Mar de Histórias: Antologia do Conto Mundial Volume 03

Mar de Histórias: Antologia do Conto Mundial Volume 03 Paulo Rónai
Aurélio Buarque de Holanda

Resenhas - O Romantismo

Natália Ranhel 17/06/2020

Dos três da série o que menos me prendeu e mais foi difícil de terminar. Mas gostei mto dos contos Cabeça cozida de James Morrer, Diário de um louco de Nicolai Gogol, A sombra de Hans Christian Andersen e Mumu de Ivan Turguenief.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2019

Dois dos maiores tradutores e estudiosos da Literatura Mundial em todos os tempos e gêneros se reuniram para selecionar uma obra definitva com o melhor de cada gênero literário, do século XIV A.C. até o nosso século XX.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788520932636

Henrique Fendrich 02/08/2018

Foi o primeiro que li da coleção (pretendo ler os 10). O conto é realmente um gênero fantástico que merece ser tão apreciado quanto o romance. E nessa coleção há muitos representantes excelentes, alguns conhecidos, outros "obscuros" que merecem voltar à tona.

Sobre esse volume especificamente, que pega a fase do Romantismo, a seleção é muito boa. Os destaques para mim são o tocante "Mumu", de Turgueniev, o envolvente "A Vênus de Ille", de Mérimée, o ousado "Uma árvore de Natal e um casamento", de Dostoievski, e o divertido "Horácio Sparkins", do Dickens.

Mas há ainda a criatividade de ETA Hoffmann ("Haimatocare") e a "tragicidade" de Stendhal (O cofre e o fantasma), além de bons contos de Puchkin ("O tiro) e Gogol (Diário de um louco).

O único a ter dois contos é o Poe, mas achei que os dois contos escolhidos ("O homem da multidão" e "A carta furtada"), embora estejam longe de ser "ruins", também não estão entre os melhores que ele produziu.

Há contos bem curiosos, como o do desconhecido James Morier ("A cabeça cozida"), o do não muito conhecido Gérard de Nerval ("A mão encantada") e do famoso-quem Pedro Antonio de Alarcón ("A buena-dicha).

Tem ainda Balzac ("Estudo de mulher"), que penso também não ser o conto ideal para figurar numa antologia universal.

Também é bom o conto do Hawthorne, "Davi Swan".

Tive dificuldades com "A sombra", do Hans Cristian Andersen, mas nada se compara ao que senti com o conto "A dama Pé-de-Cabra", de Alexandre Herculano, conto que, depois de um começo razoável, tornou-se insuportável para mim, a ponto de tê-lo abandonado.

Tirando esse conto, acho que o livro é muito agradável de se ler.
Henrique Fendrich 19/01/2019minha estante
Neste link há uma resenha completa de todos os volumes da coleção: https://leiturasdoano.wordpress.com/2019/01/18/mar-de-historias-antologia-do-conto-mundial-resenha/

Marct 09/10/2010

Uma obra fantástica
Andei por inúmeros sebos até conseguir adquirir os 10 volumes. Paulo Rónai e Aurélio Buarque de Holanda se juntaram pra fazer uma antologia de contos da literatura universal. Desde a mais remotas era até nossos dias. Grécia, Palestina, Mundo Árabe, Roma, América Latina, EUA, Europa, África e Oceania estão contemplados por esses dois saudosos intelectuais brasileiros.