Todos os Cachorros São Azuis

Todos os Cachorros São Azuis Rodrigo de Souza Leão

Resenhas - Todos os Cachorros São Azuis

Nathalia 15/01/2021

O narrador é amigo de Rimbaud e Baudelaire, mas sabe que são apenas alucinações decorrentes de sua doença, a esquizofrenia. Nessa narrativa, o autor expõe a crueldade presente nos hospícios e da forma desumana com que os pacientes ainda são tratados.
Jamais li algo do tipo, e me senti impactada com a forma livre de pensar do personagem que é, definitivamente, cativante.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/05/2019

Todos os Cachorros São Azuis
"Recheado de citações, com trocadilhos bem humorados, o livro em muitas partes parece uma coleção de aforismos."

Link da resenha completa: https://capitulodois.com/2015/01/26/a-confissao-dolorosa-de-rodrigo-de-souza-leao/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788575775196

jota 02/09/2013

Au, au, au, au...
A sinopse da novela autobiográfica do poeta Rodrigo Souza Leão (1965-2009) apresentada aqui no Skoob é verdadeira quando diz que a narrativa é “fragmentada e vertiginosa, apresentada com toques de sarcasmo, crítica e humor.”

Também é verdadeiro que o autor oferece, “através do ponto de vista do paciente, uma visão da sociedade, da família, da política e do tratamento dado aos internos dos hospícios.”

Sim, tudo isso tem no livro, claro. Mas de tanto ler obras com narrativas mais ou menos convencionais, você pode achar que em Todos os Cachorros São Azuis há muita porra-louquice de uma só vez para um livro tão curto, de menos de oitenta páginas. E que talvez preferisse uma coisa mais no estilo de Campos de Carvalho, por exemplo, com quem Rodrigo de Souza Leão é muitas vezes comparado por críticos e amigos.

Bem, todos os cachorros são azuis, todos os gatos são pardos, todos os grandes escritores tomaram sopinha de letras na infância. Então não sou louco de dizer que este livro é ruim; apenas que não sou o leitor mais indicado para lê-lo ou resenhá-lo.

Lido em 01 e 02/09/2013.

claudioschamis 20/08/2009

Com certeza será um livro totalmente diferente do que você um dia já leu. Você com certeza nunca leu algo parecido. Uma forma totalmente indefinida de narrativa. Uma surpresa o texto de Rodrigo. Seu relato consegue passar de forma clara como funciona a mente de um esquizofrênico que é quem narra a história. Você sente de alguma forma como é esse mundo. A doença é jogada na sua cara de forma direta. Um livro único. A velocidade com que as coisas são processadas na cabeça do narrador nos confronta com a tristeza da doença. Talvez não seja um livro para toda e qualquer pessoa. É preciso um pouco de coragem para enfrentar a doença junto com o narrador e é preciso deixar o preconceito totalmente de lado. Antes de ler abra a sua mente e encare de peito aberto que esse mundo existe e que a doença não deve ser tratada senão de forma valente e de frente. Um livro certamente surpreendente.