Minha Mãe É Uma Peça

Resenhas - Minha Mãe É Uma Peça

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sarah587 09/04/2024

Que saudade
Ler esse livro é como ouvir a dona Hermínia (Paulo Gustavo), falando. Quanta saudade.

Dona Hermínia seria canceladíssima por suas falas bem complicadas ao mesmo tempo que fala muitas verdades.

No final, Freud explica, tudo o que ela projeta no outro tem nela mesma, desde o ódio até o amor.

Livro incrível, que a gente lê com quentinho no coração.

lucca 27/02/2024

Li com a voz dele (como dona hermínia, no caso) na mente

ps: tenho dó da marcelina, toda hora a mãe lembrando que ela tá imensa, tadinha gente

quotes:

GENTE, EU FICO PASMA quando uma pessoa chega pra mim e diz ?minha vida daria um livro?. É, daria um livro, sim. Daqueles bem encalacrados, cheios de problemas, que em vez de ajudar deixa a pessoa mais maluca ainda.

Não pode ter medo de dizer ?não?. O mundo vai dar ?não? pro teu filho o tempo todo, a todo momento, a cada instante, gente. Então ele tem que aprender a receber ?não".

Ela respondeu: ?Ah, Hermínia, você vai dizer que eu tinha que bater na menina?? Falei: ?Nada disso! A solução é você levar uma coça, porque não pode ser dominada pela menina!? Palhaçada isso.

Vai comprar negócio falsificado, porque é o que o dinheiro tá dando pra comprar? Nunca na frente das crianças. Vai mandar a síndica à merda, porque ela tá enchendo o saco de todo mundo? Nunca na frente das crianças. Vai baixar música ou vídeo na internet? Aí tem que ser na frente das crianças mesmo, porque elas é que vão te ajudar nisso. Senão você não consegue.

Eu tava pensando sobre essa coisa de preconceito. É uma coisa engraçada, até, porque todo mundo diz que não tem. Mas todo mundo tem.

A pessoa que corre tá apressando a morte, tá correndo pra chegar na cova mais cedo. Eu sou boba?

Pior que a gente vê novela, vê filme, muda de canal setecentas vezes e só tem isso. Os personagens todos transam, menos a gente, que fica em casa vendo eles transarem.

Sabe como eu chamo animador em bar? Álcool.

Mas a história desse filme complica as coisas um pouco. A trama é que ela sai de Nova York pra comer, rezar e amar em outros lugares. Como se Nova York não tivesse comida, igreja e homem, né? Quer dizer, complicou à toa.

? É que eu sou heterossexual, Hermínia. Não quero corresponder ao seu assédio.
? O quê?!!! Eu não sou sapatão! I?m not big tennis!!!

JessChandler 14/02/2024

Dona Hermínia como sempre
Muito divertido. Me tirou várias risadas. Melhor parte é a do currículo kkkk A coitada sofre muito com os ingratos dos filhos.

Taylla.Costa 14/02/2024

A voz de Dona Hermínia
Uma leitura tão leve que mais parece um audiobook. A voz de Dona Hermínia ecoa em minha mente que em muitos pontos pensei já ter visto a "cena" que lia no filme.

freitaskoober 31/01/2024

?????
Que saudade o Paulo Gustavo deixou!
O livro arranca risadas do leitor do início ao fim, simples e cativante, como o Paulo era.
Suas falas cheias de humor e tão comumente usadas por todas as mães no dia a dia ainda conseguem trazer profunda criatividade.
É uma arte.
De um grande artista.

Vanessa 25/05/2023

Rir é resistência
Eu li esse livro inteiro só escutando a dona Hermínia falando, como se ela tivesse do meu lado. As vezes eu imaginava nós duas no sofá e ela contando sobre a vida dela. Bem engraçado e tem referência do filme no livro.

Caroline Foletto 20/01/2023

Maravilhoso!
Ouvi a voz da Dona Hermínia do início até o fim desse livro!
Incrível como o Paulo Gustavo marcou o país! Era um gênio! Uma perda lastimável! Em tão pouco tempo fez história e se tornou imortal!
Esse livro traz histórias diferentes das do filme, no início ri demais, depois foi ficando mais morno.
Ainda assim, foi uma experiência ótima! Não sabia q existia e agora quero na minha estante!
Paulo Gustavo eterno! Obrigada por mais uma obra de arte!

Sté 20/11/2022

Rir é um ato de ressistência.
Por ser muito fã desse grande ator e ver o filme minha mãe é uma peça várias e várias vezes, sempre quis ler e também presentear minha mãe com esse livro. Confesso, que esperava algo muito engraçado, mas poxa não achei. Sabe não foi um livro ruim, mas mediano. Teve algumas partes engraçadas, mas o filme supera. Algo que preciso pontuar que me incomodou muito foi a forma que dona Hermínia se refere ao peso de Marcelina. Por fim foi uma leitura boa, foi bom lembrar desse humorista incrível que nos deixou tão cedo.

Carol Pita 05/10/2022

Paulo Gustavo ARTISTA
Já queria ter lido esse livro há muitos anos, mas nessa de empurrar com a barriga, infelizmente não temos mais esse grande artista que foi o Paulo Gustavo aqui. Foi uma mistura de sentimentos porque ao mesmo tempo que o texto é uma comédia super engraçada, a melancolia de lembrar a tragédia que se passou com ele me derrubou em alguns momentos. Principalmente durante a apuração, eu vendo tanta gente votando no homem que de certa forma foi responsável pela morte dele, também em alguns momentos em que a Dona Hermínia rasga diversos elogios pra Regina Duarte como Julia Roberts brasileira. Enfim... doeu ao mesmo tempo que me fez sorrir. E acho que isso é o que resume a arte ne? É entretenimento mas também é política, então talvez tenha sido um bom momento pra prestigiar essa obra afinal de contas. Paulo Gustavo vive e é através do legado que deixou pra gente! Não podemos deixar isso morrer!

Jeh New 19/07/2022

Diversão que deixa saudades!
Primeiramente, é impossível não ler esse livro sem imaginar a voz da Dona Hermínia em sua cabeça! Livro rápido, divertido, memorável obviamente e com apenas um intuito: Te fazer dar boas risadas!!
Esse livro tem um lugar especial em meu coração, pois eu comprei quando fui assistir o 220 Volts ao vivo, marcando então a única e última vez que vi o Paulo Gustavo ao vivo. Um rapaz genial que deixa muitas saudades. Esse livro me traz um pedacinho de paz, pois me lembra dele e o quanto sou grato de tê-lo visto ao vivo.

Roberta Jornalista 12/04/2022

PGFC
Como as resenhas abaixo disseram: ouvimos a voz da dona Hermínia ao ler este livro. Interessante como esta personagem marcou...
Paulo Gustavo (1978-2021) se foi durante esta pandemia horrorosa que vivemos, mas nos deixou uma obra tão engraçada quanto o filme homônimo.
Em “Minha mãe é uma peça” dona Hermínia conta, de modo cômico, as labutas diárias com os filhos, a empregada, consigo mesma, com os vizinhos e, óbvio, com o ex, Carlos Alberto. E tudo regado a muito humor, legado eterno deste mega comediante.
RIP PG!!! Matem a saudade sem moderação.
Jornalista Roberta

Joyce.Mara 23/03/2022

É uma delícia de ler...
O livro traz toda a alegria e a comédia do Paulo Gustavo, uma leitura gostosa e triste por lembrar que ele se foi.

oariellucas 13/11/2021

Perfeito...
Li alguns anos atrás e só lembrei agora vendo o filme. Simplesmente uma leitura incrível e extremamente engraçada. Recomendo!

Giovanna 07/11/2021

Grande ícone
- Paulo Gustavo é um ícone que será sempre enaltecido em nossos corações! ?
- Me emocionei, dei MUITAS risadas...
- Vai fazer muita falta.
?Leitura rápida e super gostosa?

Line 04/10/2021

Saudades!
Um livro maravilhoso, engraçado e leve. Perfeito para nos tirar de uma ressaca literária e também nos fazer matar um pouco da saudade que sentimos da nossa querida e eterna Dona Hermínia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5