A Razão na História

A Razão na História G. W. F. Hegel

Resenhas - Hegel - A Razão na História

Ariadne 06/01/2023

Bom livro
Segundo livro da minha lista de leituras historiográficas sobre História e Teoria de História.

Depois de muitos anos voltei a ler Hegel e acredito que a tradução tenha sido uma excelente facilitadora do meu entendimento do texto porque ele é sim complexo, mas jamais impossível de entender.

Hegel neste livro inicia seu pensamento sobre o que seria sua filosofia da história. Hegel pensa que a História precisa ter um sentido e uma finalidade e que ela serviria para oferecer também um sentido para a vivência do homem. Hegel também acredita que o sentido da História é a liberdade humana e que essa liberdade estaria em seu Espírito. Espírito este que guiaria o homem, através de sua determinação, para a liberdade em vida.

Minha terceira leitura da lista é Filosofia da História, este bem mais extenso que este livro e onde Hegel se aproxima de uma explicação ainda mais complexa do que ele entende por filosofia da história.

Disotelo 28/02/2020

Confuso
Livro feito com anotações dos alunos do Hegel, mas foi ficando bem confuso durante o seu desenvolvimento...