A Coluna da Morte

A Coluna da Morte João Cabanas

Resenhas - A Coluna da Morte

Edu001 27/10/2023

História, revolução, memórias e São Paulo
Mesmo com o objetivo de relatar a Revolução de 1924 e os feitos da Coluna da Morte, o livro é acima de tudo, uma obra de memórias. Dessa forma, as perspectivas pessoais do autor não raro acabam por tornar cansativa a leitura.

Para quem é de São Paulo, como eu sou, é uma leitura muito interessante visto que detalha batalhas e escaramuças que ocorreram em regiões muito familiares, dos quais até mesmo percorro no dia a dia. Então é algo bastante curioso imaginar que por entre ruas, bairros e estações que conheço ocorreram pesadas trocas de tiros, bombardeios e os mais diversos tipos de conflitos. Porém, para quem não é da região ou não é familiarizado com ela, certamente ficará pedido com tanta descrição de ruas, acessos, bairros e demais caminhos percorridos pelo batalhão do tenente Cabanas.

E falando nele, o autor não poupa autoelogios. Talvez por ser um livro de memórias com o objetivo de justificar muitas de suas ações num contexto histórico de perseguição política pós-revolução, precisava mostrar "o seu lado da história".

Além do retrato da revolução e de suas batalhas, Cabanas demonstra num livro ser um grande conhecedor do Brasil e de seus problemas, trazendo entre os detalhes das batalhas e fugas, análises e críticas da situação social do Brasil e do brasileiro.

O livro é dividido em três partes: a primeira sobre a Revolução e a Coluna da Morte; a segunda com textos de conferências e discursos que o autor realizou após a revolução; e por fim, poemas com temática revolucionária e nacionalista.