La Sombra del Viento

La Sombra del Viento Zafón

Resenhas - La Sombra del Viento

Nay M. 26/02/2024

A sombra do vento e seus mistérios
Sabe aquele livro que você pega sem muitas expectativas, mas te impressiona até a última página? É esse aqui!

Esse é o livro favorito de uma das integrantes do clube do livro @leitorasmacae e eu simplesmente fiquei imersa na história do início ao fim.

Daniel se ver envolto em uma trama repleta de mistério e drama, quando após uma visita ao Cemitério dos Livros Esquecidos, resolver "adotar" um livro de um autor até então desconhecido para ele. Após algumas pesquisas, ele descobre que a cópia que ele possui é muito rara e que existem algumas histórias sobre o autor, Julian Carax, que o deixam intrigado.

Zafón tem uma escrita muito fluída, que nos faz devorar a história de forma rápida. Os mistérios envolvendo o tal Julian é bem desenvolvido e nos instiga a querer chegar ao fim de tudo.

Os personagens são bem trabalhados e cada um traz um toque essencial para trama. Além de todo mistéri e drama rolando, temos também uma pitada de romance, mas até mesmo esse faz parte da intricada teia que Zafón construiu.

Com certeza é um livro que vai te prender e fazer com que sua mente trilhe vários caminhos, tentando decifrar as incógnitas lançados no decorrer da história.

Vitória Pereira 01/02/2024minha estante
Também estou aprendendo espanhol e já vou pegar a dica do livro!! Adorei?

Kaio Stenio 02/02/2024minha estante
"Luzes de Setembro" dele é um dos meus favoritos, "Marina" também é bem legal

Daph 27/12/2023

Nunca li um livro assim
O autor consegue manter o interesse do leitor no decorrer do livro.
Interessante como consegue manter a sensação de mistério e curiosidade e ao mesmo tempo introduzir vários personagens e aprofundar nas histórias individuais de cada um.
Recomendo!

Davi846 16/09/2023

No puedo describir ese libro porque no tengo palabras albergadas en mi intelecto para hacer un bueno trabajo y eso dificulta la avaluación fehacientemente razoable. Pero la unica cosa que queda en mi alma es un sentimiento de satisfacción por lo que estuve leyendo en eses dias mezclados con alegria, pasión, errores, tinieblas y soledad. Agradezco a lo destino por elegirme hacia compartir y viver en una realidad que Zafón pudo escribir suyas obras hermosas. La voluntad de aprender y cambiar a diario hicicieran llegar hasta en momento en que estoy compartindo con gusto un curto rato de mi vida con esas obras.

Camilafbc 23/01/2023

Ótima leitura
Trama envolvente, personagens de muita personalidade e um suspense/mistério que se mantém até duas páginas finais. Ótima leitura!

Ana Claudia Domingues 17/01/2023

Simplesmente maravilhoso
Li esse livro aos 22 anos. Lembrava pouco da história, mas sabia que havia sido um dos melhores livros que já li na vida.
Fazer a releitura dele quase 10 anos depois me levou a um lugar de paz, que só os bons livros podem nos levar.
Uma amiga disse ao finalizar a leitura que "Poucos cemitérios a fizeram sentir-se tão viva quanto o cemitério dos livros esquecidos.". Essa frase resume bem o que esse livro foi pra mim.

Um suspense que, ao meu ver (ao meu ler), é muitíssimo bem elaborado e traz a tona o enorme poder que há nas palavras, principalmente quando elas são escritas.
No cemitério dos livros esquecidos, Daniel Sempere encontra o livro que mudará a sua vida para sempre. Todos nós, leitores, temos uma história assim, não?

Mas essa é, de fato, um pouco mais complexa. Ao se deparar com o melhor livro que lerá, Daniel quer saber mais sobre o autor, e encontra-se em um mistério de tirar o folego. Por que o autor não escreveu mais livros se tinha tanto talento? E, por quê, ele é tão aclamado por tantos leitores por aí?
Ao receber propostas para vender o livro, Daniel nega todas elas. Ele sabe que quando você encontra um tesouro, ele só pode ser passado a quem compreenderá o seu verdadeiro valor, e não seu preço.
O mistério começa a se mostrar mais quando um homem misterioso (HÁ!), aparece oferecendo muito dinheiro pela compra desse exemplar, seu nome é o mesmo de um dos personagens da obra. Ele não quer ler o livro. Quer queimá-lo!

Mas quem é ele?

EU AMO ESSE LIVRO!

e lê-lo em seu idioma original foi extremamente importante pra mim.

É isso

Maiara 21/10/2022

¡Maravilloso!
Ese fue un libro que leí en portugués en mí adolescencia.
Pero, para practicar el español, lo leí nuevamente.
Es una novela increíble, muy tocante y llena de sentido político, sentimental y humano.
¡Yo lo recomendó muchísimo!
Ana Claudia Domingues 05/01/2023minha estante
Estoy haciendo lo mismo que tú y ha sido increíble leer las palabras exactas escritas por Zafon.

Laura1665 06/05/2022

La Sombra del Viento começa em um passo mais lento, nos servindo uma pergunta atrás da outra, e vai ganhando um ritmo que deixa a gente doido pra resolver todas as teorias que vamos criando ao longo da história. Bom de verdade.

Faffys 27/02/2022

Minha primeira leitura desse autor
Há tempos busco um autor espanhol para ler no original mas que ao mesmo tempo me agradasse o gênero.
Por estar em espanhol demorei um pouco para me envolver na estória, mas devo confessar que a cada capítulo a curiosidade aumentava.
Super recomendo!

"...que un libro es un espejo y que sólo podemos encontrar en él lo que ya llevamos dentro, que al leer ponemos la mente e el alma,..."

Estefani 28/12/2021

A história se passa logo após a Segunda Guerra Mundial, e conta a história de Daniel. No início ele tem 11 anos, e é quando seu pai lhe mostrou o Cemitério dos Livros Esquecidos, um lugar mágico, onde havia muitos livros vindos de bibliotecas que foram destruídas, e a tradição era que a primeira vez que entrasse lá teria que escolher algum livro para adotar. Daniel escolhe um livro chamado A Sombra do Vento, de Julián Carax, um escritor que ele nunca tinha ouvido falar. O livro se tratava de um homem a procura de seu verdadeiro pai, o protagonista lutava para recuperar sua infância e juventude e lentamente descobria um amor que lhe perseguiria até o fim dos dias.

Daniel ficou tão encantado com o livro que começa a investigar a vida do escritor, quem ele era, o que estava fazendo no momento, onde vivia, e a partir disso começa a descobrir vários segredos.

Em muitos momentos é um livro bem curioso, não daqueles que te mata de ansiedade e curiosidade e com muitos mistérios, não sei explicar muito bem como, mas a história te prende. A todo momento fiquei curiosa pra saber qual seria a finalização, e juntamente com o personagem descobrir mais sobre Julián Carax, e fiquei fazendo várias teorias.

Achei curioso que mesmo sendo um livro contado em primeira pessoa e sempre pelo mesmo personagem, não consegui me conectar com ele, não consegui sentir aquilo que o personagem sentia, como acontece normalmente em muitos livros que lemos. Ao longo do livro o personagem teve algumas atitudes que eu reprovei, e acho que isso conta pra essa falta de conexão.

Em muitos momentos fiquei na dúvida se daria quatro ou cinco estrelas a esse livro, mas optei por cinco. Porque apesar de todas as coisas e da falta de conexão com o personagem, o final não era o que eu esperava, pois eu esperava tudo, menos um final tão feliz como foi. O escritor conseguiu dar finalização para todos os personagens, até mesmo para aqueles que eu nem lembrava mais porque apareceu por poucas páginas, foi tudo muito bem finalizado e nada ficou em aberto.

Se você não gostou logo de início, acho que talvez valha a pena insistir um pouquinho mais. Eu comecei a ler e parei umas duas ou três vezes antes de engatar de vez, e por muitas vezes fiquei na dúvida se iria ler os próximos, mas no final valeu a pena ter lido esse e com certeza lerei os próximos.

Diniz 14/12/2021

Do começo ao fim, surpreendente! Dá dó de terminar a história, mas ni final, até arrepiei. Sempre tem algo na obra inteira que você não espera.

@larimours 28/12/2020

Livros com alma
?Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa seus olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece.?

A sombra é o primeiro volume da série de romances do autor Carlos Ruiz Zafón, O Cemiterio dos livros esquecidos. Apesar de ser uma série, cada livro tem história independente mas que se interligam através dos personagens do universo criado pelo o autor.

A história se passa em Barcelona no período pós-guerra, em 1945, e Daniel Sempere está próximo de completar onze anos de idade, ele é levado pelo seu pai ao cemitério dos livros esquecidos, que é uma velha biblioteca que fica escondida no coração da cidade, esse lugar repleto de livros velhos e raros, e ao explorar o local, Daniel é atraído pelo livro A Sombra do Vento, escrito por Julián Carax, Daniel escolhe o livro para ler e o devora de um dia para o outro, ele fica obcecado em ler tudo que Carax já escreveu e sai em busca de suas obras, mas acaba descobrindo que não há outros livros dele em lugar nenhum, e a partir desse momento ele irá começar a investigar a vida e as obras de Julian Carax, sem ter ideia de como essa busca irá se entrelaçar em sua vida.

Por ser ambientado numa época de pós-guerra, o clima cinza e desesperançoso também é muito bem descrito pelo autor, passamos a conhecer a cidade de Barcelona nos passeios que Daniel faz, é fácil se sentir imerso neste universo e sentir cada arrepio que os dias chuvosos do livro proporcionam, a arquitetura, gastronomia e ambientação é muito bem feita e quando li me senti passeando pela cidade, e esse é um aspecto que valorizo muito em minhas leituras.

A Sombra do Vento é um livro que fala sobre um livro. A Sombra do Vento é um presente para fãs da literatura, por também falar sobre a importância que os livros e as histórias têm sobre nós.

Ivan Leite 27/11/2020

A Sombra do Vento Carlos Ruiz Zafón
Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, ?A Sombra do Vento? é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.

Aplausos para Zafón !!!

Boa viagem. Boa leitura.
@biblioteca.giratoria

Kel Cesar 08/08/2020

"A medida que avanzaba, la estructura del relato empezó a recordarme a una de esas muñecas rusas que contienen innumerables miniaturas de sí mismas en su interior. Paso a paso, la narración se descomponía en mil historias, como si el relato hubiese penetrado en una galería de espejos y su identidad se escindiera en docenas de reflejos diferentes y al tiempo uno solo."

Difícil dizer se esse trecho é o Daniel descrevendo o livro de Carax ou se é o próprio Zafón falando sobre sua obra.

"A Sombra do Vento" é uma história dentro da história dentro da história... E todas elas se cruzam ao mesmo tempo em que nascem e terminam num ciclo de palavras em prosa que mais parecem poesia.

"Para mí, esas páginas embrujadas siempre serán las que encontré entre los pasillos del Cementerio de los Libros Olvidados."

zabela 12/07/2020

Meu livro favorito.
Essa é a resenha.

(Não, mas sério, esse livro é perfeito. A trama, o entrelaçamento dos personagens, a ambientação na Barcelona durante e pós a guerra civil, a Espanha franquista, o character development do Daniel e do Julián, tudo, esse livro é absolutamente tudo pra mim).