Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

luizaslike 05/01/2021

Eu amo literatura brasileira e sou suspeita pra falar de Jorge Amado (um dos meus autores prediletos). Nunca julgue um livro de Amado pelas adaptações da Globo, o livro sempre é infinitamente melhor. A trama é cheia de personagens icônicos, é a história do povo, do nordeste. Muito mais do que uma narrativa sobre uma só personagem (a apaixonante e forte Gabriela), é a narrativa de um povo. Aqui temos núcleos onde há mensagens sobre economia, política (Ilhéus x Itabuna), progresso e libertação (de ideais de amores, ideais de comportamentos). Confesso que tirei do livro a mensagem de que o livro dá passos curtos em direção a busca de igualdade que seria acentuada no século XXI. Recomendo e muito, pela beleza da diversidade, beleza da escrita de amado e beleza da mensagem que ultrapassa as versões de tv. Apesar da beleza também tem diversos assuntos sensíveis.

Procyon 16/04/2023

Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado ? comentário
Gabriela, cravo e canela representa uma guinada artista na carreira de Jorge Amado, que até então abordava as temáticas sociais de maneira mais austera ? para alguns, panfletário ?, mas que, a partir dele, passa para a crônica de costumes, assumindo uma dimensão mais coletiva. Aqui estão as tipologias sociais populares, retratadas num quadro crítico da zona cacaueira. Amado aborda amplas questões, em especial o conflito que se dá entre os velhos costumes com a crescente e gradativa modernização da cidade. Em meio à dinâmica do coronelismo e do preconceito racial (envolvendo a denominação de ?turco? ao árabe Nacib, por exemplo), o tema do adultério surge como símbolo da prosperidade proporcionada pela exportação de cacau e até mesmo das hipocrisias e contradições de uma sociedade versada por valores quase que estritamente masculinos. As personagens femininas dão mais ?sabor? ao livro, que evocam essa sinestesia do estilo de Jorge Amado, além de pequenos momentos/personagens que rompem gradativamente com essa dinâmica de conservadorismo. A questão da libertação é evocado por Gabriela, uma figura quase infantil de tão espontânea (talvez a única personagem não unidimensional ou facilmente rotulada), desprendida dos valores burgueses de etiqueta, de recato e de um certo ideal de ?civilidade?. Em última instância, é um romance bastante pitoresco que pinta, através da figura da mulher, um retrato do povo brasileiro.

Gabriela Gonçalves 23/02/2023

Finalmente terminei de ler esse daqui! Foi meu primeiro contato com Jorge Amado (já tinha lido Capitães da Areia até a metade quando estava no colégio, mas nunca terminei). No começo eu achei a narrativa um pouco confusa e estava tendo dificuldade de me conectar com a história e os personagens. Gabriela mesmo só aparece lá pelos 20% da leitura, o que achei estranho visto que o livro tem como título o seu nome. Daí eu fui ver que na verdade o livro tem um subtítulo: ?Gabriela, cravo e canela: Crônica de uma cidade do interior?. E esse subtítulo faz mais sentido para mim em relação à leitura. Enfim, depois que me acostumei mais com a narrativa e a maneira que o Jorge escreve, tudo ficou maravilhoso. Eu gostei muito de como a história e os personagens se desenvolvem. Gostei de algumas atitudes de Gabriela que a colocam bem ?à frente do seu tempo?. Outro ponto alto dessa leitura é como o Jorge conseguiu fazer um retrato tão bom da época cacaueira em Ilhéus e ainda criar personagens que dialogam com os acontecimentos históricos. Também gostei do final de Nacib e Gabriela? Há flores que não foram feitas pra serem colocadas em vasos. Estou muito feliz de ter lido esse livro! É muito gostosinho de ler e dar de conta da vida dos personagens. Esse livro é praticamente uma grande fofoca, e eu amei!

Thais.Carvalho 27/05/2021

Um clássico da literatura nacional! Eu adoro os livros do Jorge Amado. Falam muito sobre a cultura brasileira.

Lucas.Augustinho 17/07/2021

Este é o primeiro livro de Jorge Amado que eu leio e fiquei apaixonado. Já conhecia a minissérie e o filme, mas nunca tinha lido o livro. O livro é muito bom, uma leitura deliciosa. Vale muito a pena.

Grace @arteaoseuredor 20/07/2021

?Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado.
?Esse livro tem vários temas. A história se passa em Ilhéus, em 1925. A cidade está em pleno crescimento e com uma disputa política que é um dos principais pontos do livro, entre Mundinho Falcão que representa o progresso e o Coronel Ramiro Bastos que mantém o poder sobre a cidade há anos, nada interessado que as coisas mudem. É interessante acompanhar o desenvolvimento das pessoas em Ilhéus, antes o marido traído teria direito de matar a esposa adúltera e seu amante, agora está tendo mudanças. Malvina a filha de um coronel quer fugir ao destino de casar com o noivo indicado por seus pais, ela quer trabalhar, ter vida própria. As raparigas sustentadas pelos coronéis, estão ganhando mais espaço na sociedade. Gostei muito de Gabriela, mas ela é coadjuvante na história, aparece somente após a página 70, ela é contratada por Nacib, dono de um bar, como cozinheira e eles acabam tento um romance. Gabriela é um espírito livre, quer liberdade para amar quem quiser, fazer o que quiser, ela é muito boa, chega a ser ingênua.
O maior defeito do livro, ao meu ver, é que gostaria de acompanhar mais Gabriela, ver as coisas por seus olhos, pelo que ela representa.
?Gabriela teve algumas adaptações, e entendo o motivo, é recheada de personagens, e já parece novela:
?Novela de 1975, com Sônia Braga vivendo Gabriela.
?Filme de 1983, Direção de Bruno Barreto, com Sônia Braga de novo no papel e Marcello Mastroianni como Nacib.
?Novela de 2012, com Gabriela sendo vivida por Juliana Paes.

Rebecca.Valenca 20/07/2021

A Alegria de Gabriela
A Menina Gabriela ensina com sua pureza, a sensualidade e o Apego ao desejo de posse do outro. O dever ser, que para ela, não fazia sentido algum, quando o preço a ser pago, era a alegria das pequenas coisas do seu dia a dia. Leitura para te fazer fogosa. E mais que isso, para te fazer simplesmente viva. Sobre a narrativa do dia a dia de Ilhéus, demonstro minha admiração ao Autor. Mas, essa minha releitura, foi para ver Gabriela...

Beatriz 13/08/2021

Gabriela cravo e canela
Esse livro é incrível! Jorge Amado consegue te levar para ilhéus e te faz sentar no bar Vesúvio e comentar sobre os casos da cidade! Gostei muito da narrativa, de Gabriela ser livre e ser ela! Esse livro é muito bom e vale muito a pena ler!!

Ana 24/08/2021

cativante
narrativa e personagens cativantes, que nos transportam direto para ilhéus e seus conflitos políticos e pessoais. contando a história da querida gabriela e seu nacib, ao mesmo tempo que nos atualiza sobre as convergências políticas entre conservadorismo e progresso.

Alice 19/10/2021

Um tempo curto de meses e longo de acontecimentos
"Um tempo curto de meses e longo de acontecimentos" é a frase que o proprio autor utiliza no encerramento da obra, e em minha opinião que melhor descreve o livro.

Apesar de dar nome a obra, a história de Gabriela não é a unica narrativa abordada. É com o seu talento extasiante que Jorge nos leva para a Ilhéus do cacau, no ano de 1925, e nos imerge na vida local. As fofocas, os causos, a vida política e os amores da cidade nos entretém de maneira inigualável. Em cada capítulo nos encontramos com um novo personagem, um novo detalhe ou um novo figurante, assim, ao final do livro me senti completamente inserida na realidade descrita por Jorge Amado, quase de maneira tátil, foi como viver uma vida diferente da minha.

O livro é longo, mas de capítulos curtos e de fácil leitura, principalmente, se já houver contato com alguma outra obra do autor. É bem escrita, e os personagens são desenvolvidos de uma maneira incrível, acabei criando um amor e apego por casa um deles. A leitura é mais demorada devido ao tamanho do livro, mas vale super a pena!

brunapcorreia 06/11/2021

Para mim, é complicado falar com sinceridade o que eu achei desse livro... Jorge Amado me conquistou com "Capitães de Areia" e a "Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água" e, então, cativou a minha fidelidade, o que faz parecer uma traição eu falar sobre a minha decepção com essa obra.
Mas eu sei que a questão foi a expectativa que eu depositei e a sede que eu fui para saber sobre Gabriela.
Eu queria me apaixonar por Gabriela como todos da trama se apaixonavam, me encantar com a personagem... mas o foco do autor era a política e a economia de Ilhéus, além das desventuras dos homens da história, o que fez eu achar o papel de Gabriela muito secundário e decepcionante. Eu devorava tudo até chegar a uma parte que focava em Gabriela, mas eram sempre migalhas.
Foi tipo o que aconteceu quando eu li "Dom Casmurro", eu queria muito de Capitu e tive quase tudo de Bentinho...
Não é um livro que eu vou indicar.

Ana Passarelli 27/12/2021

Quantas cores e perfumes!
Ler Jorge Amado nesse caso é estar envolto em paisagens, sons, perfumes e sabores!
Perceber-se sorrindo em determinadas passagens e desolada ao perceber o quanto diz do que ainda é tão atual.
E no final, como não querer provar a comida da faceira Gabriela?
Leitura que recomendo.

Ju 31/12/2021

O amor não se prova, nem se mede
No fundo eu já esperava me aconchegar nessa leitura, tinha lido apenas Capitães de Areia de Jorge Amado, mas sempre me seguiam lembranças boas. Foi uma ótima escolha ler Gabriela, estou completamente encantada.

O que posso dizer é apenas " Explicar é limitar. É impossível limitar Gabriela" Isso é tudo o que restou, sobre essa personagem de tantas nuances, e da história de seu romance com Nacib.

No entanto, essas páginas não trazem apenas o encanto de Gabriela. Esse livro é sobre muito mais, é sobre a vida de uma cidade, relacionamentos, política e principalmente um protesto sobre muitas questões da época.

Mas não senti o peso de todas as palavras, simplesmente o li, entendi e me maravilhoso. Conheci personagens distintos, uma cidade encantadora e historias que guardarei com carinho.

Ansiosa para o próximo livro de Jorge Amado ?