propõem uma abordagem acadêmica em um panorama do gênero épico, indo desde o cânone clássico (grego, romano, macedônico, iraniano, judaico) até o medieval (espanhol, francês, irlandês, escandinavo, italiano). Cada autor disseca essas obras com maestria. É um texto repleto de (boas) referências e apresenta um conteúdo aprazível de se ler (é fascinante descobrir obras que você nem sabia que existia).

Excertos a respeito de como foi feita a seleção e a escolha de manuscritos, as edições e os processos de tradução, a crítica e a recepção destes documentos estão abundantemente presentes por aqui. Aborda-se um amplo contexto histórico de cada obra e de como estas influenciaram seus autores (das epopeias e os deste livro). As referências, a grosso modo, vão desde a historiografia até o cinema, passando pela linguística, filologia, e até pela música (tamanha a influência mastodôntica desses épicos. Em síntese, ?Grandes Epopeias da Antiguidade e do Medievo? é uma excelente opção de leitura introdutória aos estudos dos épicos ? seja para cursos de graduação em História, Letras (modernas e clássicas), Cinema, Literatura, Filosofia e áreas afins, ou mesmo para o auxílio ao leitor já experiente e acostumado ao tema.

(Comecei a ler este livro em janeiro, ao que me lembro, quando estava na leitura dos textos homéricos. Terminado Ilíada e Odisseia, deixei a leitura deste livro em segundo plano durante meses. Mais um erro para entrar na conta. Espero que ela não venha em débito.)
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR