Minhas memórias de Lobato, contadas por Emília, Marquesa de Rabicó e pelo Visconde de Sabugosa Luciana Sandroni

Resenhas - Minhas Memórias de Lobato

Antonio Maluco 16/03/2024

Biografia
O livro conta várias histórias do escritor Monteiro Lobato na versão de dois personagens principais do Sítio do Pica Pau Amarelo.

kellysantos_ 19/11/2023

Minhas memórias de Lobato, de Luciana Sandroni

A vida do famoso escritor brasileiro Monteiro Lobato é contado por seus personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, Emília e Visconde, obra famosa do escritor.

Tenho que confessar que não gosto muito do Monteiro Lobato, por causa das polêmicas envolvendo seu nome, mas ele não deixa de ser um grande autor!

No livro, quem conta a história é a Emília e o Visconde, e fiquei feliz de não terem alterado a personalidade de nenhum dos dois personagens.

Não direi que foi uma leitura incrível, mas não foi tão ruim. Só um pouquinho complicada, pois não achei um conteúdo tão interessante.

"Tive uma idéia mirabolante! Vou escrever minhas memórias."

?96
?3.5/5

Pedro.Henrique 02/09/2023

Revisitando Lobato: Uma Jornada Literária
"Minhas Memórias de Lobato Contadas Por Emília, Marquesa De Rabicó E Pelo Visconde De Sabugosa," escrito por Luciana Sandroni, é uma obra que nos leva a uma jornada fascinante através da vida e obra do renomado autor brasileiro Monteiro Lobato. Neste livro, a autora tece uma narrativa envolvente que não apenas homenageia Lobato, mas também nos convida a explorar sua influência duradoura na literatura infantil do Brasil.

Luciana Sandroni mergulha profundamente na vida de Monteiro Lobato, desde sua infância até sua carreira literária e suas contribuições para a literatura infantil. Ela nos presenteia com detalhes vívidos sobre os desafios e triunfos enfrentados por Lobato, revelando sua paixão pela escrita e seu compromisso com a promoção da leitura entre crianças.

Além de narrar a vida de Lobato, a autora também contextualiza sua história em relação ao Brasil do século XX. Ela destaca como Lobato influenciou o desenvolvimento da literatura infantil no país e como suas obras se tornaram um reflexo das questões sociais e culturais de sua época.

Luciana Sandroni não se limita a contar a história de Lobato, mas também explora como suas ideias e personagens ainda são relevantes nos dias de hoje. Ela analisa a atemporalidade de suas obras e como elas continuam a encantar e educar crianças em diferentes gerações.

"Minhas Memórias de Lobato Contadas Por Emília, Marquesa De Rabicó E Pelo Visconde De Sabugosa" é uma leitura cativante e informativa que nos permite mergulhar na vida e na influência de Monteiro Lobato na literatura infantil brasileira. Luciana Sandroni oferece uma perspectiva rica e detalhada, tornando este livro uma escolha ideal para todos que desejam entender melhor o legado desse icônico autor e sua importância na cultura literária do Brasil. Recomendado para leitores de todas as idades interessados na rica herança literária de Lobato.

Cecilia235 20/06/2023

O livro é mto bom, eu li por conta da escola achei que teve umas partes sem sentido mas quando a Emília ficava inventando a vida de Lobato era mto legal, ainda mais quando ela trocou o Juca por Lobatinho. Até q foi um livro bom para escola

amanda.sz 02/05/2023

O livro é bem cômico e nos ajuda a conhecer um pouco da história do Monteiro Lobato! É narrado pela Emília e Visconde. Sou muito fã dos livros do sítio, lia muito quando criança.

Iasmin 19/04/2023

Minha infância!
Este não é um livro comum para mim, é simplesmente o primeiro livro que li na minha vida. Ganhei da minha professora, e tem inúmeras palavras sublinhadas de caneta, por que foi nele que aprendi a ler, e escrever uma grande gama de palavras. Minha mãe grifava a palavra, e depois me pedia para soletrar. É puramente nostálgico, e uma delícia de leitura.

Sarah 12/01/2023

Não sou a Emília, mas posso comentar?
A narrativa desse livro gira em torno de Emília e do Visconde de Sabugosa ,e a escrita do livro de monteiro lobato . E tudo isso se inicia com a tremenda vontade de Emília de escrever um livro baseado em seu autor, Monteiro Lobato. Ela inicialmente queria escrever um livro baseado em Lobato só com a sua "sabedoria", porem de contra gosto a Tia Anastácia não concordou, e aconselhou Emília a fazer uma pesquisa , porem ela nao concordou e foi a escrita.
Chegando lá ela percebe sua falta de conhecimento e resolve optar pela "ajuda" de Visconde. E deixa ele fazer a pesquisa. porem entre tudo ela ainda da palpites e inventa historias baseadas no livro.
Esse livro além de muito divertido, trás também toques da historia do Brasil e de fora. E apresenta a importância de Lobato para a literatura brasileira, além para historia. E apesar das pitadas de humor aborda vários temas importantes.
Eu adorei , não e uma leitura cansativa e sim informativa , recomendo muito o livro.
Boa leitura !
Ps: Não e um livro de historia , situando isso quero dizer que não há tudo sobre lobato.

Carolina.Paulus 14/11/2022

Minhas memórias de lobato
Simplesmente não me agradou,acho q é por eu ter um certo ódio do Monteiro Lobato desde q o enxerguei como um homem racista,estava lendo a mando da escola,o que também acarreta em um ódio do livro, é simplesmente isso q tenho a dizer

gabcravoecanela0 11/10/2022

É uma maneira divertida de saber mais sobre a história de Monteiro Lobato, onde há muitas desavenças entre a a Marquesa Emília e o Visconde, a criação dos dois e dos diversos personagens do sítio do Pica-Pau amarelo

Elis.Naiara 04/09/2022

É uma boa leitura, de fácil compreensão.
De uma forma descontraída vai explicando a vida de Monteiro Lobato.

Ana Santos 19/05/2022

Memórias com imaginação, pesquisa e fantasia.
Luciana Sandroni, nasceu no Rio de Janeiro, em 1922, onde vive até os dias atuais.
Autora premiada, Luciana já escreveu vários livros, dentre eles, Ludi vai à praia, Ludi na Revolta da Vacina, Gata Memória, Minhas Memórias de Lobato.
O livro conta a história de Monteiro Lobato, através da pesquisa de Visconde de Sabugosa e das ideias mirabolantes da eterna boneca de pano, Emília.
O livro conta com 96 páginas, escrito por Luciana Sandroni, publicado em 2002 pela editora Companhia das Letrinhas, ilustrado por Laerte com gravuras mencionadas no livro.
Um exemplar que está na sua segunda edição, tendo também a nota biográfica do autor, sumário e alguns fotos de Monteiro Lobato.
Luciana escreveu a biografia de Monteiro Lobato de um jeito diferente, não só relatando a sua nacionalidade, feitos literários, estudos, família, amizades, mas incluindo Emília e Visconde como contadores da história.
A história inicia com Emília querendo contar a vida de Monteiro Lobato, mas do jeito dela, sem leitura, sem pesquisa; apenas com a sua imaginação e ideias mirabolantes. Até o momento que Visconde interfere, tentando ajudar Emília a contar a vida de um dos maiores autores da literatura infantil, o nosso querido, Monteiro Lobato.
Na narrativa encontraremos os fatos mais importantes de Lobato, como a morte precoce dos seus pais, a educação severa do seu avô, as peraltices, o sonho de ser escritor, as suas amizades, suas publicações, o seu casamento, o seu contato com a política, a sua luta em nome do petróleo, a sua partida do Brasil, as suas atividades como tradutor, fazendeiro, editor e escritor... neste meio tempo, Visconde quer escrever com veracidade e Emília quer escrever com fantasia e imaginação. Mesmo entre brigas, conversar, discursos... as memórias ficam prontas.

Araujo20 01/05/2022

A boneca e o sabugo
Livro muito interessante, que li para fazer um projeto com meus alunos. Aqui o Visconde e a Marquesa de Rabicó resolvem trabalhar juntos e escrever as memórias de seu criador: Monteiro Lobato.
A autora conseguiu, de maneira exemplar, representar Emília tagarela e crítica e Visconde sapiente e prudente. Muito didático para abordar gêneros textuais como Memórias e Biografia.

Gigi 21/11/2021

Memória afetiva
Na infância adorava o Sítio do Picapau Amarelo, esse foi um dos primeiros livros que li por completo, devido uma prova.

Filósofo dos Livros 19/06/2021

Enfim... Alguém que entende de Monteiro Lobato!
Quem disse que uma biografia deve conter um texto sério e tedioso? O livro “Minhas memórias de Lobato contadas por Emília, Marquesa de Rabicó e pelo Visconde de Sabugosa”, escrito pela autora brasileira Luciana Sandroni é uma das melhores biografia de Lobato que li em minha vida.
A autora não demonstrou apenas ser grande conhecedora da vida de Monteiro Lobato, mas também comprovou que conhece seu estilo de escrita e o respeita.
Nessa biografia, quem conta a história como vocês já perceberam é a boneca Emília e o Visconde. Quando Monteiro Lobato caiu em domínio público, muitos autores começaram a escrever livros com os personagens do sítio. Confesso que li algumas dessas obras e me decepcionei. Esses supostos fãs do sítio deixaram bem claro que não conheciam nada da obra de nosso grande autor. Simplesmente, criaram uma história e batizaram seus personagens de Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho etc. Vemos personagens totalmente descaracterizados, sem nenhuma identificação com as figuras do Sítio do Picapau Amarelo.
A autora Luciana Sandroni criou uma história onde vemos a Emília com cara de Emília, o Visconde com cara de Visconde. Além disso, sua narrativa, sua forma de contar se assemelha muito ao estilo lobatiano. Ao devorar cada página da obra, senti-me como se estivesse lendo um livro escrito pelo próprio Lobato.
A trama começa com Emília falando que pretende escrever suas Memórias. Dona Benta questiona, visto que Emília já as tinha escrito. Imediatamente, Emília lhe diz que irá contar as Memórias de Lobato, mas que será 50% Lobato e 50% ela. Afinal, a boneca acredita que a melhor criação de Lobato é ela mesma. Nossa!!! Isso é tão boneca Emília. A partir daí, surge outro questionamento de Dona Benta: Será que Emília conhece os fatos da vida de Monteiro Lobato?
Ao perceber que Emília não conhece muitas coisas, Dona Benta propõe à boneca uma pesquisa dos fatos importantes da vida do autor, o que Emília retruca. Para a boneca, não há necessidade de pesquisa, basta inventar. Dona Benta argumenta contra, e Emília, naturalmente rechaça a opinião da senhora e ainda diz que os escritores não fazem pesquisa nenhuma. Segundo Emília, os escritores inventam de sua cabeça e pronto. Notando que a idosa se mantém contrariada, a boneca de pano resolve fazer a pesquisa, porém quem fará de fato o trabalho será o Visconde de Sabugosa.
Imediatamente, ela procura o Sabugo científico e oferece-lhe o trabalho de secretário sem ainda mencionar a pesquisa. Por isso, Visconde já alerta sobre a necessidade de pesquisar a vida de Lobato. Emília deixa claro que não vai pesquisar nada e somente inventará. Visconde pede, então, que ela comece a ditar a história. Emília fica um tanto perdida, mas não perde a pose. Enfim, manda o sabugo começar a escrever dentro de um plano de pesquisa.
Enquanto Visconde pesquisa, ela cuidará de outros afazeres. Depois de um tempo retorna para verificar como estão as memórias. Visconde narra alguns fatos da infância de Lobato para princípio de conversa. Emília implica com o apelido de infância do autor que é Juca. Já sabemos como é a boneca: q
Quando ela cisma com algo, não há quem possa. Visconde é obrigado a trocar o apelido verdadeiro por Lobatinho. Então, começamos a ler os fatos da vida de Lobatinho.
A trama prossegue com Visconde mencionando os fatos verídicos da vida de Lobato, enquanto Emília questiona e mete o bedelho alterando alguns pontos e criando outros fatos. Nessa mistura de realidade e fantasia, o leitor conhece a vida do grande escritor e diverte-se com a criatividade da Emília.
Em toda trama, percebemos um paralelismo com o livro Memórias de Emília escrito pelo próprio Lobato. Além disso, como foi falado antes, a autora respeita a personalidade da boneca e do sabugo, utilizando expressões no diálogo e ações das personagens que já são consagradas no universo lobatiano. Emília e Visconde se comportam tal e qual aparecem na Saga do Sítio do Picapau Amarelo. A estrutura da narrativa também traz aquele jeitinho gostoso de narrar que Monteiro Lobato tinha.
Outra característica excepcional do livro é nos fazer perceber que alguns fatos da vida de Monteiro Lobato foram colocados na história do sítio e vividos por suas personagens.
Com todas essas qualidades, percebo que essa biografia encantará todos os fãs de nosso querido autor. Sem sombras de dúvida, leitura recomendada que não pode faltar na vida de quem verdadeiramente ama Lobato. Para esse livro concedo 5 estrelas.
Espero que vocês tenham gostado da resenha e que se sintam entusiasmado a lerem esse livro magnífico.

site: https://www.youtube.com/c/filosofodoslivros

Dani Gazaniga 19/03/2021

Minhas memórias de Lobato
Sempre fui muito fã do Sítio do Picapau amarelo, e nunca perdi um episódio, isto pra mim tem gostinho de infância.
Confesso que meu primeiro contato com este livro foi na escola, leitura por obrigação. Não consegui finalizar a leitura pois foi extremamente maçante, e confesso que não gostei da leitura, achei monótona e pacata, mas mesmo assim continuei meu hábito com a leitura ainda criança.
Elis 19/03/2021minha estante
Não consegui mais ler Monteiro Lobato desde que soube que ele é eugenista ?