Minhas memórias de Lobato, contadas por Emília, Marquesa de Rabicó e pelo Visconde de Sabugosa Luciana Sandroni

Resenhas - Minhas Memórias de Lobato

Gaby 28/05/2013

Minha Resenha
O livro “Minhas memórias de Lobato” é um conto, a autora desse livro é Luciana Sandroni. Este livro conta a história da vida de José Bento Monteiro Lobato este nome é o nome de Lobato completo .Quando ele era criança o apelido dele era Juca.No livro quem narrava era Emília Marqueza de Rabicó e pelo Visconde de Sabugosa. Emília não gostava que chama – se Lobato quando era criança de Jucamas simj de Lobatinho.
Lobatinho aprontava muitas travessuras e quem sofria era suas irmãs Judite e Éster. Lobatino aprendeu a escrever com 4 a 5 anos, mas suas manias eram de desenhar tpdps diziam que quando crescesse ia ser pintor. Lobatinho foi reprovado na matéria de Português, mas no ano seguinte ele passou em todas as matérias. Sua primeira escrita foi um jornal que não falava sobre esportes nada disso, falava dos alunos da escola, fofocas de fulano e tal.
Quando Lobato voltou da capital formado, trazendo o diploma. Todos receberam ele com festa , teve banda de música, foguetes, discursos e bebidas para todos. Todo mundo estava em festa, menos Lobato, ele sabia que aquilo tudo não era para ele, era para o neto do Visconde. Tudo aquilo era para impressionar o Visconde, o avô de Lobato.
No começo de 1906, Maria da Pureza Gouvêa Natividade foi passar férias em Taubaté com o avô, Doutor Quirino. Lobato se apaixonou só pensava em Purezinha. Lobato coneçou a publicar poesias no jornal de Taubaté. Doutor Quirino tinha sido professor de Lobato.
Lobato e Purezinha moraram um tempo em Areias já casados. Também nessa época nasceram seus dois filhos: Martha e Edgar.
Com a morte do avô, Lobato recebeu uma herança, foi uma fazenda. Lobato e sua família foram morar lá. Então ele inventou o Jeca Tatu foi o primeiro personagem de Lobato que ficou famoso no Brasil inteiro. Jeca Tatu foi um personagem que Lobato inventou para representar o homem do interior ignorante e doente. Os cablocos não tinham muita inteligência porque botavam fogos nas terras de Lobato pensando que as terras iam ficar boas para produzir. Então Lobato resolveu publicar o artigo “Uropes” é um parasita que nasce no tronco das árvores e suas raízes sugam toda a seiva da planta. Para Lobato Uropê era exatamente o Jeca Tatu, que não fazia nada e acabava com a mata. Em 1917 Lobato vendeu sua fazenda para o Alfreido Leite. E Lobato se mudou para a capital com sua família que aumentou nasceram: Guilherme e Ruth.
O governo, as impresas todos estes disseram que o Brasil não tinha petróleo, mas Lobato dizia que o Brasil tinha petróleo, ele lutava por essa ideia e era verdade eles descobriram petróleo na Bahia.
Lobato teve quatro filhos os homens morreram bem cedo: Guilherme e Edgar. Numa madrugada do dia 4 de julho 1948, ele teve uma sincope, vamos dizer ele “foi se encontrar com seus filhos”. Depois da morte de Lobato o sítio do pica-pau amarelo se transformou em programa de TV.

Nome: Gabriela da Silva do Nascimento
Turma: 81
gabrielbarish 26/11/2014minha estante
erros de portugues ta foda

Leitor 29/01/2010

Minhas memorias de Lobato e um livro escrito por Luciana Sandroni que conta sobre a vida de Monteiro lobato mas bem diferente ela usou os personagens Visconde e Emilia para contar, Visconde trabalha e Emilia aponta os Erros e inventa algumas partes mirabunlondas e impossiveis até deu a lobato o apelido Lobatinho que cai me deres caiu bem, mas emfim o livro é basiado em toda vida de Monteiro Lobato e com as estripulias da Emilia aconselho a todos a ler este otimo livro que me rendeu ótimas risadas.

Ficha do livro:

Nome: Minhas memrorias de lobato
Autora: Luciana Sandroni
Editora: Canpainha das letrinhas
Páginas: 95

Todos os diretos reservados a autora e Editoras autorizadas.

Dani Gazaniga 19/03/2021

Minhas memórias de Lobato
Sempre fui muito fã do Sítio do Picapau amarelo, e nunca perdi um episódio, isto pra mim tem gostinho de infância.
Confesso que meu primeiro contato com este livro foi na escola, leitura por obrigação. Não consegui finalizar a leitura pois foi extremamente maçante, e confesso que não gostei da leitura, achei monótona e pacata, mas mesmo assim continuei meu hábito com a leitura ainda criança.
Elis 19/03/2021minha estante
Não consegui mais ler Monteiro Lobato desde que soube que ele é eugenista ?

Ceds 18/04/2020

Divertido.
Uma biografia simples de fácil compreensão e divertida. Após essa leitura sinto que preciso tentar ler algum livro do Monteiro Lobato.

amanda.sz 02/05/2023

O livro é bem cômico e nos ajuda a conhecer um pouco da história do Monteiro Lobato! É narrado pela Emília e Visconde. Sou muito fã dos livros do sítio, lia muito quando criança.

Bitola 02/07/2013

As personagens são: Emília, marquesa de Rabicó, e Visconde de Sabugosa. Eles são muito engraçados, porque Emília só complicava com todo mundo. Visconde, o inteligente, revirou tudo para fazer entrevista da Emília e ela o recompensa com gritos e palavrões.
O espaço é no Sitio do pica-pau amarelo.
O tempo é de tarde na biblioteca do Visconde.
A autora é Luciana Sandrini.
Eu achei o livro muito interessante porque fala da vida de Moteiro Lobato, narrado por Emília e Visconde. Os dois discutem porque Emília quer fazer do jeito dela, porque é ela quem vai fazer a entrevista. Já o Visconde, pesquisa todos os livros para achar tudo do bom e do melhor para falar de Lobato.

Gláucia 25/07/2011

Minhas Memórias de Lobato - Luciana Sandroni
O livro ficou aquém de minhas expectativas que foram grandes por eu ter, previamente, lido O Mário que é de Andrade, maravilhoso. Muito mais poderia ter sido falado sobre Monteiro Lobato e de forma mais carismática. No livro sobre Mário de Andrade ela nos faz ficar extremamente interessados em conhecer mais sobre sua obra e vida.

Bruno Matos 31/08/2012

Bom, para pelo menos conhecer o básico de quem foi o Lobato, mas muitas glorias a um homem muito menor.

Mirian 05/06/2014

Minhas Memórias de Lobato
Monteiro Lobato é um fenômeno editorial raras vezes superado no Brasil. Em 1941, por exemplo, as tiragens de suas obras já alcançavam um milhão de exemplares. Era o autor mais vendido na América Latina. Sua literatura para adultos anda esquecida, mas a infantil continua a conquistar leitores de sucessivas gerações. Emília, Pedrinho e Narizinho são tão conhecidos que parecem pertencer ao domínio público. Nesse livro é o próprio Monteiro Lobato quem se transforma em objeto das "memórias" de Emília e de seu ajudante, o Visconde de Sabugosa. O que eles fazem é uma biografia para crianças, numa linguagem séria e lúdica que o próprio Lobato aprovaria. Prêmio Jabuti 1998 de Melhor Livro Infanto-Juvenil Prêmio Ofélia Fontes "O Melhor para Criança" pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1997. A FNLIJ indicou recentemente o livro para a lista de honra 2000 do Ibby (Conselho Internacional para o Livro Infantil)

Brenno 13/09/2014

Legalzinho.
O livro conta a história de Emília e Visconde, que querem escrever uma biografia de Monteiro Lobato, o Visconde sempre escrevendo fatos verídicos e a Emília extrapolando na verdade rsrs, até que é bom!!

Jersianny Lucena 01/01/2015

Leia mais: http://analfabeto0.webnode.com/news/minhas-memorias-de-lobato/

Andressa 23/02/2015

Especial
Um dos primeiros livros que li!! rsrsrs

Grazi 03/06/2015

Me sigam no meu Instagram de livros @booksislife
Sim é um livro infantil :D ganhei a uns dois anos atrás da minha prima e tipo eu gostei muito desse livro muito bom você conhece a história de Lobato de uma maneira super divertida você vai rir o tempo todo com a Emília. SINOPSE: Nesse livro é o próprio Monteiro Lobato quem se transforma em objeto das "memórias" de Emília e de seu ajudante, o Visconde de Sabugosa. O que eles fazem é uma biografia para crianças, numa linguagem séria e lúdica que o próprio Lobato aprovaria.

site: https://instagram.com/p/czcrXYxStC/?taken-by=booksislife

Ana Santos 19/05/2022

Memórias com imaginação, pesquisa e fantasia.
Luciana Sandroni, nasceu no Rio de Janeiro, em 1922, onde vive até os dias atuais.
Autora premiada, Luciana já escreveu vários livros, dentre eles, Ludi vai à praia, Ludi na Revolta da Vacina, Gata Memória, Minhas Memórias de Lobato.
O livro conta a história de Monteiro Lobato, através da pesquisa de Visconde de Sabugosa e das ideias mirabolantes da eterna boneca de pano, Emília.
O livro conta com 96 páginas, escrito por Luciana Sandroni, publicado em 2002 pela editora Companhia das Letrinhas, ilustrado por Laerte com gravuras mencionadas no livro.
Um exemplar que está na sua segunda edição, tendo também a nota biográfica do autor, sumário e alguns fotos de Monteiro Lobato.
Luciana escreveu a biografia de Monteiro Lobato de um jeito diferente, não só relatando a sua nacionalidade, feitos literários, estudos, família, amizades, mas incluindo Emília e Visconde como contadores da história.
A história inicia com Emília querendo contar a vida de Monteiro Lobato, mas do jeito dela, sem leitura, sem pesquisa; apenas com a sua imaginação e ideias mirabolantes. Até o momento que Visconde interfere, tentando ajudar Emília a contar a vida de um dos maiores autores da literatura infantil, o nosso querido, Monteiro Lobato.
Na narrativa encontraremos os fatos mais importantes de Lobato, como a morte precoce dos seus pais, a educação severa do seu avô, as peraltices, o sonho de ser escritor, as suas amizades, suas publicações, o seu casamento, o seu contato com a política, a sua luta em nome do petróleo, a sua partida do Brasil, as suas atividades como tradutor, fazendeiro, editor e escritor... neste meio tempo, Visconde quer escrever com veracidade e Emília quer escrever com fantasia e imaginação. Mesmo entre brigas, conversar, discursos... as memórias ficam prontas.

Filósofo dos Livros 19/06/2021

Enfim... Alguém que entende de Monteiro Lobato!
Quem disse que uma biografia deve conter um texto sério e tedioso? O livro “Minhas memórias de Lobato contadas por Emília, Marquesa de Rabicó e pelo Visconde de Sabugosa”, escrito pela autora brasileira Luciana Sandroni é uma das melhores biografia de Lobato que li em minha vida.
A autora não demonstrou apenas ser grande conhecedora da vida de Monteiro Lobato, mas também comprovou que conhece seu estilo de escrita e o respeita.
Nessa biografia, quem conta a história como vocês já perceberam é a boneca Emília e o Visconde. Quando Monteiro Lobato caiu em domínio público, muitos autores começaram a escrever livros com os personagens do sítio. Confesso que li algumas dessas obras e me decepcionei. Esses supostos fãs do sítio deixaram bem claro que não conheciam nada da obra de nosso grande autor. Simplesmente, criaram uma história e batizaram seus personagens de Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho etc. Vemos personagens totalmente descaracterizados, sem nenhuma identificação com as figuras do Sítio do Picapau Amarelo.
A autora Luciana Sandroni criou uma história onde vemos a Emília com cara de Emília, o Visconde com cara de Visconde. Além disso, sua narrativa, sua forma de contar se assemelha muito ao estilo lobatiano. Ao devorar cada página da obra, senti-me como se estivesse lendo um livro escrito pelo próprio Lobato.
A trama começa com Emília falando que pretende escrever suas Memórias. Dona Benta questiona, visto que Emília já as tinha escrito. Imediatamente, Emília lhe diz que irá contar as Memórias de Lobato, mas que será 50% Lobato e 50% ela. Afinal, a boneca acredita que a melhor criação de Lobato é ela mesma. Nossa!!! Isso é tão boneca Emília. A partir daí, surge outro questionamento de Dona Benta: Será que Emília conhece os fatos da vida de Monteiro Lobato?
Ao perceber que Emília não conhece muitas coisas, Dona Benta propõe à boneca uma pesquisa dos fatos importantes da vida do autor, o que Emília retruca. Para a boneca, não há necessidade de pesquisa, basta inventar. Dona Benta argumenta contra, e Emília, naturalmente rechaça a opinião da senhora e ainda diz que os escritores não fazem pesquisa nenhuma. Segundo Emília, os escritores inventam de sua cabeça e pronto. Notando que a idosa se mantém contrariada, a boneca de pano resolve fazer a pesquisa, porém quem fará de fato o trabalho será o Visconde de Sabugosa.
Imediatamente, ela procura o Sabugo científico e oferece-lhe o trabalho de secretário sem ainda mencionar a pesquisa. Por isso, Visconde já alerta sobre a necessidade de pesquisar a vida de Lobato. Emília deixa claro que não vai pesquisar nada e somente inventará. Visconde pede, então, que ela comece a ditar a história. Emília fica um tanto perdida, mas não perde a pose. Enfim, manda o sabugo começar a escrever dentro de um plano de pesquisa.
Enquanto Visconde pesquisa, ela cuidará de outros afazeres. Depois de um tempo retorna para verificar como estão as memórias. Visconde narra alguns fatos da infância de Lobato para princípio de conversa. Emília implica com o apelido de infância do autor que é Juca. Já sabemos como é a boneca: q
Quando ela cisma com algo, não há quem possa. Visconde é obrigado a trocar o apelido verdadeiro por Lobatinho. Então, começamos a ler os fatos da vida de Lobatinho.
A trama prossegue com Visconde mencionando os fatos verídicos da vida de Lobato, enquanto Emília questiona e mete o bedelho alterando alguns pontos e criando outros fatos. Nessa mistura de realidade e fantasia, o leitor conhece a vida do grande escritor e diverte-se com a criatividade da Emília.
Em toda trama, percebemos um paralelismo com o livro Memórias de Emília escrito pelo próprio Lobato. Além disso, como foi falado antes, a autora respeita a personalidade da boneca e do sabugo, utilizando expressões no diálogo e ações das personagens que já são consagradas no universo lobatiano. Emília e Visconde se comportam tal e qual aparecem na Saga do Sítio do Picapau Amarelo. A estrutura da narrativa também traz aquele jeitinho gostoso de narrar que Monteiro Lobato tinha.
Outra característica excepcional do livro é nos fazer perceber que alguns fatos da vida de Monteiro Lobato foram colocados na história do sítio e vividos por suas personagens.
Com todas essas qualidades, percebo que essa biografia encantará todos os fãs de nosso querido autor. Sem sombras de dúvida, leitura recomendada que não pode faltar na vida de quem verdadeiramente ama Lobato. Para esse livro concedo 5 estrelas.
Espero que vocês tenham gostado da resenha e que se sintam entusiasmado a lerem esse livro magnífico.

site: https://www.youtube.com/c/filosofodoslivros