A Dor de Amar

A Dor de Amar J.-D. Nasio

Resenhas - A Dor de Amar

Camaradalopes07 23/11/2022

Indispensável!
O livro retrata toda dor que é causada. Trás traços de Freud e Lacan dois grandes psicanalistas. A dor é o sentido de perda sobre o eleito de nosso amor.

Fabim.Silva 23/09/2022

Amor e perda
Tenho vários livros digitais do Nasio em PDF e selecionei esse da lista aleatoriamente. Foi uma leitura bem peculiar, algumas perspectivas conseguiam alinhar a Psicanálise com algumas de minhas próprias vivências, outras eu pude visualizar somente no campo das ideias. Obviamente o psiquismo diante do amor é um campo muito nebuloso, dessa forma sinto que ver múltiplas facetas (dor, amor, luto, paixão) das vivências é um caminho para ampliar nossas concepções.

Paloma Ribeiro 25/08/2022

O livro é bacana, traz boas análises sobre a dor e sobre o luto, gostei especialmente da parte que fala sobre como o objeto de amor perdido fica idealizado. Mas é bastante repetitivo.

Cesinha 05/09/2020

"O luto é um longo caminho, que começa com a dor viva da perda de um ser querido e declina com a aceitação serena da realidade do seu desaparecimento e do caráter definitivo da sua ausência. Estar de luto é aprender a viver com a ausência. Durante esse processo, a dor aparece sob a forma de acessos isolados de pesar. Para compreender a natureza dessas pressões dolorosas, é preciso pensar o luto como um lento trabalho graças ao qual o eu desfaz pacientemente o que tinha atado brutalmente, na hora do golpe da perda. O luto é desfazer aos poucos o que se coagulara precipitadamente. Sob o golpe da perda, o eu sobreinvestiu a representação do amado morto; agora, durante o luto, o eu volta sobre seus passos, desinvestindo lentamente a representação do amado até que esta perca sua vivacidade e deixe de ser um corpo estranho, fonte de dor para o eu. Desinvestir a representação significa retirar-lhe seu excesso de afeto, restituí-la entre as outras representações e investi-la diferentemente. Assim, o luto pode ser definido como um lento e penoso processo de desamor para com o morto para amá-lo de outra forma. Em outras palavras, com o luto o enlutado não esquece o defunto nem deixa de amá-lo, apenas modera um vínculo exacerbado e reativo à perda brutal. Eis por que diremos que ficar de luto é aprender a amar de outra forma o morto, amá-lo sem o estímulo de sua presença viva." (pg. 51)

Ana 05/09/2019

Teoria psicanalítica da dor
Aqui o psicanalista fala, diferentemente do que o título possa sugerir, da dor causada pela ruptura de um laço com alguém querido por nós. Relaciona isso majoritariamente ao luto, mas também divide dor e angústia em diferentes categorias e trabalha um pouco nelas. Devo ressaltar que não é um livro para leigos - é bastante técnico e exige algumas leituras prévias sobre psicanálise. Gostei bastante da leitura e do aprendizado.

Anderson 14/01/2019

A Dor de Amar
Razoável , uma linguagem muito técnica psicalista , de dificil compreensão , como é um livo curto , iniciei a leitura por curiosidade, terminei mas não gostei muito

Marcos 06/02/2010

Nasio trata, aqui, muito mais da dor que do amor em si, ou mesmo o "amar". O que nomeia como "dor de amar" refere-se, na verdade, às dores da perda de um objeto/sujeito investido de amor, relaciona-se com o luto e a melancolia, ou à relação entre o homem e a dor (psicogência, indiferentemente se corporal ou psíquica; na verdade, a dor numa articulação entre estes dois âmbitos). Quando comprei o livro, tinha uma ideia diferente a seu respeito e achava que trataria da relação entre dor e amor, paixões, escolhas, perdas, etc. Independente disso, é um bom estudo do autor. Na verdade, gostei mais dos excertos que Nasio seleciona, ao final do livro, das obras de Freud e Lacan referentes à dor - além duma palestra transcrita que realizou num encontro de estudos sobre Dolto - que da primeira "grande" parte, articulada enquanto estudo científico.