Go Set a Watchman

Go Set a Watchman Harper Lee

Resenhas - Go Set a Watchman

Cassia_kk 31/12/2021

Leitura fluida
Que livro gostoso de ler (digo da leitura, não o assunto)
O assunto é dureza, mas o que esperar do Alabama de 1950!?

Recomendo muito a leitura, eu não conseguia parar de ler. Me emocionei rindo e chorando a cada capítulo.

Heloíse 26/08/2021

Que livro complicado! Depois de me apegar ao velho Atticus, essa pancada em Go Set a Watchman foi dolorida (assim como pra Scout). Senti a necessidade de ler, mesmo sabendo o enredo, mas não me arrependi. Prefiro preservar as memórias de To Kill a Mockingbird, acho que é como Harper Lee gostaria que as personagens dela fossem lembrados.

Laura.Sanches 20/03/2020

O polêmico livro foi publicado em 2015 pouco mais de 50 anos após a publicação do primeiro livro da autora, que seria o início da história desse. Demorei muito pra criar coragem de ler, uma vez que amei "o sol é para todos" e ouvi muitas críticas sobre "go Set A watchman" e como esse prejudicaria a visão do primeiro livro. Após muito ruminar a história, cheguei a conclusão que o retrato que a autora construiu pra mim seria como as pessoas mudam de acordo com seus interesses. Mas mesmo assim encontro muita discrepância entre a essência de alguns personagens, o que me incomoda muito. A história parece ter sido redigida como um fluxo de memórias, que a personagem passeia sobre diversos cenários e desconstrução de ideias assim como formação de opiniões.
Enfim, não sei se recomendo para aqueles que, como eu, apaixonaram se loucamente por "o sol é pra todos", mas todo livro é uma experiência e toda experiência é uma reflexão.

Filino 04/01/2017

Scout is back!
"Scout", que tanto nos impressionou (e comoveu) no inesquecível "To kill a mockingbird" está de volta. Ainda que não tenha sido lançado pela autora enquanto estava viva, "Go set a watchman" é uma obra e tanto.

Vários anos após os acontecimentos do outro livro, somos (re)apresentados à protagonista, já mulher feita. E igualmente (re)encontramos personagens marcantes (como o pai e a empregada). Senti falta, apenas, da forma de narração, que tanto me encantou no primeiro livro. Em "Go set a watchman", a história não é narrada totalmente na primeira pessoa (ainda que isso se faça presente em boa parte da obra). No entanto, a mesma temática (uma discussão pertinente sobre o racismo) reaparece - dessa vez, relacionada a conflitos familiares e da própria identidade (e independência) da personagem.

Um livro que faz jus à qualidade narrativa de Harper Lee. E juntamo-nos ao coro de outros tantos que perguntam: "Por que escreveu tão pouco?"

Juliana 09/12/2016

Sem dúvida, este será um livro que dividirá corações. Saber que ou se morre herói ou se vive o suficiente para se torna vilão, no caso de Atticus Finch é doloroso. Ele é o centro do drama ao redor deste livro, ver o homem que foi venerado não só por sua filha, mas por inúmeros leitores, se tornar um homem comum, é difícil. Acho que o livro expõe a natureza racista de várias mentes que se dizem progressistas : tolero as diferenças, até um certo ponto. E ainda há tempo para a subversão do estereótipo racista da Mommy. Com certeza, um livro que vai ficar na minha mente por muito tempo.

Diego Morrissey 16/01/2016

Vá, procure um vigia!
Uma incrível obra que retrata tópicos como segregação racial, religião e as consequências socioculturais da Guerra Civil Norte-Americana. A fictícia cidade modorrenta do sul ianque é o cenário para o embate entre a chegada da esclarecida Jean Louise (modernidade) e o seu pai Atticus (Tradicionalista). Pontos de vista divergentes são colocados na história e questões familiares são vistas como empecilho para uma nova realidade.

Marcus 22/08/2015

Decepção
55 anos após o lançamento de O Sol é para todos, Harper Lee anunciou o lançamento de sua sequência, que na verdade, conta a autora, havia sido escrita antes. Ao longo de todo esse tempo, To kill a mockingbird, título original da obra, ganhou um prêmio Pulitzer, foi transformada em filme de sucesso e nunca deixou de vender e emocionar de estudantes secundaristas ao público geral dos Estados Unidos.

O anúncio de Harper Lee despertou uma nova onda de interesse por sua obra de sucesso. O sol é para todos ganhou novas edições, inclusive no Brasil. Um livro tocante e de leitura deliciosa, embora incômoda pelo tema. Daí a decepção com Go set a watchman, título extraído de uma citação da Bíblia e ainda sem tradução para o português.

Segundo a autora, o novo título seria um rascunho de To kill a mockingbird. Como Go set a watchman se passa 20 anos após os episódios de O Sol é para todos, a comparação é inevitável, assim como a expectativa em relação aos personagens. Jean Louise, a travessa e voluntariosa Scout, reaparece com um verniz de Nova York, cidade onde passou a viver. Mas ainda é um personagem reconhecível.
Quanto aos demais, Harper Lee frusta com mudanças de crenças e valores. Destrói um herói que marcou gerações de leitores. Isso em uma trama confusa, que em muitos trechos se arrasta em diálogos quase incoerentes, e em outros expõe uma desconexão com O Sol é para todos. Afinal, rascunho ou não, ela está falando das mesmas pessoas e situações?

A leitura de Go set a watchman foi despertando um interesse crescente à medida que o fim do livro se aproximava. Fiquei aguardando uma virada na trama. Não posso falar muito, em respeito a quem ainda vai ler o livro. Mas minha experiência foi decepcionante.

site: blogbeatnik.blogspot.com
Gabriella.Cardoso 26/01/2017minha estante
No meu caso foi um soco no nariz... de um jeito bom, por mais incrível que possa parecer.

(n)Ana 18/07/2015

Leia por sua conta e risco
Que livro difícil! De todos os rumos que os personagens podia
ter tomado, esse é o mais amargo em diversos aspectos. Acho que não poderei ler O Sol É Para Todos da mesma forma novamente, o que é uma pena. Mas a minha admiração pela Harper Lee (se é que foi ela que escreveu tudo) cresceu. Entendo porque esse livro passou décadas no escuro. O que ele tem a dizer não é fácil, mas sinto que eu teria ficado incompleta sem esse degrau, assim como a Scout. Talvez esse não seja o caso para todo mundo - haverá quem fique melhor sem essa.
Gabriella.Cardoso 26/01/2017minha estante
Muita gente fala mal desse livro porque ele é uma iconoclasta.
O Atticus era a bússola moral de muita gente... não só da Scout.
Mas o processo de crescimento é assim mesmo. E verdades muito mais duras foram faladas nesse livro. Verdades sem a mesma poesia do primeiro e que ninguém queria ouvir.
Ainda bem que nós tivemos a chance de lê-lo.

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 16/07/2015

Mesmo com toda controvérsia que envolveu esse livro e a publicação eu confesso que gostei muito!!! Lógico que me decepcionei com Atticus, mas a Jean Louise é maravilhosa!!! Miss Jean Loiuse is color blind!!!

Não se decepcione ou deixe esse livros estragar a imagem de Atticus, lembre que esse livro é um draft, uma primeira tentativa do livro To Kill a Mockingbird.
Bergamim 09/10/2015minha estante
É continuação de O sol é para todos?