Recursos Desumanos

Recursos Desumanos Pierre Lemaitre

Resenhas - Recursos Desumanos

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 21/07/2021

Recursos Desumanos, de Pierre Lemaitre
Recursos Desumanos, obra do escritor e roteirista francês, Pierre Lemaitre, publicado pela Editora Vestígio e nesse ano, pelo selo Gutenberg, ambas editoras do Grupo Autêntica, nos apresenta a história de Alain Delambre um homem de origem simples, 57 anos, casado, pai de duas filhas e, há quatro anos está desempregado e vê sua vida desmoronar.

A narrativa carregada de drama familiar, ambientada em Paris, capital francesa, palco para o capitalismo e a contemporaneidade, leva o protagonista a enfrentar uma crise econômica em seu lar, uma vez que suas filhas estão bem colocadas no mercado de trabalho, e ele, ex-diretor de Recursos Humanos, amarga o resultado dos 45% do salário mínimo, recebido dos empregos inferiores que consegue nessa altura da idade.

A saber que Alain não cultiva esperanças de um emprego, tem seu currículo aceito para concorrer a um cargo de Diretor de Recursos Humanos de uma grande empresa, gerando expectativas de uma melhora em sua vida pessoal e financeira.

Todavia, na entrevista de emprego que está prestes a começar, os candidatos precisam simular uma tomada de reféns. Estes seriam os funcionários principais da empresa e que os candidatos não os conhecem. E a premissa do teste é simples: saber como os funcionários reagiriam sob forte pressão e como os candidatos à vaga conseguem obter os seus resultados. E tudo o que acontece a seguir, leva-nos a pensar como o ser humano sujeita todos os tipos de emprego para suprir suas necessidades e garantia de estabilidade financeira para o resto da vida.

Certamente a premissa de Recursos Desumanos, foi, na visão do autor Pierre Lemaitre, incomodar o leitor e provocar emoções conflitantes, pois, Alain é um personagem controverso, um homem desesperado por manter a situação financeira em casa que vai se transformando em um criminoso. Mas nem tudo pode ser uma verdade plena e nos surpreendemos com a astúcia do personagem. Ficando complicado separar vilões e mocinhos, porque todos na obra tem sua parcela de culpa. E muitas reviravoltas são apresentadas na obra.

Inegavelmente, um livro que deve ser lido por quem gosta de uma boa trama que ao terminar, fica matutando na engenhosidade da obra. Recomendo!

site: https://bit.ly/2Kak8Rh
Fabi 21/07/2021minha estante
Eu ADORO esse autor! Ainda não li esse. Mas está super na lista!

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 22/07/2021minha estante
Fabi, também amo o escritor Pierre Lemaitre.
Outro livro bom demais, é "Vestido de Noivo". Super recomendo!

Ah, passe no blog Irmãos Livreiros, pois tem várias resenhas legais que acredito gostar de ler.
Beijo! =)

Fabi 22/07/2021minha estante
Já li, Daniel! Foi o primeiro dele que li. Adorei! Leu Irene? É top!
Passarei no blog sim!

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 22/07/2021minha estante
Fabi,

Não li "Irene", mas já vi resenhas positivas sobre o livro.
Já quero ler! haha!

Gratidão pela dica e por visitar meu blog.
Beijokas! =)

Iris 24/07/2020

Reviravoltas
Pierre Lemaitre e suas reviravoltas na narrativa. Temática foge um pouco do que eu esperava, já que conhecia Lemaitre através de Irene, portanto, esperava ler um romance policial. De qualquer maneira, narrativa interessante e sempre com algumas surpresas ao longo do caminho.
Para meu gosto pessoal, um pouco decepcionante se comparado com Irene.
Tive a agradável surpresa durante a leitura de descobrir que a Netflix estava lançando uma série baseada no livro.
Gato Preto 04/11/2020minha estante
Eu vi a série e adorei, devo ler o livro?

Iris 05/11/2020minha estante
Eu só li o livro, não cheguei a ver a série hahaha mas pelo que conversei com a minha mãe (que viu a série e não leu) vale a pena ler sim.

Rafa 28/07/2021

Alain Delambre é um homem de 57 anos desgastado e ressentido após quatro anos de desemprego. Quando um empregador finalmente resolve considerar sua candidatura para um cargo em uma grande empresa. Alain Delambre se vê disposto a qualquer coisa – a pedir um empréstimo emergencial ao genro que detesta, a se desqualificar aos olhos de sua esposa e de suas filhas e até mesmo a participar do teste final de recrutamento: a simulação de uma tomada de reféns.

Com certeza, o melhor do livro é Alain!! Sua construção e seu desenvolvimento são espetaculares!! Ele acaba virando um anti-heroi dos mais cativantes!!! Seu começo melancólico por conta da sua situação, aos poucos, vai dando lugar a um homem determinado e capaz de fazer qualquer coisa para conseguir um emprego!! E quando eu falo qualquer coisa, é qualquer coisa mesmo!!

Preciso assumir que torci por ele o tempo todo, mesmo com todas as atitudes erradas que ele tem, e olha que não são poucas!! Mas sua busca para ter de volta sua dignidade me arrebatou!! E agradeço ao escritor porque sempre que Alain parecia estar num beco sem saída, ele mostrava sua inteligência e que estava um passo à frente de tudo!! Preciso falar também que por estar passando pela mesma situação que ele passa no livro, eu me identifiquei com ele logo de cara!! Talvez isso possa ter ajudado a tapar os olhos pros erros graves que ele comete!! Mas eram por uma boa causa!!

A tensão da trama vai crescendo conforme a seleção de emprego em que Alain vai participar vao chegando e ganha seu ápice no momento exato da seleção!! É impressionante o que Alain faz ali!! Mas toda essa tensão acaba abaixando muito na parte final, achei que a autor não conseguiu segurar o clima tenso. Apesar de tudo ficar muito bem explicado, faltou o impacto que sempre vi no final de seus livros!! Esse é meu único defeito pra a obra!!

O autor mais uma vez é muito feliz em escrever um livro!! Temos a linguagem direta de sempre, personagem principal bem construído e uma crítica social muito bem feita!! Ele bem a política do emprego usada pelas indústrias e como é a vida de um desempregado perante a sociedade!

site: https://www.instagram.com/p/CP6lnmyrb8S/?utm_source=ig_web_copy_link

Milena @albumdeleitura 20/10/2020

Recursos Desumanos
Ambientado em Paris e tendo como pano de fundo o mundo contemporâneo de trabalho, marcado pelo capitalismo e pela competitividade, somos apresentados a Alain Delambre, um homem de meia-idade completamente desgastado pelos quatro anos de desemprego. Ele, que foi um importante diretor executivo na área de Recursos Humanos, hoje precisa se contentar com um "bico" aqui, outro ali. Casado e pai de duas filhas, ele se sente completamente desmoralizado diante da sociedade e da própria família por depender financeiramente da esposa.

Mas quando tem sua candidatura considerada para um cargo do qual é especialista, Alain acaba se afundando em um mar de dívidas, mentiras e conflitos familiares. Disposto a tudo para recuperar seu prestígio social, o francês de 57 anos sequer questiona o fato de que a última etapa da seleção seja conduzir um falso sequestro, cujo objetivo é avaliar a lealdade dos executivos de uma das maiores empresas multinacionais da Europa.

Será ele capaz de ir tão longe assim para conseguir a tão desejada vaga de emprego, mesmo que para isso trilhe caminhos sinuosamente desumanos?

Com personagens autênticos e uma escrita despojada e dividida em três partes (antes, durante e depois), a obra que inspirou a série homônima na Netflix nos presenteia com um enredo eletrizante e imprevisível; um suspense surpreendentemente bem elaborado e de alto teor psicológico que exala cinismo, ironia e sátira em cada página, ao narrar a história de um homem que nada mais é do que uma peça em um jogo de xadrez corporativo e cruel.

Se você procura um livro intenso, cheio de ação, que te tire da zona de conforto e cause sentimentos conflitantes à medida que a trama se desenvolve de forma quase que palpável diante de seus olhos, então deixo aqui como indicação esse thriller alucinante e incrivelmente envolvente.

site: https://www.instagram.com/p/CGi45GnDq1g/

Naty__ 04/08/2015

Alain Delambre é um sujeito aparentemente simples. Casado, tem duas filhas e 57 anos de idade. O nosso protagonista está num beco sem saída – como costumamos dizer das situações embaraçosas. Ele está desempregado há quatro anos e isso está desgastando-o completamente. Ex-diretor de RH, atualmente, Alain encontra apenas empregos inferiores e que lhe proporcionaria 45% do salário mínimo.

Ambientada em Paris, a história não poderia se passar em um lugar melhor, marcado pelo mundo da contemporaneidade e do capitalismo excessivo. O autor nos apresenta um cenário em que evidencia bastante a crise econômica e nos mostra como isso acarreta na vida dos seres humanos. Afinal, ter um bom trabalho não é garantia de estabilidade financeira para o resto da vida. Nosso protagonista é uma prova dura disso e nos faz enxergar diversos pontos que muitas vezes histórias comuns não têm o poder de abrir nossos olhos.

Alain me parecia mais aquelas pessoas sem sorte em que tudo que toca a desgraça surge e nada dá certo. Além de sofrido, ressentido, desgastado e abandonado, o protagonista é injustiçado. Suas ações poderiam ser consideradas exageradas, mas devido a tudo o que passou, acredito que as pessoas acabam se prendendo a isso e errando mais do que poderia. São nessas horas que as coisas erradas (e muito erradas) surgem, as ações são evidentes e, as punições (talvez, quando surgem), são mera consequências.

Não sei explicar, mas as ações de Alain me agoniaram do início ao fim e tudo o que eu queria era vê-lo bem. Ele poderia fazer o que fosse, estaria ali torcendo para que tudo desse certo. Qual mal há nisso? Bom, quando nem tudo é 100% legal as coisas tendem a não ser o correto a ser feito, não é? Mas quem somos nós, caro leitor, para julgar? A simpatia que senti com o personagem foi forte e me lembrou a torcida que fiquei pelo protagonista de Arrivederci Amore, Ciao.

Já sem esperanças de um emprego, Delambre tem seu currículo aceito para concorrer a um cargo de Diretor de RH de uma grande empresa. No entanto, algo estranho acontece e ele parece não ficar em seu estado normal. Poderíamos dizer que o protagonista surtou? Ficou louco? É, talvez... E agora o egoísmo toma conta do personagem e o que será que ele vai fazer? Algo inacreditável...

A entrevista de emprego está prestes a começar, porém, os candidatos precisam simular uma tomada de reféns. Estes seriam os funcionários principais da empresa e que os candidatos não os conhecem. O teste é simples (talvez, não se enganem): saber como os funcionários reagiriam sob forte pressão e como os candidatos à vaga conseguem obter os seus resultados.

Cada vez mais ficava louca pelo livro e alucinada pela loucura criada por Pierre. É o primeiro livro que leio do autor e sem dúvidas não será o último. Fiquei com vontade de ler Vestido de noivo, também de Pierre, e que está sendo bem elogiado pelos leitores (até mais do que este Recursos Desumanos). É impossível finalizar essa leitura sem respirar fundo, fechar o livro e refletir: “Caramba, como não pensei nisso antes?”.
Eduarda Rozemberg 12/11/2016minha estante
Percebi que você tem um gosto peculiar pra livros, escolhe sempre aqueles com histórias mais dramáticas e com temas fortes, além de histórias mais reais, como essa.

Lana Wesley 21/01/2017minha estante
Melhor maneira de entender a crise do capitalismo e lendo uma história onde o personagem acaba passando por essa situação, imagino que durante a leitura, somos envolvidos na dificuldade do personagem e manter a vida estável, e de conseguir um novo emprego, toda essa situação deve nos gerar um misto de emoções. A premissa do livro me despertou bastante interesse.

Marta 25/01/2017minha estante
Gostei muito da resenha!! Espero ler esse livro!!

Mari Duarte 26/10/2021

Que livro! Eu me sinto sinceramente incapaz de dissertar sobre essa estória, porque neste exato momento estou absorta em absolutamente todos os tipos de emoções possíveis.

Alain é um senhor que te faz entender a verdade dura e macabra do meio capitalista em que vivemos. É assustador! Você sente por ele, ama, odeia, ressente, abnega, luta com ele.. você o ama e você o odeia. E no fim, você acha que ele teve exatamente o que merecia no final do livro.

E fora todas essas emoções absurdas, seu coração é abraçado por um personagem secundário que JAMAIS vai ser esquecido: o Charles

C?est fini.

Jaque @blogmalucadoslivros 27/12/2020

Superou minhas expectativas
Depois de ler "Bodas de sangue", que foi sem dúvidas um dos melhores suspenses psicológicos que li este ano, fiquei doida para ler mais obras do autor. E fico feliz em dizer Recursos desumanos foi mais um livro do autor que me surpreendeu.

A PREMISSA:
Alain Delambre está desempregado há quatro anos. Vivendo de subemprego e dependendo do salário da esposa para sobreviver, ele está desesperado para voltar a trabalhar em um bom emprego.

Aos 57 anos, Alain não tem muita esperança de que vai conseguir um bom emprego, mas quando uma grande empresa finalmente o chama para uma entrevista para o cargo na área em que é especialista, Alain se vê disposto a lutar por essa vaga.

Mas, para conseguir o emprego, ele terá que simular um sequestro, com vários reféns. Apesar de ser uma loucura, Alain está disposto a fazer o que for possível por este emprego, até mesmo destruir o pouco que ainda lhe resta.

O QUE EU ACHEI:
A trama se passa em Paris mas o que me chamou atenção mesmo, é a forma com o que o autor aborda o capitalismo e como a vida profissional ou a falta dela, pode levar alguém a tomar atitudes extremas.

Apesar de toda situação terrível pela qual Alain passa, eu não consegui ter empatia por ele, afinal, ao longo da trama ele se mostra uma pessoa totalmente determinada a destruir tudo só pra conseguir o que deseja, mas isso só me deixou ainda mais envolvida na trama.

Recursos desumanos é uma leitura eletrizante, cheia de ação mas que nos faz refletir também sobre até onde iríamos por aquilo que queremos. Mais um livro do autor que superou minhas expectativas.

site: https://www.instagram.com/p/CJEz9DVjzLd/

Kate Dias 03/02/2022

A que ponto chegamos no desespero
Alain Delambre é um homem de 57 anos completamente desgastado e ressentido após quatro anos de desemprego. Ex-diretor de Recursos Humanos, fica cada vez mais desesperado.

Quando um empregador finalmente resolve considerar sua candidatura para um cargo em uma grande empresa e na área em que é especialista, Alain está disposto a tudo, até mesmo a participar do teste final de recrutamento: a simulação de uma tomada de reféns.

Esse é meu segundo contato com o autor, sendo o primeiro Irene (excelente!), e confesso que fiquei bastante decepcionada.

Achei a história fraca, apesar da sinopse parecer interessante.
Foi um sacrifício terminar esse livro, são muitos personagens que vão surgindo e não agregam na história.

Alain fica tão desesperado, a ponto de fazer loucuras e arriscar a vida de sua família.
Não senti um pingo de empatia por ele, pelo contrário, vi a capacidade dele de destruir tudo ao seu redor só para conseguir o que deseja.

A história tem seus pontos de reflexão, como até onde iríamos para manter nossa vida profissional e como atitudes impensadas podem prejudicar as pessoas próximas.

Não gostei mas o autor é excelente, vale a pena dar outra chance se você está conhecendo ele agora.

Joyce 23/04/2022

Após ler este livro fico me perguntando se existem realmente pessoas que fariam esse tipo de coisa, perder tudo, a liberdade e a até mesmo a família por necessidade de um emprego, espero realmente que não existam casos assim, seria muito triste...

Franklyn.Jeferson 15/06/2020

Uma leitura diferenciada, lenta, mas com ótimos plot twist!!

Ana Luiza 12/10/2020

A HISTÓRIA

Aos 57 anos, o francês Alain Delambre esperava mais de sua vida. Por anos ele foi um importante diretor executivo de Recursos Humanos, mas agora precisa se contentar com bicos e o salário da esposa para se sustentar.

Há 6 anos desempregado, Alain achava que já tinha perdido todo o seu orgulho, mas quando leva literalmente um pé na bunda do chefe, percebe que pode cair ainda mais. Então, quando ele passa em uma seleção para um cargo executivo, Alain sabe que faria qualquer coisa para conseguir o emprego. Qualquer coisa mesmo.

Por ele nem questiona quando lhe informam que a parte final da seleção é conduzir um falso sequestro que avaliará a lealdade dos executivos de uma das maiores empresas da Europa. Querendo passar a frente dos outros candidatos, Alain gasta tudo o que tem e arrisca até mesmo o respeito de sua família para se preparar.

Sua mulher e filhas acham que ele enlouqueceu, perdeu toda a sua moral, mas Alain fará qualquer sacrifício. Ele estuda sobre tomada de reféns, armas e a vida dos executivos que serão as falsas vítimas. Mas, quando é chegado a hora do show, novas cartas são colocadas na mesa e Alain percebe que a disputa não é tão justa quanto ele esperava. Então ele decide jogar tão sujo quanto seus possíveis empregadores.

VALE A PENA LER?

Com uma história de velocidade inicial lenta e surpresas engenhosas, que demandam que o leitor esteja realmente envolvido com a trama, Recursos Desumanos não é uma leitura para qualquer um. Contudo, fãs de suspenses psicológicos inteligentes e críticos vão adorar essa trama inusitada sobre o sombrio mundo de grandes empresas e o perigoso poder de um homem privilegiado e narcisista que quer recuperar seu orgulho e prestígio.

Para mim, que não estou tão acostumada com o gênero, esta foi uma leitura cansativa, mas interessante, que me tirou da minha zona de conforto, me manteve presa a história e me fez refletir sobre uma variedade de temas. Mesmo que não perfeita, as protagonistas femininas sexualizadas e limitadas me incomodaram bastante, achei que Recursos Desumanos valeu a pena.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2020/10/resenha-recursos-desumanos-pierre-lemaitre.html

Camila 18/11/2020

Valeu a pena ter lido!
Depois de ler e me apaixonar por Bodas de Sangue, estava super animada para ler um novo livro do autor Pierre Lemaitre. Eu confesso que tenho uma quedinha pela escola de escrita francesa, em especial pelos thrillers psicológicos, e nem sempre é fácil de achar um livro de escritores franceses aqui no Brasil. Então, quando encontro um, tenho que aproveitar!! Rs…

Apesar do outro livro do autor ser um dos meus preferidos do ano, consegui manter minhas expectativas para essa leitura sob controle. E foi a melhor coisa que eu fiz. Sabem por quê? Porque assim eu evitei comparações, não cobrei tanto o autor e consegui aproveitar super bem a história!! Rs… Não achei esse livro tão bom quanto o Bodas, mas gostei a trama e da forma como a história se desenvolveu.

O personagem é um senhorzinho querido e fofo?! Não mesmo! Pelo contrário… Rs! Só conseguia imaginar Alain como um homem de meia idade amargurado, descuidado com a aparência pessoal e pronto para resmungar da vida a todo o momento. Não dá para saber se ele sempre foi assim, mas com certeza o fato de estar desempregado há tanto tempo o deixou azedo, ressentido e se sentindo humilhado pelos trabalhos informais aos quais tem que se sujeitar.

Isso faz dele um tipo de protagonista interessante e não convencional, o que me agrada bastante. É natural que a maioria dos leitores prefira protagonistas cativantes, pelos quais sintam uma certa afinidade! Eu mesmo adoro encontrar uma mocinha bem desbocada e que não leva desaforo para casa… Mas uma mudança é sempre curiosa!

Alain Delambre pode não ser alguém com quem a gente se identifica, mas ele nos faz refletir sobre pessoas e problemas reais. Será que ele é um cara ruim ou apenas um cara desesperado?! Será que podemos bater no peito, cheios de orgulho, e afirmar que com certeza nunca cruzaríamos a linha como ele cruzou?!

Para mim ficou extremamente óbvio que a intenção do autor foi a de incomodar o leitor e provocar emoções conflitantes. O protagonista não é cativante, mas a gente torce por ele. Ele não trata as pessoas muito bem, mas a gente acaba percebendo que ele também não é bem tratado.

De alguma maneira muito louca eu senti que Alain é a representação daquela indignaçãozinha que todo mundo já deve ter tido na vida: “eu faço tudo certo, sou honesto, trabalho duro, mas quem faz errado é que fica com as coisas boas da vida”… Talvez o que mais incomode no personagem é que ele faz tudo o que muita gente já pensou em fazer, mas não teve coragem: jogar a honestidade e moralidade para o alto e fazer o que fosse necessário para conquistar algo que tanto desejava!

Será que ele é um cara tão ruim assim ou apenas um cara que se cansou de fazer papel de trouxa? Que cansou de ter a sua vida arruinada por gente que nunca o viu na vida? Que cansou de ser preterido para vagas de empregos por conta da sua idade? Que cansou de fazer tudo certo e ver tudo dando errado?

Esse pode não ser o meu livro favorito do autor, mas com certeza é uma história que valeu a pena ter lido. Me fez pensar sobre muitas coisas e com certeza aprendi ainda mais sobre a natureza humana!!

Leiam a resenha completa no Leitora Compulsiva

site: https://leitoracompulsiva.com.br/recursos-desumanos-de-pierre-lemaitre/

JuBarbosa 11/01/2022

Bom, mas me cansou
Eu gostei bastante do livro, mas não sei porque, ao mesmo tempo em que me prendia, ele também me cansava, eu não conseguia ler muitas páginas sem parar que me entediada, mesmo eu querendo saber o que iria acontecer. Não é um livro óbvio, pelo contrário, uma história cheia de suspense e surpresas, bem inteligente, mas acho que o Alain me irritava tanto com o jeito exagerado dele que eu precisava parar um pouco. Bom, vou assistir a série pra ver se está fiel ao livro.

Amanda @litera.pura 21/10/2020

Mais resenhas em @litera.pura
Alain Delambre está desempregado e sabe que, na sua idade, as chances de contratação são muito pequenas. Já faz 4 anos que ele foi demitido de seu emprego como diretor de RH e, desde então, sua vida está ruindo aos poucos. Alain se sente humilhado quando percebe as roupas gastas da esposa, o apartamento precisando de reformas e o olhar de pena que recebe das filhas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando é chamado para participar de um processo seletivo em uma grande empresa, Alain vê ali a chance de mudar de vida. Porém, os candidatos precisarão passar por um teste inusitado: simular uma tomada de reféns, tendo como vítimas alguns executivos da empresa. Cansado da pobreza e de tantas dificuldades, Alain está disposto a fazer qualquer coisa para conseguir aquela vaga e vai levar a tomada de reféns muito a sério, ultrapassando as expectativas de todos os envolvidos naquele sádico processo seletivo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Recursos Desumanos foi um livro surpreendente. Alain é um personagem controverso, um homem desesperado que acaba se transformando em um criminoso. Mas ele é totalmente culpado ou apenas uma vítima da desigualdade? Obviamente, comecei a leitura pensando que a tomada de reféns seria o ponto alto do livro, mas não é! É depois desse evento que as coisas ficam realmente emocionantes e nos surpreendemos com a astúcia do personagem. É difícil separar bandidos de mocinhos, porque todo mundo aqui tem sua parcela de culpa. O livro tem muita ação e reviravoltas, mas peca em alguns momentos de enrolação desnecessária.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ainda assim, foi um livro que me envolveu, me deixou em choque e me fez refletir bastante sobre o desemprego, a desigualdade, as relações de trabalho e a tudo que nos sujeitamos diariamente em nome do dinheiro. Essa é uma história complexa e muito inteligente, daquelas que continuam na nossa cabeça mesmo depois de fechar o livro.

site: https://www.instagram.com/litera.pura/