O DISCÍPULO DA MADRUGADA

O DISCÍPULO DA MADRUGADA Padre Fábio de Melo

Resenhas - O DISCÍPULO DA MADRUGADA

Ricardo77 07/01/2023

Do campo de batalha a mesa posta
Nunca sabemos o quanto dessa estrada já caminhamos. O que andamos não pode ser quantificado. Só o tempo nos permite intui as medidas, quando, ajudados pela experiência do distanciamento, conseguimos identificar o resultado que a peregrinação deixou em nós. As medidas a que me refiro não são geográficas. Falo de distâncias que não são alcançadas pelos pés, mas pelo espírito. A caminhada espiritual é que nos proporciona alcançar as distâncias mais significativas.
Há inúmeros itinerários dentro de mim. São exodos constantes que se finalizam convocando outros. A vida espiritual é uma travessia que nunca termina. Quando vejo o alaranjado da manhã passada pela fresta de minha janela, outra coisa não penso, outra não rezo: "Senhor, quero ter um coração puro!"

Jordananobre 12/11/2022

Um dos melhores livros da vida
Um homem que conhece Jesus e passa a se encontrar com Ele, pelas madrugadas, tem seus conceitos e preconceitos abalados pelos ensinamentos oriundos da amizade com o Nazareno.

O livro narra a trajetória desse "discípulo da madrugada" desde o momento em que ele conhece Jesus e passam a conversar, passando pela dor e o sofrimento de Jesus até a crucificação, que o protagonista chegou a presenciar.

"O dolorido da vida está grávido de beleza. O processo criativo não se alimenta do que temos." p.11 E por não ter, não ter mesmo nenhuma intenção de ler, muito menos de escrever foi que num impulso peguei este livro. Eu não procurava absolutamente nada. Passeava pela prateleira. Há livros que pulam na nossa mão. Esse foi assim, peguei-o no pulo, com o coração aos pulos.

O autor do livro, começa dizendo que não sabe "ao certo quando um livro começa a nascer." p.15 E eu acrescento, que não sei em que momento esse livro gestou em mim o encantamento, provocando uma sede de conhecer melhor os ensinamentos de Jesus.

Passado o deslumbre inicial, fui lendo e precisando a todo instante fazer marcações, voltar, reler, pois as palavras me levavam mesmo a algo novo e despertando a vontade de conhecer mais Jesus e esse discípulo da madrugada. Prenderam-me vários pontos, dentre os quais, esses três resumem:

---- Deus é descrito como um bom Pai, incapaz de nos exigir algo que fira suas lições e amor, sua essência.
----Nossa tendência é enxergar o Pai, conforme nossas misérias humanas.
----As conversas acontecerem na madrugada, o protagonista sempre seguia Jesus encapuzado.

"A Lei nos ensina, mas Cristo nos liberta"p. 28

Com uma simplicidade encantadora, permeada da já conhecida inteligência de Pe Fábio de Melo e de sua habilidade em nos envolver em questionamentos inusitados dos vários contextos bíblicos, a narrativa alterna observações sobre importantes passagens da Bíblia, como por exemplo a de Zaqueu, a qual me possibilitou outra visão do fato com questionamentos sobre a observância cega da Lei judaica.

"Mas não foi assim que me ensinaram. Passei boa parte de minha vida firmado no legalismo da regra. Nunca interpretei a obediência como um direito. Apenas como um dever. Fui privado de compreender que estar sob autoridade divina era o mesmo que ser amado." p.91

E é num contexto de revelar que Deus é Amor e revela isso por meio do Filho, que a história vai se desenrolando e encantando. O discípulo da madrugada sofre junto com Jesus, compara-se a Pedro, e tira lições valiosas dessa convivência, chegando a representar (ou não) cada um de nós cristãos em nossa relação com Deus.

"Tenho compreendido que muitos se escondem porque desejam ardentemente ser encontrados".

Um livro perigoso, num sentido positivo da palavra. Provocante. Para ser lido, relido, presenteado. Um lição. Muitos ensinamentos. O livro que não cabe numa resenha. Não numa só leitura. Reler não basta. Um livro para
amar. Amar como Jesus amou.

Mareufq 23/01/2022

nossas contradições.
"Os mais nocivos inimigos dos homens são os estímulos que os convocam ao fosso de suas misérias."

A vida espiritual é uma travessia que nunca termina.

Jp souza 01/11/2021

DISCÍPULO DA MADRUGADA
Experiência Maravilhosa de Leitura, Me perdi Nas Palavras Sempre bem Escolhidas do Padre é escritor Pe Fabio de melo.

Paula Renata 25/10/2021

Você vai se surpreender!
Foi abraçado pelas sombras da noite que pude acolher a verdade da minha alma. O escuro me iluminou, derramou clareza sobre minhas contradições. Este sou eu. Um homem, que na tentativa de conhecer a Deus, se limitou a praticar uma religião. Este sou eu, o discípulo da madrugada.
E a pergunta que eu me fiz durante toda a leitura: Quem é o discípulo da madrugada? Foram tantos palpites...
Vale a pena ler pra saber quem é o discípulo da madrugada, você vai se surpreender!

Mimislimað¦ 20/04/2021

Livro riquíssimo é uma leitura gostosa que você não quer mais parar.
A forma como é falado e você consegue entender e ver Cristo ali na história ao seu lado, ver Jesus sorrir e ensinar tudo a todos.

Dani 02/02/2021

Ser puro de coração
Não podemos olhar as pessoas com um olhar de julgamento, mas com o olhar de Jesus, é preciso acolher, ensinar, perdoar, ser puro de coração.

Chelly @leiodetudo 25/01/2021

Livro de reflexão
Sou muito fã dos livros de Padre Fábio. Ele escreve muito bem e nos convida a refletir em cada capítulo. Fala de Deus, da vida de Jesus com leveza e a encarar cada trecho da bíblia como um caminho a ser percorrido.

Rosângela Martins 29/12/2020

Mais um livro para reler.
Cm diz no próprio texto, podemos nos enxerga na história.

Laís Maria 11/09/2020

Excerto:
"Um coração machucado carece de tempo para retornar a harmonia"

Brenda 15/10/2018

?O Discípulo da Madrugada?
Um livro intigrante, que nos coloca frente a frente com nossas convicções, quebrando os paradigmas pré estabelecidos, até mesmo da imagem de Deus como um combatente de guerra.
É uma história que te faz adentrar na alma, percorrendo um itinerário, que modifica as nossas próprias estruturas.
Completamente emocionante, e com certeza um dos melhores livros da vida!

Laine Souza 04/07/2015

Descobrindo o Avesso
Comecei a leitura pensando que a história fosse uma, mas me surpreendi (positivamente). Inicialmente o Pe. Fábio narra um pouco em como idealizou e criou o livro e na sequencia adentra n história do "o discípulo da madrugada". Sou bem chorona para filmes, mas neste livro chorei a cada página... Este não é um livro de Teologia, apesar das personagens o serem... este é um livro para compreender o ser humano... já se passaram mais de 2000 anos e ainda precisamos conhecer o avesso.

June 01/07/2015

O discípulo da madrugada.
Achei o livro um pouco superficial e discordei de algumas ideias lançadas pelo autor que não condizem com pesquisas lidas recentes por mim.