Santo Anselmo de Cantuária e Pedro Abelardo

Santo Anselmo de Cantuária e Pedro Abelardo Pedro Abelardo
Santo Anselmo, Anselmo de Cantuária

Resenhas - Os Pensadores: Santo Anselmo de Cantuária - Pedro Abelardo (Vol. VII)

Claire Scorzi 14/08/2009

Alegria em crer, Paixão por compreender
Confesso: comprei esse livro por causa da "História das minhas calamidades" de Abelardo, a carta onde ele narra sua vida (incluindo sua paixão por Heloísa) a um amigo. Mas foi ao ler "Proslógio" e "Monológio" de Anselmo que definitivamente me apaixonei.
O capítulo 1 de "Proslógio" é uma das paginas mais belas que já li em literatura cristã - forte, reverente, inspirada, onde Anselmo fala apaixonadamente do seu desejo de conhecer Deus - e fala-o a Ele. Uma oração extraordinária que encerra com a afirmação famosa:

"Com efeito, não busco compreender para crer, mas creio para compreender. Efetivamente creio, porque, se não cresse, não conseguiria compreender".

Que profundeza nisto. Quando cremos, é aí que nosso entendimento se abre, e não o contrário. Dar o passo de fé é o primeiro passo, insubstituível; depois, contudo, tudo se vai tornando claro...

Quando li Anselmo pela vez, por esses dois livros em especial (Monológio e Proslógio) tinha pouco tempo de cristã; mas não pude evitar de pensar onde temos, no nosso evangelicalismo atual, um pensador da estatura de Anselmo.
Mais tarde - fui conhecer Karl Barth, que por sinal escreveu um livro 10 sobre Anselmo, "Fé em Busca de Compreensão". Mas isso é outra história...