Amok e xadrez

Amok e xadrez Stefan Zweig

Resenhas - Amok e Xadrez e Fragmentos do Diário

Filipe 31/07/2023

Sou suspeito para falar de Stefan Zweig, uma vez que ele é o meu escritor favorito. Mesmo assim, sinto a necessidade de elogiar, novamente, o talento que esse incrível ser humano teve para a literatura.

Não houveram surpresas em Xadrez, já tinha lido outra edição e gostei tanto quanto da primeira vez. Já Amok, foi o meu primeiro contato e? uau. Uma trama ótima, bem desenhada, com suspense na dose certa e personagens poucos mas bem desenvolvidos. Não conheço outro autor que tenha a capacidade de comunicar emoções como Zweig.

No mais, tanto a introdução falando sobre o autor quanto os fragmentos de seu diário de viagem ao Brasil no final foram extremamente interessantes, como tudo que passa perto de Zweig. Não me canso de me surpreender.

Luiz Pereira Júnior 10/06/2021

Chocolate meio amargo...
Como é bom encontrar livros bem-escritos, sem grandes voos de linguagem, mas com profundidade a ponto de nos fazer refletir sobre o que pensamos, sobre o que sentimos, sobre o que somos...
E isso é o que ocorre nessas duas obras curtas de Stefan Zweig: “Amok” (a história de um amor obsessivo, que leva o enamorado à perdição – e quantas vezes essa mesma história parece ter sido contada e recontada ao longo dos tempos, mas, quando bem escrita, por um autor de talento, transforma-se em algo novo, original, diferente) e “Xadrez” (uma disputa desse esporte contada de um modo aparentemente superficial, à primeira vista ou na primeira camada da narrativa, como preferir – mas que também reflete sobre o autoritarismo, o preconceito, o orgulho, a riqueza e as diferentes formas de tortura que o ser humano é capaz de infligir a outro ser humano).
Constam também do livro (edição da Record/Altaya) alguns trechos do diário que Zweig escreveu durante sua vinda e sua permanência no Brasil e seu deslumbramento pela paisagem e pela miscigenação brasileiras (algo que já parece ter se tornado um lugar-comum em relação aos viajantes que aqui chegam), mas surpreende ver a franqueza do relato de quem não gosta de algo ou de alguém (a menção a São Paulo como uma cidade “feia, desordenada e inacabada” e a referência a Lasar Segall como um “mau pintor” são exemplos do maniqueísmo do autor e de sua opinião franca de como as coisas e pessoas chegaram aos seus olhos).
Duas narrativas curtas que mostram a profundidade da alma humana, mesmo naqueles espíritos que julgamos vazios, sem graça, ingênuos. Mas não se engane: os protagonistas (ao contrário do autor, pelo visto) são retratados em todos os seus defeitos também (a referência ao preconceito racial – principalmente em “Amok” – chega a desconcertar o leitor pela naturalidade com que é relatado, sem que seja necessária uma linguagem panfletária ou inflamada para mostrar ao leitor como era o pensamento da época – e mostrar também que esse mesmo preconceito permanece aonde quer que se vá).
Duas obras com o gosto de chocolate meio amargo: é chocolate, sim (doce, delicioso, agradável) mas também com o amargor característico das muitas ações que fazemos (e que também fazem conosco)...