O Ratinho do violão

O Ratinho do violão Marta Reis

Resenhas - O Ratinho do violão

Jack Zack 06/10/2022

História comovente e cheia de observações bem colocadas para o leitor pré-adolescente sobre discriminação (bullying) e o quanto importante enfrentar os medos para aprender a viver.

Karol 11/09/2022

Li com meus alunos do primeiro ano e eles gostaram.
É um livro que fala sobre bullying e como isso afeta um menino com deficiência.

Isaac Zedecc | livros.reticencias 14/04/2016

Infantil, mas necessário
A obra tem 32 páginas, recebido de parceria com a Editora Geração Editorial, no qual foi publicado pelo selo Geraçãozinha que é voltada para as crianças, trazendo livro leves e com pegadas sociais, com escrita leve e agradável para o publico e para todos os leitores.

O livro retrata a historia de Chiquinho, um menino carismático e que adora tocar e sentir paz com o seu violão. Chiquinho, não tem nenhum problema, ele apenas anda mancando, quem tem problemas são os seus colegas de classe, eles zoam e praticam bullying com Chiquinho por causa da forma de andar dele. Chiquinho sempre foi zoado, mas encontrava paz nas notas do seu violão, mas certa vez, por falta de acessibilidade, Chiquinho tropeçou e caiu da escada da escola, isso foi o ápice da gozação para com ele, neste dia o garoto ficou muito triste, e cabisbaixo que sem perceber ele vai transformando-se aos poucos em um ratinho inseguro e indefeso. Na forma de um rato, ele passa a esconder-se de todos, e todos ficam muito preocupado quando sentem a falta dela na escola e em casa.
Agora, Chiquinho precisa de muita força de vontade para voltar a ser quem era antes, e é nessa hora que o garota vai descobrir e vai precisar dos verdadeiros amigos.

O Bullying é um ato de total brutalidade psicológica, quando não física também, ele é causador de suicídios, humilhações e publicas e outras tantas coisas. Ele pode ser praticado por motivos simples, estatura, peso, raça, cor, religião, classe social, status social, modo de viver a vida e várias outras formas, tudo pode virar motivo de gozação e chacota para com um indivíduo.

O livro é muito importante para a conscientização das crianças quanto ao bullying. Claro, é um assunto tanto para criança, quanto para adolescente e adultos, que são os maiores percursores deste ato. É possível perceber no livro, que o maior problema de Chiquinho, foi quando ele caiu da escada, passando a deixar claro a falta de acessibilidade para portadores de deficiências, não só nas escolas mas na rua e ambientes tanto público, como privado.

O livro tem uma arte gráfica e diagramação impecável, sua forma de encadernação é por grampo, mas não modifica em nada, pois tem o comprimento grande e não atrapalha durante a leitura, a capa retrata explicitamente o que é o livro, as cores estão em ótima sintonia, as letras grandes e o papel da altíssima qualidade.
Vejamos algumas fotos:NO BLOG

site: http://isaaczedecc.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-ratinho-do-violao-marta-reis.html

Fernanda 19/08/2015

Olá Leitores!

O Ratinho do Violão é mais um lançamento infantil da Geração Editorial. O livro é lindo e com ilustrações maravilhosas da Thais Linhares. A obra foi escrita por Marta Reis.

Nela conhecemos Chiquinho que sofre bullying na escola por ser manco. Os “amigos” o chamam de Chiquim Manquin e isso o machuca profundamente. O garotinho que amava tocar violão e cantar nos recreios do colégio começa a ficar cada dia mais triste e cabisbaixo.

Os dias passam e ele se diminui mais e mais perante sua dor e a tristeza. De tanto ser maltratado acaba virando um ratinho e não sabe como voltar a ser humano novamente. Sabe aquele ditado que diz para tomar cuidado com aquilo que se deseja? Então.... hahahahaha...Mas um dia seu melhor amigo, o gato, tenta comê-lo, porém o ZÁS acontece e ele volta a ser menino deixando o gato assustado por seu lanche transformar-se de rato a menino.

Moral da história de Chiquinho: não é de hoje que as crianças, muitas delas por falta de orientações dos pais, acabam machucando seus coleguinhas com piadas infames e sem graça. Essas brincadeiras tem por nome bullying, uma falha grave no caráter. Sim uma falha, pois mesmo muitos de nós sabendo o poder que as palavras possuem, ainda assim insistimos em magoar as pessoas.

A Marta escreveu este livro como alerta não apenas às crianças, mas aos pais para terem mais cuidado e instruir seus filhos que essa forma de agir com os colegas é prejudicial à saúde emocional.

Em suma, O Ratinho do Violão é uma trama simples que contêm uma lição de vida muito grande, não apenas ao seu público alvo, mas aos adultos também. Espero que tenham a oportunidade de ler a obra e conhecer também as ilustrações maravilhosas da Thais.

site: http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-ratinho-do-violao-por-marta.html

Arca Literária 14/06/2015

O livro retrata a historia de Chiquinho, um menino carismático e que adora tocar e sentir paz com o seu violão. Chiquinho, não tem nenhum problema, ele apenas anda mancando, quem tem problemas são os seus colegas de classe, eles zoam e praticam bullying com Chiquinho por causa da forma de andar dele. Chiquinho sempre foi zoado, mas encontrava paz nas notas do seu violão. Certa vez, por falta de acessibilidade, Chiquinho tropeçou e caiu da escada da escola, isso foi o ápice da gozação para com ele, neste dia o garoto ficou muito triste, e cabisbaixo que sem perceber ele vai transformando-se aos poucos em um ratinho inseguro e indefeso. Na forma de um rato, ele passa a esconder-se de todos, e todos ficam muito preocupado quando sentem a falta dela na escola e em casa.
Agora, Chiquinho precisa de muita força de vontade para voltar a ser quem era antes, e é nessa hora que o garoto vai descobrir e vai precisar dos verdadeiros amigos.
O Bullying é um ato de total brutalidade psicológica, quando não física também, ele é causador de suicídios, humilhações públicas e outras tantas coisas. Ele pode ser praticado por motivos simples, estatura, peso, raça, cor, religião, classe social, status social, modo de viver a vida e várias outras formas, tudo pode virar motivo de gozação e chacota para com um indivíduo.
O livro é muito importante para a conscientização das crianças quanto ao bullying. Claro, é um assunto tanto para criança, quanto para adolescente e adultos, que são os maiores percursores deste ato. É possível perceber no livro, que o maior problema de Chiquinho, foi quando ele caiu da escada, passando a deixar clara a falta de acessibilidade para portadores de deficiências, não só nas escolas, mas na rua e ambientes tanto públicos, como privado.
Resenha de Isaac Leitor
COMENTE A RESENHA EM NOSSO SITE

site: WWW.ARCALITERARIA.COM.BR

Saleitura 08/06/2015

O Ratinho do Violão conta a história de um bom menino chamado Chiquinho. Na escola os colegas zoavam dele a todo o instante só porque ele mancava.
Isso o deixava muito triste e para aliviar ele gostava de tocar o violão e cantar bem alto. O violão "era a sua proteção.”
Um dia Chiquinho tropeçou e rolou das escadas e foi motivo de uma grande vaia.
"- Que menino molenga!
- Ele é mesmo um pamonha!
- Cuidado por onde anda! "
Um medo tomou conta de Chiquinho depois desse acontecimento e o seu desejo era sumir – “evaporar como fumaça no vento”. E foi assim que de tanto medo foi diminuindo e “virou um ratinho fracote e fino.”
E com o seu desaparecimento todos na escola queriam saber onde estava Chiquinho. Sentiam falta dele e de suas canções. Bateu saudades e junto o arrependimento do que fizeram.
Foi quando todos resolveram procurar o amigo e companheiro. E começaram a perguntar divulgar em todos os lugares. O tempo foi passando e nada de Chiquinho.
Será que Chiquinho vai voltar? Seus amiguinhos vão conseguir encontrá-lo?
Todos torcendo para o Chiquinho e esse final deixo para que vocês descubram lendo essa história que tem muito para nos ensinar.

“E só se aprende a viver... VIVENDO!

Resenhado pro Irene Moreira

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2015/06/cantinho-infantil-resenha-do-livro-o.html

Irene Moreira 08/06/2015

E só se aprende a viver... VIVENDO!
Um dia Chiquinho tropeçou e rolou das escadas e foi motivo de uma grande vaia.

Querem saber mais?
Então leiam a resenha completa no blog Saleta de Leitura

ELB 06/04/2015

Every Little Book
Como ávida leitora, amo qualquer estilo literário, então fiquei super feliz quando recebi O Ratinho do Violão, que me apaixonei logo vendo a capa e depois, pelo tema que ele aborda: bullying.

Infelizmente, bullying está presente em todos os lugares, escondido até de forma sutil, mas impactante, na forma de um apelido, de um preconceito, de um riso zombeteiro por não aceitar a diferença do outro. O Ratinho do Violão mostra com uma linguagem bem simples e compreensível, em uma leitura cujo leitor não tem idade, sob os efeitos nocivos dessa prática.

No livro conhecemos Chiquinho, que nasceu com uma deficiência na perna, que o faz mancar. Isso provoca o riso dos colegas e uma depressão profunda nele, que a acada dia, tendo a se esconder em si mesmo, em sua música, para fugir dessas perseguições.

Chiquinho é tão sufocado pelas brincadeiras cruéis dos colegas da escola, que não percebe que, para quem o ama de verdade, as diferenças não importam. Uma deficiência física não o diminui em nada como ser humano. Mas quando se é contantemente maltratado, torna-se difícil enxergar muito além do sofrimento. Então, ele é diminído a tal ponto, que passa a se diminuir e sumir dentro do seu medo, que o transforma em um ratinho.

Dessa forma, Chiquinho tem que encontrar uma forma de voltar a ser o que era antes, mas destemido, sem medo de enfrentar a vida e saber lidar com àqueles que só enxergam nele uma deficiência e não seus talentos ou sentimentos. Mas, depois que se deixa o medo de lado, só se passa a exigir uma coisa: Respeito.

O livro trata de uma forma bem bonita que se deve respeitar as diferenças e saber conviver com elas sem diminuir ao outro ou causar sofrimentos. A mensagem de que temos talentos, sentimentos, capacidades e habilidades independente de um defeito físico está presente em toda a história.

As ilustrações e a diagramação do livro foram perfeitas, bastante lúdicas, as ilustruções, principalmente, refletindo as ações e sentimentos dos personagens, o que deu mais vida à história.

Não é só um livro para crianças, mas também para jovens e quem sabe adultos, que não dispensam uma boa história com uma mensagem significativa para a vida.

Cada um traz dentro de si o segredo pra ser feliz.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2015/04/resenhao-ratinho-do-violao-marta-reis.html

Naty__ 05/04/2015

Emocionante! Encantador!
Se tem uma coisa que muitos de nós já sofremos é o tão temido bullying. Já fui vítima na época da escola; os alunos zombavam de mim porque era vista como uma das melhores alunas do colégio. Confesso que não gostava desse título que os professores me davam justamente porque queria me enturmar com os colegas e sabia que, se tivesse um, não poderia ter o outro. Então, preferia ter “amigos” a ter o título de mais inteligente da escola. Acontece que nem tudo é como a gente quer, então ficava excluída, sem muitas opções. Porém, sempre tinha um nerd na sala com quem eu sabia que podia contar; além de ter os professores para poder desabafar, coisa que não gostava de fazer.

Esse tema é complicado de ser abordado e sempre muito polêmico. Quando vi que esse livro falaria disso, não perdi tempo e solicitei com a Geração. A capa foi uma das coisas que mais me chamou a atenção; em seguida, parti para a sinopse que me atraiu completamente.

“Para aliviar a tristeza, Chiquinho só tinha uma saída: tocar bem alto seu violão. Pois, quando tocava e cantava, sua tristeza se espalhava ao vento, traduzida em canção. Por isso, o instrumento o acompanhava sempre. Era sua proteção” (p.08).

A obra conta a história de Chiquinho. Um menino bom, esperto e dedicado. Porém, ele não é considerado normal perante os alunos onde ele estuda, pois ele manca. A turma o chama de Chiquim Manquim e isso causa uma tristeza profunda no pequeno. Sua válvula de escape para sair dessa melancolia é somente uma: tocar bem alto seu violão. É através do toque e da cantoria que seu sentimento se espalha ao vento e se traduz em canção.

A vontade de Chiquinho era simplesmente sumir e evaporar como fumaça ao vento, até que isso acontece e a emoção do livro atinge o ápice. Envolvente e de tocar o coração de qualquer um; a obra tem um misto de real com imaginário e consegue abrandar os mais inertes no lado sentimental. Tudo pode mudar e, às vezes, a melhor coisa a se fazer é aprender com a mudança.

“- Isto não me importa! Meu filho receberá cuidados e amor do mesmo jeito. Ele até pode mancar de uma perna. Só não pode mancar na vida. Eu farei dele um menino bom” (p.16).

Achei magnífico o trabalho ilustrado de Thais Linhares. Ela soube conduzir os sentimentos contidos em cada partícula da história. A capa atrai de longe, os desenhos são bem feitos e deixa o leitor com o coraçãozinho apertado, querendo abraçar o garotinho e tirá-lo da lamúria. Notei alguns erros na revisão, mas são pequenos e não desmerece a qualidade da obra.

O livro é grande e fino, as letras são excelentes; para crianças que têm dificuldade em ler, esse formato é de grande ajuda. Sem contar que ele é uma magnífica lição tanto para os pequenos quanto para os mais velhos. Vale a pena tirar dez minutos do seu dia e ler essa tocante história. Leia para o seu filho antes de dormir e ele terá uma noite de descanso com um sorriso nos lábios por esse final feliz de Chiquinho.

“- Eu não tenho todas as respostas. A vida é mesmo um mistério!... A gente chega a este mundo sem manual de instrução, levamos muito tombo” (p.21).
Marta 04/02/2017minha estante
Adorei a resenha!! Um livro muito interessante!! Gostei bastante dos quotes dele!!
Beijoss