Um Homem Superior

Um Homem Superior Machado de Assis

Resenhas - Um homem superior

alsdrdgs 25/09/2023

O personagem principal é um interesseiro, e a melhor parte do conto é que a cada nova etapa da narrativa, eu torci pra ele se dar mal e isso não acontece em momento algum. o escrita do Machado de Assis é sensacional, como sempre!

Davi.Franzina 22/07/2022

ok
é um conto, não tem muito oq falar pq é bem curto. vale a leitura!
Machado sempre frequente nas críticas sociais!

Deéh 29/11/2021

Um homem superior que de superior não tem nada?
O conto de Machado de Assis nos apresenta a história de um rapaz que é sem dúvida nenhuma a perfeita definição de alpinista social.
Em todo o enredo é possível observar Clemente Soares buscar as custas de outras pessoas a sua própria riqueza e ?felicidade? ( felicidade na mente dele é óbvio).
Machado de Assis sempre traz reflexões importantes para a vida em cada verso que escreve e neste conto não é diferente. Indico demais a leitura.
m.r.n 29/11/2021minha estante
Tive essa mesma sensação quando li. Outro conto que retrata bem essa ganância e avidez por uma rápida ascensão social é "O homem que sabia javanês" do Lima Barreto. Recomendo pra caramba. Ah, e que morte triste essa da Carlotinha hein

Deéh 30/11/2021minha estante
Fala não, coitada! Obrigada pela dica.

Katia Rodrigues 21/11/2021

O grande bajulador
O personagem principal deste conto, Clemente Soares, é um autêntico interesseiro, um ser engenhoso e cheio de recursos, ou melhor dizendo, truques, que por meio da bajulação obtém favores e até um casamento por interesse.

Clemente passa da condição de guarda-livros para a de proprietário de terras em menos de 15 páginas. Um expert na arte da adulação.

Machado nos conduz com maestria por esta interessante e infelizmente curta jornada de ascensão social.

Nat 29/08/2021

Recomendo
Esse livro nos dá um choque de realidade, comum, mas necessário. Mostra a humanidade, seu lado desprezível e ao mesmo tempo compreensível.

Marcia 01/02/2021

A vida simples e pura. O interesse materialista acima de tudo, vendo todos que ler estenderam a mão serem punidos e ele... Bom, quem disse que somente as pessoas boas são recompenaadas nessa vida.

Malu 08/05/2020

Amei esse conto. Mais uma vez, machado não decepciona ninguém.
ultragicomedia 08/05/2020minha estante
machado lenda

Aline 22/02/2020

Clássico!
Mais um conto de Machado de Assis que merece ser lido por se tratar de um clássico da nossa literatura!

Mrs. Helena Hawthorn 27/06/2019

Fraco
Eu entendi a intenção final do autor no final do livro, mas não curti. Bem fraco. Machado tem contos bem melhores. Neste conto, somos apresentado a Clemente, um caro que estava ficando pobre, mas que conseguiu um excelente emprego com ajuda de um amigo. Durante a história, Clemente vai vivendo uma vida muito boa e em nenhum momento se lembro de pessoas que o ajudaram em sua vida ou que de alguma forma o fizeram bem. Ele é um homem que só pensa em si, nada diferente da atualidade. Sendo assim, a história do personagem também não é nada muito diferente da vida real. Pois me digam, o que acontece com pessoas hipócritas que simplesmente vivem a vida pensando em si mesmas? Nada ué. É o que acontece nesse conto.

Excelente premissa, mas a construção foi ruim. Personagens mal desenvolvidos. E algumas frases filosóficas para encher linguiça lol.

Tullio.Franca 27/10/2018

Um conto para fugir do tradicional
Como já comentado, não é a obra prima do autor, mas é de agradável e breve leitura como os contos costumam ser. O enredo nos leva a conhecer um homem que ao menos moralmente não é nada superior.

m.r.n 11/10/2021minha estante
Mal sabia o que estaria por vir...

Marta Skoober 13/10/2021minha estante
É ... ninguém sabia... ou alguns sabiam... ??

Raab 21/02/2017

Conto sobre como o ser humano pode ser hipócrita. Não é tão bem escrito como outras obras do autor, mas vale muito a leitura!