Estrela da Manhã

Estrela da Manhã Pierce Brown

Resenhas - Morning Star

julia 14/06/2020

Resenha: Estrela da Manhã
Estrela da Manhã não é bem o que eu esperava? Os primeiros capítulos são corridos e eu fiquei impressionada que um dos pontos do enredo relacionado ao Darrow é resolvido super rápido.

Nós somos jogados direto na ação e eu gostei bastante disso. Maaaaaaas, depois de um tempo a impressão que eu tive é que eu estava lendo as mesmas cenas de novo e de novo e de novo. Tudo repetido. Eu comecei a ficar entediada.

As coisas melhoram perto do final do livro e foi bem divertido ler sobre tudo se resolvendo. Essa foi uma jornada tão dolorida para todos os personagens, então foi bom ver ela chegar ao fim. O último capítulo me pareceu um pouco corrido? Alguns pontos só foram pincelados e vagamento mencionados. Talvez porque a série continua? Sei lá.
Leonardo.Calandrini 08/07/2020minha estante
Tem uma nova trilogia que se passa após Morning Star, mas ainda não há previsão de ser publicada no Brasil. O nome é Iron Gold

Valena.Monteiro 04/07/2022

Estela da amanhã foi o livro que deixou meu coração mais apertado do que os dois primeiros livros.
Esse livro transformou completamente Darrow, Sevro, Victra, Mustang, ver a evolução deles deixou meu coração quentinho, e bem triste com a perda de alguns personagens.
Claro que o livro tem suas falhas. Nesss livro tudo ser resolveu muito rápido e fácil.
O autor falou muito pouco sobre como ficou a sociedade, deixa o leitor insatisfeito. Mas o final de Mustang e Darrow é lindo.

CITAÇÃO
"Ele precisava de uma luz. Ele a fez. O amor foi seu grito ao vento"

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 08/08/2016

Nota oficial: 4.5.
O livro tem alguns momentos meio forçados e meio "what?" e obviamente não é tão bom quanto o segundo, mas a finalização da trilogia foi maravilhosa. Os personagens, os diálogos, as reviravoltas, as tramas políticas... Tudo tão bem trabalhado que dá até um orgulho do autor ao ver o quanto ele evoluiu ao longo da trilogia (E olha que no primeiro já achava ele super talentoso). É incrível ver algo tão original sendo criado a partir de pontos tão clichês, ainda mais se a gente for pensar no tanto de livros sem um pingo de originalidade sendo lançados e fazendo sucesso hoje em dia. Todos PRECISAM ler essa trilogia, só isso.
Ana Carol 16/08/2016minha estante
Terminei faz uns dez minutos e estou literalmente abraçada com esse livro, aaaaah que agonia kkkkkk concordo contigo, o segundo foi melhor, mas estou tão feliz com esse final, com o fato de não ter saído às pressas como geralmente acontece com as distopias... foi agoniante, emocionante, realista e bonito até certo ponto.

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 17/08/2016minha estante
Sim! O autor planejou muito bem tudo que iria acontecer e executou tudo muito bem. Quero ler essa nova trilogia dele logo.

Mare.Zia 12/05/2024minha estante
esse livro é maravilhoso

Deiveson.Silva 12/05/2024minha estante
Com certeza, li a trilogia em uma semana, foi um deleite, um achado raro pelos milhares de livros que existem por aí.

herfleurs 18/06/2020

"do sonho de Eo, a garota que me inspirou a viver por mais."
edit : Minha opinião sobre a Trilogia mudou muito depois que li todos os livros e comecei a discutir sobre eles. Pierce errou em muitos muitos pontos, coisas pequenas que foi se construindo e me irritaram demais, mas existe também forte críticas a todo o universo dele as quais eu concordo. Vou deixar minhas resenhas porque é fofo o quanto eu fiquei emocionada na primeira leitura

Eu amei demais a trilogia. Ela acabou significando mais pra mim do que achei que iria.

Pierce criou um mundo surreal, personagens incríveis independente de que lado eles estavam. Darrow é um protagonista sem igual, consegue arrancar dos leitores um misto de sentimentos. Ele fica muito longe de ser uns dos meus preferidos, justamente por ele ser extremamente verdadeiro com o que sente. A jornada dele e sem igual, o que ele passou é formidável.

As batalhas são incríveis, os planos só ficaram melhores e melhores. Sevro e Rags tiveram arcos incríveis, são de longe meus preferidos de todos os tempos.

Eu odiei o romance desde o começo, deixei claro desde Fúria Vermelha. Sinto pouca ou nenhuma empatia pela Mustang, piora pelo fato do Pierce fazer uns pararelos entre ela e a Eo, que são desnecessários e fracancamente desrespeitosos, ele perde muito a mão na construção e desenvolvimento do romance, então não fiquei surpresa por essa linha de plot que ele tomou aqui, me irrita porque claramente é outro paralelo mas era óbvio...

De qualquer forma, é maravilhosa e sofri horrores nessa jornada, mas valeu a pena.

Silas Jr 23/11/2023

Muito bom e não perfeito
O primeiro livro continua sendo o meu fav, a leitura é mais ágil e objetiva. Nesse terceiro repete os erros do segundo e há tantas coisas aqui que ao meu ver não acrescentaram em nada! Mas, curti a conclusão, foi épica!!!

Victor225 22/08/2023

Uma jornada melhor que o destino.
Ótimo trilogia, porém acredito que esse seja o livro mais fraco dos três.
No geral foi uma saga muito boa.

Clara.Bernabé 14/03/2022

Intenso do começo ao fim
Certamente foi uma das melhores trilogias que li nos últimos anos.
Não é para ler rápido, não é livro de final de semana, é para refletir em cada parte, cada politicagem do livro, estratagemas, guerras e momentos de paz.
Pierce soube muito bem trazer novas perspectivas sobre significado de família, amizade e amor, balanceando com ação e filosofia.
Com certeza leria de novo em alguns anos, me apeguei muito aos personagens, a história e por isso foi tão difícil terminar.

Jemilly 20/09/2016

"O Ceifeiro chegou. E trouxe o inferno com ele."
Não sei como começar, queria não ter que usar as mesmas palavras que usei na resenha do primeiro livro da trilogia Fúria Vermelha: "Bom, poderia dizer que esse livro me deixou sem palavras, mas como estou escrevendo algumas, então não faria sentido, mas que livro INCRÍVEL!!!", não queria ter que usar as mesmas palavras que usei na resenha de do segundo livro Filho Dourado: "Minha Nossa, que livro!!!", mas sinceramente, Pierce Brown não colabora, como posso dizer palavras diferentes, quando ele simplesmente destrói (positivamente) com o melhor mundo distópico da literatura que já tive o prazer de ler?

Gente essa é a primeira distopia com mais de um livro que leio que não caiu de qualidade em nenhum momento, nem no final que estou tão acostumada com decepções, que antes de começar Fúria Vermelha já tava desistindo desse gênero. Pierce meu amor, você é um Ouro com o coração e a coragem de um Vermelho e criatividade de um Violeta, na minha vida. (lindo como um Rosa).

"Eles me chamam de Estrela da Manhã. Aquela estrela pela qual os montadores de grifos e os viajantes navegam a vastidão nos meses escuros de inverno. A última estrela que desaparece quando a luz do dia retorna."

Depois de todo esse derretimento, vamos a história, e para aqueles que não leram Filho Dourado, aconselho a pararem de ler aqui essa resenha (EU AVISEI), para os que leram, sabem a situação desesperadora que termina o segundo livro, pessoas morrem (ainda não superei algumas mortes) e não sabemos o que vai acontecer com Darrow. Estrela da Manhã se passa um ano depois de tudo aquilo, sim pessoas, um ano de sofrimento para Darrow e todos que o amam, o que não é spoiler porque sem isso não teria continuação: nosso protagonista e resgatado, mas esta bem diferente do que era nos dois primeiros (como se ele já não tivesse mudado tanto), ele continua um super estrategista de guerra, mas em certo ponto ele fica mais sábio, o que é uma boa coisa de está no meio de um guerra civil interplanetária que ele causou.

O livro é bastante surpreendente, ainda mais que dificilmente alguém sabia o que esperar depois do dois primeiros livros, eu pelo menos não fazia ideia, estamos falando de planetas e mais planetas onde bilhões de baixas cores são escravizadas, onde se tem uma grande soberania e muitos Ouros que são considerados deuses tamanho suas forças, impossível imaginar.

"Precisamos daqueles que nos amam. Precisamos daqueles que nos odeiam. Precisamos que os outros nos liguem à vida, que nos deem uma razão para viver, para sentir."

Pessoas, Pierce conseguiu! Com aliados inesperados e conquistados de forma inesperada, esse ultimo livro me fez sofre, chorar, ter raiva e despertou meu espírito assassino para com alguns personagens... Chacal... ódio, muito ódio, como essa criaturinha sozinha consegue ser tão odiosa? Ainda estou tentando entender.

"E eu não sinto coisa alguma a não ser pavor, porque o Chacal começou a rir."

Mas como nem tudo são pessoas para odiar, esse livro me fez rir bastante também, e um personagem que reinou nesse livro foi o maior culpado disso: Sevro! Gente! O que é Sevro nesse livro? Darrow que me desculpe, ele ainda é meu personagem favorito, mas esse livro foi de Sevro principalmente, e não estou falando apenas de parte cômica, quando resenhei Fúria Vermelha, acabei sem querer definindo Sevro como um alivio cômico, mas garanto, ele é mais que isso, e ele mostrou de forma espetacular nesse livro, no começo fiquei até assustada com as atitudes dele, mas assim como Darrow ele passou por coisas difíceis e teve que assumir muitas responsabilidades. Sevro foi simplesmente brilhante, além de mais psicótico que o normal.

"-Você e eu continuamos procurando a luz na escuridão, esperando que ela apareça. Mas ela já apareceu. (...). -;A gente é essa luz, garotão. Por mais destroçados e arrebentados e idiotas que a gente seja, a gente é essa luz, e a gente está se espalhando."

Mustang não teve seu brilho diminuído, no começo fiquei meio desconfiada com que estava acontecendo, mas Mustang é Mustang, e foi incrível (sim sei que to usando muito essa palavra, se acostume ). Ragnar é outro!Um personagem que não tem como não amar, não tem mesmo. HYRG LA, RAGNAR! Holiday e Victra não tem como definir, eu adoro elas. (Queria tanto dar spoiler).

Eu fiquei boquiaberta com as cenas descritas nesse livro, além de diálogos espetaculares, algumas cenas de ação eu já imaginava no filme, eu relia varias vezes alguns parágrafos de tão bons, e ficava "isso ficaria ótimo no filme." Confesso que ainda tenho esperança que isso aconteça.

"-Não somos Vermelhos, nem Azuis ou Ouros ou Cinzas ou Obsidianos. Somos a humanidade. Somos a maré. E hoje reivindicamos as vidas que nos foram roubadas. Nós construímos o futuro que nos foi prometido. Guardem seu corações. Guardem seus amigos. Siga-me através dessa noite maligna, e prometo a vocês que a manhã está à nossa espera do outro lado. Até isso acontecer, rompam as correntes."

Estrela da manhã finalizou essa trilogia com chave de Ouro, eu não acreditava que ia caber tudo em apenas 632 paginas (parece muitas, mas você mal percebe de tão bom), tipo já estava acabando o livro e eu pensava "mas ainda tem tanta coisa pra acontecer", mas não fiquei decepcionada, fui tudo mais do que eu esperava, valeu a pena o tempo que fiquei esperando pela continuação, o dinheiro que gastei com os livros, valeu meu tempo de leitura, a Trilogia Red Rising mudou minha concepção do que é um bom livro ou até perfeito. O que posso dizer? ROMPAM AS CORRENTES!!!AUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU.

"Meu filho, meu filho
Lembre-se das algemas
Quando o Ouro governavam com rédeas de ferro
Nós rosnamos e rosnamos
E nos contorcemos e berramos
Pelo nosso vale
Um vale de sonhos melhores."

PER ASPERA AD ASTRA

site: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/09/resenha-estrela-da-manha-trilogia-red.html
Jean 21/09/2016minha estante
AAAAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!

Jemilly 21/09/2016minha estante
Kkkkkk AUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Jean 21/09/2016minha estante
kkkkkkkkkkk

Andriq.Goncalves 17/07/2023

Bom até certo ponto!
Quando eu começei a trilogia Fúria Vermelha, eu havia achado a premissa muito boa e esta super curioso pra saber oq iria dar em cada parte dessa história.
Bem... chegamos ao final, eu tenho algumas coisas a dizer:

Primeiro de tudo vamos falar sobre o Darrow, q é o protagonista (e apesar de quem muita gente idolatra ele literalmente) que não teve um livro que não me irritasse, sabe quando vc tá lendo uma história com uma boa premissa mas tem aquele personagem irritante que quando aparece vc revira os olhos e pensa vai sair quando??? Pensou? Pois agr imagine ele sendo o protagonista e ainda mais todo livro é narrado pelo ponto de vista dele.. enfim uma morte lenta horrenda.

Eu acho q o que mais me irrita com relação ao Darrow é como ele toma certas decisões e quer se mostrar o único capaz em alguns momentos (oq eu tantava entender até pq carregar o peso de uma revolução sozinho é dificil) mas houve momentos em TODA A TRILOGIA em que por erros e burrices do Darrow pessoas morreram oq gera até uma boa discussão dele com o Sevro nesse livro, e vc acha que ele acaba aprendendo certo??? Errado! Ele continua até o fim da mesma forma e muitas pessoas morrem por causa disso. Sem falar em como tudo se resume a paixão dele pela Mustang (há uma cena onde OS AMIGOS DELE estão no meio de um tiroteiro e ele manda eles pararem pq a DONZELA INDEFESA QUE ESTAVA ATIRANDO estava ali e n podiam tocar na princesa) oq me deixava muito irritado.
Uma das coisas que o pierce acertou foi em mostrar mais da Mustang aqui sem ser só como o par romantico do darrow e mostrar como ela é muito mais resolvida que ele.

Enfim isso aqui já ficou grande demais então deixa eu só falar mais umas coisas.

Uma coisa q me deixou mais irritado com o final desse livro foi a redenção de um certo personagem e o fogo no rabo entre ele e o darrow que simplesmente fez todo o plot do 2° livro se tornar inútil pq n tem sentido toda aquela raiva e resentimento pra aqui terem dois dedos de conversa e pronto amiguinhos bestinhos forevinhos novamente, eu achei isso tão rídiculo que revirei os olhos diversas vezes.

Mas vamos falar de coisas boas.
Apesar de muitas coisas ruins q n gostei aqui inclusive o plot final que é extremamente DO NADA E SEM LÓGICA NENHUMA temos aqui cenas incriveis e personagens que suprem a falta que o protagonista deixa a desejar, estou falando de Sevro e Victra que pra mim deveriam ser os protagonistas pq assim uma cena deles sendo extremamente phodas e lendários fazendo o que se esperava dá de 10000 a 0 em 300 pgs narradas pelo darrow e os problemas de personalidade dele, inclusive tem uma cena q me deixou extremamente chateado por n poder ter lido já q tudo era narrado pelo darrow e quando outro personagem teve momentum aqui n vimos a cena só o que foi dito após.

Enfim termino aqui dizendo que esperava mais desse livro e da trilogia em sí até pq me fizeram um hype enorme pra ele (dá um oi ai enzo) mas no fim achei mais do mesmo com sérios problemas de construção de personagens mas vale a pena ler eu acho só depende se vc gosta do mal feito feito.
Enzo.Xavier 18/07/2023minha estante
Oi KKKKKKKK

Luiza Helena (@balaiodebabados) 16/10/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Enfim cheguei em Estrela da Manhã e ao fim da jornada de Darrow contra os Ouros. Foi uma boa conclusão, porém com algumas ressalvas.

Estrela da Manhã começa um ano depois dos acontecimentos bombásticos de Filho Dourado. Darrow está na mãos dos Dourados, mas logo é resgatado e cai de paraquedas em uma guerra iniciada em seu nome. Com a vida de seus amigos e pessoas inocentes em risco, o Ceifeiro de Marte está disposto a ir até o final na derrocada contra com os Ouros, custe o que custar.

"[...] desejar a volta do passado não limpa o sangue das mãos de nenhum de nós dois."

Darrow é um personagem de muitas camadas. Ele é a cara da revolução contra os Ouros, é a esperança de seu povo. Ele não sabe se terminará essa revolução vivo, mas sabe que morrerá em troca da liberdade e a extinção do esquema de cores. Darrow é um personagem bastante inteligente, estratégico e calculista, o que o faz um ótimo Ouro. Ao mesmo tempo, ele também empático, leal e (por que não) sensível, o que toda um ótimo líder Vermelho, já que ele sente a cada perda das vidas nessa guerra.

O livro tem um bom ritmo no início, mas senti que depois de uns 30% de leitura até mais ou menos 65% foi um pouco de enrolação da parte do autor. Entendo que ele sempre quis trabalhar bem mais a política, e agora envolvendo a guerra dos Filhos de Ares e os Ouros, mas alguns capítulos nesse meio tempo aconteceram vários nadas e isso influenciou no meu ritmo de leitura. Em compensação, Pierce continua nos mostrando o jogo de política, agora não somente entre os Ouros mas envolvendo outras Cores.

"Nosso levante não é por ódio, não é por vingança, mas por justiça. Pelos filhos de vocês. Pelo futuro deles."

Passado esse marasmo, voltamos ao ritmo elétrico do livro, com cenas de ações de tirar o fôlego. Dos três livros, esse foi o que ocorreram mais reviravoltas. Eu sinceramente não sabia mais o que poderia acontecer nesse livro depois de uns 80% e fui surpreendida. Mas não antes de dar uns surtos em resposta a algumas atitudes e decisões de Darrow. Houveram algumas mortes significativas dos dois lados que afetaram Darrow. Apesar de entender o sentimento dele em relação aos mortos, particularmente não me importei tanto assim com quem morreu.

"Na guerra, homens perdem o que os torna grandes. Sua criatividade. Sua sabedoria. Sua alegria. Tudo o que resta é sua utilidade."

Quanto aos personagens secundários, eu sempre gostei o modo como Pierce os trabalhou. Por mais que Darrow seja o protagonista e narre a história, você consegue se apegar a outros personagens por conta de seu desenvolvimento. Como sempre, destaco dois personagens que foram bastante importantes para que Darrow não perdesse o rumo em sua missão: Sevro com sua amizade e lealdade inabalável em relação ao Ceifador e Mustang que, mesmo com todos os seus sentimentos por Darrow, sempre soube separar a razão do coração.

Estrela da Manhã tem um final bastante condizente com tudo que foi apresentado nesses três livros. Apesar disso, Pierce deixou o destino de alguns personagens em aberto, com certeza já visualizando um spin-off ou algum novo arco. E foi isso que aconteceu; dois anos depois do lançamento de Estrela da Manhã, Pierce volta ao seu universo com um novo arco em Iron Gold. Infelizmente não se tem previsão de lançamento dessas continuações aqui no Brasil visto que a editora Alt já anunciou que não pretende mais lançar os livros do autor.

Apesar de todas as ressalvas que tive em cada um dos livros da trilogia, super indico para quem deseja ler uma história eletrizante da luta de uma pessoa contra a opressão.

"Em minha juventude, eu achava que destruiria a Sociedade. Que desmantelaria seus costumes. Despedaçaria suas correntes e algo novo e belo simplesmente brotaria das cinzas. Não é assim que o mundo funciona. Essa vitória comprometida é o melhor que a humanidade poderia esperar obter. A mudança virá mais lentamente do que Dancer ou os Filhos desejam, mas ela virá sem o preço da anarquia. Assim nós esperamos."

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/10/resenha-593-estrela-da-manha.html
Sarah | @only_a_snowflake 16/10/2020minha estante
Não acredito que a Alt não vai publicar Iron Gold :((((((((((( sacanagem

Luiza Helena (@balaiodebabados) 16/10/2020minha estante
Sim :((( eles falaram um tempo atrás no twitter que não possuem mais os direitos de publicação do autor aqui

Mariane Sena 13/03/2024

Per aspera ad astra! ?
Estrela da Manhã foi completamente alucinante! Demorei muito pra ler esse livro, esse universo me emergia tanto que muitas vezes só não tive tempo para voltar a ele com a devida atenção. Nos últimos dias consegui me focar nele direito e meu Deus, nem acredito que cheguei ao fim dessa trilogia, que história INCRÍVEL! Absolutamente incrível. Ela não poderia ter um fim melhor, nada do que eu pensasse poderia ser melhor que isso ou mais condizente com essa jornada.

Foi épico, incrível, bem construído, bem escrito, bem narrado, um deleite mesmo para meu coração apaixonado por fantasia e aficcionado por ficção científica.

Vou sentir muita falta desses personagens e do quanto essa história não tem defeitos, do quanto ela é incrível. Não sei se algum dia a Alt trará a segunda trilogia para o Brasil, então talvez eu nunca a leia, mas sei que essa sempre estará em meu coração, ela uniu tantas coisas que gosto de um jeito que jamais seria capaz, Pierce Brown realmente nos levou as estrelas.

Nem consigo me expressar do quanto estou satisfeita de estar aqui, ao fim, de ter vivido e me emocionado com cada uma dessas páginas, são essas as histórias que mais valem a pena, que mais valem o tempo.

Darrow, Virginia, Sevro, Roque, Flitchner, Dancer Victra, os Telemanus... ah são tantos personagens, a maioria eu sinceramente nem sei quando passei exatamente a amar, e isso é uma das partes mais incríveis dessa história, eu estava tão lá que simplesmente tinha me apegado a todos eles (ou odiado todos eles kkkkkkkk), já fazem meses agora que terminei essa jornada e ela ainda continua viva em meu coração como se tivesse acabado de termina-la, não me sentia assim desde minhas leituras de LotR e HP, sério, esses personagens e essa história maluca sempre estarão comigo, porque me levaram as estrelas!

Per aspera ad astra! Obrigada por TUDO Pierce! Por tudo.

Caio 16/11/2020

Desabafo
Faz 2 anos que lançou uma nova trilogia e a editora globo parece que simplesmente esqueceu da série.
Não lançou nenhum livro, queria muito ler o livro 4 e 5. Então é só um desabafo msm ;)
Mas pra quem ta preocupado esse livro tem um final praticamente fechado.

paloma 18/01/2022

i would have live in piece. but my enemies brought me war
cara que livro excepcional, sério!!! comecei esse livro destruída pelo final do segundo, mas nada do que aconteceu foi por acaso e resultou na obra de arte que é esse livro.
foi o maior livro que eu li em inglês e por causa disso enrolei um pouco pra terminar, mas é muito interessante e a escrita é sensacional, alguma coisa sempre vai acontecer.
sofri muito em vários momentos com várias mortes da galera que eu gostava, mas é um plot atrás do outro e ver como os personagens (principalmente o gostoso do sevro) amadureceram compensou muito as partes de desespero.
apesar do livro ser incrível, achei que o final foi meio do nada, tipo dava pra explicar melhor umas coisas antes de acabar, mas talvez seja só o gatilho pra próxima série. enfim, recomendo absurdamente a leitura, é uma experiência sério, fazia tempo q eu não me prendia tanto num mundo literário quando em fúria vermelha.

Camila 29/10/2020

Trilogia Perfeita!!
Que história incrível! De altos e baixos mas sempre te surpreendendo. Não há maneiras de explicar o dom que Pierce Brown tem com as palavras. Apesar de não entender 70% das cenas de ação, não desgrudei da série até acabar de ler.