A Conspiração Franciscana John Sack

Resenhas - A Conspiração Franciscana

Dani 09/05/2017

Encantada
Faz algum tempo que li este livro, mas só tenho lembranças do quanto foi bom e esclarecedor.
Tipo de livro que gosto de ler. Deixou-me inquieta, interessada e não parei até terminar.
Pouco sabemos sobre a história dos Santos, pelo menos eu cresci apenas com o conhecimento que minha religião passou na catequese e o que minha mãe sabia, não muito. Livros como esse não diminuem minha fé, apenas me mostram que há lógica em certas histórias e tais lógicas passam a ser milagrosas pelo efeito que causam nas pessoas.
Francis 10/05/2017minha estante
Olá ! Esse livro é muito bom, precisei ficar algumas semanas pra desapegar dos personagens um pouco antes de começar a ler outro livro.

Dani 10/05/2017minha estante
Sim, eu adorei. Fiquei com vontade de ler mais com temas relacionados.

Francis 11/05/2017minha estante
Quando a ficção é boa demais, faz você torcer pra ser verdade.Torci muito pro segredo ser revelado, mas nesse caso, nossa realidade já não seria a mesma...

Marrones 19/05/2017minha estante
esse livro fala coisas do tipo São Cipriano também? Digo, não aquela versão bonitinha da catequese. As coisas nao palatáveis faz parte do enredo também? num sou muito fa de livro "institucional" nao.

Francis 20/05/2017minha estante
Marrones, talvez o principal gancho da história seja realmente esse: até que ponto as proposições científicas, literárias, etc.podem interferir no processo de fé , que é algo profundamente individual ?Recomendo , humildemente, que leia também.

Marrones 22/05/2017minha estante
valew Fracis!

Dani 30/05/2017minha estante
Vdd, Francis.
Marrones, vá fundo que de catequismo não tem nada. Me levou a muitas reflexões sobre o lado prático da existência dos Santos, além de elucidar o que minha fé não explica.

Marrones 10/06/2017minha estante
Valew Dani! Putz... " ...elucidar o que minha fé não explica". Ta recebendo quanto pra fazer a propaganda? :P

Dani 10/06/2017minha estante
Hauhauahauahuahuahau, mas é vdd!

Vinicius ! S. R 05/01/2010

Muito bom o livro !
O livro em sí é muito bom, os personagens são muito bem elaborados e interessante, a linguagem do livro é muito boa também, o livro é muito bem escrito.
A maioria das pessoas que o criticam é porque se iludem com o título (que eu acho realmente ruim) a palavra "conspiração" faz a pessoa achar que o livro é similar a "código DaVinci", "O segredo do anel", "Atlantis" e etc... o livro na verdade segue um rumo totalmente contrária dessas obras (chega até me espantar e duvidar as pessoas que dizem ser 'cópia' de código da vinci) não é um livro de conspiração em sí, é um livro onde o foco é o romance, os personagens e o tema é a conspiração, que ao meu ver nem é uma conspiração ao certo, não leiam esse livro procurando grandes enigmas e conspirações gigantescas e ação, agora... se você procura um bom romance ambientado na era medieval, que diz respeito à vida do clero e principalmente da ordem franciscana e seu modo de vida, com personagens complexos e história coerente e muito bem escrita, sugira tal livro.
Lipe 12/07/2011minha estante
muito boa sua resenha, deu até uma vonstade de ler!

ItaloRangel 23/12/2013minha estante
Excelente resenha! Já comecei a ler, estou no início e já deu pra notar com propriedade isso que você disse! É importante que os leitores não assimilem mesmo às obras de Dan Brown. Sua resenha foi um bom norte pra quem tá na dúvida ainda...hehe

Janaina Luana 18/03/2014minha estante
terminei de ler agora adorei, para amantes de história é um livro maravilhoso!!!

Felipe 07/04/2016minha estante
ótima resenha, retrata muito bem o livro em sí..

alekzthiago 27/08/2018minha estante
Sim, concordo com o comentário. Li este livro à época em que eu estava numa linha "Dan Brown" e fui levado pelo título, e talvez por esperar um livro cheio de intrigas, acabei me decepcionando. Todavia,apresentou-me uma perspectiva diferente da Igreja e da época onde ocorre a narrativa. Não leria novamente, mas achei uma boa experiência ao final.

Fê Fucci 08/02/2020minha estante
Comecei a ler há um tempo

João 04/07/2013

A Conspiração Franciscana traz a tona mais um
dos muitos segredos que a igreja guarda.
O livro nos mostra uma Igreja cruel,corrupta.
Uma igreja governada por pessoas que manipulam
tudo e todos em beneficio proprio!
Alias minha crítica não é da Igreja,mas sim das pessoas que a governam.
Nesse livro acompanhamos Frei Conrad e Amata,uma jovem inteligente
que ajuda o frei em sua busca por uma verdade a respeito de São Francisco..São muitos personagens que vão se entrelaçando
até o climax da história:a Descoberta de um grande segredo,guardado
pela Igreja.
Um livro excelente,uma verdadeira aula de História.
Um grande viagem no tempo onde matar era tão simples quanto respirar.
Apesar de uma diferença de quase 800 anos parece que o mundo não mudou muito nos dias de hoje:
estupros,matanças,ganancia,ambição,corrupção continuam ai,como ja existiam a 8 seculos atras...
Considero esse livro uma grande leitura onde tem que
ter paciencia..O leitor que espera muita ação não persevera na leitura pois aqui tudo vai acontecendo aos poucos.
Um aprendizado tambem da vida de São Francisco,do qual eu sabia muito pouco,mas que com esse livro aprendi a admirar!
Leitura que vale a pena.
Sueli 09/07/2013minha estante
Belíssima resenha! Sincera e carregada de emoção. Mas, não poderia ser diferente, não é mesmo João? É um grande livro, mas que por causa de católicos fervorosos não deve ter tido a divulgação merecida... Uma grande pena! A hipocrisia sempre sabotando o conhecimento, e a fé verdadeira.
Parabéns meu amigo,
Abraços

João 11/07/2013minha estante
Verdade Sueli!
Faltou divulgação de um livro tão bom. E acredito
que os fatos narrados no livro são uma grande verdade!Que bom que gostou da resenha!Um elogio vindo de uma pessoa que escreve resenhas fantasticas como você e´muito bom!
Abraço!

NILTON 15/12/2014minha estante
João,

Muito bons seus comentários acerca do livro. Acabo de lê-lo e confesso que aprendi muito sobre a história medieval da igreja católica. Além do mais, o livro, em meu entender, mostra, e muito bem, a oposição entre verdade e mentira, os dilemas que resultam desse antagonismo e, acima de tudo, como a Ética é deixada de lado quando o poder estabelece e fomenta a mentira, a ponto de, depois desta difundida, tornar-se difícil acabar com ela.
Quanto a São Francisco, o perfil que o livro delineia é isento de partidarismos, mostrando-o em sua bondade mas também em seu caráter retrógrado e, em meu entender, desejoso de sofrer e de encontrar a morte, sendo esta, para ele, símbolo da redenção e do encontro com Deus.

Nilton

Mariane 30/04/2010

Infelizmente me decepcionei com este livro.
Lendo a sinopse, achei que fosse uma ficção estilo Dan Brown, mas me enganei.
As primeiras 200 páginas foram entediantes, pensei até em abandonar, mas como queria saber o "tão misterioso mistério", continuei.
Foi ruim por um lado, perdi tempo e dinheiro, mas foi bom por outro, posso dar a dica para outras pessoas que não leiam, até porque, quando acabei de ler, me perguntei: "Cadê a conspiração?"
Não sei se foi porque eu não entendi bem o livro, ou se foi porque eu dormi sem querer, mas...NÃO GOSTEI.
Rafael Moss 22/08/2010minha estante
Excelente resenha.

Principalmente o questionamento: "Cadê a conspiração?"

Não poderia concordar mais. =D

blond 14/12/2010minha estante
Também não identifiquei a tal "conspiração" do livro... perda de tempo e dinheiro...

Livro fraco e confuso, com dezenas de personagens....

melissa 05/01/2011minha estante
Não tinha conspiração. rs Achei uma bobagem hiper confusa. Pra mim foi um romance de banca disfarçado de livro com cunho de suspense. affe

Paty 18/11/2013

Significado de pé no saco no dicionário online:
sujeito ou situação enfadonha.

Exemplo:
- Lá vem o John Sack com aquele livro chato!
- putz! Esse cara é um pé no saco!
Renata CCS 19/11/2013minha estante
KKKKKKK.... Boa!

Arsenio Meira 20/01/2014minha estante
puta merda, Estou rindo às escâncaras, como diria meu saudoso e amado avô parnasiano. Muito bom.

Re Rufino 18/02/2014minha estante
apoiada!

Cáh 02/10/2014

A Conspiração Franciscana
A Conspiração Franciscana é uma intrigante obra de ficção baseada em fatos reais, um livro que nos prende procurando respostas e tentando descobrir o que está por trás dessa Conspiração, a principio abandonei o livro 3 vezes, mas por fim consegui chegar ao final, ao longo de suas 448 páginas aparecem vários personagens, vários lugares novos e mistérios, não esquecendo também o caráter histórico da obra, que inclui romance, suspense e drama. Os personagens viveram na Itália do século XIII, em uma época bem diferente da atual, onde as pessoas lutavam em busca de mercado e poder.

O começo o livro fala do sequestro dos restos mortais de São Francisco por um grupo secreto durante uma procissão a nova basílica. Mas quem eram as pessoas?

Ao decorrer no livro as coisas vão se esclarecendo, e o personagem principal da história é Frei Conrad de Offida, um franciscano que recebe uma carta de despedida do seu antigo mestre, Frei Leo, um grande companheiro de São Francisco; o conteúdo dessa carta é um grande enigma, que trás acontecimentos misteriosos da vida do Santo, sendo assim o Frei Conrad sai de sua cabana e vai atrás das respostas para o mesmo. Porém, o que ele mal sabia era que para desvendar este segredo ele poderia destruir a Ordem e abalar os alicerces da própria Igreja Católica, coloca assim em risco sua vida, seus votos e até sua própria fé.
A história por outro lado não foca apensas nesse mistério, mas em outros personagens que são transformados, e seus caminhos são traçados ao decorrer do trama, como Amata, um jovem cheia de mistérios, Orfeo di Bernandone, sobrinho de São Francisco de Assis, Jacopone da Todi, um escrivão que se torna penitente após a morte da esposa.
Enfim, este livro realmente nos prende do começo ao fim, em busca das respostas para o mistério, é uma trama e cheia de reviravoltas com um final surpreendente, para alguns pode ser uma leitura difícil, pois ele demora algumas páginas para nos prender mas deem uma chance para ele pois você pode se surpreender!

site: http://cahsilva1203.blogspot.com.br/2014/10/a-conspiracao-franciscana-john-sack.html
Jackelynne.Paiva 29/12/2016minha estante
Não estou nem na metade, mas já tô vendo que os personagens vão acabar TD juntos, como se eles estivessem ligados uns aos outros e ao mistério, mas sem saberem.

Cáh 16/01/2017minha estante
Vc vai descobrir muitos mistérios ainda hahaha. É muito bom o livro

Ka 14/08/2012

Mergulhei nesta leitura cheia de expectativas. Após ter lido Papisa Joana e simplesmente amado, acreditei que A Conspiração Franciscana me surpreenderia tanto quanto o outro livro. E me surpreendeu, negativamente, é claro.
O início da história é bastante parado, a história começa a se desenrolar mais rapidamente a partir do momento que Amata conta a Conrad a história da sua vida, mas antes disso decorrem dezenas de páginas insípidas.
Acredito que o foco do autor foi se perdendo com o tempo, já que em determinados momentos o leitor até esquece qual era o propósito inicial do livro. Mesmo assim, é bom ler as palavras de John Sack. Ele descreve os ambientes e os personagens de um jeito todo particular, além do fato de podermos acompanhar o amadurecimento de todos os personagens, a ampliação dos seus horizontes e a quebra de diversos dogmas.
O desfecho foi decepcionante, garanto desde já. Morno, sem sal. Você acaba a leitura e se pergunta: era isso? Só isso? Cadê o clímax?
Como já comentei, existe um trabalho de pesquisa por trás realmente encantador que enriquece o livro generosamente, e assim como a obra de Donna Woolfolk Cross, a trama é todo envolta por um véu histórico que remete à Idade Média (confesso: sou apaixonada por essa temática), porém este não é um motivo totalmente válido para a leitura.
Vontade é mais do que necessária para ler este livro, mas se você gosta de tramas reflexivas: a dica está dada.

Resenha para o blog http://diasperfeitosparasempre.blogspot.com.br/
14-08-12
Silvia 16/10/2013minha estante
Tbm li Papisa Joana e adoreiiiiiiiiiii, agora que vou ler A Conspiração franciscana, aliás já percebeu que a maioria dos livros onde tem heroína é muito mais bonito e emocionante?

Ka 13/11/2013minha estante
Silvia:
Não tenho palavras para descrever Papisa Joana. É sem dúvida um dos meus livros favoritos. Boa sorte com A conspiração franciscana (apesar de eu não ter gostado tanto assim desse livro...) haha

Jeh 06/07/2012

A Conspiração Franciscana
A Conspiração Franciscana é uma leitura massante até o meio do livro, vai narrando aos poucos as histórias dos personagens em separado e ao longo da história os personagens vão se encontrando e vamos descobrindo a relação entre ele, mas isso tudo é muito lentamente. Quase desisti do livro várias vezes, mas as referências histórias, a mistura de história verídica (pois realmente existiu essa conspiração) com ficção (quase todos os personagens fictícios), a escrita tecnicamente excelente e a minha curiosidade de descobrir o enigma me fizeram persistir... E valeu a pena!
Sim, o livro começa com o roubo dos restos mortais de Francisco de Assis e, anos depois, com o personagem principal, Conrad, um frei franciscano, frecebendo uma carta enigma de um discípulo de Francisco de Assis. A vida de Conrad é algo completamente desinteressante ao meu ver, é a vida e os pensamentos de um frei isolado do mundo e que acha que tudo é pecado, no começo, o que dá mais emoção ao livro é a vida, os pensamentos e a personalidade de Amata, que entrega a carta ao frei (disfarçada de menino). Amata é uma jovem que teve uma vida muito difícil que vai descobrir muitas coisas sobre seu passado e viver um grande amor. Amata e seu par são personagens que vão trazer mais ação pro enredo.
Mas ao longo da história, Conrad também vai mudando e descobrimos coisas do seu passado (antes de virar frei) que o torna mais empático e menos chato.
O livro é muito bem amarrado e escrito, e os personagens vão tomando cada vez mais espaço no coração da gente. Eu amei ele! Só não é recomendado pros católicos fanáticos de plantão porque conta um podre da Igreja Católica daquela época. E é muito prazeroso ir descobrindo pouco a pouco junto com Conrad o enigma sobre a conspiração franciscana.
Cabe dizer aqui também que John Sack é um excelente escritor!
Claudia 22/07/2012minha estante
Concordo com os comentários, achei em determinado momento que fosse desistir pois a linguagem pareceu um pouco fraca, mas Amata e seu parceiro dão um pouco de molho a narrativa.

Almir 13/06/2016

Excelente
Não estendo muito a reclamação de muitos dos leitores aqui nas resenhas. Muitos da geração Dan Brown esperavam o quê? Ação, perseguição, batidas de carro, em pleno século XIII??

Alguns criticaram o título, pois não haveria "conspiração".... Bom, acho que vocês precisam descobrir urgente o que é uma conspiração, pois ela estava lá...

No mais, personagens marcantes, ótima história, um pouco de cultura incluída, e temos uma história que deixa saudade.
Francis 21/02/2017minha estante
E o autor aborda bem a questão do peso das escolhas que fazemos, seja de forma espontânea ou por profundas necessidades.

Fefa 15/05/2012

A Conspiração Franciscana – John Sack
Esse é mais um daqueles livros que eu comprei sem nunca ter ouvido falar do autor, entrei na livraria, falei pra atendente que curtia romances históricos, Idade Média e essas coisas... Então ela trouxe alguns títulos pra eu olhar. Como estava numa época meio super interessada em sociedades secretas, confrarias e mistérios, e como tenho uma queda por monges e monastérios, gostei da capa e comprei.

A história se baseia num fato cuja veracidade eu ainda não pesquisei, ou seja, que a Igreja Católica, ou mais especificamente a Ordem Franciscana, teria escondido os restos mortais de São Francisco de Assis e o lugar onde ele havia sido enterrado, o que só veio a ser descoberto quase 600 anos depois.

O romance começa pouco tempo após a morte de São Francisco, quando frei Leo, que havia sido companheiro do santo, escreve uma carta para Conrad, um monge que foi seu discípulo e amigo e que agora vive isolado cumprindo seus votos de pobreza. Mas, escondido nos ornamentos do manuscrito, Conrad encontra uma mensagem codificada sobre São Francisco e os estigmas que afligiram seu corpo...

Em busca de respostas, Conrad deixa seu isolamento e atravessa a Itália para encontrar explicações, e nessa busca ele acaba descobrindo que a Igreja esconde um segredo capaz de abalar a Ordem Franciscana e os alicerces da fé católica além de suas próprias crenças.

Bem, o livro não é lá grande coisa, achei meio óbvio demais, tipo, não demora muito pra perceber qual é o segredo sobre que a Ordem quer esconder, mas, sinceramente, não acredito que alguém como São Francisco teria mantido algo que iludiria as pessoas. Mas, assim, se você está sem nada melhor para fazer, dá para encarar.

Para dar um gostinho, ai vai o comecinho do livro....

“Assis, 25 de março de 1.230. O cavaleiro Simone Della Rocca Paida esquadrinhava a viela onde os frades iriam aparecer. Andem; venham logo, seus ratos de igreja detestáveis. Vamos acabar com essa história infeliz. Empertigou-se sobre a sela e sacou a espada da bainha. Sua língua estava seca como um chumaço de lã.”

Uma coisa que você acaba percebendo quando começa a ler romances históricos é a questão da adaptação (não sei se essa seria a melhor palavra), por exemplo, quando eu leio Bernard Cornwell tudo remete a Idade Média, ou à época em que a história está se passando, cada detalhe, cada palavra, todo o clima da história... ele não coloca na fala dos personagens uma expressão que não existia na época, até as “gírias” são adequadas, o comportamento dos personagens, o modo de pensar, os preconceitos... já, nessa obra, parece que algo não bate, que os personagens parecem mais homens e mulheres do século XXI... sei lá... pode até ser um problema de tradução, mas é isso que eu sinto, e daí já perde bastante da graça... principalmente se o que fez você se interessar pelo livro foi a questão histórica.

E só para não perder a oportunidade ai vai uma das mais belas orações que eu já vi na vida, a Oração de São Francisco de Assis:

“Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna...”

Beijos
Fefa Rodrigues
Silvia 16/10/2013minha estante
Linda oração :)

Lais Ribeiro 14/02/2012

5 motivos para ler A Conspiração Franciscana
É eu sei, como é que eu vou fazer uma resenha sobre os 5 motivos para ler A Conspiração Franciscana se eu dei uma estrela pra esse livro? Concordo que não foi nada fácil chegar nesses 5 motivos, mas tentei lembrar do que me fez persistir na leitura.

1º A Sinopse: Quem é que não lê a sinopse antes de começar a ler um livro (Só quem tem medo de spoiler...) Enfim, a sinopse é totalmente instigante fazendo com que você queira descobrir qual é o terrível e ameaçador segredo que a Igreja desejava ocultar. Eu não achei o segredo tudo isso, “terrível e ameaçador”, porque já conhecia um pouco da história de Francisco e o livro logo no começo meio que me contou o tal segredo, mas tive que ler até o fim pra ter certeza, já que esse livro tem umas reviravoltas quando menos se espera. Eita vontade de entrar no livro e sussurrar a respostas das tais legendas para o Conrad.

2° Conrad: Em vários momentos esse eremita me irritou pra caramba, mas em outros me fez pensar muito. Até ri com ele, principalmente quando ele explica o porque de não tomar banho...

3º Esse livro te faz pensar: Eis um dos principais motivos que me fizeram resistir na leitura. São diversos os assuntos abordados nesse livro: Fé, sexualidade, amizade, perdão, humildade, loucura, vingança... Enfim, dá pra refletir bastante já que a visão abordada no livro é bem diferente da atualidade.

4º A vingança: Fiquei ansiosa aguardando os próximos passos de Amata, de quem não consegui gostar, rumo a vingança, mas ela meio que me decepcionou com algumas decisões principalmente com a idéia que tem a principio sobre Orfeu, mas com certeza a confissão do moribundo foi dez.

5º Fabiano: Quem aí que já leu e que não achou demais certa descoberta sobre o irmão da Amata?

Enfim, leiam e encontrem seus motivos. Quem sabe você não acha mais de 5?
Nanda de Sá 29/03/2012minha estante
Pra falar a verdade,eu n]ao consigo achar um nº de motivos para ler A Conspiração Franciscana por ser pra mim um Best Seller...Ótimo livro,intrigante e vc participa ativamente do seu enredo o tempo todo.Poderiam fazer um filho!

yuri thome 06/02/2009

Terminei o romance com uma sensação que já havia lido algo semelhante. Depois "caiu a ficha" que o estilo do suspense, apesar de ambientado na Idade Média, é um plágio do Codigo Da Vinci.

Jubs 02/11/2009minha estante
O livro em si não tem absolutamente nada se semelhante com o Código Da Vinci e isso é óbvio.

O Código Da Vinci é o típico livro de ação, já a Conspiração Franciscana é um livro mais suave, com histórias paralelas que não te prendem o tempo todo na mesma coisa.

Vinicius ! S. R 02/12/2009minha estante
Nossa... o livro realmente não tem NADA a ver com código da vinci, código da vinci é um livro sobre conspirações em sí, com um enredo fraco e literatura comercial... apesar do nome "a conspiração franciscana" é um livro mais voltado para uma literatura rebuscada, personagens mais complexo e enredo mais forte... não é uma obra tão comercial como o código da vinci... a conspiração em sí é um segundo plano do livro.

Riamma 06/03/2009

Muito bom!
Não vejo nesse livro qualquer semelhança com o Código da Vinci, exceto pela busca de uma relíquia sagrada.
É uma obra intrigante e repleta de reviravoltas inesperadas!
Recomendo!

Vitor922 05/01/2024

O livro de tudo um pouco.
Nesta obra, você encontra romance, aventura e mistério. O autor escreve muito bem e demonstra gostar de detalhes, o que acaba deixando lenta a história em boa parte do livro, porém vale a pena para aqueles que sabem persistir. É no final que se entrelaçam as histórias, dando ênfase à parte romântica, roubando toda a cena.

Zéh 13/06/2009

Quando comprei me preocupei em este ser mais um livro de aspirantes a Código da Vinci, como Atlantis e Labirinto por exemplo. No começo achei que meus pensamentos estavam se confirmando, mas a história foi se desenvolvendo e realmente achei muito interessante. Valeu muito a pena a leitura e o autor mostrou seu próprio estilo sem querer copiar outras fórmulas de sucesso, esta ação que eu considero um erro grave