Este Livro Veio do Futuro

Este Livro Veio do Futuro Marie D. Jones...

Resenhas - Este Livro Veio do Futuro

Ana Paula 04/05/2020

O tempo presente

Uma jornada através de portais multidimensionais, relatividade, buracos de minhoca e outras aventuras de viagem no tempo

Marie D. Jones...

Das fantasias da cultura pop e das fantásticas teorias da conspiração até o pensamento científico de vanguarda, este livro instigante sobre a teoria, a prática, a verdade, a ficção e as conspirações envolvendo a mecânica das viagens no tempo, traz temas como: as teorias e máquinas de viagem no tempo do passado, presente e futuro; por que buracos de minhoca, universos paralelos e dimensões extras poderiam permitir a viagem no tempo; misteriosos saltos no tempo, lapsos de tempo e dobras temporais que as pessoas estão relatando pelo mundo afora; e até teorias da conspiração acerca da viagem no tempo: será que já existem à nossa volta autênticos viajantes do tempo? Prepare-se para uma grande aventura sobre os mistérios das viagens pelo tempo, espaço e pelo multiverso.

Sou apaixonada por tudo o que diga respeito ao que ainda não sabemos. Sou uma curiosa inveterada e sempre aberta a novas teorias e possibilidades. Sou daquele time que pensa que o Improvável não é impossível. E onde há fumaça, possivelmente há fogo...

A imaginação é mais importante do que o conhecimento. Pois o conhecimento é limitado a tudo o que agora conhecemos e compreendemos, enquanto a imaginação abarca o mundo inteiro e tudo o que ainda está à espera de ser conhecido e compreendido. – Albert Einstein

Além disso, sou uma leitora com um gosto bastante eclético. Gosto de variar alterando os estilos literários (quando não os leio simultaneamente). Após finalizar a leitura de dois romances seguidos a sinopse deste livro capturou a minha atenção.

A proposta da autora é gerar inquietação e mais perguntas do que respostas. Desacomodando e fazendo com que a pergunta reverbere cada vez mais alto: Por que não?

A narrativa segue uma sequencia lógica. Inicia questionando a nossa compreensão sobre o tempo e segue fazendo uma apresentação da evolução das teorias cientificas (comprovadas ou não) e uma possível e sonhada viagem através dele.

Temas como buracos negros, teoria do caos, teoria das cordas, supercordas, teorias da conspiração, buracos de minhocas e dobra no tempo são explicadas de forma relativamente simples.

No geral, a escrita é bastante acessivel (em alguns momentos com detalhes demais), mas nada que comprometa a compreensão.

A abertura de cada capitulo é uma frase de impacto atribuída a grandes pensadores da história. Evidenciando que a preocupação sobre os mistérios do tempo sempre acompanharam a nossa civilização.

“O tempo é obra de ti mesmo; seu relógio faz tique-taque em tua cabeça.

No momento em que paras de pensar o tempo também para seu movimento.

– Angelus Silesius, filósofo do século XVII”

A possibilidade de voltar no tempo para mudar alguma coisa e/ou avançar para saber se estamos agindo corretamente é um assunto recorrente em filmes e obras literárias - alguns mais ou menos embasados do que outros- mas o fato é que desperta a nossa curiosidade desde sempre. São tantas, que existe um capitulo dedicado a todas as obras, em ordem cronológica, que se basearam em teorias da física como argumento de narrativa.

Além das limitações ainda existentes para a realização de um salto no tempo- questão de tempo ou percepção- , o livre-arbitrio e a ética são abordados de maneira brilhante, para complicar um pouco mais...

“Uma das questões que surgem dessa aparente impossibilidade de alterar o passado é a ideia do livre-arbítrio. Se tudo se encontra em uma linha do tempo fixada, que não podemos alterar, será que nós temos alguma opção? Será que temos realmente algum livre-arbítrio? Se os resultados estão todos predeterminados e se estamos vivendo em um universo de constantes inalteráveis, onde a ideia de livre-arbítrio entra no quadro? Talvez só sejamos capazes de praticar o livre-arbítrio no presente e, como cada momento de nossa vida só é realmente experimentado no presente, temos de fato todo o livre-arbítrio que podemos querer. Mas uma vez feito, está feito.”

Conjecturas à parte, a leitura me trouxe muitos questionamentos e a certeza de que a nossa responsabilidade com o tempo muda tudo.

“Queremos dominar o tempo da maneira como dominamos as pequenas coisas em nossa vida. Queremos possuir o tempo e não deixar que ele nos possua. Para completar, nós simplesmente queríamos ter mais tempo. Talvez seja essa a verdade realmente sólida por trás da nossa tentativa de controlar, manipular o referencial do tempo e até mesmo viajar pela paisagem temporal: no final das contas, talvez a verdade acerca do tempo seja que realmente só queremos mais dele.

No entanto, se nos perguntarmos por que, a resposta voltará sempre a isto: Nós todos obtemos o mesmo quinhão de tempo, pelo menos nesta ramificação do multiverso. Não é, porém, quanto obtemos dele que importa. É o que fazemos com ele.”

Me lembrou de Santo Agostinho e suas considerações sobre o tempo. Segundo ele, os tempos são três: presente das coisas passadas, presente das coisas futuras e presente das coisas presentes.

No fim, temos apenas o PRESENTE. Que possamos disfrutar com sabedoria!

Estamos muito próximos de desvendar esse mistério, resta saber se estamos prontos para isso.
O livro é interessante para todos aqueles que queiram abrir a mente e pensar fora da caixa.

Beijos e boa leitura!
Ana Paula

Matheus Alves Carmo 17/03/2020

Para amantes de viagem no tempo
Um dos meus temas favoritos em livros, séries e filmes é a viagem no tempo. Amo conversar sobre as possibilidades, os paradoxos, as implicações, teorias, tudo. Esse livro é um prato cheio para pessoas como eu.
Primeiro temos a parte histórico-científica da coisa. Os autores nos mostram os estudos já feitos, os testes já realizados, e as teorias e opiniões dos mais renomados cientistas, como Hawking.
Também temos no livro referências a obras que envolvem o tema, e como lidar c a perspectiva de cada uma, as teorias da conspiração mais famosas, os paradoxos que envolvem a viagem no tempo, e explanações das mais diferentes teorias sobre como ela seria possível.
Foi uma leitura muito boa, ainda que em alguns momentos eu tenha me perdido em meio aos termos científicos (acontece).??

Karla 25/04/2023

Leitura fluida e didática, todo embasado. Muito bom até tipo 70%, depois desanda trazendo senso comum, o que tira um pouco o impacto científico da obra. O que tem de bom é excelente, mas os pontos foram perdidos lá quase no final do livro.

Eremita suburbana 15/01/2019

Bom, bem explicativo
A leitura em si é um pouco cansativa, talvez por ser um livro que abrange muito o contexto da explicação sobre viagens no tempo acabou sendo meio ?didático?
Recomendo a leitura porém não esperem um livro que seja surpreendente

Rafael_Santiago 26/10/2022

?Festa estranha com gente esquisita??
O livro ensaia começar bem visitando teorias levantadas por físicos teóricos, esquadrinhando algum conceito interessante e alcançável da física quântica, relatividade geral etc. Entretanto, começa desandar quando vai entregando spoiler adoidado de filmes, livros e séries que exploram o tema discutido. Leia com cuidado e não estrague o primeiro contato com boas histórias, séries ou filmes por conta de um livro tão ruim quanto esse (fica a dica).

Porém, ele desanda mesmo muito totalmente (sim, com pleonasmo para você sentir o drama) quando dedica capítulos para se aprofundar em teorias da conspiração, creepypastas, pseudociência e? não podia faltar: lunáticos? Você vai encontrar de John Titor, projeto Montauk para baixo, já aviso. Tem páginas e mais páginas com entrevistas bem chatas e sem pé nem cabeça, com gente eu diria no mínimo excêntrica. Dado que ?todo bairro tem um maluco que o bairro trata bem?, talvez você até sinta falta de uma entrevista com o seu maluco favorito também... Enfim, chegou na metade do livro já pode tirar a camisa de força do armário para tomar um ar, da metade para frente: adeus! É sério , tem momentos patéticos, vergonha alheia total, bizarrice.

Francamente, levando tudo isso em conta, se pudesse viajar no tempo, meu eu do presente voltaria até o ponto no passado onde no modo jerico, cargas d?água comecei ler esse livro, e munido de dois ingressos a todo custo me arrastaria para assistir ao filme do Pelé!

PS.: Tenho o (mau?) hábito de não ler a contracapa nem a orelha do livro antes de ter de fato lido o livro. Pela orelha você descobre que os autores colaboram com o History Channel que hoje (2022) de longe é um hub de pseudociência, teoria da conspiração e como consequência desinformação. Nisso, se for tentar a sorte nesse rolê aleatório, melhor ler com bastante cautela. No mais, boa sorte!

Heitor S S C Silva 23/09/2023

Interessante, mas com capítulos massantes
Para leitores fascinados na mística de viagem no tempo vale muito a pena, pois o livro tenta abordar esse conceito em todos os aspectos possíveis. Através da arte, ficção científica, filosofia, histórias e principalmente pela ciência. Nos capítulos em que a ciência é o centro do assunto, existe muita coisa interessante, mas também existe muito conteúdo técnico que acaba deixando massante para quem não é da área da física. Gostei muito do aspecto filosófico sobre a possibilidade de viagens no tempo e foi o que mais me agradou. Indico para os leitores que assim como eu tem essa curiosidade pela possibilidade de viagem no tempo.

Jenny.day 18/02/2024

O que é o tempo?
Apesar de ser um livro de caráter mais acadêmico e científico, é ótimo para quem está começando a se aprofundar na ciência do tempo.

A leitura é interessante e mostra as diversas percepções que a ciência e diversas culturas têm sobre o tempo.

A única parte que deixa a desejar é que, nos finalmente do livro, aparecem pessoas e descrições que fogem do cunho científico do livro.