Uma Nova História da Guerra do Paraguai

Uma Nova História da Guerra do Paraguai Nigel Cawthorne

Resenhas - Uma Nova História da Guerra do Paraguai

Eneas 14/06/2018

Péssimo Livro
Imagine um livro com vários desencontros históricos e erros crassos de revisão, sensacionalista e que não cita sequer uma única fonte primária de pesquisa. O livro é péssimo, acredite. Porém se você nunca leu nada sobre a Guerra do Paraguai e não está preocupado com a fidedignidade dos acontecimentos históricos compre este livro.

Leoni 28/10/2016

Destruição de um povo
Um livro que descortina a visão além do mito de um povo, mostrando o que a cobiça humana é capaz de fazer em nome da ganância e da fome de poder.
Um livro que retrata os acontecimentos históricos sobre a guerra mais sangrenta travada nas três Américas, indo além da parcialidade entre os povos envolvidos.
Neste acontecimento os únicos inocentes foram as pessoas humildes do povo paraguaio, que foram ludibriados pelo seu ditador e por uma mulher de moral duvidosa, arrastando-os a uma guerra sem precedentes. Excelente leitura, e até mesmo engraçado em certos pontos ao retratar a covardia, a pusilanimidade de Lopes frente a seu exército.
Eneas 14/06/2018minha estante
Companheiro, leia um livro sério, como por exemplo Maldita Guerra do Doratioto, esse livro não serve nem pra calço de mesa.

Leoni 15/06/2018minha estante
Obrigado pela dica prezado Alexandre.
Só me esclareça uma coisa: Este livro que me indica trata-se de uma versão onde a Inglaterra era a insentivadora da guerra e o Império brasileiro e a república Argentina eram os sanguinários que destruíram a desenvolvida indústria e sociedade paraguaia?

Eneas 15/06/2018minha estante
Não amigo, se o livro do Doratioto não é por um lado um revisionismo barato com viés ideológico, como no caso da obra do Chiavenatto, por outro também não trás uma visão romântica da guerra. Maldita Guerra é a obra mais importante sobre a Guerra do Paraguai, não apenas porque parte de uma perspectiva imparcial como porque o autor buscou sobretudo informações em fontes primárias,

Leoni 15/06/2018minha estante
Obrigado pela dica.
Já estou cheio de lixo doutrinário esquerdista.