Inteligências  Múltiplas

Inteligências Múltiplas Howard Gardner

Resenhas - Inteligências Múltiplas

Gustavo.Morsch 20/04/2024

Potenciais
Ótimo livro para mostrar os diferentes tipos de potencial que temos. Gardner abre muitas possibilidades e nos deixa com questões absolutamente urgentes para tratar na educação, trabalho etc.

Jaque 13/02/2024

Direto da fonte
Depois de muito ler sobre as inteligências múltiplas em sites e outros materiais, é muito interessante saber sobre ela lendo diretamente da fonte do próprio Gardner.

Ruth 21/08/2022

Esse livro é essncial para educadores: baseado em pesquisa, traz a revelação de que não há um só tipo de inteligência, a lógico-matemática, tão aplicada ao ensino escolar e acadêmico. Há vários tipos de inteligência e temos uma mais desenvolvida que a outra, não somos iguais. Todas as inteligências podem e devem ser estimuladas e desenvolvidas. Daí decorre o fato de que atletas como o Pelé, por exemplo são gênios no desenvolvimento da inteligência cinestésico-corporal, possuem um raciocínio rápido concatenado com o domínio do corporal, permitindo que se destaquem sobremaneira. Há a inteligência espacial, cujas pessoas que a possuem bem desenvolvida se localizam de forma magnífica em qualquer lugar que possam ir, enquanto outros podem ser ótimos no desenvolvimento e aprendizagem de idiomas/linguagem, mas podem se perder em locais relativamente conhecidos ou em que já estiveram. E assim há muitas outras inteligências já mapeadas e a mapear. "Não podemos classificar alguém como sendo "burro" por ter dificuldade em contas, mas que se destaca em várias outras coisas. É preciso oportunizar o desenvolvimento das mútiplas inteligências e compreender que as pessoas são diferentes e não melhores ou piores que as outras. Nem todos precisam seguir o mesmo curso. A maioria dos gênios não foi bem na escola." Aqui já estou fugindo à resenha do livro e refletindo sobre o que ficou para mim do que autor escreveu.

Lud 03/10/2021

Reflexões super interessantes sobre educação. Gostei bastante, porém é uma leitura lenta, um pouco cansativa. Mas vale a pena o esforço, principalmente para quem trabalha com educação ou se interessa pelo assunto.

lininha_k 15/06/2020

Excelente
Como profissional da educação, achei a leitura extremamente fundamental. Nunca tinha ouvido falar dessas teorias até esse ano e mesmo com quase 30 anos de publicação, as ideias contidas nesse livro ainda precisam ser muito discutidas, especialmente nas licenciaturas e nas casas.
Nossa transformação educacional tem que passar, obrigatoriamente, por esses dois ambientes, além da escola.

Leitura recomendadíssima.

Larissa 15/12/2018

tédio
Que livro chato! Grande para tdo o quer informar.

site: #psicologia

Rose 20/11/2010

Denomina-se inteligências múltiplas a teoria desenvolvida por uma equipe (integrada em 1979), de pesquisadores da Universidade de Harvard, liderada pelo importante estudioso norte-americano Howard Gardner, tal teoria nasceu da necessidade de descentralizar as competências humanas, que eram vistas de forma unidimensional, com padrões únicos e caracterizada pelos famosos testes de QI ou instrumentos similares.
Esta teoria proporcionou grande impacto na educação no início dos anos 90, Gardner procurou redefinir a inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas.
A síntese das inteligências múltiplas fragmenta-se em inteligências, habilidades e competências. Suas diferenças são elas: Inteligência um potencial bio-psicológico, que nasce programado no potencial humano. É a arte de compreender, do pensar e do agir. Habilidade é a maneira que se pode conquistar o executar da competência com maior qualidade. Como por exemplo: objetivo geral e objetivo específico. Conceitos diferentes, porém com sua representação e papel aplicativo nas escolas. Competência é a operacionalização da inteligência, ou seja, a maneira que o cérebro organiza o pensar e o agir.
A inteligência dos seres humanos está subordinada a dois grupos: o hereditário e o de interações sociais. Assim, portanto ligados a atividades de professores, a interação social, como missão de promover estímulos o desenvolvimento intelecto das crianças.

Para Gardner um indivíduo possui inteligências bem diferentes uns dos outros e que sua educação deveria ser moldada diferentemente respondendo essas diferenças. Baseado nesta teses elaborou o projeto Espectro, no qual a sala de aula se transforma em um campo de estimulação às inteligências (idem). Com diferentes tipos de materiais, as crianças são estimuladas a criarem, conhecerem, compreenderem, imaginarem, analisarem, compararem, deduzirem e aprenderem, cada uma em seu ritmo neural.
Lucas.Sperandei 04/09/2015minha estante
Esse ultimo paragrafo que fala da sala de aula me lembrou o "Admirável Mundo Novo"...

Parece bem interessante...