Flores da ruína

Flores da ruína Patrick Modiano

Resenhas - Flores da Ruína

Fabrício Cardoso 16/01/2024

Um homem que se funde ao muro
Modiano segue aqui percorrendo Paris atrás do passado que se materializa, difuso, em suas ruas. A partir de um casal que se suicida de forma extravagante no Quartier Latin, sai em movimento pela cidade, buscando nexos que se recusam a aparecer. É a geografia sentimental de um tempo ao qual já não mais se tem acesso. Ao lado de Remissão da Pena e Primavera do Cão, compõe o que se chama de trilogia essencial desse prêmio Nobel, famoso por ser laureado escrevendo, segundo os maledicentes, sempre o mesmo livro: a Paris fraturada pela ocupação nazista. Como em Dora Bruder, a busca da memória é em si um esforço honroso contra a brutalidade. Deixo aqui a perfeita metáfora escrita ao fim do livro, quando o narrador observa um sujeito da janela. "Então houve um fenômeno, para o qual tento hoje encontrar uma explicação. A lâmpada do poste que do alto iluminava a escadaria se apagou de súbito. Pouco a pouco aquele homem se fundia ao muro, ou então a chuva, de tanto cair sobre ele, apagava-o, como a água dilui uma pintura que não teve tempo de se fixar".

juuuwidy 17/12/2022

"De que adiantava tentar resolver mistérios insolúveis e perseguir fantasmas,
quando a vida estava ali, em toda sua simplicidade, sob o sol?"

Ster 24/04/2022

"Sob a luz do entardecer, tive a sensação de que os anos se confundiam e o tempo se tornava transparente".

Flores da Ruína, segundo livro da Triologia Essencial, de Patrick Modiano.

Me sinto até mal em colocar uma nota tão baixa, mas infelizmente para o agora é o que temos. ??

Neste segundo volume nos são apresentadas diversas lembranças do autor, que passam por sua infância até a vida adulta, de pessoas e lugares, que de alguma maneira são relacionadas (por mera suposição ou coincidência) a uma tragédia ocorrida anos antes. Os relatos são curiosos, mas a narrativa é muito cansativa; é como uma espécie de conversa informal, sobre coisas que parecem interessantes, mas que são contadas de maneira desinteressante e sem pretensão de serem compreendidas.

É como o trecho citado, os anos se confundem e tudo começa a ficar transparente num emaranhado de lembranças.
DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

luizhenrique.dourado.1 11/04/2022

Recortes desconexos
Embora seja apresentada uma ideia de trama no início do livro, o misterioso suicídio de um casal, depois se revela uma espécie de armadilha, pois é absolutamente esquecida. O livro, então, não tem trama, é um apanhado de recortes desconexos. O problema não são os recortes desconexos, há livros que utilizam bem esse estilo. Contudo, aqui, não há nada que se extraía, nenhuma frase vale o destaque, pelo contrário, em momentos assemelha-se a um guia de turismo “desci na rua tal, andei cinco minutos pela rua y, parei no café x, peguei a condução w, pelas margens…” São infinitas as citações de ruas, que se tornam cansativas até provavelmente para quem mora em Paris. O protagonista, em primeira pessoa, não gera empatia em algum momento, pois ele pouco aparece também no meio de tantos recortes e citações de ruas sem sentido. Não tenho problema com livros “difíceis”, não exijo na leitura a existência de uma linearidade, ou estrutura narrativa clássica, mas aqui não há nada além de confusão e enfado. Um dos piores livros que li, ironicamente escrito por um prêmio Nobel.

Paulo Sousa 27/03/2022

Leituras de 2022

Flores da ruína [1991]
Orig. Fleurs de ruine
Patrick Modiano (??, 1945-)
Record, 2015, 144p
Trad. Maria de Fátima Oliva do Coutto
_____________________________
?No instante em que chegamos à Rive droite, após ter atravessado a pont du Carrousel e os arcos do Louvre, dou um suspiro de alívio. Nada mais tenho a temer. Deixamos para trás a zona perigosa. Sei bem que se trata apenas de uma trégua. Um dia terei de prestar contas. Experimento um sentimento de culpa cujo motivo permanece vago: um crime do qual participei na qualidade de cúmplice ou de testemunha, não saberia dizer com exatidão? (Posição Kindle 810).
?Flores da ruína? é o segundo volume da chamada Trilogia Essencial, do escritor francês Patrick Modiano, prêmio Nobel de 2014. É o terceiro livro dele que leio (os outros foram o muito bom ?Para você não se perder no bairro? e o bom ?Remissão da pena?, justamente o primeiro da trilogia), mas a mesma temática segue o estilo do autor, acostumado a lidar em seus romances com memórias antigas, reconstruídas graças ao referencial geográfico da cidade de Paris, onde os livros são ambientados.
Neste volume, Modiano busca reconstruir um evento trágico no distante ano de 1933, quando ocorreu o duplo suicídio de um jovem casal na periferia parisiense. É uma tarefa hercúlea, tendo em vista terem passado cerca de 30 anos do acontecido, halo temporal suficientemente grande até mesmo para a memória, essa pregadora de peças.
Narrado em primeira pessoa, Modiano utiliza a técnica da pergunta para ir reconstruindo aquele evento onde o autor entremeia as próprias memórias, que se misturam àquela em particular, sendo muitas delas ligadas a andanças aleatórias pelos ?arrondissement? da Paris dos anos 30, levando o leitor a círculos e mais círculos (uma alusão à forma de caracol de Paris?) cujas camadas vão rejuvenescendo a tinta da memória.
Modiano demonstra sua habilidade narrativa com o conhecimento de fato da cidade. Você como que se vê errando por Paris, flanando pelas margens do Sena, pelos boulevards, pelas places, absorvendo a atmosfera local. E nessas andanças, ele busca exorcizar os fantasmas que inevitavelmente levam-no a recobrar a culpa por, de alguma forma, ter sido cúmplice daquele crime do qual jamais se esqueceu, fazendo uma espécie de registro memorialístico misturado com romance policial.
Olhando os comentários no Skoob sobre este livro, me chamou a atenção pela quantidade de leitores frustrados com a leitura de ?Flores da ruína?. Bem, não os culpo. De fato, a escrita de Modiano pode não ser uma boa para os leitores que preferem estórias mais dinâmicas, com mais cores e entreveros. Isso porque, à semelhança de um John Banville ou um Julian Barnes, Patrick Modiano tem uma escrita lúgubre, monotemática, saudosista, características que não agradam a todos. Eu não posso dizer que seus livros sejam maravilhosos e marcantes, mas há neles um quê de beleza suficientemente grande para instigar a caminhada por Paris e as muitas memórias encravadas por suas ruas. Vale!

João Paulo 14/02/2022

Recorte
Minha impressão foi de um recorte de emoções do autor para experiências que em um primeiro olhar pareceram desconexas. Mas ao fim me pareceu interessante o que ele viveu e lembrou nessa "investigação".
A experiência de leitura não foi perfeita, menos interessante que o anterior, mas vale a leitura.

Helena Fraga 02/02/2022

Uma mente acelerada
O livro difícil de acompanhar, com a narrativa seguindo o fluxo desordenado de memórias do narrador em três momentos diferentes, além do momento presente, e eu como leitora se virando para encaixar esse quebra-cabeças de memorias do narrador, que só entende quem tem uma mente acelerada e indomável mesmo.

Parece que o narrador vai despejando o que lhe vem a mente, enquanto passeia pela cidade, todas as lembranças que cada lugar desperta, numa sequência de associações de ideias, uma lembrança puxando outra, e não necessariamente com alguma ordem.

bernardo 30/12/2021

Confuso
Ótima leitura!! Senti como se eu tivesse alzheimer e demência. Como se eu estivesse lendo depois de ter tido um avc. Dei uma estrela por pena mesmo

Gustavogl 17/06/2021

É uma investigação? É uma autoficção? É um city tour? Não. Não é nenhum dos três. E nem sei se tentou ser. Penso que foi alguma experiência que não me apeteceu. O livro começou bem com uma cena do crime instigante porque aparentava ser algo passional depois de uma farra entre casais. Depois ele vira uma visita guiada por Paris.
O Modiano deve ter tentado criar alguma coisa: sabe aquela ideia que você executa e ninguém entende?

romulorocha 18/05/2021

Flores da ruína, de Patrick Modiano - Nota 8/10
Patrick Modiano é um escritor francês reconhecido mundialmente, principalmente, após ser laureado com o prêmio o Nobel de Literatura de 2014. Boa parte das obras do autor tem como cenário principal a Segunda Guerra Mundial e a ocupação da França pela Alemanha nazista.

O pano de fundo para Flores da ruína é o suicídio misterioso do casal ?T? no início dos anos 1930. Três décadas depois, Pacheco, tenta remontar o cenário deste episódio e encontrar um desfecho para a morte do casal.

Contada por um narrador sem nome, que em muitos momentos se envolve na trama e some simultaneamente, Flores da ruína tem bem mais a dizer do que apenas sobre a morte misteriosa de um casal. E talvez a chave para a compreensão do que o autor deseja comunicar esteja no intervalo histórico entre a morte do casal T e o período em que a trama é narrada.

#resenhasdoromulo
#floresdaruina
#patrickmodiano
#romancefrances

Marcos Nandi 15/03/2021

Péssimo!
Deus do céu que livro ruim. Um dos piores que já li.

Não é o primeiro livro que leio do autor e até então, não entendi como ele levou o Nobel da literatura.

O livro faz parte da trilogia essencial (são livros independentes entre si), mas é um livro muito chato.

O livro vai dar conta de um casal que comete suicídio no ano de 1933. Trinta anos depois o narrador tenta recontar a história para descobrir os verdadeiros motivos do suicídio. Legal né?. Sim, ótimo. Mas fica só na premissa.

Não há nada solucionado. É verborragico ao ponto de me lembrar Umberto Eco em " número zero" (outra bomba).

Além dos personagens jogados no meio da história, apáticos e sem nenhuma narrativa, o livro peca em descrever as belas ruas de Paris.

Apesar do livro ser fino, custei para terminar pelo fato de ser mal escrito e chato.
Edson Medeiros 21/03/2021minha estante
Incrível como é quase unanime a decepção com este livro. Ainda não li outros livros de Modiano, mas realmente faz questionar os méritos a respeito do Nobel. Premissa interessante, livro chatíssimo, desenvolvimento truncado, não consegue chegar em lugar nenhum, não é capaz nem de nos fazer conjecturar conclusões porque está tudo solto.

Edson Medeiros 14/03/2021

Expectativas arruinadas
O livro “Flores da ruína” é o segundo volume de uma trilogia de obras ficcionais, carregadas de elementos autobiográficos, escritas pelo francês Patrick Modiano, laureado Nobel de Literatura em 2014. Trata-se de uma obra que transita entre um caderno de memórias e uma investigação policial, por isso o constante fluxo temporal, dividido entre passado e presente, onde o suspeito duplo suicídio de um casal, em Paris, é apenas um pretexto para que um escritor de meia-idade (ater ego de Patrick Modiano) inicie uma busca por si mesmo.

Em meio a essa busca, a cidade de Paris é apresentada como testemunha silente do misterioso suicídio, da ocupação nazista e do desenvolvimento do escritor – cheguei a pensar em “Flores da ruína” como uma espécie de romance de formação tardio, mas não cheguei a uma resolução. Fato é que Modiano coloca Paris no papel principal deste livro, é como se cada monumento, edifico histórico, ou mesmo cada beco periférico da cidade nos aguardassem para revelar os segredos dos quais são concretos guardiões.

Em “Flores da ruína”, a história principal é apenas um pretexto para contar diversas outras histórias que tem como pano de fundo a Cidade Luz. Essas histórias são narradas a partir de fragmentos, conectando personagens e fatos em décadas diferentes, mas essas histórias nunca são reveladas por inteiro. A sensação é de que sempre está faltando algo, uma peça essencial para juntar todos os mosaicos montados pelo autor.

Confesso que senti grande dificuldade em continuar a leitura, simplesmente não consegui me conectar com os personagens, o mistério sobre o suicídio e sobre as pessoas que passam pela vida do escritor são realmente interessantes, mas o estilo narrativo de Modiano me deixava constantemente desconectado.

No final, ter em mãos um livro com o famigerado selo Nobel na capa, costuma criar demasiada expectativa. Decerto, nem sempre essa expectativa será correspondida, o que não quer dizer que não exista valor na obra ou que possamos condenar o autor.

Para não ser leviano e afastar a tentação de questionar os méritos observados pela Academia para decidir premiar Modiano, especialmente por ser minha primeira experiência com o autor, deixarei em aberto minha opinião geral. Mas, depois de “Flores da ruína”, certamente não voltarei a lê-lo tão cedo.

Lusia.Nicolino 27/02/2021

Há na escrita de Modiano uma mistura de elementos autobiográficos e ficcionais. Quando estamos quase confortáveis com as coincidências: aniversário, a perda do irmão que tinha apenas dez anos, o pai judeu, os caminhos percorridos na Paris apagada pela ocupação durante a guerra, tropeçamos em elementos ficcionais. E é aí que está a graça de uma leitura de poucas horas. A incompletude, a descoberta, a tranquilidade para seguir o narrador que, em primeira pessoa, vai reagrupando suas memórias.
Flores da ruína começa com o suicídio de um jovem casal. Entre o momento do fato e os trinta anos depois em que o narrador persegue suas lembranças, sem más intenções, damos um passeio pelos cafés, parques, fachadas de prédios. A leitura é um enxergar de fotogramas em um carrossel de slides. Acomode-se, depois desse ainda haverá Primavera de cão e então, a trilogia estará completa.

Quote: "...ele me convidou ao cinema para assistir a Lola, a flor proibida e Adeus, Philippine, que deixaram uma bela lembrança... Tenho a sensação de que as nuvens, o sol e as sombras de meus vinte anos continuam vivos, por milagre, nesses filmes. Em geral, só conversávamos sobre livros e filmes, mas naquela noite fiz alusão a meu pai e suas aventuras durante o período da Ocupação: o armazém do cais da estação de trem, Pagnon, o bando da rue Lauriston..."

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

anoca 22/01/2021

?????????????????
fluxos de pensamentos que não chegam a lugar algum, não respondem nada, apenas deixam mais pontas soltas que espero serem esclarecidas no próximo volume pois este serviu exclusivamente para me deixar impaciente