Vango

1 | 2 | 3 | 4

Fernanda 08/04/2016

Vango #1 Entre o céu e a terra
RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/04/resenha-vango-entre-o-ceu-e-terra.html

Saleitura 06/02/2016

Vango de Timothée de Fombelle é um romance de ficção histórica, com um toque lírico e com um ritmo da narrativa dinâmico. Como se o autor nos convidasse a apreciar sua obra, tal como se degustássemos um bom prato de comida ou bebida.

O período em que se passa o romance é muito interessante: a década de 30, com grandes transformações que mudariam o mundo. Para curtir mais ainda a estória de Vango, um pouco de conhecimento de História é sempre bem-vindo. Pois o romance se passa no período entre guerras: Vango nasceu em 1917 e os eventos principais se passam entre 1934 e 1936, em uma Europa pós Primeira Guerra, que foi um divisor de águas.

Eric Hobsbawm, historiador inglês, em seu célebre Era dos Extremos – o breve século XX: 1914 – 1991 – destaca tanto a sua importância que 1914 marca de fato o início do século, diferentemente da sua data cronológica. E não faltam motivos para isso, destaco alguns: pela primeira vez um conflito reúne países de todos os continentes, diversas inovações tecnológicas são utilizadas no front, a perda humana é gigantesca mais de 9 milhões de combatentes foram mortos, além das perdas civis, nenhuma outra guerra mudou o mapa político da Europa de forma tão dramática: ao final do conflito quatro impérios se extinguiram: o Alemão, o Austro-Húngaro, o Otomano e o Russo.Em 1917, temos pela primeira vez uma Revolução Comunista e a suas consequências irão marcar todo século XX: focado principalmente na dicotomia entre capitalismo e comunismo.

Vango é um personagem envolto em mistérios: não sabemos nada sobre seu passado, nem ele mesmo. O autor nos apresenta a este jovem e excelente escalador, que fala cinco idiomas, está para se ordenar padre, e acredita que estão atrás dele. Então, aos poucos, vamos descobrindo a sua história, e partes dos mistérios vão sendo revelados.

Como este é o primeiro de dois volumes, o ritmo vai se desenvolvendo, contudo todas as respostas não são dadas, nos deixando ansiosos pela continuação.

O autor nos presenteia com uma visão romântica, quase lírica, deste período histórico, e mistura de forma interessante, personagens históricos reais e ficcionais. Em destaque, a viagem do Graf Zeppelin ao redor do mundo.

A edição ainda conta com um apêndice que fala de forma resumida este período, inclusive com fotos espetaculares, como a do Zeppelin na Baía de Guanabara no Rio e em São Paulo. Escrever mais do que isso é revelar desnecessariamente spoiler, pois a grande diversão é descobrir a relação de Vango com Ethel, Mademoiselle, Hugo Eckerner, Zéfiro, e descobrir porque Vango é tão importante, para o próprio Stalin, líder da URSS, estar atrás dele.

Ao ler o livro e quem tem um pouco de conhecimento histórico e da Revolução Russa, vai descobrir rápido a origem de Vango, o seu sobrenome é uma pista essencial, mas como nada é confirmado neste primeiro volume, não posso afirmar com certeza se estou certo ou não. Para quem é fã de ficção histórica é uma excelente pedida.

Resenhado por Marcelo Daltro

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2016/02/resenha-vango-entre-o-ceu-e-terra-livro.html

PorEssasPáginas 31/01/2016

Olá saltitantes gafanhotos! Com muitas cambalhotas e perseguições constantes Vango, chama a atenção pela capa linda e pela sinopse recheada de muita ação e aventura #sessãodatarde. São tantas acrobacias e piruetas que o livro até te deixa com vontade de sair pulando por aí. Ou será que não?
Vango tem uma premissa interessante e um cenário que tem tudo para dar certo – um garoto que não conhece seus pais nem seu passado, perseguido por forças desconhecidas, aparentemente parte de um plano maior. Aliados interessantes, romance, perseguições mil (até a bordo de um zepellin), passando por França, Itália, Alemanha e uma breve (bem breve) passada no Brasil. Mas não deu certo.

O livro contém uma série de problemas, primeiramente e creio que um dos mais irritantes foi o uso da fonte cor de vinho. Entendo que pode ser bonito de se olhar e realmente destaca o livro, principalmente nas aberturas dos capítulos, mas conforme vamos nos aprofundando se torna cansativa a leitura e até enjoa as vezes. Teria sido melhor apreciado se a cor vinho se limitasse as aberturas dos capítulos e aos extras como os mapas, fotos e fatos históricos adicionados ao final do livro.

***Leia a resenha completa no blog!****

site: http://poressaspaginas.com/resenha-vango-entre-o-ceu-e-a-terra

Minha Velha Estante 31/12/2015

Somos apresentados a Vango de uma forma nada convencional. Ele é um rapaz de 19 anos que está em sua cerimônia de ordenação para ser padre. Aí você pensa: Nada mais pacato do que isso...”. Mas recai sobre ele a suspeita de assassinato de um padre muito próximo, o que acaba por arruinar os seus planos. E assim começa mais uma fuga na vida de nosso personagem principal.

Com idas e voltas do passado, vamos conhecendo a história de Vango. Ele surge nas Ilhas Eólicas com sua babá, conhecida apenas como Mademoiselle, ainda uma criança e sem saber nada sobre o seu passado. Mademoiselle se sabe de alguma coisa, não conta nada. Abrigados na ilha, Vango cresce livre em meio a natureza, fazendo amigos e inimigos e tendo o mundo como o seu quintal. Personagem de um carisma incrível, não tem como não tomar partido por Vango, mas descobrir os seus segredos é, ao menos por hora, impossível.

Não apenas perseguido pela polícia, mas também por alguém que tenta matá-lo, Vango vai nos levar em uma viagem alucinante pelo mundo afora, inclusive pelo Brasil por onde passará com o Zeppelin. A história mistura personagens e fatos fictícios e reais, o que conta bastante para dar credibilidade a história de Vango.

Também querendo desvendar mistérios e saber sobre o seu passado, temos Ethel, aristocrata escocesa bem diferente dos padrões da época, perdeu os pais muito cedo, mora com o irmão, mas vive viajando pelo mundo afora estudando e pesquisando. Apaixonada por Vango, vai presenciar um franco atirador atentando contra a vida dele e fará de tudo para encontrar essa pessoa.
Diagramação impecável, páginas gostosas de tocar e lindas, com imagens fantásticas e revisão perfeita! A Melhoramentos fez um trabalho de primeira qualidade!!!!
Com uma escrita envolvente, cheia de surpresas e com um ritmo constante, Vango é um livro para os fãs de aventura. Com capítulos curtos onde à medida que um mistério é revelado outro vai surgindo, não tem como não ficar na expectativa do próximo livro.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2015/08/leitura-da-drica-vango-timothee-de.html

Patricia 17/10/2015

Como a própria sinopse diz, Vango é um jovem misterioso, e bota misterioso nisso. A estória se inicia em Notre Dame, onde Vango está aguardando para ser ordenado padre, mas tudo muda drasticamente quando a polícia chega querendo prender Vango. Por que ele está sendo perseguido? Bem, isso eu não vou revelar (não gosto de spoilers, muahahahaha…). Mas isso é só o inicio da estória, literalmente. Ainda estamos no início do livro e já temos uma perseguição alucinante por Paris, e como não fosse suficiente a polícia tentando pegar Vango enquanto ele escala a igreja de Notre Dame, eis que surge um misterioso atirador, que está tentando matar Vango a qualquer custo. E você está pensando que acabou? Nada disso, porque além da polícia e do atirador, existe mais uma pessoa naquela praça que estava ali somente por causa dele. Uma misteriosa jovem que até momentos antes estava chorando devido a ordenação de Vango, mas que não pensa duas vezes antes de iniciar uma perseguição ao atirador que está tentando matá-lo.

Ufa, e como eu disse, tudo isso é apenas o começo. Esse assassinato e a perseguição da polícia é nada em comparação a todas as aventuras que Vango já teve e que ainda terá. Pois ele afirma que está sendo perseguido por pessoas desconhecidas nos últimos 5 anos. Antes, todos simplesmente o rotularam de paranóico, mas uma paranóia não tem arma e sabe atirar. No final das contas ele estava correto, Vango está realmente sendo perseguido, mas por quem?

E mais uma vez, isso não é tudo. Ao longo do livro vamos descobrindo mais sobre esse jovem que fala diversas línguas, não parece ter uma família ou origem definida, mas que aparentemente todos conhecem. Vango tem os mais diversos tipos de amigos, em diversos países, e a história dele e desses amigos estão interligadas em tramas separadas e ao mesmo tempo interligadas. Que acabam afetando não somente à eles, como também à história da época.

A história se inicia no período entre guerras (entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais), um período conturbado da história humana, que estava apenas aquecendo para os verdadeiros horrores que estavam prestes a serem cometidos durante a Segunda Guerra. Os Nazistas estavam tomando poder na Alemanha e os facistas na Itália, enquanto isso na Rússia, Stalin estava no topo, matando qualquer um que ele considerava inimigo ou ameaça.

Aí você me pergunta, o que isso tem a ver com Vango? Aparentemente tudo! Nós não sabemos o passado de Vango, tudo que sabemos sobre ele é que um dia ele e sua babá, Mademoiselle, apareceram misteriosamente em uma ilha próxima à Sicília, na Itália. Sem revelar nada do passado de ambos, Mademoiselle passa a criar Vango naquela ilha, mas não demora muito tempo para que ele finalmente ganhe o mundo. E conforme vai viajando, inclusive desbravando os céus dentro de um dirigível, Vango faz inúmeras amizades, embora nunca revele nada importante sobre si próprio. E ao longo dos anos ele já está ligado à diversas histórias distintas, formando aquelas tramas que já havia falando antes. Então no final das contas, Vango de alguma forma acaba envolvido com personalidades históricas (reais) daquele período.

E quanto mais as pessoas tentam descobrir sobre o passado de Vango, mais confusas elas ficam. O passado dele é uma caixa de segredos e nunca se sabem quem e quais segredos podem saltar lá de dentro.
Agora resta saber se Vango conseguirá provar sua inocência, descobrir quem o está perseguindo e manter a si próprio e aqueles que ele ama à salvo. E principalmente, descobrir quem ele é de verdade.

Esse livro sem dúvidas é empolgante. Com uma narrativa vibrante do início ao fim, você não conseguirá ficar muito tempo longe dele. O livro possui diversas estórias à parte da do Vango, de outros personagens. E esses outros personagens são tão interessantes quanto o protagonista. E é impressionante que, embora existam tantas tramas e caminhos distintos no livro, tudo se encaixa perfeitamente. O passado de Vango é um verdadeiro quebra-cabeça que é aos poucos revelado ao leitor. A narrativa dá saltos no tempo, ora estamos no presente de Vango ora no seu passado. E é desbravando o seu passado que vamos descobrindo a ligação dele com os outros personagens.

Com perseguições, conspirações e espiões, Vango é quase um 007 ninja. Ele é um personagem forte, embora também seja muito inocente. E é claro, ele é muito esperto! Por diversas vezes ele deixa os seus perseguidores comendo poeira e mostrando que não é uma tarefa fácil conseguir pegá-lo. A perseguição ao Vango cruza diversas fronteiras e as fugas dele são sempre espetaculares!
Muitos dos outros personagens apresentados nesse livro são pessoas reais, e você aprenderá mais sobre elas no final do livro, onde existe um capítulo (como se fosse um apêndice) com detalhes sobre os aspectos reais dentro da estória. Outra coisa muito legal no livro é que o Brasil é citado diversas vezes, pois está na rota do dirigível Graf Zeppelin, no qual Vango viajou e que é tão importante na estória.

Eu dei 5 estrelas para o livro e sem dúvidas o recomendo. É uma ótima obra literária de fantasia e mistério, rica em todos os aspectos, desde a trama e os personagens até os mínimos detalhes históricos. Ela nos permite viajar através de tempos tão marcantes da história mundial e através de diversos países. E nos mostra como as pessoas podem se unir apesar das diferenças e das adversidades.
Não tem como não gostar desse livro! Eu vou estar esperando ansiosamente pelo segundo (e último) livro. E já criei várias teorias e não vejo a hora de descobrir se elas estão corretas! E é claro, não poderia faltar a pergunta: por que esse livro ainda não virou filme?

Divirtam-se e boa leitura!

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br

Luiza.Thereza 05/10/2015

Entre o céu a a terra
Aos dezenove anos, Vango está pronto para ser ordenado padre na imensa praça em frente a catedral de Notre-Dame em Paris. Mas a realização de seu sonho de infância acabou sendo interrompida quando um grupo de policiais interrompeu a cerimônia com o objetivo de prendê-lo sob a acusação de assassinato. A caçada de Vango começa em Paris e acaba percorrendo praticamente a Europa inteira, englobando elementos muito mais perigosos.

A narrativa deste livro é um pouco estranha: inicialmente, o narrador nos dá cenas soltas com diversos personagens diferentes que, por algum motivo, fazem ou fizeram parte da vida de Vango, até que, aos poucos, essas pontas soltas vão se juntando e formando a história propriamente dita.

site: http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/2015/08/resenha-vango-entre-o-ceu-e-treea-de.html

Leitor Sagaz 20/09/2015

Aventura e história de uma meneira genial
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz.

Tive a felicidade de receber este livro em parceria com a Editora Melhoramentos, confesso que até então não tinha visto nada sobre este livro, mas ao ler a sinopse (bem grandinha né) senti perfeitamente que a história poderia ser muito boa e realmente foi melhor!

Pela sinopse vocês já devem ter pegado um pouco de como vai ser este enredo, algo que posso acrescentar é que logo no início não sabemos realmente quem é Vango, ele e sua ama simplesmente apareceram em uma noite de tempestade em uma ilha quase que isolada do mundo, ilha essa com poucos moradores que acabaram por acolher Vango e Madmoiselle.

Vango cresceu nessa ilha, rodeado por encostas íngremes e isso é o que o garoto mais gostava, escalava as encostas e se dependurava e admirava os pássaros, escalava como se estivesse andando normalmente. Futuramente essa será uma característica que o ajudará muito.

Posteriormente Vango encontrará um mosteiro escondido em uma ilha vizinha e claro que sua curiosidade o levou até lá, ao conhecer e interagir com esses padres exilados Vango então começa a se interessar pela religião católica e esse é um dos pontos que acabara levando sua jornada até o evento na catedral de Notre-Dame onte ele se tornaria padre.

Vango sempre sentiu que alguém o perseguia e que a qualquer momento seria capturado ou morto, chegaram a lhe dizer que isso era apenas fruto de sua imaginação, mas naquela praça com o ataque sofrido eis que tudo se mostra real e muito ameaçador.

Bem não tenho como detalhar aqui para vocês todos os personagens e nem todos os locais que Vango irá visitar, mas devo ressaltar a grandeza dessa narrativa que envolve locais reais, pessoas reais e tudo mesclado de maneira a nos fazer pensar que até mesmo Vango fez parte da história.

Passaremos por Hitler, Stalin, daremos uma volta ao mundo num dirigível! Conheceremos Hugo Eckner e muitas outras pessoas, tudo isso envolto ao ritmo frenético da aventura, sempre tentando fugir do perigo e entender porque o perseguem.

Quanto ao enredo em si não tenho nenhum ponto negativo, o livro vai passando os capítulos entre o presente e o passado, como já li vários livros assim estou bem habituado e gosto desse modo de narrar a história. Em nenhum momento o enredo passou por uma fase massante e lenta, a leitura foi muito fluida e só não li mais rápido por não ter tido muito tempo livre, mas se você tiver pelo menos dois dias lives apenas para ler, garanto que será o suficiente.

Sobre a edição, a Editora Melhoramentos esta de parabéns! Nunca tinha lido um livro que as letras não fossem pretas, o tom avermelhado da capa também é utilizado nas fotos e letras, isso não atrapalhou em nada a leitura e foi muito interessante essa sacada. No final do livro temos um extra falando um pouco sobre acontecimentos reais e contando a história do Graf Zeppelin.

Concluo dizendo que é um livro realmente ótimo, nos faz navegar por acontecimentos históricos em meio a aventura, investigação, uma pitada até de suspense e com um toque de romance, se você amigo leitor procura uma aventura diferente e empolgante com certeza pode correndo ir ler Vango - Entre o Céu e a Terra.

Agora depois de me deliciar com está história excelente, vou ficar aqui na expectativa no segundo e último volume dessa duologia fantástica.

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/09/resenha-vango-entre-o-ceu-e-terra.html

Thaisa 13/08/2015

Um livro fantasticamente confuso e muito bom!
Quando a editora Melhoramentos entrou em contato comigo oferecendo esse livro para análise eu não fazia ideia de que iria ficar tão fascinada por essa história. Apesar de ser um thriller para jovens, qualquer pessoa de qualquer idade pode ler ele e se encantar.
Thimotée nos apresenta uma narrativa frenética, cheia de mistérios e muita, mas muita ação. Praticamente damos a volta ao mundo acompanhando a trajetória de cada personagem apresentado e por alguma razão, todos tem algo ligado a Vango. E esse é o grande mistério de tudo. Quem é esse jovem órfão que desconhece completamente seu passado?
O autor me conquistou completamente com esse enredo. Em muitos momentos fiquei confusa. São tantos personagens e locais diferentes que o leitor se perde um pouco. Mas, é justamente essa confusão e loucura que torna a leitura muito, mas muito prazerosa. A ação vai da primeira a última página. É preciso ler com toda atenção para não ficar perdido entre um evento e outro.
Cada um dos personagens acaba se interligando de alguma maneira e todos, sem nenhuma exceção está ligado a Vango. O mistério também está presente do começo ao fim. Estou completamente enlouquecida para saber como vai ser o desfecho dessa trama. Fombelle, não se faz isso com os leitores!
O livro foi dividido em duas partes e estou roendo todas as unhas de ansiedade para desvendar todos os mistérios apresentados no livro. Não bastasse todo o mistério central da trama, o autor me termina o livro com várias situações que deixam o leitor com milhões de perguntas no ar.
Estou completamente encantada por esse livro e não vejo a hora de ler o próximo título que será Vango - um príncipe sem reino.
História, ação, aventura, mistério e romance. Tudo isso e mais um pouco é o que você vai encontrar nessa narrativa!

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2015/08/resenha-vango-entre-o-ceu-e-a-terra-de-timothee-de-fombelle/

Marcos Pinto 11/08/2015

Uma boa aventura
Ao ler a imensa sinopse do Vango – Entre o Céu e a Terra, imaginei que fosse gostar da escrita de Timothée de Fombelle e o enredo criado por ele, visto que eu tenho uma grande afeição pela literatura francesa. Contudo, não imaginava que eu fosse me surpreender tanto. Vango, sem dúvidas, entrou na lista daquelas surpresas literárias que levaremos para sempre.

A minha grande descoberta em relação ao livro foi no sentido de seu gênero literário. Como ele foi catalogado como um infantojuvenil, não esperava uma obra tão profunda. Contudo, o que encontrei foi um enredo muito elaborado, com diversas referências históricas, algumas críticas político-sociais e personagens para lá de instigantes. Além disso, fica claro que o autor possui uma extensa bagagem tanto literária quanto de pesquisa, o que enriquece demais o livro.

Não obstante, a escrita do autor me desarmou completamente. Apesar de ser acessível e fluída, possui uma beleza própria, uma aura que só encontramos nas palavras de quem escreve com propriedade. Fombelle consegue embalar o leitor sem dificuldade, seja em suas descrições, nas aventuras ou nas muitas passagens repletas de suspense que tornam a obra muito mais interessante.

“Ela não era mais a melancólica gata molhada que se vira antes. Era uma leoa avançando e esbarrando em tudo pelo caminho” (p. 16).

Aliás, Vango, o protagonista da obra, é um enigma encarnado. Sem passado, sem nacionalidade, sem uma língua natural – ao contrário, ele é poliglota –, toda sua existência está envolta em mistério. Mais enigmático ainda se torna quando determinados fatos começam a acontecer por sua volta e ele se vê imerso em um uma situação quase tão inexplicável quanto si mesmo.

Além de Vango, ainda é possível encontrar uma gama de personagens incríveis e também misteriosos. Naquela categoria, destaco Hugo Eckner. Ele é um homem forte e de ideias perigosas para a sua época – ele é contra o regime nazista, por exemplo – que ganha a simpatia do leitor sem qualquer dificuldade. Dentre os que fazem do mistério a sua morada, destaco a Mademoiselle. Também sem passado, assim como Vango, ela é uma mulher definitivamente à frente do seu tempo. Além disso, é muito corajosa.

Para completar o pacote da obra, que já estava muito bom, a Melhoramentos mostrou o porquê é uma das editoras mais respeitadas do país. A capa é muito bonita e expressa bem o conteúdo da obra. A diagramação é um espetáculo! Temos folhas amareladas, uma fonte grande, com espaçamento ótimo e uma cor avermelhada. Não apenas, o livro ainda conta com mapas, diagramas, fotos, índice explicativo dos personagens históricos inseridos na obra... Não há do que reclamar. Para fechar, o livro ainda foi muito bem revisado e traduzido.

“Hugo Ekener caiu na gargalhada. Gostava dos imbecis. Eles o haviam divertido por muito tempo” (p. 78).

Apesar de ser um livro juvenil, Vango é uma daquelas obras que indico para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos... Não importa a idade, o livro é fonte de divertimento, suspense e até conhecimento. Leitura mais do que indicada!

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2015/07/resenha-premiada-vango-entre-o-ceu-e.html

Fabíola 11/08/2015

Cativante!
Vango foi diagnosticado com paranoia. Talvez por isso quando a polícia chegou a Catedral de Notre-Dame, no dia que seria o mais importante da sua vida, o dia que ele seria ordenado padre, ele apenas levantou e correu. Nem ele sabe bem o porquê de ter corrido já que ele não era culpado de nada. Sem ter por onde escapar, ele escala os vitrais da catedral, deixando 25 policias que estavam em seu encalço para trás. E para completar, alguém começa a atirar nele, mesmo com tantos policiais por perto.
Logo depois, ele tenta descobrir o porquê de estar sendo perseguido e consegue se infiltrar entre os policiais, mas a única coisa que ele consegue ver é Ethel, uma garota que ele conheceu a 5 anos atrás. Ethel procurou a polícia, pois, ela estava na cerimônia e viu o atirador. Ela faz um desenho dele e entrega ao delegado Boulard. Como não descobriu nada com os policiais, Vango decide se arriscar e procurar seu mentor, o padre Jean, para pedir ajuda e é aí que ele descobre o motivo de ter a polícia atrás dele, o padre Jean está morto e perto dele está escrito: Fugir Vango. E onde a polícia vê uma acusação, Vango vê um alerta, uma ordem para que ela fuja.
Será que Vango irá conseguir provar sua inocência? E a mando de quem estará o misterioso atirador?
Em uma narrativa de ritmo alucinante, recheada de surpresas e mistérios, os personagens se entrelaçam de forma quase que mágica em uma trama rica e muito envolvente. Fiquei curiosa por Vango - Entre o Céu e a Terra assim que li a sinopse da obra, mas minhas expectativas não me prepararam nem um pouco para essa leitura maravilhosa e única.
A edição é linda. A fonte em um suave vermelho em vez do tradicional preto, um toque simples, mas que ficou encantadora. No final do livro, se encontra dados históricos sobre a obra (o livro se passa nos anos entre a Primeira e a Segunda Guerra), além de informações sobre personagens reais que aparecem na trama e também fotos do Graf Zeppelin (o dirigível também existiu!). O autor mistura a ficção com a realidade quando incorpora na história personagens reais como Hitler, Stalin e Hugo Eckener.
É diferente de tudo o que já li até hoje. É um livro juvenil, mas com um conteúdo histórico superinteressante, que o diferencia de todos os outros livros para essa faixa etária que temos hoje no mercado. Nunca havia lido um livro bem escrito, cativante e com conteúdo como este! Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de conhecer essa estória e estou ansiosa pelo segundo e último volume.

site: http://perdidaemlivross.blogspot.com.br

Larissa Benevides 05/08/2015

Vango - Entre o Céu e a Terra
"Que pegada profunda era aquela que ele deixava no calçamento ou na areia por onde passasse que fazia com que sempre o encontrassem? Como haviam localizado sua pista, se mais nada o ligava à Terra?"

Hoje eu apresento a vocês um livro que muito mais do que entretenimento, envolve também um período histórico bastante marcante: As duas Guerras Mundiais.

Vango é dividido em três partes, durante todo o livro o autor nos traz passagens do presente e do passado dos diversos personagens envolvidos. Confesso que, na primeira parte do livro, fiquei um pouco confusa e o livro exigia bastante concentração. Demorei um pouco para entrar na narrativa do Timothée, mas assim que entrei foi uma aventura. O motivo que fez com que eu ficasse confusa em uma parte do caminho é o mesmo que torna esse livro diferente e especial.

A utilização de passagens no livro, com flashes do passado e do presente dos personagens, é um recurso que bastante autores utilizam. Porém em Vango encontramos lembranças de vários personagens, que possuem histórias tão interessantes quanto o protagonista. Acredito que a simplificação do livro não nos levaria ao final gracioso que encontramos.

Bom, a história de Vango é um verdadeiro mistério. Foi encontrado junto com a babá em uma ilha na Sicília e lá morou até completar 14 anos. Deixou a ilha com intenção de retornar um ano depois, mas mal sabia que muita coisa aconteceria após deixar seu lar.

"O menino foi encontrado uma hora depois, entre dois rochedos, na praia. Tinha 2 ou 3 anos. Chamava-se Vango. Estava vestido com um pijama de seda azul. Cachos de cabelo caíam nos olhos dele. Não parecia assustado. Segurava na mão um lenço bordado, todo embolado. Olhava para todos os que o cercavam."

O personagem é encantador e várias vezes o autor traz algumas descrições que nos permite a montagem não somente física como também psicológica do garoto.

"Ele cresceu com três babás: a liberdade, a solidão e Mademoiselle. As três se encarregavam de sua educação. Ele recebeu delas tudo o que era possível aprender. Aos 5 anos, compreendia cinco linguas, mas não falava com ninguém. Aos 7, subia as falésias sem precisar dos pés. Aos 9, alimentava os falcões, que mergulhavam em cima dele para comer em sua mão. Dormia com o torso nu em cima dos rochedos, com um lagarto sobre o peito. Chamava as andorinhas assobiando. Lia romances franceses que a babá comprava em Lipari, a maior das ilhas do arquipélogo. Subia até o alto do vulcão para molhar os cabelos nas nuvens. Cantava canções de ninar russas para os besouros. Observava Mademoiselle cortar os legumes com facetas impecáveis, como se esculpisse diamantes. Depois devorava sua comida de fada."

No desenrolar da história para que descubramos a verdadeira história de Vango, conhecemos diversos personagens que com suas peculiaridades nos faz aprender lições ou nos conta um ponto da história desta época tão turbulenta. Mostra-nos o pós guerra e o totalitarismo que a Itália e a Alemanha sofreram e que levaram a Segunda Guerra Mundial, desestruturando várias vidas.

O autor nos traz tanto a visão de quem era a favor daquele regime quanto quem não entendia o motivo de tanta batalha.
Ter essas visões nos faz refletir sobre como as pessoas são testadas nos momentos de grande dificuldade. E que aquele ditado que no amor e na guerra vale tudo, não é tão verdadeiro.

"Eis como nós quatro nos conhecemos: um alemão, um africano da Costa do Marfim, um italiano de batina de combate e um médico frânces, deitados embaixo do carvalho, entorpecidos, exautos, meio estropiados, sem saber o que nos havia levado até lá e o que íamos fazer. [...] Num instante, todo o absurdo da guerra se revelou aos quatro. Se combatentes podiam se conhecer à beira de um campo de batalha transformado em cemitério e partilhar uma lembrança tão frágil e tão fugidia quanto o rosto de uma moça, tudo era possível. A guerra não era uma fatalidade."

Além de toda aventura e suspense que cerca a vida do nosso jovem protagonista, podemos desfrutar de romance envolvendo alguns dos personagens.

O livro conta com uma anexo que mostra partes da história que existem dentro da história. Assim sabemos quais os personagens citados no livro que realmente existiram na nossa história. Além de diversas fotos históricas.

Esse livro daria uma boa adaptação cinematográfica, pois todos os personagens estão bem definidos e mesmo quando o protagonista não aparece, a leitura é proveitosa e interessante. O final deixou aquele gancho para o próximo livro que ainda está por vir. Então estou ansiosa para ter algumas perguntas respondidas na continuação dessa aventura.

Por enquanto só temos o título: Vango - Um príncipe sem reino. Então quem vocês acham que está comendo as unhas?! Hahaha Isso mesmo EU!

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2017/07/resenha-vango-entre-o-ceu-e-terra.html

SahRosa 01/08/2015

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Quando a editora Melhoramentos apresentou-me os primeiros capítulos de Vango – Entre o Céu e a Terra, eu fiquei muito entusiasmada, afinal, o enredo prometia aventura, mistério e uma jornada fabulosa de deixar qualquer leitor querendo mais! Quando terminei este livro, meu pensamento era: Preciso do segundo livro! A história de Vango é impressionante, com ótimos ganchos e envolvente, este foi o meu primeiro contato com o enredo criado por Timothée de Fombelle e já considero o autor como um dos meus favoritos!

Vango esta preste a se tornar Padre e um misterioso assassino surge disposto a tirar a vida do rapaz, sem saber o que fazer e o motivo de ser caçado, ele foge de uma maneira curiosa. A vida de Vango sempre foi cercada de pessoas lhe perseguindo, querendo acabar com ele, Vango nunca entendeu o motivo de ser perseguido, desde criança tem vivido assim, com gente ao seu encalço. No entanto, esta não é a única surpresa que o destino trouxe a Vango. Ao tentar pedir ajuda ao Padre Jean, seu protetor e amigo, o jovem tem uma terrível confirmação, “Eles” mataram Jean e para piorar sua situação, a polícia francesa suspeita que Vango tenha assassinado o padre.

Precisando fugir para sobreviver, Vango tentará provar que é inocente, ao mesmo tempo em que tenta descobrir quem são as pessoas que o perseguem. Em meio a essa jornada, o jovem ainda irá buscar as peças do quebra-cabeças que é seu passado, Vango nunca soube quem eram seus pais, ou sua vida antes de “cair” do céu junto com sua babá, talvez seus perseguidores tenham alguma coisa relacionada a seu passado misterioso, mas será que Vango está preparado para a verdade?

Uma aventura de tirar o fôlego, que reúne personagens verídicos, com muita ação e mistério, ao lado de Vango, vamos tentar restaurar cada peça de seu passado, ao embarcar nesta história, o leitor conhecerá personagens carismáticos e envolventes. A narrativa do livro é feita totalmente em terceira pessoa, só que não é apenas voltada a Vango, mas também aos demais personagens importantes do enredo, dando assim, uma visão ampla sobre todo o acontecimento, é preciso ficar atento aos detalhes deixados na trama, para ir juntando esse quebra-cabeça em torno de Vango.

Um dos pontos que adorei em Vango – Entre o Céu e a Terra foi o fato de o autor ter incluído personagens verídicos, um deles Hugo Eckner, comandante do Graf Zepelin foi o que mais gostei, os detalhes que Timothée de Fombelle escreveu sobre o Zepelin, deu a sensação de estarmos voando dentro dele. Os capítulos do livro não são longos e este fator, deixou minha leitura mais instigante, não sei se já comentei aqui, mas adoro livros com capítulos menores, me dá mais vontade de ler (risos). Claro, que este não foi o fator que me fez ficar envolvida nesta leitura e sim a escrita de Timothée de Fombelle, a qual é fluida e contagiante, os ganchos deixados estimulam o leitor a querer saber mais e mais. Vango – Entre o Céu e a Terra, finaliza com muitas dúvidas, deixando ótimas brechas para o segundo livro, que com certeza terá ainda mais aventura, estou ansiosa para saber as surpresas do segundo volume!

Antes de finalizar a resenha, quero agradecer a editora Melhoramentos por ter me dando a chance de ler Vango e também parabeniza-los pelo trabalho com a obra, a diagramação é um primor, as folhas do livro possuem uma textura boa muito, a cor e escolha da fonte são ótimas, quanto a revisão, não encontrei um único erro, simplesmente maravilhoso o trabalho e cuidado da editora!

Aos leitores que buscam um livro cheio de aventura, com toques históricos, mistério e pitada de romance, recomendo a leitura de Vango – Entre o Céu e a Terra, um enredo instigante, inteligente e deveras fascinante!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/07/resenha-vango-entre-o-ceu-e-terra.html

Mila F. @delivroemlivro_ 28/07/2015

Instigante...
Vango - Entre ciel et terre foi escrito pelo francês Timothée de Fombelle, que escrevia principalmente peças de teatro, mas lançou-se também na literatura. Vango - Entre o Céu e a Terra é a primeira parte do romance, dividido em dois livros, cujo volume dois intitula-se: Vango - Um príncipe sem reino.
O livro se passa no entre guerras mundiais e, portanto, faz algumas alusões a personalidades histórias, concatenando com fatos fictícios e personagens fictícios. É o retrato da sociedade, ideologias daquela época, e isso é um grande achado cultural, porque nossa história não pode ser esquecida, e sempre acho livros assim extremamente inteligentes.
Durante toda a narrativa acompanhamos as peripécias de Vango, um garoto que cresceu e viveu de forma bem misteriosa, ele foi criado por uma mulher que sempre disse que depois de um acidente perdeu a memória.
Vango está a ponto de tornar-se padre quando a polícia chega para prendê-lo e ele começa a saga de sua fuga. Como na época do entre guerras tudo era incerto e cheio de conspirações há muita aventura, perigo e ficamos angustiados quando lemos. Vango é um cidadão cosmopolita, viajou por vários lugares do mundo em um Zepellin e fala vários idiomas. A narrativa vai acontecendo enquanto Vango está em fuga e passa por vários países e época, pois ela é recortada por flashbacks.
É através dos flashbacks e dos acontecimentos presentes que nós, leitores, vamos destrinchando os mistérios da vinda de Vango, vamos criando nossas teorias, vamos torcendo pelo personagem.
Particularmente, achei a narrativa eletrizante, envolvente e bem diferente, Timothée de Fombelle escreve de uma forma recortada, com suspense, mistério e historicidade dentro da ficção, isso me atrai, não obstante, achei que em alguns pontos a narrativa fica confusa, justamente por conta de tantos detalhes, datas, anos e essas coisas. Vango - Entre o Céu e a Terra, de certa forma, exige uma atenção muito grande do leitor.
Para finalizar, vou deixar a indicação, sobretudo, para quem curte livros com muito mistério e aventura; indicado também para quem gosta de livros que utilizam de fatos históricos dentro da ficção.

site: www.delivroemlivro.com.br

Ricardo Brandes 28/07/2015

Vango - Entre o céu e a terra
Olá pessoal! Hoje venho falar sobre um livro muito belo e cheio de história, que tenho o prazer de resenhar: Vango: Entre o Céu e a Terra.
Publicado no Brasil pela Editora Melhoramentos e voltado ao público juvenil/adulto, esse thriller histórico do escritor francês Timothée de Fombelle traz fontes e páginas mais claras, que facilitam a vida do leitor. Além de anexos, belas fotos e personagens históricos, que deixam o leitor interado do período onde se passa a obra.
A história de Vango acontece no período entre guerras dos anos 30, e desde as primeiras páginas se impõe com muita ação, mistério e aventura de primeira qualidade.
Tentando salvar sua pele e ao mesmo tempo, descobrindo sua identidade, Vango passa por um dos períodos mais conturbados da história mundial. Misturando personagens fictícios e outros verdadeiros, como o ditador Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler, o autor trabalha a questão política de forma tocante. E em meio à política, espionagem, perseguições, fugas e descobertas, há também um romance muito cativante.
Sem contar que fiquei encantado com a parte do Zepelin, muito presente no livro e é descrito pelo autor com tantos detalhes, que faz a gente querer embarcar em uma viagem a bordo do grande dirigível alemão que viajou o mundo encantando as pessoas por onde passou (inclusive o Brasil!).
Recomendo esta leitura para quem gosta de história, e aprecia um livro com ritmo acelerado e intenso, cheio de surpresas a cada página.
Ah, para quem leu e gostou de Vango: Entre o Céu e a Terra, o livro terá um segundo volume que finaliza a história: Vango: Um príncipe sem reino.

Até a próxima, e boa leitura!

Por Ricardo Brandes / Escritor

site: http://www.amoreselivros.com.br/2015/07/vango-entre-o-ceu-e-terra-timothee-de.html

Nathy520 27/07/2015

ADOREI!
Sabem alguém péssima em história? Sabe alguém que não sabe nem quando foram as grandes guerras? sim, esta sou eu. desculpa kkkkkkkk
Ainda assim eu gostei demais desse livro que por incrível que pareça me deu ótimos momentos de leitura...

Quote: Aos 10 anos apenas, era uma liberdade impensável, descabida, mas para Vango, sua ilha tinha as proporções de um quarto de criança. Ali ele se sentia tão tranquilo quanto uma criança entre a cama, a comoda e o baú de brinquedos."

Vamos falar um pouco da História. Ela se passa entre as duas guerra onde Vango é apresentado. Sabemos que ele esta se ordenando padre bem em frente a Catedral de Notre-Dame, em Paris pouco antes de começar a ação já que Vango é perseguido e quase morto. Mas o que ele fez? Bom, isso nem o próprio Vango saberia dizer, ele só sabe que se sente perseguido desde os quatorze anos.

Quote: "Vango se sentia ameaçado. Desde que tinha 14 anos, diziam que ele sofria de uma doença cujo nome um médico psiquiatra escrevera em letras maiúsculas em sua ficha: PARANÓIA."

O livro não se passa apenas pelo ponto de vista de Vango e também não segue uma forma cronológica o que me deixou um pouco perdida as vezes, ele passa da infância de Vango para o período entre guerras de um capítulo para o outro e como tem mais de uma visão eu demorava um pouquinho até entender onde eu estava e o que estava fazendo... kkkkk, mas é um livro recheado de história (talvez ate demais e isso atrapalhou um pouco os momentos mais agitados do livro, mas não deixou a desejar).

Quote: "Vango havia subido os poucos degraus do palanque. Um bando de crianças do coro se dispersou aos gritos à sua passagem. Os policiais tinham a sensação de atravessar o patio de uma escola. A cada passo tropeçavam numa criança ou recebiam uma cabeçada no estomago. Boulard gritou para o cardeal:
- Diga que voltem a seus lugares! A quem elas obedecem?
O cardeal levantou o dedo no ar, radiante.
- Só a Deus, senhor delegado."

É uma leitura que recomendo para todos (até os que não gostam de historia como eu) e que me deixou com gostinho de quero mais no fim. Ela não tem nada de surreal, tido o que aconteceu poderia realmente ter acontecido, aquelas pessoas poderiam ter existido e depois da diagramação linda do livro este toque de realidade sobre o que as pessoas passaram na época do nazismo foi bastante apreciado por mim.
E por falar em diagramação, vou separar o fim da resenha para parabenizar a Editora Melhoramentos *-* As letras vermelhas, algumas imagens aqui e ali no decorrer do livro e a página de novo capitulo me lembrou muito os livros de história da escola.*aplausos*

Quote: "Estava convencido da inocência de Vango, mas não confiava muito nos tribunais. Vango não era um menino como os outros. A vida dele era um mistério. Havia essas zonas sombrias das quais a justiça dos homens não gosta.
Ele corria risco de ser morto."

site: http://livrosdanatyrangel.blogspot.com.br/2015/07/resenha-vango-entre-o-ceu-e-terra.html

1 | 2 | 3 | 4