Elis Regina

Elis Regina Julio Maria

Resenhas - Elis Regina: Nada Será Como Antes

lucas leonardo 05/03/2024

Desde que me conheço por gente, já cantava músicas de Elis Regina, seja criança cantando ??alô alô marciano?? que tocava em uma abertura de novela, ou mais tarde, fascinação com minha madrinha. Me Interessei pela cantora em uma festa universitária que tocou ??como nossos pais?? em 2019 e a partir dai, sempre escuto o album ??falso brilhante?? do qual sou apaixonado, como não conhecia muita coisa da cantora decidi, buscar uma biografia que pudesse trazer à tona tanto sua vida quanto sua obra, e fui surpreendido por "Elis: Nada Será Como Antes".
O livro relata toda a história de Elis Regina, desde sua infância, passando pela adolescência, seus primeiros álbuns até o auge da sua carreira. Julio Maria jornalista especializado em música, teve um belo trabalho de pesquisa e não deixa nada de fora nessa bibliografia, quando peguei para ler fiquei com medo de ser um livro ??chapa branca?? por ser uma bibliografia ??autorizada?? porém o autor parece mostrar todas as facetas da cantora.
Ler este livro é imergir em um universo vasto e exuberante de uma das maiores vozes da música brasileira. Impossível não sentir o desejo de explorar ainda mais a riqueza de sua obra após esta leitura. Elis Regina, para sempre presente em nossos corações.

Tainateixeira92 09/04/2023

Uma biografia completa e emocionante de uma das maiores cantoras brasileira
Essa biografia de Elis Regina é uma obra-prima da literatura musical brasileira, com uma perspectiva profunda e sensível sobre a vida e a carreira da cantora. O que me deixou mais imersa na leitura, foi a habilidade e maestria do Julio Maria em capturar a personalidade complexa e multifacetada de Elis Regina, o que me fez sentir presente em cada passagem da história.

Uma das características mais notáveis desse livro é a pesquisa cuidadosa que o autor realizou, incluindo entrevistas com familiares, amigos, músicos e colaboradores de Elis. Assim, como a análise de registros históricos e material de arquivo. O que permite nos permite ler um relato preciso e detalhado da vida da cantora, ao mesmo tempo, em que apresenta uma narrativa envolvente e emocionalmente.

Júlio Maria começa a trajetória da artista, desde sua infância em Porto Alegre até sua ascensão meteórica ao estrelato da música popular brasileira. O que nos ajuda a compreender melhor as diferentes facetas da cantora, desde sua timidez e insegurança até sua paixão pela música e sua personalidade forte e intensa.

Esse livro me marcou na mesma intensidade da voz da Elis, além de me fazer refletir e entender melhor, essa cantora extraordinária como um ser humano completo, e não apenas como uma figura pública. Na minha perspectiva, essa biografia contextualiza a importância de Elis Regina na cultura brasileira e sua influência na cena música, que retrata brilhantemente a vida e a carreira de uma das maiores artistas que o Brasil já produziu. É uma leitura obrigatória para fãs de música, cultura brasileira e, é claro, da inesquecível Elis Regina.
Kathlyn.Santana 20/12/2023minha estante
Olá, gostaria muito de ler esse livro, teria alguma possibilidade de me emprestar ou me vender

Tainateixeira92 23/12/2023minha estante
Infelizmente não, troquei em um sebo. Sou de Londrina, dá uma olhada no site do Sebo Capricho - Londrina, que eles fazem o envio do livro, manda mensagem, por lá é possível conseguir o livro.

Kathlyn.Santana 23/12/2023minha estante
Muito obrigada! :)

jhonata 04/02/2023

"viver é melhor que sonhar..."
Às vezes eu queria poder voltar no tempo pra poder ir pelo menos a um show da Elis. Queria, por ao menos uma vez, sentir minha alma ser tocada ao vivo por uma voz tão grandiosa. Infelizmente, não tive essa oportunidade, mas Elis Regina é uma personalidade atemporal que estará sempre nos pensamentos daqueles que sentem tudo na ferida viva do coração. Uma história de vida inigualável registrada com as palavras incríveis e muito bem escolhidas de Júlio Maria tornam a obra uma delícia de ser consumida e criam uma experiência de imersão indescritível, é como se eu tivesse ao lado de Elis em cada apresentação, cada anseio, cada crise, cada momento de sua vida que fez com que ela tornasse a estrela que se tornou.

Eu, aos 16 anos, me sinto honrado de poder dizer: eu sou fã da Elis Regina.
Kathlyn.Santana 20/12/2023minha estante
Olá,.gostaria muito de saber se ainda tem o livro, com uma possibilidade de me emprestar, me vender sla kkkkk

bella 23/01/2023

uma mulher em constante crise existencial
perfeito: o ritmo foi bem leve e gostei bastante da escrita fluida do autor. bela seleção de imagens também. quanto a obra propriamente dita, dispenso comentários - elis desde cedo se mostrou uma mulher "faca na bota" e foi ótimo acompanhar sua ascensão durante essas 400 páginas.

Vittek 18/08/2022

Este livro consegue mostrar Elis nos dois lados da moeda, de um lado a artista de talento absurdo, dona de uma voz que conquistou o Brasil, do outro uma extrema insegurança que necessitava ser reconhecida o tempo todo. O poder da sua voz só não fez dela a maior cantora deste mundo pelo seu flerte com a autodestruição. O mundo, talvez, não fosse digno de Elis.

nothalia 21/08/2020

parabéns ao autor pela pesquisa, uma biografia bem vasta te faz rir e chorar. e inevitavelmente: querer mais. mais albuns, mais histórias..... mais elis.
a biografia segue todo um trajeto, não apenas focando na elis, mas como cada pessoa a transformou e como ela usou isso para criar sua própria armadura.
ela foi uma mulher engraçada, misteriosa, enigmática. puro talento com o poder de emocionar todas as almas que existem com: "fascinação", "atrás da porta" e até mesmo músicas descontraídas como: "aprendendo a jogar", "calcanhar de aquiles" passam a te comover.
se eu pudesse falar algo para a elis pediria obrigado, apenas isso.

Thereza 11/07/2020

Um livro sobre uma paixão
Comecei a leitura apaixonada pela cantora, esperando que ao conhecer as falhas da mulher, meu deslumbramento diminuísse. Termino o livro amando-a, desde seus defeitos até os momentos mais carinhosos. O que dizer sobre esse livro?

Nilson 10/02/2019

Triste
Poderia sintetizar mais a trajetoria de Elis . Achei longa e cansativa a leitura.
Mas serviu para conhecer melhor a vida pessoal desta cantora. A unica surpresa é que consumia cocaina somente nos ultimos 10 meses de vida. Por hignorar o poder mortal da mistura bebida/cocaina...jogou sua vida fora. Triste apenas 36 anos.

Thiago 22/04/2018

A pequena notável
Realmente nada será como antes, após está leitura gostosa e reveladora. Sempre soube a "gÊnia" que foi Elis, mas o livro trouxe a tona histórias incríveis sobre esta gaúcha arretada. Durante o livro a impressão de arrogância aparece diversas vezes, mas sem sombra de dúvida ela deu lugar a genialidade que foi esta cantora. Recomendo muito esta leitura, não tem como não se apaixonar pela dona de uma das vozes mais incríveis que este BRAZIU já conheceu.

Moacyr.Junior 11/12/2017

Revelador
A narrativa, embora algumas vezes não cronológica (mas nada que atrapalhe o entendimento), é muito gostosa.
O livro é muito revelador da personalidade de Elis, o que assusta algumas vezes.
Sua genialidade constantemente entra em contato com diversos problemas de autoafirmação, egocentrismo exacerbado, etc.
Vale muito a pena deliciar-se com a leitura da obra.

David Atenas 16/08/2017

Um livro "light" sobre Elis
"Elis Regina - Nada Será Como Antes" entrou como parte de um "reavivamento" da imagem (financeiramente falando) de Elis Regina. A biografia feita por Julio Maria é boa, mas, praticamente como o longa-metragem dedicado a cantora feito por Hugo Prata, se escusa de mostrar as piores facetas da biografada - o "Furacão Elis", auto-biografia contestada pelos familiares da cantora na época de sua morte, é bem mais franca e exposta neste quesito. Além de uma certa opinião pessoal do autor a temas como "ditadura", tema este que Elis, que SEMPRE foi apartidária, se enveredou, e usos de termos como "diva", empobrecendo a credibilidade da obra.
Não obstante, tal qual o filme, serve como uma "porta de entrada" sobre Elis aos leigos. Uma biografia "light".

site: datenas.wordpress.com

Larissa 23/06/2017

maravilhoso
Primeiro de tudo quero desejar parabéns ao Julio Maria, que se dedicou tanto a este livro.
Com toda certeza esse livro me deixou mais apaixonada por Elis! Tem histórias e acontecimentos de nos deixar de queixo caído.
Durante a leitura dei muitas risadas, chorei, não queria que tivesse fim esse livro, só pra conhecer mais e mais histórias dessa mulher!
Fiquei me perguntando ''Porque eu não nasci no mesmo ano que ela? assim poderia ter ido á todos os shows e até quem sabe ter conhecido ela pessoalmente'' Tenho apenas 22 anos e infelizmente sou de uma geração que dificilmente conhecerá uma voz igual.
Recomendo a leitura para todos que querem conhecer a verdadeira Elis Regina.

Jucier0 12/03/2017

Maravilhoso
Lembro-me que antigamente, quando ainda não conhecia música como agora, ouvia falar de Elis Regina e me vinha à cabeça Como nossos pais e Fascinação, mas também vinha a ideia de uma pessoa drogada que morreu de overdose.

Anos mais tarde, por causa de Maria Rita e da semelhança vocal com a mãe comprei o disco Transversal do Tempo e a partir daí nunca mais parei de ouvir Elis. Então comecei a assistir a todos os vídeos, a ouvir todos os discos e a compreender que ali estava a maior cantora que o país já teve.

A sua morte, tão prematura, sempre me trouxe uma tristeza inexplicável, como se ela fosse alguém que eu conhecesse, que fosse uma amiga. Mas ela se foi bem antes de eu nascer. Mas a sinto viva todas as vezes que a ouço. Ela é uma das cantoras da minha vida e essa biografia faz jus a ela. Toda a sua história, seus altos e baixos, sua insegurança em níveis estratosféricos, sua bipolaridade e até um certo mau-caratismo em algumas passagens. E, principalmente, a desmistificação com sua relação com as drogas. Afinal de contas, Elis não era uma drogada. Era até careta, brigava com quem consumia drogas e até ameaçava de demissão os músicos que chegassem cheirando a maconha ou similares. Entrou nesse mundo apenas dez meses antes da sua morte para tentar curar sua insegurança e viveu tão intensamente isso que passou a consumir cocaina como se não houvesse o amanhã, resultando naquele fatídico 19 de janeiro de 1982, que parou o Brasil.

Fico imaginando como seria a Elis de hoje caso ela não tivesse morrido. Quais músicas estaria cantando e se ainda seria relevante para a nossa música. Mas são apenas exercícios de "se". O que resta mesmo é a lembrança de uma cantora de técnica e emoção apuradas, de extensão inigualáveis, com músicas que marcaram a história da música brasileira.

A maior cantora do país!!!
Oseas.Carlos 20/07/2017minha estante
undefined

Mara.Sousa 07/03/2018minha estante
Resenha emocionante...sinto o mesmo em relação a Elis.