Quando a fotografia é genial

Quando a fotografia é genial Val Williams

Resenhas - Quando a fotografia é genial

Rafael.Assumpcao 17/07/2021

Uma ótima referência estética para a fotografia.
Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que "Quando a Fotografia é Genial" não trata da genialidade da fotografia, mas de sua execução bem-sucedida.
O título, ao meu ver, foi muito mal traduzido (do inglês "When Photography Really Works", algo como "quando a fotografia realmente dá certo") e cria um conflito de expectativas com o leitor.
A seleção de obras apresentadas no livro deixa isso claro. Mesmo ao citar os maiores expoentes da fotografia mundial, as peças escolhidas tinham a clara intenção de abordar o sucesso de sua execução, e não a grandiosidade da obra em si.

Grande parte das fotos poderiam, à primeira vista, ser classificadas como "fotografia vernacular", não fossem as informações trazidas pela autora, que ajudam a conduzir nossa experiência visual e compreensão de temas nem sempre óbvios.

Apesar de não me agradar tanto pessoalmente, preciso reconhecer a qualidade do trabalho de curadoria da autora, que conseguiu sintetizar o percurso da fotografia desde o início do século XX.

A partir da década de 80, a fotografia parece se tornar algo completamente diferente. As imagens deixam de ser um "meio de transporte" através do qual o mundo é representado, e gradativamente passam a ser um meio de "provocação de sensações", justificadas por elementos psicológicos externos à imagem.

Não sei dizer o quanto a crítica técnica da autora em relação a essa "fotografia contemporânea" é forçada ou justificada, por não conhecer grande parte dos fotógrafos citados, mas acredito que ela mantenha um trabalho consistente baseado no que ela expõe sobre as fotos daqueles fotógrafos cuja obra eu já tive o privilégio de estudar, como Ansel Adams, Cartier-Bresson, Robert Capa, Alfred Stieglitz, Walker Evans, entre outros.

O ponto alto do livro é a sua organização.
São 10 temas mais abrangentes, cada um formado por um conjunto de cerca de 8 ou 9 fotos, onde cada foto representa um elemento ou característica de composição, como "tensão", "amizade", "forma", "detalhe", "mistério", etc.

De forma geral, as fotos selecionadas cumprem muito bem o papel de representar esses elementos e temas, de forma que o livro serve como rica fonte de estudos para composição e crítica fotográfica.

Recomendo a todos os profissionais ou entusiastas da fotografia e das artes.