Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Brito 29/09/2023

Stoner
Um livro estranho e angustiante até pela sua placidez. Muito bem escrito. Passa de uns liames para outros com desenvoltura, tudo muito bem entretecido, muito interessante. Mas angustiante porque tudo o que acontece é aterrador na sua simplicidade. Podia chamar-se a este livro: vidas não cumpridas. Nada se cumpre. Faz-se muita coisa, luta-se muito, conseguem-se coisas, mas depois falta cumprir-se tudo.
Tudo podia ser belo, mas não é. Quando se está mais perto, quando se julga que se fez tudo, cai tudo por terra. A beleza esvai-se, e não há nenhuma maldade por trás, há apenas, dir-se-ia, a natureza humana. A mulher que é um ser ressentido sem motivo nenhum aparente, a não ser a sua natureza, destrói a vida familiar deles, destrói a felicidade, não quer a felicidade, ou não consegue querer e acaba a destruir também a filha que esteve quase a salvar-se, mas que metodicamente ela destrói. É a universidade que é quase aquele local de acolhimento à sombra do conhecimento, mas que se transforma a maior parte do tempo em lugar de lutas intestinas, é o amor autentico que até se alcança, mas acaba destruído, é o amor ao conhecimento que é ridicularizado, uma história quase macabra na sua singeleza. Todos os valores são amarfanhados paulatinamente.
Mostra-nos, serpenteando como um rio as almas, o que de pérfido e/ou belo existe no nosso interior. Algo de muito profundo fazendo-nos ser de certa forma e relacionarmo-nos de certo modo com os outros. É um livro exasperante na sua simplicidade trágica, simples, quotidiana. Quase nada se passa passando-se tudo.

Igor.Camilo 21/12/2021

Toda a complexidade e profundidade de uma vida "normal", com pessoas "normais". Um livro sobre os sentimentos humanos em diversas formas. Do amor, ao ódio. da felicidade à tristeza, de forma simples e fluída a história de William Stoner é narrada, de sua gênese até seu desfecho. Ótima leitura.
Rodrigues105 06/04/2023minha estante
Gostei muito de ler!

Mireila1 27/09/2021

Que livro! Uma narrativa simples - num primeiro olhar, mas a escrita é de uma sensibilidade rara, lírica e reconfortante.
Alguém disse que "é o melhor romance que ninguém leu", e eu, após a leitura, recomendo demais, com a certeza que, para os amantes da boa literatura, é uma experiência e tanto ?

Deghety 14/05/2019

Stoner
Obviamente que o conteúdo dessa obra não pode ser resumida à uma frase, mas se pudesse, a grosso modo, seria "amor à profissão". E isso ganha um destaque maior por essa profissão se tratar da literatura e da docência.
Stoner é um personagem que vive dentro de dois universos paradoxais:
O cinzento de sua vida particular e as cores vívidas que a literatura e a docência o trouxeram.
Bill Stoner foi vitimado e agraciado pelo ação de impulso apaixonado.
O livro é causa uma sensação estranha de angústia e tristeza pela vida sombria de Stoner até certa altura, mas depois toma ares de alívio e sensação de "objetivo concluído".
Agora vou falar de Edith, mulher do Stoner. Sempre procuramos justificativas para tentar compreender o porquê das pessoas serem como são, nesse caso eu não consegui ser empático com a personagem por achar a procedência da sua personalidade insuficiente para ela ser a doença que é ela, ainda mais por não apresentar o mínimo de esforço para mudar. Quando uso a palavra doença, é porque não existe quem não adoeça ao lado de pessoas desse tipo. Enfim, sobre a escolha de Stoner, que a paixão pela literatura o fez praticamente virar as costas a seus pais. Esse trecho é forte e doído, quase podemos sentir a decepção e desesperança de seus pais. Portanto essa escolha foi a tomada de rédeas de sua vida que, apesar de algumas consequências ruins, fundamentou sua existência.
"Há guerras e derrotas e vitórias da raça humana que não são militares, nem ficam registradas nos anais da História.
A Grande Depressão e as duas guerras mundiais são os panos de fundo históricos mais importantes que o livro abordam, mas são tratados de forma quase sutil nos seus significados, portanto são de suma importância para o desenrolar do romance.
Recomendo o livro especialmente para os amantes da literatura.