Morning Star

Morning Star Pierce Brown

Resenhas - Morning Star

Campos 19/10/2020

Melhores Finais de Saga
Olha nunca vi uma trilogia fechar tão bem como essa, todos os personagens foram bem desenvolvidos, o final foi simplesmente sensacional, você realmente torce para o protagonista, não é uma coisa forçada como em outros livros do gênero, quero muito ver a continuação, mas duvido muito que a Globo lance no Brasil.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 16/10/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Enfim cheguei em Estrela da Manhã e ao fim da jornada de Darrow contra os Ouros. Foi uma boa conclusão, porém com algumas ressalvas.

Estrela da Manhã começa um ano depois dos acontecimentos bombásticos de Filho Dourado. Darrow está na mãos dos Dourados, mas logo é resgatado e cai de paraquedas em uma guerra iniciada em seu nome. Com a vida de seus amigos e pessoas inocentes em risco, o Ceifeiro de Marte está disposto a ir até o final na derrocada contra com os Ouros, custe o que custar.

"[...] desejar a volta do passado não limpa o sangue das mãos de nenhum de nós dois."

Darrow é um personagem de muitas camadas. Ele é a cara da revolução contra os Ouros, é a esperança de seu povo. Ele não sabe se terminará essa revolução vivo, mas sabe que morrerá em troca da liberdade e a extinção do esquema de cores. Darrow é um personagem bastante inteligente, estratégico e calculista, o que o faz um ótimo Ouro. Ao mesmo tempo, ele também empático, leal e (por que não) sensível, o que toda um ótimo líder Vermelho, já que ele sente a cada perda das vidas nessa guerra.

O livro tem um bom ritmo no início, mas senti que depois de uns 30% de leitura até mais ou menos 65% foi um pouco de enrolação da parte do autor. Entendo que ele sempre quis trabalhar bem mais a política, e agora envolvendo a guerra dos Filhos de Ares e os Ouros, mas alguns capítulos nesse meio tempo aconteceram vários nadas e isso influenciou no meu ritmo de leitura. Em compensação, Pierce continua nos mostrando o jogo de política, agora não somente entre os Ouros mas envolvendo outras Cores.

"Nosso levante não é por ódio, não é por vingança, mas por justiça. Pelos filhos de vocês. Pelo futuro deles."

Passado esse marasmo, voltamos ao ritmo elétrico do livro, com cenas de ações de tirar o fôlego. Dos três livros, esse foi o que ocorreram mais reviravoltas. Eu sinceramente não sabia mais o que poderia acontecer nesse livro depois de uns 80% e fui surpreendida. Mas não antes de dar uns surtos em resposta a algumas atitudes e decisões de Darrow. Houveram algumas mortes significativas dos dois lados que afetaram Darrow. Apesar de entender o sentimento dele em relação aos mortos, particularmente não me importei tanto assim com quem morreu.

"Na guerra, homens perdem o que os torna grandes. Sua criatividade. Sua sabedoria. Sua alegria. Tudo o que resta é sua utilidade."

Quanto aos personagens secundários, eu sempre gostei o modo como Pierce os trabalhou. Por mais que Darrow seja o protagonista e narre a história, você consegue se apegar a outros personagens por conta de seu desenvolvimento. Como sempre, destaco dois personagens que foram bastante importantes para que Darrow não perdesse o rumo em sua missão: Sevro com sua amizade e lealdade inabalável em relação ao Ceifador e Mustang que, mesmo com todos os seus sentimentos por Darrow, sempre soube separar a razão do coração.

Estrela da Manhã tem um final bastante condizente com tudo que foi apresentado nesses três livros. Apesar disso, Pierce deixou o destino de alguns personagens em aberto, com certeza já visualizando um spin-off ou algum novo arco. E foi isso que aconteceu; dois anos depois do lançamento de Estrela da Manhã, Pierce volta ao seu universo com um novo arco em Iron Gold. Infelizmente não se tem previsão de lançamento dessas continuações aqui no Brasil visto que a editora Alt já anunciou que não pretende mais lançar os livros do autor.

Apesar de todas as ressalvas que tive em cada um dos livros da trilogia, super indico para quem deseja ler uma história eletrizante da luta de uma pessoa contra a opressão.

"Em minha juventude, eu achava que destruiria a Sociedade. Que desmantelaria seus costumes. Despedaçaria suas correntes e algo novo e belo simplesmente brotaria das cinzas. Não é assim que o mundo funciona. Essa vitória comprometida é o melhor que a humanidade poderia esperar obter. A mudança virá mais lentamente do que Dancer ou os Filhos desejam, mas ela virá sem o preço da anarquia. Assim nós esperamos."

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/10/resenha-593-estrela-da-manha.html
Sarah | @only_a_snowflake 16/10/2020minha estante
Não acredito que a Alt não vai publicar Iron Gold :((((((((((( sacanagem

Luiza Helena (@balaiodebabados) 16/10/2020minha estante
Sim :((( eles falaram um tempo atrás no twitter que não possuem mais os direitos de publicação do autor aqui

Bart 27/09/2020

549 pág, 2015.
Estrela da Manhã - Série Red Rising 03

Editora Globo Alt
632 pág, 2016.
Antes de tudo, tenho que agradecer
?? Karolyne Raquel Ka ?? , porque foi essa moça quem me indicou essa trilogia!! Aconselho pegarem dicas com ela, a mulher tem faro p/livro (não falem mau de Brandon Sanderson, aviso!) ? .
Tenho certeza que ?Daenerys Nascida-da-Tormenta da Casa Targaryen, legítima herdeira do Trono de Ferro, legítima Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Protetora dos Sete Reinos, a Mãe de Dragões, a Khaleesi do Grande Mar de Grama, a Não-queimada, a Quebradora de Correntes? também leu esses livros... você já pode imaginar o porquê.
Livros

Fúria Vermelha -

O protagonista Darrow, é um Vermelho, um escravo que trabalha abaixo da superfície de Marte. Eles têm a ilusão de que fazem o melhor p/gerações futuras com relação à deixar a superfície habitável. Na ponta da pirâmide social (castas), temos os Ouros, que controlam tudo da pior forma possível.

Depois que Darrow passa por uma perda irreparável... (leia p/saber!) ele se junta aos Filhos de Ares e passa a ter como missão acabar com toda essa "sociedade" ... só que de dentro p/fora...tem muita coisa ainda, leia livro, você vai ser pego de surpresa!!
Filho Dourado -

Depois do que acontece no 1° livro, Darrow ganha status, e passa ser empregado do ArquiGovernador de Marte. Ele consegue jogar os dois maiores clãs Augustus contra os Bellona, plantando  o caos dentro das castas... Guerra Cívil. Posso dizer que Darrow consegue reunir um baita exército e vai liderar um ataque à Marte... o que acontece?! Vc precisa ler, porque vem o 3° livro, com um desfecho de endoidar quem está lendo kkkkkkkk.
O livro parece um Game of Thrones + Star Wars fora da Terra, muito bem escrito, e o levante da trama é através de uma escalada miro Ben contada. E o autor faz algumas homenagens a Star Wars, e ao livro "Uma Princesa de Marte" com uma nave chamda "Dejah Thoris".

Uma trilogia excelente!! ??????????

NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Nataly.Antunes 10/09/2020

Amei
Esse último livro fechou a trilogia de maneira magnífica. Depois dos 60% do livro eu não conseguia mais parar de ler, o Pierce é muito inteligente e eu gostei muito da maneira que ele conduz a história.
Chorei muito do decorrer do livro, e o final foi lindo demaiss
Nati 06/10/2020minha estante
Oi Nataly! Onde você encontrou o livro? Não consigo achá-lo em nenhum lugar!

Nataly.Antunes 09/10/2020minha estante
então, eu peguei emprestado de uma prima que tinha. Não sei onde ela comprou

Nati 09/10/2020minha estante
Nossa, tá sendo horroroso tentar achar ? e to suuuuper curiosa pro desfecho!

Julia Gabriela 03/09/2020

foi muuuito difícil terminar esse livro, mas o que ficou da história foi muito bom

Ste 26/08/2020

Que conclusão épica!
Não tenho nem palavras para expressar meu contentamento, meu prazer em ter conhecido essa trilogia.

Definitivamente ganhou o selo de melhor trilogia do ano! E do meu coração.

Pierce Brown não perdeu a mão em nenhum momento, e conseguiu surpreender de forma esplêndida!

Estamos falando de guerra, e com ela temos perdas, estratégias e cenas de ação de tirar o fôlego!

Não se trata de um "E viveram felizes para sempre". Afinal, o fim de Estrela da manhã é o início de uma nova era!

Sinto tanto o fato de o autor não ter mais nenhuma editora no BR. Sinto tanto o fato dessa trilogia não ter a atenção devida. O autor é insano! Escreve de forma absurda (absurda no sentido bom tá! hahaha) e conduz a história com genialidade!

Adhe 02/08/2020

final lindo
esse último livro fechou a trilogia perfeitamente, e matou tanta gente que eu amo que to triste tbm, mas eu recomendo muito a todos que leiam a trilogia de fúria vermelha, não vão se arrepender, é perfeito.

Clary 20/07/2020

Pai amado, que obra perfeita
Queria que tivesse como dar mais que 5 estrelas e favoritado pra esse livro, mas ao mesmo tempo acho que nenhum número ou palavra seria capaz de explicar o quanto eu amei essa leitura. Pierce Brown conte comigo para absolutamente tudo!

Kelly Dias 30/06/2020

Antes tarde do que nunca
Demorei muito para ler esse último livro. 1º porque quando li o segundo ainda não tinha saído; 2º depois que saiu eu fui ler e não lembrava de praticamente nada da série, bateu o sentimento de perda, me frustrei e deixei pra ler depois de reler os dois primeiros. No entanto, depois que vi GF falando sobre ele no canal e como passou o mesmo que eu, tendo esquecido tudo e mesmo assim que o livro foi uma conclusão que não poderia ficar sem ler, eu joguei tudo pra cima e li; mas antes encontrei um blog em inglês que dá uma resumida boa e tudo o que eu precisava relembrar me ajudou. Estrela da manhã foi uma das melhores leituras do ano até agora, e eu tinha que ter lido nesse momento mesmo, época de pandemia e ajudou a mostrar como todos nós somos vulneráveis, mostrou o Darrow frágil, perdido, e tentando recomeçar, se encontrar, o crescimento do personagem foi uma das melhores coisas do livro, e tem muita coisa boa ainda.

Brenda.Cachiete 28/06/2020

Uma das melhores trilogias que tive o privilégio de ler
Estrela da manhã veio com muita expectativa e ansiedade por conta dos outros dois livros terem sido cinco estrelas para mim.E cumpriu,na verdade superou todas as minhas expectativas.Pierce Brown orquestrou vários temas como família,amizade,lealdade de maneira fenomenal!Me fez conectar com Darrow de um jeito que não me conectava a um bom tempo com outros personagens,o final dessa trilogia foi a altura de tudo que vivemos durante os três livros!!!!

bricyo murilo 24/06/2020

?????
Sem dúvidas o desfecho icônico, e coerente. Eu gosto de você, sinto verdade em você, acho seu final sim coerente, você não está onde te convém, em todos os capítulos, diálogos ou reviravoltas.

Pascarelli 24/06/2020

Dentre os outros, esse com certeza se superou aos meus olhos. Além de ter uma história que flui bem mais e te deixa com vontade de ler do início ao fim, tem umas reviravoltas incríveis que te fazem querer arrancar os cabelos e chorar.
A única parte difícil para mim é imaginar uma guerra espacial de um jeito certo, mas tirando isso é um puta de um livro.

lune | @herfleursbooks 18/06/2020

"do sonho de Eo, a garota que me inspirou a viver por mais."
edit : Minha opinião sobre a Trilogia mudou muito depois que li todos os livros e comecei a discutir sobre eles. Pierce errou em muitos muitos pontos, coisas pequenas que foi se construindo e me irritaram demais, mas existe também forte críticas a todo o universo dele as quais eu concordo. Vou deixar minhas resenhas porque é fofo o quanto eu fiquei emocionada na primeira leitura

Eu amei demais a trilogia. Ela acabou significando mais pra mim do que achei que iria.

Pierce criou um mundo surreal, personagens incríveis independente de que lado eles estavam. Darrow é um protagonista sem igual, consegue arrancar dos leitores um misto de sentimentos. Ele fica muito longe de ser uns dos meus preferidos, justamente por ele ser extremamente verdadeiro com o que sente. A jornada dele e sem igual, o que ele passou é formidável.

As batalhas são incríveis, os planos só ficaram melhores e melhores. Sevro e Rags tiveram arcos incríveis, são de longe meus preferidos de todos os tempos.

Eu odiei o romance desde o começo, deixei claro desde Fúria Vermelha. Sinto pouca ou nenhuma empatia pela Mustang, piora pelo fato do Pierce fazer uns pararelos entre ela e a Eo, que são desnecessários e fracancamente desrespeitosos, ele perde muito a mão na construção e desenvolvimento do romance, então não fiquei surpresa por essa linha de plot que ele tomou aqui, me irrita porque claramente é outro paralelo mas era óbvio...

De qualquer forma, é maravilhosa e sofri horrores nessa jornada, mas valeu a pena.

julia 14/06/2020

Resenha: Estrela da Manhã
Estrela da Manhã não é bem o que eu esperava? Os primeiros capítulos são corridos e eu fiquei impressionada que um dos pontos do enredo relacionado ao Darrow é resolvido super rápido.

Nós somos jogados direto na ação e eu gostei bastante disso. Maaaaaaas, depois de um tempo a impressão que eu tive é que eu estava lendo as mesmas cenas de novo e de novo e de novo. Tudo repetido. Eu comecei a ficar entediada.

As coisas melhoram perto do final do livro e foi bem divertido ler sobre tudo se resolvendo. Essa foi uma jornada tão dolorida para todos os personagens, então foi bom ver ela chegar ao fim. O último capítulo me pareceu um pouco corrido? Alguns pontos só foram pincelados e vagamento mencionados. Talvez porque a série continua? Sei lá.
Leonardo.Calandrini 08/07/2020minha estante
Tem uma nova trilogia que se passa após Morning Star, mas ainda não há previsão de ser publicada no Brasil. O nome é Iron Gold