O Segredo do Contentamento

O Segredo do Contentamento William Barcley

Resenhas - O Segredo do Contentamento

Fran 15/06/2021minha estante
Não dê spolies amiga kkkk

Fabi 16/06/2021minha estante
Oia kkkk

malu casanova 19/02/2024

?Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele.? John Piper

O descontentamento foi o pecado inicial: o homem sempre desejando aquilo que não tem. Um coração descontente não se deleita na vontade e bondade providencial do Senhor?

O desafio do contentamento é encontrá-lo em meio à circunstâncias ruins que fogem do nosso controle. Nossa forma de buscar contentamento deve ser diferente da nossa inclinação natural ou da forma que o mundo o busca: ele deve ser inerente em nosso ser, porque devemos encontrá-lo em Cristo, e não nas coisas deste mundo. E isso independerá dos problemas da vida!

A partir de uma meditação em Filipenses, vemos em Paulo um contentamento piedoso digno de um cristão que confia inteiramente em Deus! ?Pois o viver pra mim é Cristo, e o morrer é lucro.? ? Paulo entendia que Jesus era a razão de sua existência e sua vida girava em torno disso; e se alegrava por reconhecer que morrer significaria MAIS de Cristo.

O livro nos estimula a buscar um coração tão inclinado pra Cristo a ponto de nos contentarmos com a vida nessa terra, que não é o nosso lugar, e com a morte em Glória.

O contentamento não é natural pra nós, e tenho buscado aprendê-lo diariamente. Leitura essencial ??
Murillo Robles 19/02/2024minha estante
Em complemento a esse, indicaria: "Em Busca de Deus", do queridinho Piper. Riquíssima leitura. É de lá que nasce essa célebre fala dele ?

Fernando1262 21/10/2019

Contentamento só com relacionamento genuíno com Deus
Muitas pessoas buscam felicidade e satisfação. Isso é até algo normal, de certa forma. Porém, buscar contentamento sem se relacionar genuinamente com Deus é uma atividade inútil, cansativa e desanimadora. O Segredo do Contentamento é um ótimo livro que a partir de Filipenses e outros textos bíblicos, como por exemplo o que serve de base para as considerações finais, 1 Tm 6.6-8, aborda o tema de forma desafiadora. É um livro recomendável para qualquer crente, mas especialmente para os que tem tido dificuldades de lidar com perdas, situações difíceis dessa vida, estresses e sentimentos depressivos. Refletir sobre atributos de Deus, céu, perdão de pecados e outros temas importantes nos ajudam a encontrar e usufruir do contentamento. A essência do contentamento cristão é: "desfrutar (encontrar alegria em) Deus. Deleitar-se e descansar nEle."

Andre Souza 03/05/2020

Simples mas eficiente
Apresenta os fundamentos bíblicos do contentamento de modo claro, direto e relevante

Victor, the Reader 10/12/2020

O Segredo do Contentamento
Contentamento... uma palavra que carrega um significado fácil de compreender, mas difícil de praticar.

Ser contente não é simplesmente alegrar-se com o pouco, tampouco aceitar os problemas e as dificuldades da vida, como se tudo isso não nos afetasse. Ser contente não é ignorar a dor. Ser contente é descansar na soberania de Deus, conformando nossa vontade à vontade dEle. É encher-se de Deus por meio de Cristo. É elevar nossos olhos para o alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. É esperançar... aguardar ansiosamente a volta de Cristo para nos buscar.

Uma alma contente não murmura, é sempre grata. Não espera por algo mais, mas transborda de satisfação a ponto de derramar bênçãos sobre os outros. E mesmo em meio ao sofrimento, busca conformar-se à imagem de Cristo.

Já dizia o apóstolo Paulo: "A piedade com contentamento é grande fonte de lucro".

Débora 10/08/2021

Agrada-te do Senhor. Salmos 37:4
Muito esclarecedor e edificante! Entender sobre contentamento é entender mais de Jesus, de seu exemplo, de ser servo, de humilhar-se em favor do outro, buscando mais ser parecido com Cristo, vislumbrando a glória.

Trecho do livro: Nós não buscamos as coisas desse mundo. Ainda assim, nossa vida deve ser marcada por alegria e podemos nos deleitar nas coisas deste mundo por reconhecermos que são dádivas se Deus. Nelas nós nós deletamos em Deus. Alegria e satisfação são o resultado da busca incessante pelos prazeres de Deus. No final das contas, está é a essência do contentamento cristão: desfrutar (encontrar alegria em) Deus. Deleitar-se e descansar nEle.

Super recomendo a leitura.

AnaPaula 12/10/2021

Excelente!
Uma leitura fluida, mesmo sendo um tema doutrinário denso e tão necessário.
A sociedade promove que o contentamento está no ter e prazer e neste livro aprendemos que ele está no SER. Que não são fatores externos que nos trarão o contentamento, mas um interior que se conforma ao propósito divino.

Paula.Morais 27/12/2021

Excelente livro. Aborda o tema contentamento de uma maneira que nunca tinha visto antes. Muito aprendizado.

Aninha 04/03/2022

Um aprendizado constante
"Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nEle" (Pipper, citado - pág 17)

Ganhei esse livro de uma grande amiga no último Natal e posso dizer que devorei, uma vez que o autor escreve de uma forma fluída, cheia de exemplos pessoais, citações (maravilhosas!) e muitos versículos.

Vivemos na era da busca pelo prazer e pela felicidade, mas mesmo quando a alcançamos, segundo os "padrões" do mundo, logo queremos mais e mais...

"Somos tentados a achar que seríamos felizes com só mais um pouco... Os seres humanos sempre parecem querer ter o que não podem." (pág 23)

E isso, se considerarmos que está tudo relativamente bem na vida da pessoa, porque se alguma coisinha não vai bem pronto, já é motivo para andar 30 casas para trás no jogo da vida.

"A busca por uma felicidade fundada nas circunstâncias da vida gera inquietação e descontentamento em nossa alma." (pág. 24)

Paulo, na carta aos Filipenses, fala que aprendeu a estar contente em qualquer situação. Apesar de ter sido preso, passar fome, ter um espinho na carne, ele conseguiu aprender a arte do contentamento, a ser grato e depender exclusivamente de Deus, seja na fartura ou na privação.

"O coração contente reconhece e tem prazer no poder soberano e na bondade providencial de Deus." (pág 25) "É fruto de estar satisfeito com Deus" (pág 28).

"Contentamento cristão é aquele estado doce, interior, sereno e gracioso de espirito, que livremente se submete e se delicia na disposição sábia e paternal de Deus em toda e qualquer situação." (Jeremiah Borroughs citado - pág 38)

A Bíblia tem vários versículos que abordam o tema contentamento x descontentamento:

Contentai-vos com as coisas que tendes (Hebreus 13:5)
Grande fonte de lucro é a piedade com contentamento (I Timóteo 6:6)
Fazei tudo sem murmurações nem contendas (Fip 2:14)

"A busca por contentamento é, por essência, a busca da paz." (pág 52)
Sim, aquela paz que excede todo o entendimento humano e que já provei em momentos bem difíceis da minha vida!

"Há um céu na alma do homem piedoso" (Borroughs, citado - pág125)

O autor segue adiante, abordando os perigos do espírito murmurador e descontente, o descontentamento piedoso (de se querer buscar cada vez mais a Cristo), o como encontrar contentamento na aflição, o contentamento no anseio pelo céu, entre outros.

É um livro que nos ajuda a enxergar o cuidado de Deus em nossas vidas, apesar das aflições, e ver que é possível nos deleitar em sua graça e descansar nEle! É sentir sua paz e presença independentemente das circunstâncias. É desfrutar e descansar nEle.

Leitura imprescindível, ainda mais nos dias atuais...

Boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com/2022/03/o-segredo-do-contentamento.html

Guerchman 03/07/2022

O segredo do Contentamento cristão
Livro excelente para tratar murmuração e ansiedade. Leitura obrigatória para todo Cristão entender os princípios para viver uma vida piedosa e de contentamento. Fui muito edificado pela leitura, recomendo a todos.

Dansd1 19/12/2022

Uma dura e profunda mensagem sobre contentamento em Deus
Esse livro vai na contra mão de tudo o que se tem dito em muitas igrejas e nas mídias. O sofrimento faz parte de nossas vidas. Nem sempre teremos ou seremos tudo o que queremos. Mas, o verdadeiro contentamento está em Deus, ou como disse Jesus: a vida eterna é esta, que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

talitamoura07 28/02/2023

Livro muito enriquecedor. Trata sobre o verdadeiro contentamento que o cristão deve ter. Jesus é o centro!

Isa 16/12/2023

"A tentação do descontentamento está em todo lugar. "

Surreal como somos consumidos pelas coisas desse mundo, de forma a não se contentar com tanta coisa boa que temos. E além disso, não enxergar qual é o verdadeiro e puro contentamento que devemos ter em Cristo. Enfim, livro muito bom, adorei, deveria ser um lembrete diário os ensinamentos e reflexões que nele contem.

Lua 26/02/2024

Verdadeiro contentamento só em Deus!
?No final das contas, esta é a essência do contentamento cristão: desfrutar Deus. Deleitar-se e descansar nEle.?

Um livro que veio em um momento de muito descontentamento de minha parte, pra redirecionar meu olhar para aquilo que verdadeiramente importa.

Que conteúdo precioso e enriquecedor! Indico a todos que desejam ajustar/reajustar a perspectiva e alinhar o coração à vontade de Deus.