O Limiar

O Limiar David Baldacci

Resenhas - O Limiar

Yue 07/10/2016

O Limiar te prende do início ao fim
Artemísia é um vilarejo isolado, cercado por um pântano que abriga os mais obscuros seres e o preço a se pagar por entrar nesse lugar pode ser alto demais. Ninguém nunca saiu de Artemísia, isto é, até o amigo e mentor de Vega Jane, Quentin Herms, fazer exatamente isso. Mas ele deixa uma trilha de pistas para Vega, que a fazem ver que o lugar em que vive pode ter sido construído com mentiras.

Como eu disse lá em cima, até agora esse é o melhor livro que eu li esse ano, mas minha relação com ele não começou tão boa assim. Eu ganhei ele de aniversário das minhas amigas no ano passado e por mais que a surpresa foi boa, eu estava com um preconceito com ele. Primeiro por que eu não tinha visto ninguém falando dele na internet – nenhum blog, nenhum booktuber, ninguém! -, e também o livro é narrado em primeira pessoa, o que eu geralmente não gosto. Nem preciso dizer como fui sem noção.

O livro envolve mistério e fantasia. Nele ninguém pode sair de Artemísia, e por mais que ter um pântano mortal que cerca o vilarejo é um bom argumento para não querer sair dele, o Conselho também faz todo o possível para impedir qualquer um de colocar os pés para fora. E é ai que o livro começa. Quentin Hermes é perseguido pelos cães de caça até o limiar da cidade e entra no tão temido pântano, mas antes disso ele deixa para Vega Jane um mapa dele e um anel que pertencia ao avô da garota. Com essas pistas, ela começa a ir atrás de verdades.

David Baldacci é um daqueles autores que eu leria até a lista de compras. A escrita é maravilhosa, flui bem e por mais que o livro apresente situações que seriam bem difíceis de acreditar, consegue convencer. Convencer e fascinar. O universo fantástico que o autor criou apresenta criaturas novas e conta com sua própria linguagem, utilizando expressões desconhecidas. Mas calma que no livro tem um glossário com tudo que precisamos saber.

Os personagens são construídos de maneira realística, movidos por seus próprios interesses, sejam eles obscuros ou os mais puros. E a evolução de alguns deles no decorrer do livro é impressionante. Começando por Dalph, melhor amigo de Vega, gago e medroso – características causadas por um trauma do passado – até o irmão mais novo da menina que sofre uma transformação surpreendente.

Vega Jane é a personagem principal e é pela cabeça dela que vemos o transcorrer da história e por conta disso vamos descobrindo os mistérios que envolvem o vilarejo com ela. O que dizer sobre ela? Maravilhosa, o tipo de protagonista que age e deixa sua marca.

A edição está impecável, contando com um mapa de Artemísia e sem problemas de revisão. A capa é linda e resume muito bem o livro, trazendo os personagens que mudam a historia do vilarejo – até o cachorro -, e até mesmo as cores azul e vermelho são importantes no livro. Obviamente dei cinco estrelas e favoritei. O final me deixou angustiada, louca pela continuação, infelizmente ainda não se tem previsão de lançamento do segundo livro, The Kepper – sim, eu perguntei para a editora.

site: https://osdeliriosdeumalivrolatra.blogspot.com.br/2016/03/resenha-o-limiar.html

sakura kanji 31/08/2016

O melhor em misterio
Esse livro amplia sua mente em coisas como, deterive, misterio etc. E também entretem muito os jovens, se estar á fim de ler algo esplêndido leia esse livro.

Ana Tomazini 11/05/2016

SURPREENDENTE
O Limiar é um livro pra se começar a ler com dedicação e atenção. O começo é meio confuso pois é apresentado o linguajar utilizado no decorrer do livro, que se trata de uma distopia. Ele apresenta uma personagem principal destemida, corajosa, valente, chamada Vega Jane. Vega tem muitas perguntas sem respostas, ela perdeu tudo que tinha, sua família, o único que lhe sobrou foi um irmão, que também a abandona. Vega trabalha como operaria e sua vida começa a mudar quando vê seu mentor, Quentin Herms, sumir do Pântano, o lugar onde os Wugs nunca entravam, pois era cheio de bestas selvagens. Por causa de sua relação com Quentin ela é a primeira a ser procurada pelo Conselho para informações sobre o paradeiro do mesmo, que deixou para ela um pergaminho contendo informações importantes. Depois disso tudo se torna uma aventura. Vega passa a ansiar pela verdade, saber de onde veio quem fundou Artemísia, saber para onde seu avô, Virgílio foi ao sofrer um "evento", entre outras questões. Nessa busca pela verdade ela se depara com confusões e faz muitos inimigos mas também encontra um aliado Delphie e um canino chamado Harry II. Para mim a leitura começou um pouco chata, pois tinha muitas explicações e eu não andava com paciência, mas depois fiquei presa na história e me surpreendi com a garra e a força de Vega Jane. Valeu muito a pena. Que venha o Dois, que venha o Pântano!

Estante da Rai 18/04/2016

Distopia fantástica
O Limiar nos conta a história da forte e determinada Veja Jane, uma adolescente que vive no vilarejo de Artemísia, de onde jamais saiu, bem, na verdade, ninguém nunca saiu de lá, pois, além disso não ser permitido a ninguém pelo Conselho que governa o local, o território é cercado por uma perigosa floresta e um pântano cheios de criaturas mortais.

Vega Jane trabalha como finalizadora, uma espécie de artesã, nas Chaminés, única fábrica do vilarejo, e vive para criar seu irmão mais novo, John, esperando que seus pais se recuperem de uma doença inexplicada e saiam do Centro de Cuidados, para que ela e John possam sair da pensão onde moram e voltem a viver na casa família, uma vida com poucas perspectivas.

Resenha completa em:

site: http://ilustrese.blogspot.com.br/2016/03/o-limiar.html

Minha Velha Estante 31/12/2015

“As pessoas interessadas em buscar erudição nestas páginas serão processadas; as motivadas a encontrar um sentido serão exiladas; as que esperam desvendar uma alegria serão tomadas por uma inspiração imediata. ”
Recado do autor

E lá vem a Gut (para os íntimos! Rsrsrs) me dando presentes!!!! O limiar é um lançamento e tanto!!!

Vega Jane é uma menina de 14 ciclos, que mora em Artemísia e trabalha nas Chaminés desde os 12 como Finalizadora. Cuida de John, se irmão menor, porque os pais estão no Centro de Cuidados entre a vida e a morte. Seu refúgio é sua casa na árvore, para onde foge todas as vezes que precisa ficar sozinha e pensar, ou a companhia do único amigo, Delph. Garoto forte, que apresenta uma gagueira provocada por ter assistido o Evento do avô de Vega. O único mundo que os moradores de Artemísia conhecem é a própria Artemísia, eles vivem cercado pela floresta que é uma barreira natural para separá-los do pântano, lugar para onde nenhum morador quer ir e todos os que foram não retornaram.

Ciclo? Evento? Canino? Finalizadora? Centro de Cuidados? Wugmorts? Pois é, Baldacci não só criou um mundo em Artemísia, mas com ele toda uma cultura e realidade fantástica e distópica. Claro que os elementos fantásticos se sobressaltam, mas é notório que existem muitos interesses obscuros no fato de manter todos os moradores de Artemísia confinados em seus limites.

Toda a aventura começa quando Vega presencia uma perseguição a um Wug que ele tem como seu protetor e mentor. Quentin Herms está sendo perseguido pelo Conselho e adentra o Pântano. A partir daí coisas estranhas começam a acontecer, artefatos mágicos surgirão em auxílio a Vega e um mundo de segredos começará a se revelar para a nossa heroína, mas não sem trazer uma quantidade de perguntas na mesma proporção.

A história é narrada pela própria Vega, o que faz com que o leitor vá desvendando os mistérios de Artemísia junto com ela. Com personagens muito bem construídos e com características bem marcantes, que vão da inocência extrema a uma crueldade desumana, o mundo de Vega se mostra bem real. O toque de fantasia fica também por conta da infinidade de seres selvagens que habitam o pântano e podem matar um homem num piscar de olhos. Mas nem tudo é o que parece ser, e até as personalidades se alternarão entre o bem e o mal quando interesses pessoais estiverem em jogo.

Quero destacar dois personagens incríveis: Delph, garoto inocente que é capaz de uma lealdade canina em relação a Vega; e Harry II, um canino fantástico como todos os caninos deem ser.

“ Quando voltou a ficar de pé, ele empurrou minha mão com o focinho para o topo de sua cabeça, Harry também costumava fazer aquilo. Talvez todos os caninos o fizessem. Harry foi o único que tive. Eu o encontrei mais ou menos da mesma maneira – enquanto caminhava na floresta, ele apareceu entre as árvores, perseguindo um coelho. Ele não o pegou, mas capturou meu coração de uma maneira que pouquíssimas coisas em Artemísia seriam capazes de fazer. “

Ah, e Vega??? Como não se apaixonar pela aventura dessa menina que vai amadurecendo ao longo da história, se tornando uma guerreira admirável????

Primeiro livro da série O Limiar, escrito pelo David Baldacci. Nunca tinha lido nada dele, mas sei que gosta de lançar séries que parecem infinitas... Meu Deus, o que será de mim esperando para saber o destino de Veja Jane???

Distopia, fantasia, aventura, temas polêmicos, violência, mistérios, romance. Um livro completo que merece a sua atenção. Recomendadíssimo.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2015/10/leitura-da-drica-o-limiar-david.html

Hester1 25/12/2015

Fantásia, juvenil. Confesso que esperava mais do livro. Fiquei um tanto decepcionada. Em alguns pontos fiquei um tanto entediada. A personagem central é uma garota bastante inteligente que luta em um lugarejo bem hostil. Para mim o autor quiz passar uma mensagem subliminar.

Hsc_Aju 14/09/2015

Avassalador
Mais uma Distopia?? Distopia Young Adult?? Escrito por uma autor de Thriller Adulto?? Como assim?? O livro prende você do início ao fim?? Qual a causa de tantas Perguntas?? Fantasia com animais completamente diferentes, suspense de tirar o folego (bem ao estilo de David!) e com final que dá vontade de sequestrar o autor e obrigá-lo a escrever o resto da trilogia, é assim que conhecemos O Limiar de David Baldacci.

Restante da Resenha no link abaixo.

site: http://blogpapeletas.blogspot.com.br/2015/09/o-limiar-david-baldacci-gutenberg-2015.html

Lis 25/05/2015

perfeito!
Li o livro em 2 dias....e isso porque eu Tinha que ir dormir! Uma aventura fantástica! o David mostrou que ele pode escrever o que ele quiser!

@APassional 27/03/2015

* Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Vega Jane é uma habilidosa artesã, e passou a vida toda em Artemísia, assim como todos os wugs (cidadãos) que ela conhece. A cidade é cercada por um Pântano cheio de monstros perigosos que matariam qualquer um que tentasse atravessá-lo. Por esse motivo, Vega nunca imaginou que pudesse existir algum lugar além de seu lar.

Vega começa a questionar-se se Artemísia e o Pântano realmente são os únicos lugares que teria para ir quando, certa noite, vê seu colega de trabalho Quentin Herms ser perseguido por membros do Conselho e entrar no Pântano. Quentin saberia sobre outros lugares além do Pântano? O que o levou a arriscar sua vida saindo de Artemísia?

Após a fuga de Quentin, o Conselho (corpo governante de Artemísia), afirma que ele sofreu um Evento (acontecimento misterioso), coisa que Vega sabe ser mentira, mas logo o Conselho volta atrás para dizer que, na verdade, Quentin se uniu aos Forasteiros (criaturas que controlam as mentes dos wugs e conseguem se passar por wugs) e ordena que os wugs comecem a construir uma muralha para proteção. Então Vega passa a investigar o que realmente aconteceu, com a ajuda de algumas pistas que Quentin deixou e outras coisas que ela arranjou por conta própria. Depois disso, a vida de Vega muda completamente com as descobertas que faz sobre o seu lar e até mesmo sobre si própria.

“O Limiar” é o primeiro volume da série de mesmo nome escrita pelo autor David Baldacci, essa série já começou me surpreendendo muito, não esperava encontrar tanta fantasia quanto encontrei, muito menos uma personagem tão determinada e forte, mas que ao mesmo tempo enfrenta medos e inseguranças, uma personagem acima de tudo humana, e arrisco dizer, uma das melhores que já vi. Vega é super merecedora dos comentários que estão na parte de trás do livro!

Meus personagens preferidos foram Vega (o que é surpreendente, pois raramente os protagonistas entram nos meus preferidos), Delph, o melhor amigo de Vega que tem um papel fundamental no livro e Harry II, o canino dela. Além disso, teve uma personagem que me chamou atenção, passei o livro todo sem entender se ela estava ou não ajudando Vega, eu gosto quando o autor cria personagens misteriosos, mas ao mesmo tempo fico brava por não conhecê-las nos mínimos detalhes e saber todos os seus segredos, mas no caso dessa personagem o autor revelou de pouquinho em pouquinho o passado dela, o que contribuiu para o mistério da trama (como se as coisas já não estivessem misteriosas o suficiente).

No começo do livro eu achei a história meio parada, mas felizmente isso melhora antes da metade, e depois a leitura fica cheia de ação e mistério. Minha cenas preferidas foram as partes dos Duelos que aconteceram mais pro final, era um sacrifício parar de ler nesses momentos. O final me deixou com o coração na boca e com uma curiosidade gigantesca para ler a continuação da aventura da Vega, espero que o segundo volume seja lançado logo!

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 25/03/2015.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/03/resenha-o-limiar.html