Marco Antônio e Cleópatra Allan Massie

Resenhas - Marco Antônio e Cleopatra

Mateus 28/11/2021

Marco Antônio e Cleópatra
Por mais que eu saiba de cor e salteado a história de Marco Antônio e Cleópatra, este romance me trouxe ainda mais um pouco da dramaticidade do caso amoroso dos dois. É uma perspectiva ainda mais triste do que é relatada em qualquer romance, trazendo toda a tragédia e desgraça que aconteceu na época, com a narrativa muito bem descrita pelo autor de todas as traições, mentiras e conspirações contra seu senhor: Marco Antônio.
Aprendi (com um pouco de lágrimas nos olhos, confesso) no decorrer da leitura, algumas coisas que faço questão de anotar e me lembrar para sempre do que aprendi com esse romance:

1- Não podemos nos deixar levar por paixões, ficando cegos por uma pessoa que, perdendo a lucidez e capacidade de pensar por si mesmo, isso pode ser sua ruína;
2- Confie no seu próprio instinto, as pessoas mentem e traem o tempo todo;
3- Sempre tenha pessoas fiéis ao seu lado, independente de sua causa ser perdida ou não; aqueles que não te abandonaram nem em seu momento de maior desgraça, são seus verdadeiros amigos;
4- Como citei acima, pessoas mentem e traem o tempo todo, essas pessoas só estarão ao seu lado nos momentos mais propícios a elas enquanto você tiver algo a oferecer. São como ratos que fogem do navio quando sabem que ele está afundando;
5- Nunca perca sua honra ou coragem nos momentos mais difíceis, pois sempre será você por você.

Pode parecer bobo e sem sentido para quem ler esses pontos, mas eu, como futuro historiador, me imagino no lugar dos personagens e entro de cabeça na narrativa, lendo e vivendo cada momento como se eu estivesse ali, tanto romanticamente, quanto historicamente. Para mim foi impossível ler e não despertar milhões de sentimentos.
Uma leitura prazerosa e inesquecível, sem dúvidas! ??

Adriana 10/08/2020

Visão Política
Uma visão politica pelos olhs de Marco Antonio
E nada daquilo que a gente aprende.....

Silvestarley Oliveira 18/04/2020

Marco Antônio e Cleópatra
No livro Marco Antônio e Cleópatra, temos a visão do general através do seu fiel secretário grego Crítias. Marco Antônio é retratado como um bravo general por César, no entanto ele é mais conhecido pelas bebedeiras, péssimos hábitos e comportamento, assim como por suas péssimas decisões no final de sua vida, fatos amplamente disseminados por seus rivais. Entretanto, Crítias tenta ao máximo trazer a verdade sobre os eventos passados por Marco Antônio, mostrando o que poderia ter ocorrido fora das versões de seus difamadores.

Se você gosta dos assuntos relacionados ao antigo império romano, esta leitura vai te agradar. Será interessante ver uma nova visão em relação ao general, e apesar de ser uma obra romantizada, se você quiser estudar um pouco dos eventos do império romano no tempo de vida deste famoso general, esta pode ser a leitura certa para você começar isso.

Digão Livros 09/03/2013

E César se foi! O impossível aconteceu.

Assassinado por traidores da República (que já não existia mais), que se proclamavam Libertadores, e profanaram o solo sagrado do Senado para conquistar seus objetivos.

Morto traiçoeiramente pelos seus iguais, que se sentiam inferiores perante a sua presença. Morto pelas costas. Morto com a ajuda do seu protegido Marco Bruto, entre outros.

Os relatos aqui serão sobre Marco Antônio. Mas é impossível falar de Marco Antônio sem citar Júlio César. Aliás, é impossível falar de qualquer senhor de Roma sem falar de Júlio César, pois este era tão imenso que, mesmo após a sua morte, sua sombra encobria e obscurecia seus sucessores. Todos queriam ser César. Todos queriam ser amados como foi César. Todos queriam o legado de César.

A morte de César desorganizou totalmente a estrutura da sociedade, de modo que um clima de angústia incertezas, desespero e medo, abraçaram o povo e a elite.

Os assassinos de César não foram aceitos como libertadores, sendo desprezados pela sociedade romana, e obrigados a fugir para sobreviver.

A ausência de um líder fragmentou o poder entre as lideranças, dando início a um perigoso e violento jogo de intrigas, conflitos e mortes.

A guerra civil era iminente. E lá fora, após as fronteiras de Roma, outras guerras precisavam ser travadas.

Nesse contexto, apenas poucos homens poderiam reestabelecer a ordem. Talvez 2 – Marco Antônio, o cônsul e general. Popular entre os civis e os homens de guerra. Avesso á política, mas popular em um mundo onde as vitórias dos soldados mantinham a estrutura de Roma.

O outro era o adolescente Otávio. Sobrinho e filho adotivo de Júlio César. Tido por quase todos como inexperiente e inofensivo, mas provido de uma mente privilegiada, além de amigos astutos.

Ah! Havia também o general Lépido, que comandava um considerável exército, mas desprovia do carisma ou do sangue de Júlio Cesar, como Marco Antônio ou Otávio, não assumindo assim, posição protagonista perante os fatos.

A morte de Júlio Cesar desesperou a todos próximos a ele. Contudo, mesmo em desespero, Marco Antônio foi eficaz e agiu rapidamente.

Utilizou-se de seu status de cônsul para tomar documentos, assumir os exércitos em Roma e controlar os tesouros do governo. Aproveitou seu carisma para ser aceito pelo povo, perseguindo, logicamente, os assassinos de César.

Como soldado, Marco Antônio era perfeito. Seguro, determinado, perfeccionista. Porém, assim como era normal entre os soldados, era dado a bebedeiras e orgias, permitindo ser corroído em outro campo de batalha que pouco conhecia – o da política.
Contra ti, também contava o fato de, ao contrário de Otávio, estar cercado de pessoas que pouco contribuíam para articular a conquista de seus objetivos, e a bem da verdade, muito atrapalhavam, tal como sua irascível e geniosa esposa Fúlvia, ou até mesmo seu inseguro irmão Lúcio.

De início, Marco Antônio ignorou Otávio, que para ele era apenas um garoto. Isso lhe custou caro.

A sucessão doa fatos, e as sucessivas traições de Otávio perdoadas por Marco Antônio mostraram que Otávio era um adversário perigoso, contudo, Marco Antônio recusava-se a aceitar o óbvio; talvez por respeito a César talvez por realmente acreditar que Otávio não lhe faria mal algum. Ledo engano.

Em determinado momento, Otávio havia conquistado Legiões e tinha poder de negociação, e Lépido, apesar de pouco protagonista, possuía consigo um respeitável exército, interessante e necessário em tempos de guerra.

Criou-se o triunvirato. Marco Antônio, Otávio e Lépido.

Mas as fronteiras estavam em perigo, e um verdadeiro general era necessário. Além disso, as ambições de expandir as fronteiras de Roma, e a necessidade de alguém especial para isso, levou marco Antônio a seu erro fatal.

Otávio ficou em Roma, administrando o coração do governo. Lépido cuidou das fronteiras periféricas, e Marco Antônio se dirigiu ao Oriente.

Lá, conheceu a paixão e a loucura.

Envolveu-se e consumiu-se com a misteriosa e enigmática Cleópatra.

Tornou-se inseguro, voraz, e cada dia mais manipulável por sua amada do Oriente.

E a cada dia, Otávio avançava mais e dominava mais. E a cada dia, Marco Antônio era menos para os outros e para si.

E mesmo com os avanços de Otávio, e suas demonstrações de que ele queria dominar tudo a todo custo, Marco Antônio ainda acreditava que se tratava apenas de um menino, e que uma reconciliação sempre era possível.

E sua paixão por Cleópatra era repugnada pelos romanos, tornando menor seu vínculo com eles quando se divorciou de Otávia.

E foi envolvido nessa loucura de amor que Marco Antônio pereceu, induzido por Cleópatra a morrer com ela; suicidando-se como em uma linda história de amor. Seguiu Cleópatra como sempre seguira, afinal de contas.

Teria sido lindo se não fosse uma trama. Pois para Cleópatra, tudo não passava de uma simulação. Uma artimanha que lhe dava esperanças de manter seu reino. Pois a morte de Marco Antônio abriria espaços para sua tentativa de conquistar Otávio, o que o futuro mostrou ser em vão.

E assim morreu Marco Antônio. Apaixonado, louco, impulsivo e voraz.

Nunca conseguira a verdadeira amizade de Otávio, e nem conquistar o que tanto César almeja conquistar. Morreu marco Antônio, essencialmente Marco Antônio.

Afonso74 25/09/2012

Marco Antonio & Cleopatra - Alan Massie
Trajetória de Marco Antônio narradas por seu assistente/ secretário tomando por base uma suposta auto-biografia que ao longo do livro teria sido ditada pelo próprio Triúnviro.

Similarmente ao livro anterior, Julio César, do mesmo autor, essa característica confere à narração um caráter um tanto quanto romanceado e pouco documental.

Se não é exatamente uma biografia, sua leitura é extremamente agradável e fluida. E com destaque para o trecho final do livro que narra sua relação com a rainha do egito de então, a irascível Cleopátra.

cfsardinha 10/07/2011

Como todos da coleção, esse livro também é "autobriográfico",pois, segundo o autor, existia um diário sobre as viagens e batalhas de Marco Antonio que foram redigidas por seu secretário e nestes constavam, inclusive, suas opiniões sobre seu amo. No livro Marco Antonio conta sua história através das batalhas que participou e do romance tórrido que iniciou com Cleópatra, culminando na destruição do egito. Marco Antônio relembra os fatos mais importantes de sua vida , altos e baixos extremados, amarga luta política, guerra, amor e traição.

mara sop 07/12/2009

Achei tendenciosa e manipulador, mas consegui ler inteiro.

Se tivesse a chance, não teria comprado, mas pego em uma biblioteca ou emprestado com alguem. Ao meu ver, foi um investimento mau feito.

girino 14/01/2009

Marco Antônio & Cleopatra
Ok, sou suspeito pra falar. Adoro tudo que fala sobre a Roma classica, imperio Romano e afins. Principalmente essa era aurea da transicao entre a republica e o imperio que o Allan Massie retrata na sua serie de Senhores de Roma.

Depois de ter lido Julio Cesar e Augusto que falam sobre a vida do ditador e do primeiro imperador, contados do ponto de vista de amigos proximos (Decimo Bruto, um dos assassinos e considerado como filho por cesar) ou em tom autobiografico (no caso de Augusto). Achei na rodoviaria de brasilia, por miseros R$ 9,90 mais esse volume da colecao. Comprei na hora, porque ja estava mesmo de olho no resto da colecao (falta tiberio, se nao me engano... Queria ver um volume sobre "claudio", que eh meu idolo entre os imperadores romanos... Mas fico apenas com a descricao do seu reinado por Suetonio, nos Duodecimi Caesari).

Marco Antonio narrando suas aventuras pra sua bichinha de estimacao, ou melhor, seu secretario, o grego Critias, consegue se mostrar o ultimo exemplar da nobreza romana feita de grandes generais. Da mesma maneira que Augusto era o inicio de uma nova Roma de politicos e tempos de paz, Marco Antonio era a velha Roma, de Guerreiros incansaveis e carismaticos, de grandes Generais como Mario, Pompeu e Cesar. Augusto nao tinha carisma, mas tinha poder politico, e sabia barganhar. Era quase um judeu de piada. Marco Antonio conquistava seguidores pela sua simples presenca, e levantava a moral de qualquer exercito com uma simples frase.

Mas ele confiou demais em otavio, porque quem mantinha um grande afeto, e decepcionado, se juntou a Cleopatra. Esta, egoista e mesquinha, o segurou com unhas e dentes ateh seus fracasso. Ninguem imaginaria Marco Antonio, o ultimo dos grandes generais, derrotado por um politico que fugia de guerras e se escondia em seus palacios de Roma.

E o destino de Roma talvez fosse outro. Mas com seus ideiais de nobreza e lealdade, ele nunca abdicaria de suas promessas, e sua ruina foi inevitavel.

Allan Massie consegue transpor todo o conflito de honra porque Marco Antonio passa tentando defender os valores da antiga Roma e honrar o imperio, para valores que o leitor interpreta facilmente. Claroque uma boa dose de ficcao vai em cima de todo o livro, e que o autor abusa da transposicao dos valores modernos para o mundo antigo. Excelente pra quem ama essa fase da historia, melhor ainda pra quem nunca ouviu falar. Ninguem melhor do que Massie pra abrir a alma de um nobre romano, de um criado grego e de uma rainha egipcia.