Cacau

Cacau Jorge Amado

Resenhas - Cacau

Locimar 04/09/2020

Não foi o primeiro do Jorge Amado que eu li mas gostei imensamente.

TalesVR 02/06/2019

Romance proletário
O próprio Jorge Amado, em analise posterior, classificou ''Cacau'' como um romance proletário. Quem sou eu pra discordar? A estória é sobre um sergipano f#dido que prefere a luta de classes do que o amor pela sinházinha da fazenda do patrão. O livro retrata bem o cotidiano horroroso do trabalhador do cacau nos anos 20/30 e a sua luta pela sobrevivência. Seria chover no molhado dizer que é bom, Jorge Amado desde o início sempre é bom, e no seu segundo romance ele já ta matando a pau. O HOMEM É BOM MESMO!

custodiovitoria 29/07/2021

Jorge Amado nos apresenta às roças de cacau no sul da Bahia e a luta dos trabalhadores para sobreviver.

Segunda obra do autor, embora sejam feitas algumas críticas aos seus primeiros livros, Cacau me impressionou bastante.

Com uma narrativa fluída e personagens bem desenvolvidos, Jorge Amado transporta o leitor ao cotidiano difícil dos trabalhadores nas roças de Cacau, que descobrem a luta de classes.

A história me lembra, de certa forma, as histórias de meu avô. É uma boa leitura.

mari 17/06/2021

mutcho bom
a princípio fiquei com medo da leitura não fluir, mas achei a linguagem bem fácil e simples.
a história em si não tem muita movimentação, não que isso tenha afetado muito o entendimento.
em geral eu gostei bastante, terminei tudo em uma sentada :>

Thais.Gaspar 28/04/2024

Dura realidade
Dura realidade saber como foi a história do Cacau e pior ainda é perceber que esses fatos ainda são atuais. Parece que pouca coisa mudou ?

CaioB 16/03/2022

Consciência de Classe
Está sendo uma delicia conhecer o nordeste pelas palavras de Jorge Amado, as páginas nos prendem com os seus personagens e casos tão verdadeiros, cheios de uma beleza crua onde a poesia vem com a naturalidade do real.
Cacau deixa claro o tema desde o seu prefácio, e desenvolve o seu enredo com pequenos acontecimentos que vão reafirmando o contexto sociopolítico do livro, contexto esse que é inimaginável para os habitantes da obra, mas quando são colocados em evidência transportam uma enxurrada de sentimentos que me fizeram entender todo aquele companheirismo e até então a desconhecida consciência de classe.
Esse livro me conectou com o Brasil e com as pessoas que aqui vivem cheias de histórias e lutas, e assim como os personagens do Jorge Amado, elas possuem uma riqueza simples cheia de força e esperança.

Bella 05/11/2020

Brasil
Um retrato cru da opressão e abusos sofridos pela classe trabalhadora dos cacauais do sul da Bahia, desde condições indignas de trabalho até fome e prostituição, com pano de fundo a luta de classes.

LUCAS 11/05/2021

Consciência de Classe
Mais que uma narração da situação escravista em que viviam os trabalhadores dos cacauais, é uma história de reconhecimento de si próprio. José Cordeiro nasceu no melhor, viveu no pior e se resignou no cotiado de operário topográfico. Sabia o que era luta de classe sem escrituras ou filósofos para lhe contar. A luta de classe está intrinsecamente ligada ao âmago de todos nós: patrões ou empregados.

Dadá 03/06/2020

Romance proletário
Segundo livro de Jorge Amado apresenta um engajamento social. Um livro que relata a pobreza sem romantismo ou beleza. Mas uma história ótima que te leva as fazendas de caucau do sul da Bahia na década de 30.

Fogui 01/12/2016

Cacau - Jorge Amado
Título original: Cacau
Autor: Jorge Amado
Editora: Record
Ano: 1987

Lançado na década de 30, Cacau é o segundo romance do escritor baiano Jorge Amado. O texto tem muitas referencias ao engajamento ideológico do autor juventude, marcando um período em que sua literatura será comunista visando as relações sociais, principalmente a exploração do trabalhador.

Em Cacau a exploração do trabalhador rural é total, pois o trabalhador vive numa semiescravidão nas fazendas do sul da Bahia. As condições de trabalho são desumanas, eles corriam os ricos de contrair doenças e outros problemas comuns a uma roça de cacau, como ser picado por animais peçonhentos...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2016/09/cacau-jorge-amado.html

Lorena 25/11/2021

Segundo romance de Jorge Amado, traz um enredo interessante e militante nas (entre)linhas.
Retrata o cotidiano dos trabalhadores nas fazendas de cacau, apresentando suas relações interpessoais, sofrimentos e revoltas.
Leitura super curtinha e bacana de acompanhar ?

Thalles.Haydan 26/07/2018

Cacau
Simplesmente maravilhoso!!! Esse livro me mostrou um mundo que parece tão distante, mas ao mesmo tempo é tão perto... Eu me apaixonei pela história!!! Quando eu ganhei esse livro, eu não entendia uma vírgula do que o livro tratava, dai esse ano eu resolvi dar outra chance para o livro, afinal de contas, é Jorge Amado!!! E me impressionei!!! É simplesmente maravilhoso!!! Leiam, vcs não vão se arrepender!!! ??

Mila 01/05/2022

Miséria e desertar para comunismo
Cacau, um dos primeiros romances de Jorge Amado mostra como seriam as próximas obras do autor: mostrando a miséria e vida difícil dos trabalhadores e pobres em contraste com a vida boa e maldade de senhores.
Uma obra que aborda a luta de classes e comunismo entre linhas, mas que diz claramente a importância do movimento.
Mais uma obra do autor favoritada.

Rafael 06/02/2019

"Um dia..."
A minha impressão foi de que esse sim seria o primeiro romance trabalhado do autor, sendo País do Carnaval um experimento do tema. Cacau termina por iniciar aquilo que seria durante muito tempo o objeto de interesse de Amado: a luta pela sobrevivência frente à melancolia e as explorações sociais. O fim do livro deixa espaço para um quê de incompleto, porém duas palavras (logo nas últimas pagpági), chamaram minha atenção simbolizando a esperança de tempos melhores e que, segundo o autor, é a única coisa pelo qual os mais pobres ainda resistem.
Um dia...

davioved 28/03/2022

Amarelo doce
Jorge Amado segue se afirmando em um dos meus preferidos. O popular, o povo o regional, o sertanejo, o interiorano, o que realmente forma, fundamenta e estruturariam nação é por ele tão bem retratado que torna algo de um século atrás próximo como atual. Mas é atual o que ele conta, sobretudo, a desigualdade. E a revolta, a exploração, a insatisfação, e os amores do povo?
Em cacau, como se revela no final, o que importa das memórias são as trajetórias de cada personagem, as tristezas de cada um, suas paixões mas também a forma como cada um chegou ao sofrimento, à penúria. E como cassino foge dela. Com o amarelo doce do mel proibido do cacau, seguimos na missão Jorge Amado.