The Rest of Us Just Live Here

The Rest of Us Just Live Here Patrick Ness

Resenhas - The Rest of Us Just Live Here

Lavi 12/08/2020

Queria ler mais livros parecidos.
"The rest of us just live here" é aquele tipo de história que você queria que tivesse outras parecidas. É um livro muito divertido e gostoso de ler. Os personagens são incríveis, mesmo o principal sendo irritante as vezes. Fala sobre muitos problemas reais, e todos são bem trabalhados. Queria muito que alguma editora traduzisse, pois ele tem cara de livro que poderia ser muito hypado aqui no Brasil.

Jackie! 21/12/2022

Queria ter gostado mais!
Tinha altas expectativas com esse livro, apesar de não saber muito sobre ele... Eu o vi presente na lista de favoritos de muitas pessoas que tem o mesmo gosto literário que eu!

A idéia desse livro em si é excelente, dando voz aos personagens que geralmente ficam apagados durantes grandes eventos mágicos que rolam na cidade. E mesmo entendendo que o objetivo é mostrar que alguém com a vida mais pacata possível, ainda é o protagonista de sua própria história... O livro é chato! É a mesma narrativa colégial de sempre, com os mesmo dramas adolescentes de qualquer outro livro.

O romance é sofrido, não consegui gostar da Henna e da forma como ela lidou com tudo, os segredos e o "vai não vai", me pareceu muito irresponsável considerando a amizade e todos os problemas pelos quais ela sabe que o Mikey passa.

Eu até gostei de alguns pontos, como a forma que o autor retrata doenças mentais (toc, anorexia e depressão). A amizade do Mikey e do Jared, que para mim é um dos pontos auges do livro. A relação com as irmãs e também com os pais dele, que mostram que nem tudo que reluz é ouro e que por trás de fotos bonitas, existem sérios problemas rolando. Mas infelizmente essas coisas ficam de fundo, pois o foco é a missão que ele tem em beijar a chata da Henna!

hell 29/08/2020

Uma fantasia simples mas cheia de representatividade e mensagens bonitas.

Eu estava começando a ficar de ressaca, ou apenas irritada com minhas leituras quando resolvi pegar esse livro, e foi a melhor coisa que fiz.

O livro tem uma ideia simples mas que traz muita mensagem bonita sobre amor, amizade e aceitação. Mostra o valor das pessoas que estão a nossa volta e o melhor, cheio de representividade!

É um livro que indicarei para meus alunos como leitura do mês e fica a dica para você, seja de qual idade for, estiver no tédio ou de ressaca da uma chance pra essa fantasia.

Leitura leve e simples. Pessoas com nível intermediário conseguem fazer a leitura tranquilamente.
Driih (@dinbookerland) 29/08/2020minha estante
Vou arriscar procurar o pdf, sempre fico fugindo da minha primeira leitura em inglês kkkkk

hell 29/08/2020minha estante
Você lê fantasia? Se sim vai ser bem gostosinho de ler, se não, como primeira leitura em inglês pega seu livro favorito que seja pequeno e mais simples ??

Driih (@dinbookerland) 29/08/2020minha estante
Adoro fantasia!!

hell 30/08/2020minha estante
Ahh então você vai gostar! Mesmo o foco não sendo na fantasia tem todo um clima ?

akasaori 29/03/2022

COMPLETAMENTE ENCANTADAAAA. A temática é tudo que sempre pedi, SEMPRE penso e comento sobre isso, sobre os civis que vivem no meio do caos que é uma história de herois, ter sua casa destruida toda semana e coisas do tipo. Então fui muito contemplada aqui e o audiobook ? de milhões.

Manu 12/01/2022

Surpreendente!
*(+14) Violência, conteúdo sexual implícito e linguagem imprópria*
*ALERTA GATILHOS: transtorno obsessivo compulsivo, ansiedade, transtorno alimentar e alcoolismo*

Gostei muito desse livro. Foi uma leitura que eu não sabia muito sobre o livro e mesmo assim, me surpreendeu.
Não é uma história sobre ser quem vai resolver o problema que atinge a cidade. Não é sobre o ?chosen one?. É apenas um livro dos demais cidadãos da cidade. É sobre nós, meros mortais.
Esse livro me trouxe uma grande reflexão sobre a vida. O protagonista está encerrando uma fase muito importante na sua vida, o término do ensino médio e logo começará a enfrentar a vida adulta. Junto com isso, um mal atinge a cidade e começa a matar um grupo de pessoas a qual ele não faz parte, então ele não é alvo de tudo isso. Mesmo assim, ele não consegue fazer nada a respeito, assim com os demais acontecimentos da sua vida. E isso é de deixar qualquer um com MEDO.
Me identifiquei muito com a história porque também tive sintomas parecidas com TOC, mas como faço terapia tem muitos anos, os sintomas não se agravaram. Mas é uma história sobre nós. Porque as coisas fogem do controle, e ficamos com medo disso, mas o que fazemos com esse medo? Realmente precisamos controlar as coisas? Simplesmente incrível.
Tudo isso escrito de forma muito lever e divertida.

louleonezi 05/04/2021

um confort book
eu amei esse livro!
ele é um ótimo confort book (mas tem alguns gatinhos, principalmente de ansiedade), com personagens envolventes e uma história fácil de se identificar, mas ao mesmo tempo, o autor traz uma trama genial envolvendo uma fantasia de plano de fundo!

gabrielmarr 17/11/2015

Nice perspective!
OK, so this is a very interesting start point. a story that pays attention to the unchosen ones, to the people that don't have the goods or the misfortune to save the world.
And Patrick Ness brings a lot of humor into this, with some honest, right-thinking and realistic characters.
There are good reflections in the book, solid points of view about very serious topics people struggle to deal with. Mostly invisible problems like anxiety and such.
But to me, it feels like it could be better. Characters could have had a clearer development. There weren't many changes to their lives along the book and they were all so resilient it surprised me.
The big things only came at the end, it could have been sooner, I guess.

Nonetheless, a good story about some non super heroes. Buffy fans are gonna see some inspired insights.

ingrid.oliveira 27/08/2022

Achei único!
O livro tem duas histórias acontecendo, que é sobre as "indie kids" e sobre a vida do Mikey e seus amigos. Cada começo de capítulo tem um breve paragráfo sobre a primeiro história.

É um mundo sobre criaturas sobrenaturais/ místicas, como vampiros e Deuses, que "convivem" junto com os que são considerados pessoas normais. No decorrer da leitura, você descobre mais sobre o universo do livro, porém não é tanto o foco.

Os personagens são o Michael (Mikey), Melinda (Mel - irmã do Mikey), Henna e Jared. E todos são amigos e estão prestes a se graduarem no Ensino Médio, e o foco é mostrar as dificultades que todos começam a ter sobre o novo ciclo de suas vidas adultas, por irem para longe um do outro. A leitura é em primeira pessoa, que é contada pelo Mikey, e por isso vivenciamos muito mais suas dificuldades em relação a família, amor, amigos, faculdade e o mistério que está acontecendo em sua pequena cidade situada no fim do mundo, por conta das "indie kids".

O livro é muito bom e tem bastante reflexões dessa fase na vida, de adolescente para vida adulta.

"The mistake of every adult, though, is to think darkness and hardship aren't important to young people because we'll grow out of it. Who cares if we will? Life is happening to us now, just like it's happening to you."

"Not everyone has to be the Chosen One. Not everyone has to be the guy who saves the world. Most people just have to live their lives the best they can, doing the things that are great for them, having great friends, trying to make their lives better, loving people properly. All the while knowing that the world makes no sense but trying to find a way to be happy anyway."

"Everything's always ending. But everything's always beginning, too."

Marcella.Martha 08/08/2019

Fico até triste de dar só duas estrelas para um livro do Patrick Ness. Eu amo tudo que li dele até hoje - exceto The Rest of Us Just Live Here. Pareceu o tipo de coisa que ele escreveu em um final de semana, sem saco, só porque tinha um deadline com a editora e tava sem ideia. Bem fraco. Porém é o Patrick Ness, então até um livro fraco a gente lê tranquilo.

Bruno 26/07/2020

O foco nem sempre tem que ser a fantasia
The Rest of Us Just Live Here (O Resto de Nós Só Vive Aqui, em tradução literal), do maravilhoso Patrick Ness, ainda sem publicação no Brasil, é uma fantasia YA com um dos melhores sistemas de magia que eu já vi.

Imagine uma série ou filme infanto-juvenil ou jovem-adulto em que os protagonistas precisam lutar contra seres sobrenaturais para salvar o mundo. Pegando aqui de exemplo Stranger Things. Repare que esses protagonistas sempre seguem um padrão; parecem ser sempre as mesmas pessoas só com nomes diferentes (às vezes nem isso). É como se eles fossem pessoas especiais, predestinadas. Os protagonistas deste livro não são assim.

No meio de zumbis, vampiros, seres comedores de almas, alienígenas e deuses, os nossos personagens principais não são os jovens destinados a salvar o mundo. Esses salvadores, chamados aqui de indie kids, ficam com os trabalhos realmente heroicos, enquanto o resto só vive por ali mesmo (daí o título do livro, entendeu?).

O que nos interessa é acompanhar os dramas comuns da adolescência comum dos personagens que, no fim das contas, são pessoas comuns (com exceção de um que é filho de uma semideusa, mas isso você vê por conta própria). Claro que esses dramas acontecem em meio a desaparecimentos e mortes inexplicados, torres de luz azul e animais com comportamento esquisito e um brilho estranho nos olhos, mas não são os nossos protagonistas os responsáveis por resolver essas coisas; eles só querem se formar e superar suas próprias batalhas internas.

TOC, transtornos alimentares, perda de parentes queridos e a homossexualidade são alguns dos assuntos abordados com uma delicadeza admirável na obra. É uma história muito rápida e muito prazerosa, que quebra muito do que se espera de um livro de fantasia.

Não vejo a hora desse livro ser trazido ao Brasil, porque todos devem ter acesso a ele. Se conseguir ler em inglês, aposte nessa obra sem pensar duas vezes; não há como se arrepender.

mayara.marinheiromartinelli 02/03/2022

Fazia tempo q não lia um YA contemporâneo e foi uma boa experiência, o livro tem duas histórias paralelas que se complementam, os personagens são engraçados e vc gosta deles, o foco sendo a amizade de pessoas normais em um mundo com elementos mágicos é muito interessante e ainda bem que não foi dado tanto espaço para os adolescentes indies!

Juliana (Ju/Jubs) 22/04/2023

Sabe aquela ideia simples, mas genial? É exatamente o que temos aqui, e muito bem executada, por sinal.

Eu adorei a ideia de deixar clara a diferença entre "os escolhidos" e o resto das pessoas, também a reflexão de todos termos uma vida múltipla socialmente, e como isso pode parecer para as outras pessoas.

Tem um capítulo sobre uma consulta no psicólogo. Juro que eu poderia ser o Mikey ali, parecia que eu estava lendo a minha cabeça, foi assustador de certa forma, mas reconfortante também.

Não é um livro de reviravoltas, grandes romances, complexo etc. Pelo contrário, é sobre the rest of us (o resto de nós), que estamos só vivendo e tentando sobreviver mais um dia da melhor maneira possível em um mundo muito doido.

cresstaris 08/06/2021

the rest of us just live here
??

a proposta do livro é bem interessante. uma história de fantasia que não é contada pelos escolhidos, mas pelos meros mundanos que apenas assistem o inusitado acontecer sem ter o que fazer para impedi-lo.
mas...

embarquei em "the rest of us just live here" com apenas a sinopse como guia, e eu não sei o que eu esperava, mas com certeza não era isso. quando li sobre zumbis e fantasmas, presumira que era só uma metáfora que tentava dizer que a vida do protagonista era apenas ordinária. mas não. é uma fantasia.
por isso, no começo eu estava um pouco confusa, então já não começou bem.

para somar à confusão com a sinopse, achei tudo em volta da fantasia meio mal trabalhado. quem são os "monstros"? por que estão ali? por que apenas as "indie kids" eram envolvidas?

além disso, o protagonista não ajudou. além de sua obsessão com henna, ainda teve sua obsessão com nathan, que foi muito desagradável, além da parte em que ele fala que ja tinha ficado várias vezes com o melhor amigo dele mas que como ele gosta de meninas, ele é hétero??? multis nao existem agora???
não consegui gostar muito dos personagens, mas gostei da forma que seus problemas foram trabalhados, como o toc e a ansiedade de mikey e os distúrbios alimentares de mel.

houve pontos positivos, mas, em geral, não posso dizer que gostei do livro.

José Vitor - @zetalendo 13/02/2021

Aconteceu algo muito engraçado depois que terminar a leitura desse livro.

Enquanto lia, eu não estava entendendo muito o que estava acontecendo aqui, porque na minha cabeça a premissa do livro era de adolescentes com poderes e mostraria a vida deles e tals.

MAAAAAAS, após eu terminar e ter dado 3 estrelas, decidi ver algumas resenhas para descobrir o que tinha rolado nessa história que não fazia nenhum sentido pra mim.

Até que descobri a real premissa, que eu havia esquecido. O livro fala sobre a vida de adolescentes em um mundo que existe pessoas com poderes, ou seja, como são os bastidores. Depois que eu entendi qual era o objetivo da história eu me senti muito burro e dei 4 estrelas porque tudo começou a fazer sentido!

Eu curti bastante, ele é muito curtinho. Dava pra ler em um dia, mas eu fiquei enrolando.

É minha primeira experiência com a escrita do Patrick Ness, acho um pouco viajada, mas mesmo assim gostei.

Parando para analisar os personagens, eu gostei do Micke (não lembro se era assim o nome dele). Achei ele um personagem com sentimentos bem reais.

Todo começo de capítulo narra uma cena em que os ?indies?, pessoas que tem poderes, estão tentando acabar com o vilão do livro. Eu não tava entendendo nada desses começos de capítulos, então tinha vezes que eu nem prestava atenção... KAKAKAKAAK

É um livro divertido para passar o tempo, a história é bem contada e os personagens são bem construídos.