Epigenética

Epigenética Richard C. Francis

Resenhas - Epigenética

Ladybabylon 10/06/2024

Um livro lotado de informações interessantes, principalmente para quem tem afinidade por genética.
Foi uma leitura muito enriquecedora, trouxe muitos conteúdos que eu não sabia e foi muito divertido relacionar as informações com os meus conhecimentos prévios.
O meu capítulo favorito foi o 8.
Me deixou com a cabeça assim ? ao explicar um conteúdo de outra ótica me fazendo interligar os pontos das informações que estavam soltas na minha mente.

Monalisa 17/01/2024

Epigenética
Foi uma experiência interessante acompanhar as discussões e narrativas do autor acerca da epigenética. É uma área que eu tinha apenas uma noção básica, mas agora pude ter uma visão melhor de alguns tópicos dentro do assunto.

Léo 10/01/2024

Acessível
Não precisa de um diploma para compreender este livro. Na verdade, ele é tão bem explicado, que qualquer um, como foi o meu caso, na época pre-vestibulando, consegue ler.

claraquerque 13/03/2023

Imagina um livro bem contextualizado
Demorei a ler mas nem foi culpa do livro. ele é o equilíbrio perfeito entre uma literatura científica acessível pra leigos e com um nível ok de profundidade. além disso ainda é divertido! gostei especialmente dos exemplos que ele usa pra ilustrar cada capítulo e da maneira como ele os articula entre si ao longo do livro. vale a leitura.

Clara.Pereira 20/11/2022

Um dos melhores livros de divulgação científica que já li
Explica de forma simples e objetiva o que é e como ocorrem as alterações epigenéticas, mesmo pessoas que não são da área deveriam ler! ??

Glaucia Maria 30/12/2021

Surpreendente e instrutivo
Um livro maravilhoso, adorei o jeito de ensinar deste livro. Com uma escrita simples e fácil o escritor se utiliza de exemplos interessantes e divertidos pra então entrar no assunto. Além disso, a cada capítulo o autor traz um tópico novo complementar ao tópico anterior construindo o conhecimento do leitor a partir disso. E claro, pra fechar com chave de ouro a cada tópico ele faz um resumão associando diretamente o exemplo com o tema proposto. Francis fez uma brilhante escrita para o público geral sobre um tema tão importante e em crescente desenvolvimento

Paula1630 16/12/2021

O autor no início do livro diz que ele é destinado ao público leigo no assunto. Particularmente estou familiarizada com os termos da biologia e mesmo assim achei o livro com uma escrita complexa em algumas passagens, pode ter sido um problema de tradução.
Fora isso, o livro traz novas descobertas na área da genética e da hereditariedade. Para quem gosta do assunto é uma leitura indispensável.

Camila 25/11/2021

Muito interessante!
A leitura fica mais fácil por causa das histórias que o autor conta para explicar as temáticas. Epigenética é uma área empolgante de estudar e fiquei com vontade de pesquisar mais sobre o tema
Zac 31/03/2022minha estante
Muito bom. Super recomendo!

Tarsila.Helena 31/10/2021

Para os fãs da ciência
É um livro que aborda assuntos teóricos com exemplos práticos. Eu sou da área da saúde então senti que pra mim foi muito leve, mas para quem não é pode ser uma leitura bem densa.

Muitos pontos me chamaram a atenção, outros explicaram questões que eu já tinha e todos ajudaram a me aprofundar neste tema incrível que é a Epigenética.

Super indico para quem gosta de ciência e divulgação científica ?

Enedino 24/10/2021

Boa contextualização
Embora o livro não tenha explanado de uma forma tão detalhada os mecanismos biológicos durante a leitura, cabendo ao leitor ler em literaturas acadêmicas para os interessados, trouxe uma excelente contextualização e fatos históricos sobre a epigenética!

Ramalho 14/09/2021

Sobre quem nós somos e porque somos
Recomendo para todos que queiram conhecer mais de quem somos. Este foi um livro já antigo sobre o tema, acredito que hoje muitos outros estudos tenham englobado melhor sobre o que é a epigenética e onde ela se aplica.
A verdade é que ela é a prova de que não somos determinados, e nossos genes estão o tempo todo produzindo respostas ao ambiente e disponibilizando as alterações fisiológicas de nosso corpo; um exemplo disso nada mais é que a tendencia genética para adiquirir agressividade, mudanças estressantes e obesidade. Por que duas pessoas que comem a mesma coisa não ficam iguais? Por que são pessoas distintas? Mas por que são distintas? No fim de tudo, sempre é um fator genético, e este fator genético é regulado pelo ambiente em que tu vives, então se seus pais passaram fome, existe a predisposição de seus genes serem regulados para obter um acumulo mais alto de comida; o mesmo se sua mãe obteve uma gravidez estressantes e ou você uma infância estressante, existe uma predisposição de adquirir problemas temperamentais, estressantes e antissociais.

sbvrsve 25/08/2021

Bom livro de divulgação científica
Li durante a escrita da minha dissertação, que envolve nutrigenômica, mas recomendo a qualquer pessoa que tenha curiosidade sobre genética.

Ingrid 21/06/2021

O livro aborda uma área da Genética não tão conhecida pelo público de fora da Biologia, a Epigenética. Esta relaciona o ambiente- tanto intrauterino quanto no período pós-uterino- e as condições manifestas pelo organismo durante seus estágios de vida, como algumas doenças, caracteres fenotípicos ou até reação ao estresse, tudo isso sem que haja alterações na sequência genética.

Ingrid 21/06/2021